Puerto Rico - Rio Grande Games

Prospector de ouro, capitão, presidente de câmara, comerciante, colono, produtor ou construtor?
Qual destas funções irás desempenhar? Será que vais ser o proprietário das plantações mais ricas? Será que vais construir os edifícios mais valiosos?
O teu objectivo é só um: alcançar as maiores propriedades, para adquirires riqueza, poder e respeito!
Tudo isto é possível se fores o jogador com o maior número de pontos de vitória
.
O jogo tem várias jogadas. Em cada uma delas, cada jogador escolhe uma das 7 diferentes funções e, em resultado dessa escolha, oferece a todos os jogadores, seguindo a ordem dos ponteiros do relógio, a acção associada a essa função.
Por exemplo, com o colono, os jogadores podem colocar novas plantações, as quais, com a ajuda do produtor, os jogadores podem produzir mercadorias. Essas mercadorias, podem ser vendidas à casa do comércio através do comerciante ou, enviadas para todo o mundo através do capitão. Com o dinheiro ganho nas vendas das mercadorias, os jogadores, através do construtor, podem construir edifícios na sua cidade.
O jogador que melhor gerir as escolhas das funções, com as suas acções associadas e privilégios especiais, irá alcançar as melhores propriedades e será mais respeitado e, como consequência, ganha o jogo.
O vencedor é o jogador que tiver o maior número de pontos de vitória.

O Jogo tem várias jogadas, cerca de 15. Cada uma delas é jogada da mesma forma.
O jogador que tem a carta do governador é quem começa. Ele escolhe uma das cartas de funções, coloca-a ao lado do seu tabuleiro individual, com a face virada para cima, e realiza a acção permitida pela carta. A seguir, o jogador que se encontra ao seu lado esquerdo, realiza também a acção permitida pela carta, e assim sucessivamente ao longo da mesa, no sentido dos ponteiros do relógio, até que todos os jogadores tenham realizado a acção dessa carta, uma vez.
Terminada esta rodada por todos os jogadores, o jogador que se encontra ao lado esquerdo do jogador que tem a carta do governador, escolhe uma das restantes cartas de funções, coloca-a ao lado do seu tabuleiro individual, com a face virada para cima, e realiza a acção permitida pela carta. A seguir, o jogador que se encontra ao seu lado esquerdo, realiza também a acção permitida pela carta, e assim sucessivamente ao longo da mesa, no sentido dos ponteiros do relógio, até que todos os jogadores tenham realizado a acção dessa carta, uma vez.
Terminada mais uma rodada, o jogador que se encontra ao lado esquerdo do jogador que iniciou a última rodada, escolhe uma das restantes cartas de funções, e assim sucessivamente, até que todos os jogadores, tenham escolhido uma carta de funções e todos os jogadores tenham realizado as acções permitidas por cada uma dessas cartas.
No final de cada jogada, coloca-se uma moeda de ouro, em cada uma das três cartas de funções, que não foram escolhidas pelos jogadores durante a jogada. As cartas de funções usadas regressam à sua posição inicial, junto das cartas não usadas.
O jogador que se encontra ao lado esquerdo do jogador que possui a carta do governador, recebe a carta do governador, tornando-se no primeiro jogador a iniciar a próxima jogada, e assim sucessivamente ao longo das várias jogadas que compõem o jogo.

Não precisa de apresentações, considerado até à pouco tempo o melhor jogo de tabuleiro de sempre, ultrapassado recentemente pelo Agrícola. Não sei se o Agrícola é melhor ou não, ainda não o joguei, mas já andei a ler as regras, e do que li não fiquei com a ideia que seja melhor que o Puerto Rico.

O Puerto Rico é um jogo que quem nunca ligou a jogos de tabuleiro, depois de o jogar fica apaixonado pelo jogo e começa a desenvolver o "bichinho" pelos jogos de tabuleiro.


É um dos meus jogos preferidos.Todos devem ter este jogo!

Prémios do jogo: Spiel Des JahresFinalist 2002, Deutscher SpielePreis1st place 2002 e GAMES MagazineBest Advanced Strategy Game 2003.
Já fiz a tradução das regras do jogo para Português.



Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

1 comentário:

Carlos Abrunhosa disse...

Eu também adoro Puerto Rico! Mas olha que jogar Agricola é muito bom.