Pirate's Cove - Days Of Wonder


Um jogo de Daniel Stahl e de Paul Randles para 3 a 5 jogadores, a partir dos 8 anos, com a duração de 90 minutos.

Objectivo:
O teu objectivo é navegares nas ilhas do “Pirate’s Cove” e tornas-te no mais famoso e temido pirata que o mundo alguma vez conheceu (pelo menos este ano). Para o fazeres, terás de navegar de forma astuta, lutar com cuidado e pilhar com toda a crueldade.
Ganharás fama, ganhando batalhas, enterrando ouro e tesouros, e através da arrogância das tuas façanhas na Taberna.
No final de 12 meses (jogadas), o pirata com mais fama será declarado o vencedor do jogo e o pirata mais aterrador do alto mar.

Conteúdo: 1 tabuleiro de jogo, representando os mares e ilhas circundantes à Baia dos Piratas (Pirate’s Cove);
 7 miniaturas de barcos piratas (1 por jogador 2 pretos – Piratas Lendários);
 5 folhas de controlo do barco e 5 rodas de capitão (1 para cada jogador);
 5 marcas de fama em madeira ( 1 para cada jogador);
 20 marcas de força (anéis de madeira, 4 para cada jogador) para colocar na folha de controlo do barco;
 112 cartas ilustradas: •60 cartas tesouro; •5 cartas de “Piratas Lendários”;•1 carta “Royal Navy”; •42 Cartas de Taberna (casa nas costas): -4 cartas de Papagaio ; -7 cartas de Mestre no Ofício; -14 cartas de combate (8 de batalha e 6 de disparos); -8 cartas de eventos;
-9 cartas de fama (5x1, 3x2, 1x3); -4 cartas brancas (1 de Piratas Lendários, 1 de evento, 1 de batalha e 1 de disparos);
 44 Moedas de ouro (24 valem 1 ouro e 20 valem 5 ouro);
 Tesouros (quadrados castanhos em madeira);
 6 dados;
 1 Livro de regras;
 1 Carta sumário.


Preparação do Jogo
Colocar o tabuleiro no centro da mesa.
- Pega nas cartas dos Piratas Lendários (com o desenho do barco nas costas). Retira a carta de “Royal Navy”, coloca a carta virada para cima, junto ao tabuleiro e baralha as restantes cartas, colocando-as junto a esta, viradas para baixo.
- Baralha as cartas de Taberna (com o desenho das casas nas costas) e coloca-as viradas para baixo na ilha 1 no lugar com o mesmo desenho.
- Baralha as cartas Tesouro e coloca 12 em cada uma das ilhas (de  a 5) no lugar com o mesmo desenho.

Cada jogador escolhe:
 1 miniatura de um barco pirata;
 4 marcas de força (anéis) e 1 marca de fama (cilindro) da mesma cor do barco pirata;
 1 folha de controlo do barco;
 1 roda do capitão
 1 moeda de 5 ouro e 4 moedas de 1 ouro, totalizando 9 moedas de ouro;
 1 carta Taberna retirada do baralho respectivo – “Ilha da Taberna”.
Cada jogador coloca a sua marca da fama na casa de partida - “Jolly Roger”, no trilho em volta do tabuleiro de jogo.
Ao longo do jogo, conforme o jogador vai ganhando pontos de fama, deve imediatamente avançar a sua marca de acordo com os pontos conquistados.
Cada jogador deve colocar à sua frente a folha de controlo do barco. De seguida deve pôr as suas marcas de força, na posição de partida, ou seja, na segunda posição a contar da esquerda da folha, indicadas com o desenho da caveira e deve colocar as suas moedas de ouro do lado esquerdo da folha de controlo do barco.

As restantes moedas de ouro, e todos os tesouros devem ser enterrados na “Ilha do Tesouro”, no meio do tabuleiro.
Um dos barcos pretos dos “Piratas Lendários”, começa o jogo ancorado na “Ilha da Taberna”. Retiramos a primeira carta do baralho dos “Piratas Lendários” e colocamo-la junto do barco preto.
Se estiveres a jogar com 3 jogadores, um segundo barco preto de “Piratas Lendários” é ancorado na “Ilha dos Canhões”. Retiramos mais uma carta do baralho dos “Piratas Lendários” e colocamo-la junto a ele.
Agora está tudo preparado para navegares e para te tornares o mais famoso Pirata das Caraíbas.

Conhecer o teu Barco
Antes de navegares nestas águas infestadas de piratas, cada aspirante a pirata deverá tomar conhecimento do funcionamento do seu barco.
Um barco, vale e combate, segundo a leitura dos níveis de equipamento das suas 4 secções, indicadas pelos marcadores (anéis) de força: Casco, Tripulação, Canhões e Velas.

CASCO – indica quantos tesouros podem ser carregados a bordo em segurança;

TRIPULAÇÃO - quando em conjunto com os teu canhões, determina quantos dados vão ser lançados num combate;

CANHÕES - quando manobrado pela tua tripulação, determina quantos dados são lançados num combate.

VELAS - quanto maior for a posição do marcador, mais rápido e manobrável se torna o barco.

Para cada homem um canhão ou vice-versa.
A capacidade de ataque de um barco (o qual ditará quantos dados são lançados numa batalha é determinado pelo número mais baixo do nível em que está a Tripulação e os canhões do barco.
Assim, um barco com um nível 2 de Tripulação e 3 de Canhões ou 3 de Tripulação e 2 de Canhões lançará 2 dados numa batalha. Já um barco com um nível 3 de tripulação e 3 de Canhões lançará 3 dados.

Equipá-lo Correctamente
No início do jogo, antes da primeira jogada, cada jogador tem oportunidade de equipar o seu barco ao seu gosto. Pode efectuar o “Upgrade” de uma ou todas as secções do seu barco, através do pagamento do custo do “Upgrade”.
Para efectuar o “Upgrade” de uma das secções do barco, move-se a marca de força (anéis) para o nível desejado.
Usando as tuas moedas de ouro, deves pagar o custo do “Upgrade” indicado na folha de controlo do barco, a seguir a cada nível, movendo a marca de força no número correspondente ao pagamento efectuado.
Os custos são cumulativos, o melhoramento das tuas velas do nível 5 para o nível 7 custam 1+2=3 moedas de ouro.O equipar do barco no início do jogo, faz-se de forma simultânea, sem qualquer conhecimento prévio das escolhas efectuadas pelos outros jogadores a este nível.

Compasso
Durante o jogo, algumas acções serão executadas nas várias ilhas seguindo a ordem dos ponteiros do relógio (de 1 a 5), ou seja “Ilha de Taberna”, “Ilha do Casco”, “Ilha das Velas”, “Ilha dos Canhões” e “Ilha da Tripulação” seguida da “Ilha do Tesouro” e finalmente “ Baía dos Piratas” ou centro.

Como JogarO jogo desenrola-se durante 12 meses consecutivos (jogadas).
No final do ano, é declarado vencedor, o jogador que for mais famoso (trilho ao longo do tabuleiro).
Cada jogada está dividida em 6 fases distintas:

Tesouro
Virar a carta do topo do baralho de cartas Tesouros em cada uma das ilhas (de 1 a 5).
Em cada carta está indicada a recompensa por capturares essa ilha nesta jogada. As cartas esgotam-se na 12ª e última jogada do jogo.

Navegação
Em segredo e sem que os outros jogadores vejam, pega na tua roda de capitão e marca a ilha para a qual queres navegar e pilhar.
De seguida e ao mesmo tempo, todos os jogadores mostram a sua roda e cada um deles move o seu barco para o destino escolhido.

Combate
Começando com os barcos ancorados na “Ilha da Taberna” 1 e seguindo a ordem numérica das ilhas (1-2-3-4-5) resolvem-se os combates.
O combate ocorre nas ilhas exteriores (de 1 a 5), quando 2 ou mais barcos estão na mesma ilha, e na “Ilha do Tesouro” quando ao deslocarmos para a ilha, um “Pirata Lendário” está ancorado.
Cada combate tem uma fase de preparação da batalha, seguida de sucessivos disparos.
O combate contínua até um só jogador permanecer com o seu barco na ilha; ou até todos os barcos dos jogadores ficarem mutilados e/ou fugirem para a “Baia dos Piratas”.

PilhagemComeçando na “Ilha da Taberna” 1 e seguindo a ordem numérica das ilhas (1-2-3-4-5), os barcos sobreviventes nas ilhas exteriores são livres de fazerem a pilhagem. O capitão, apodera-se da carta Tesouros dessa ilha e recebe o montante indicado em moedas de ouro, tesouros, cartas de Taberna e pontos de fama.
Se os tesouros, as moedas de ouro, ou as cartas de Taberna tenham acabado, o jogador não recebe nada, daqui a importância da ordem da pilhagem.

Upgrade
Começando na “Ilha da Taberna” 1 e seguindo a ordem numérica das ilhas (1-2-3-4-5), cada jogador pode tirar vantagem dos “Upgrades” disponíveis nas ilhas que ocupa:
»Na “Ilha da Taberna”, pode comprar até 3 cartas de Taberna, pagando 2 moedas de ouro por cada uma delas;
»Nas Ilhas do “Casco”, “Velas”, “Canhões” ou “Tripulação”, pode melhorar o seu barco, tanto quanto o desejar, na secção correspondente à ilha que ocupa, pagando o respectivo custo acumulado do “Upgrade;”
»Na “Ilha do Tesouro”, pode enterrar tesouros e moedas de ouro por troca de fama, (1 ponto de fama por cada tesouro ou 3 moedas de ouro) e/ou pode melhorar 1 nível de uma secção do seu barco, pagando o dobro do custo normal.
»Na “Baia dos Piratas”, pode retirar 2 cartas de Taberna (ou 1 carta e 2 moedas de ouro) do baralho, e reparar o seu barco mutilado.

