Agricola - Z-Man Games / Lookout Games

Um jogo sobre desenvolvimento agrícola para 1 a 5 jogadores de Uwe Rosenberg
Tempo de jogo: Meia hora por jogador, mais curto quando em jogo Familiar. Idade: 12 anos

Europa central por volta de 1670. A Peste que tinha reinado desde 1348 tinha sido finalmente debelada. O mundo civilizado renasceu. As pessoas melhoraram e renovaram as suas cabanas. Os campos tinham de ser arados, semeados e colhidos. A escassez e a fome de anos anteriores encorajaram as pessoas a comer mais carne (um hábito que continua nos dias de hoje).

Componentes
Tabuleiros de jogo:
- 5 Terreiros para os jogadores (com espaços de terrenos assim como 1 exemplo no verso)
- 3 Tabuleiros de jogo para as acções do jogo (incluindo um com um verso alternativo para o jogo Familiar, assim como 2 exemplos)
- 1 Tabuleiro para Grandes Melhorias (com um sumário da pontuação no verso).

360 Cartas:
-169 Cartas amarelas de “Ocupação” (66 cartas para 1 a 5 jogadores; 41 cartas para 3 a 5 jogadores; 62 cartas para 4 a 5 jogadores)
-139 Cartas laranjas de “Pequenas Melhorias” (incluindo 7 upgrades de Grandes ou Pequenas Melhorias)
-10 Cartas vermelhas de “Grandes Melhorias”
-14 Cartas azuis de “Jogada” com as acções possíveis para as jogadas 1 a 14
-16 Cartas verdes de “Acção” com as acções possíveis que dependem do número de jogadores
-5 Cartas cinzentas de “Mendigar”
-5 Cartas Sumário
-2 Baralhos de Cartas (1 Baralho I, 1 Baralho K)

Peças de Madeira:
- 5 Discos de membros da Família, 4 Estábulos e 15 Cercas em cada uma das cinco cores dos jogadores (azul, verde, castanho e roxo)
- 33 Círculos castanhos-escuros Fichas de Madeira
-27 Círculos castanhos-claros Fichas de Barro
-15 Círculos brancos Fichas de Cana
- 18 Círculos cinzentos Fichas de Pedra
- 27 Círculos amarelos Fichas de Cereais
- 18 Círculos laranjas Fichas de Vegetais
- 21 Peças de Ovelhas (cubos brancos)
- 18 Peças de Javali (Cubos pretos)
-15 Peças de Gados (cubos castanhos)
-1 Peça de Jogador Inicial

E ainda:
- 33 Azulejos de Campos (castanhos) de um lado e Casa de Pedra (cinzentos) do outro - azulejos de casas
-24 Azulejos de Cabana de Madeira (castanhos) de um lado e de Barro (vermelho) do outro - azulejos de cabanas
-36 Marcadores amarelos de Comida rotulados de “1”
- 9 Marcadores de Multiplicação (podem ser aplicados a animais, mercadorias ou Comida)
-3 Marcadores de Reivindicação (com “Hóspede” no verso)
- 1 Livro de Pontuação

Objectivo do jogo
Os jogadores começam o jogo com um casal de agricultores vivendo numa simples cabana com dois quartos. Durante o decurso do jogo, essas famílias têm grandes possibilidades de melhorar a sua qualidade de vida, construindo a sua casa, melhorando os seus campos e reproduzindo os seus animais. Cada jogo tem 14 jogadas, cada um dos membros da família, pode executar uma acção. Eles podem gerar recursos de construção tais como Madeira e Barro, adicionar mais pessoas à sua família, e assegurar que eles são alimentados. Em cada jogada, cada acção só pode ser executada por uma Pessoa – os jogadores irão perde-la se outro jogador escolher primeiro a acção. Uma nova acção torna-se disponível em cada jogada. Tens de planear o crescimento da tua família para o momento mais apropriado - mas não muito cedo, uma vez que também tens de alimentar a próxima geração. Contudo, fazer crescer a tua família é importante, uma vez que te dá a possibilidade de efectuar mais acções conforme elas se tornam disponíveis. No final do jogo, o vencedor é o jogador que tenha preenchido melhor o seu terreiro. Os pontos de vitória são ganhos pelo número de campos, pastagens e cercas de estábulos, assim como por Cereais, Vegetais, Ovelhas, Javalis e Gado. Os jogadores perdem um ponto por cada espaço de terreiro não usado. Pontos adicionais são ganhos pelo prolongamento e renovação da casa da Família, pelo número de membros da Família e por jogar cartas de Ocupação e de Melhorias.
Modo de Jogar
O jogo consiste em seis etapas, as quais estão distribuídas por 14 jogadas. Cada jogada segue o mesmo padrão e é constituída por quatro fases. Existe uma Colheita no final de cada etapa (depois das jogadas 4,7,9,11,13 e 14). Isto é mostrado nos tabuleiros do jogo como Colheita (Harvest).
Fase 1 – Início da jogada – Tirar uma nova carta de Jogada
Fase 2 – Reabastecer – Posiciona novas mercadorias e animais
Fase 3 - Fase do Trabalho
Fase 4 – Regressar a Casa

