Um jogo de Reiner Knizia para 1 a 4 jogadores, a partir dos 8 anos com
a duração de 40 minutos.
Componentes
1 Tabuleiro do Jogo
4 Tabuleiros de Pontuação
20 Marcadores de Pontos
100 Peças
4 Suportes de Peças
1 Bolsa de Pano
20 Pirâmides
Objetivo do Jogo
Cada jogador, no seu turno, coloca uma peça no tabuleiro de jogo, e
pontua por todas as peças com a mesma cor que estejam em linha contínua, a
partir da peça colocada. Os pontos são marcados no Tabuleiro de Pontuação. No
final do jogo, compara-se a pontuação da cor com menos pontuação de cada
jogador. O vencedor será aquele que tiver mais pontos na sua pior pontuação.
Modo de Jogar
1º Coloca-se uma peça no tabuleiro.
2º Pontua-se a peça acabada de colocar.
3º Colocam-se Pirâmides, caso seja possível.
4º Retiram-se peças até que se tenham 5.
A primeira peça de cada jogador deverá ser colocada adjacente a um dos
espaços com símbolos coloridos do tabuleiro. Todos os jogadores colocam as suas
peças em espaços diferentes.
A partir daí cada jogador coloca uma peça em 2 espaços vazios do
tabuleiro.
Cada peça tem 2 partes (dois símbolos). Pontua-se cada uma dessas
partes, nas 3 direções que saem para o exterior da peça. Não se pontua a
direção que vai de encontro à outra metade da peça (para o outro símbolo da
peça).
Regista-se 1 ponto por cada símbolo da mesma cor encontrado em cada
direção (o símbolo da peça não conta).
Coloca-se uma pirâmide, caso exista um espaço vazio completamente
cercado por peças e pontua-se 1 ponto por cada símbolo colorido adjacente à Pirâmide.
Se atingires os 18 pontos num símbolo colorido do Tabuleiro de Pontuação
grita “Axio” e ganhas o direito a um turno extra.
Por fim, tiras peças do saco até voltares a ter 5 peças no suporte.
Fim do Jogo
Se não for possível colocar uma peça no tabuleiro, o jogo termina de
imediato.
Os jogadores comparam a sua pior pontuação. O vencedor será aquele com
mais pontos na sua pior pontuação.
Não pode haver maior satisfação do que abrir uma caixa de um jogo de
tabuleiro editado internacionalmente e ter a possibilidade de encontrar dentro
dela, regras na língua de Camões. A Ediciones MasQueOca, apesar de não ser uma
editora sediada no nosso País, tem apostado no Português nos jogos que edita. É
de louvar esta aposta, porque o mercado da língua Portuguesa tem vindo a tornar-se
apetecível às editoras internacionais. A Ediciones MasQueOca é especial para
nós, porque temos trabalhado com eles em vários projetos e a MasQueOca tem sido
um dos nossos parceiros que há mais tempo colabora connosco. Foi graças a esta
parceria que foi possível obter um exemplar do jogo.
Quando o jogo chegou às nossas mãos tivemos uma dupla satisfação, ter
um jogo de Reiner Knizia e termos as regras traduzidas para Português.
Já algum tempo que andávamos debaixo de olho do Axio, e na primeira
oportunidade tudo fizemos para realizar o nosso desejo.
A caixa do jogo tem divisórias individuais para acomodar todos os
componentes do jogo. Estes são de qualidade. Foi bem escolhida a espessura do
cartão utilizado em grande parte das peças do jogo. Os componentes que não são
em cartão, como as pirâmides, os cubos, os suportes e o saco, também são de
qualidade. Todos os componentes do jogo são bons ao toque. Não há nada melhor
do que jogar um jogo de tabuleiro em que a sensação ao toque é satisfatória.
O design do jogo está q.b. Podemos dizer que são os indispensáveis ao
bom funcionamento do jogo. O tabuleiro, como á habitual neste tipo de jogos
abstratos, não tem necessidade de grandes trabalhos ao nível de grafismos,
limitando-se a espaços pintados que delimitam o tabuleiro utilizável em função
do número dos jogadores, e a pequenos espaços com símbolos coloridos para
assinalar a colocação das primeiras peças em jogo. Todas as ilustrações disponíveis
nos componentes do jogo cumprem na perfeição a sua função, contribuindo para a
fluidez e interação do jogo.
O Axio é um jogo com regras que facilmente são compreendidas, imagem de
marca de Reiner Knizia. O jogo pode ser jogado por todas idades, mesmo os mais
novos conseguem facilmente perceber a mecânica do jogo, o que possibilita que o
Axio possa ser disfrutado por toda a família e amigos. Contudo, requer muita
atenção a tudo o que se vai passando em nosso redor, o mesmo é dizer, o que os
nossos oponentes estão a fazer, tentando prever a sua estratégia em função da
observação atenta do seu tabuleiro de pontuação. Esta observação é muito
importante no jogo. Temos de ter a noção sempre presente das cores que cada
jogador tem a sua pior pontuação. Não só para antecipar futuras jogadas dos
nossos opositores, como para não colocarmos peças que possam ajudar os nossos
adversários. Além disso, estar atento à pior pontuação de cada jogar ao longo
do jogo, é importante, para que possamos comparar com a nossa pior pontuação e
saber o que fazer com vista à vitória no jogo.
É certo que devemos ter em mente melhorar sempre a nossa pior
pontuação, no entanto, conseguir alcançar os 18 pontos num símbolo colorido
também ajuda a ter turnos extras, que podem ser bastante úteis na nossa
estratégia. Já conseguir alcançar os 18 pontos em todos os símbolos coloridos
para ganhar o jogo, nos parece uma missão mais difícil.
As pirâmides são uma boa fonte de pontuação, e se forem bem colocadas,
poderão pontuar 4 símbolos coloridos diferentes ao mesmo tempo.
Acreditem que as piores pontuações podem chegar a níveis elevados.
Quando jogámos o jogo pela primeira vez, o jogador A teve como pior pontuação
16 pontos, o B 11 pontos e o C 13 pontos. O tabuleiro ficou completamente
preenchido, motivo pelo qual o jogo terminou e o jogador A venceu.
A regra que determina que a peça que jogamos não conta para a
pontuação, torna o jogo interessante e desafiante, porque obriga-nos a pensar
na melhor forma de colocar a peça para daí retirar a melhor pontuação possível
nas três direções da pontuação, de cada uma das duas partes da peça.
O Axio jogado por jogadores experientes, neste tipo de jogos abstratos,
tornam o jogo ainda mais desafiante, estratégico e competitivo. Contudo, se for
jogado em ambiente familiar, sem grandes preocupações estratégicas, jogado para
relaxar, também é muito divertido. O Axio adapta-se perfeitamente ao ambiente
ou situação em que é jogado, ou no fosse uma criação de Reiner Knizia. Até pode
ser jogado na sua opção para 1 único jogador.
O Axio é um jogo que recomendamos para fazer parte de qualquer coleção
e muito bom para eventos relacionados com os jogos de tabuleiro.
Nós divertimo-nos imenso a jogar o Axio.
O Axio é um jogo na linha do Qwirkle. Quem gosta desse estilo de jogos
vai adorar o Axio.
A edição Portuguesa/Espanhola pode ser adquirida no MasQueOca por um
bom preço. Vale a pena o investimento.
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