Movimentar barcos pretos e verificar tesouros
Move cada barco preto uma ilha, seguindo a ordem numérica das ilhas (de 1 para 2, de 2 para 3 e assim sucessivamente).
A “Baia dos Piratas” é um lugar seguro, uma vez que os barcos pretos ”Piratas Lendários”, depois da “Ilha do Tesouro”, movem-se de regresso à “Ilha da Taberna”.
Se um “Pirata Lendário” for derrotado durante um combate, retira uma nova carta do baralho dos “Piratas Lendários” para a substituir.
Se for necessário, baralha o monte de cartas já descartadas para formar um novo baralho de cartas dos “Piratas Lendários”.
Verifica a carga de tesouros e deita fora todos aqueles que a bordo de um barco estejam a exceder a sua capacidade de carga – secção Casco. Esses tesouros regressam à “Ilha do Tesouro”.
Para terminar, descarta todas as cartas de Tesouros deixadas viradas para cima em cada uma das ilhas.
CombateOs Piratas são um bando de desordeiros e invejosos: qualquer que seja a ilha exterior (de 1 a 5), onde mais do que um barco (incluindo qualquer barco de outro jogador, o “Royal Navy” e qualquer barco preto de “Piratas Lendários”) escolheu ancorar, dará origem a uma épica batalha naval.
O combate pode também desenrolar-se na “Ilha do Tesouro”, se o jogador deslocar-se para a ilha, quando já está ancorado um “Pirata Lendário”.
As batalhas são ganhas quando mutilares todos os teus adversários, infligindo danos suficientes, forçando uma das marcas de força a sair fora do nível mais baixo; ou se eles fugirem do teu ataque.
Pontuação
Os jogadores ganham fama por cada uma das seguintes situações:
- Ganhar Batalhas (1 ponto por jogador derrotado ou que tenha fugido depois de alvejado).
- Pilhagem da Ilha (valor da fama que está na carta)
- Derrotar “Piratas Lendários” & “Royal Navy” (valor da fama que está na carta)
- Enterrar Tesouros (1 ponto de fama por cada um deles) e moedas de ouro (1 ponto de fama por cada 3 moedas)
- Coleccionar cartas fama.

Os jogadores perdem fama nas seguintes situações:
- Motim (menos 2 pontos)
- Deixar matar o seu Papagaio (menos 2 pontos) ou descartá-lo (menos 1 ponto).
Fim do Jogo
Ao fim de 12 meses (jogadas) esgotam-se as cartas de tesouros das ilhas.
Cada jogador revela as suas cartas de fama e move o seu marcador de fama de acordo com o seu valor.
Qualquer tesouro ou moedas de ouro que não tenham sido enterrados na “Ilha do Tesouro” não têm qualquer valor e não valem pontos de fama.
O pirata com mais pontos de fama é declarado o vencedor e torna-se no pirata mais temido de todo o alto mar.
Se 2 ou mais jogadores estiverem empatados, na pontuação da fama, esses jogadores terão de lutar até à morte, numa última e épica batalha, em que o solitário sobrevivente é declarado o mais famoso pirata.
Agora estás preparado para navegares..... Desfruta da tua viagem!

O jogo está muito bem concebido. As ilustrações são muito boas. O factor sorte do jogo não é elevado, acontece apenas com a recolha das cartas e nas batalhas (com os dados), contudo penso que está proporcional, nada de exagerado. Este jogo requer muita atenção com a configuração do nosso barco para nos defendermos de possíveis ataques. Temos de saber escolher muito bem a ilha para onde queremos navegar. O livro de regras é um pouco longo, mas depois de uma primeira leitura, ficamos a perceber todo o mecanismo do jogo. È um jogo muito divertido e não damos pelo tempo a passar quando estamos a jogar o jogo. Recomendo-o a todos aqueles que gostam de jogos de estratégia e de piratas. Este é um dos meus jogos preferidos.


Vídeo de Apresentação do Jogo



Já fiz a tradução para português.

Prémios Atribuídos:

GAMES Magazine - Family Strategy Game Nominee 2005

Deutscher SpielePreis - 9th place 2002



Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

2 comentários:

Ricardo Rosa disse...

Aonde estão as regras traduzidas para o português?

dreamwithboardgames disse...

Já pode fazer o download das regras...