Hora da Colheita
Os jogadores alimentam os seus membros da Família durante a Colheita, a qual ocorre no final de cada etapa do jogo – que é, após as jogadas 4, 7, 9, 11, 13 e 14. A Colheita é constituída por 3 fases, as quais ocorrem uma depois da outra:

Fase 1 da Colheita: A fase dos Campos
Fase 2 da Colheita: Alimentar a Família
Mendigar
Um jogador que não pode ou não queira produzir a Comida Exigida, tem de tirar uma carta de Mendigar (Begging) por cada Comida que tenha em falta – os jogadores não se podem desfazer dos membros das suas famílias para evitar de tê-los de alimentar. No final do jogo, os jogadores perdem 3 pontos por cada carta de Mendigar.


Fase 3 da Colheita: Reprodução
Fim do JogoO jogo termina após a Colheita no final da jogada 14 (etapa 6), depois da qual, a pontuação dos jogadores é calculada. Existem uma visão geral da pontuação no verso do tabuleiro das Grandes Melhorias e nas costas das cartas sumário. Regista os Pontos de Vitória de cada jogador numa folha de pontuação. O jogador com o maior número de pontos é o vencedor. Se existir um empate, os jogadores empatados partilham a vitória (ou podem jogador outro jogo do Agricola para quebrar o empate).

Posso dizer que foi das traduções que mais trabalho me deu, uma vez que traduzir todos os títulos das cartas do jogo, assim como ilustrei com fotos as últimas páginas das regras originais (aquelas com letras miudinhas).Fiz a tradução do jogo antes de o receber. Quando testei a tradução, verifiquei que as regras em Inglês estão bem elaboradas, já que não tive de fazer qualquer alteração ou adaptação quando testei o jogo.
Escolhi jogar com 3 jogadores para testar o jogo e a minha tradução.
Aconselho a todos, que vão jogar este jogo pela primeira vez, que o façam com tempo, isto porque requer uma leitura completa das regras, ou mesmo tempo que vão olhando para o imenso material do jogo.
No início pode parecer um pouco assustador, mas vão ver que no final, o jogo em termos de mecanismo é simples, apenas com 4 fases, seguidas pela hora da colheita em jogadas previamente estabelecidas.
Ao início não estava nada entusiasmado, depois de uma preparação do jogo um pouco trabalhosa, com o decorrer do jogo, fui-me animando, acabando por me render às evidências de estar perante um jogo muito bem elaborado e muito bem estudado. Contudo, encontrei um senão, não para mim, mas para algumas pessoas, a demasiada dependência da linguagem. Uma vez que as cartas são determinantes para o desenrolar do jogo, e sendo elas em Inglês (no meu caso, que tenho a versão da Z-Man Games) ou noutra língua que não a Portuguesa, pode criar alguns embaraços.
Pensei em fazer uma tradução de todas as cartas, mas seria um trabalho muito pesado. A
conselho a utilização do Compêndio disponível na net com a explicação em Inglês de todas as cartas.
Por esta razão, não posso dar nota máxima no item “jogabilidade” , uma vez que a leitura e a compreensão das cartas, torna mais complicado jogar o jogo.

Estamos perante um jogo de qualidade, mas que não é acessível ao comum dos jogadores, daí a razão por não ter sido o jogo do ano, e ter recebido um prémio especial (spiel des jahres).
O preço da versão Inglesa não é acessível a todos, mas é a mais indicada.
Um óptimo jogo para oferecer este natal a fanáticos por jogos de tabuleiros complexos.
Não posso deixar de referir que a caixa do jogo ao contrário do "Puerto Rico", não tem espaços para arrumar as peças do jogo, pelo que deixo aqui a minha sugestão para acomodarem todo o material do jogo:
Prémios do Jogo:
2007 Meeples' Choice Award Winner.
2008
Spiel des Jahres Winner, Special Prize for Complex Game.
81st game to be added to the Austrian
Hall of Games.
2008
J.U.G. Winner
2008
Deutscher Spiele Preis Winner
2008
International Gamers Award Winner
2008
Hra roku Winner
2008 Jda "Juego del
Año en España" Wi
nner

2009 dreamwithboardgames JOGO DO ANO



Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

Sem comentários: