Entrevista com Bruno Cathala


in English

« dreamwithboardgames »
« Bruno Cathala »


Como nasceu a ideia que levou à criação do “Jamaica”?
O “Jamaica” foi uma história invulgar, uma vez que se tratou de um jogo “encomendado”. Isto significa que uma empresa (uma companhia de seguros) pagou-nos (ao Sebastien Pauchon, ao Malcolm Braff e a mim) para criar um jogo familiar para celebrar os seus 30 anos de existência! As únicas exigências que tínhamos, era criar um jogo familiar simpático e simples. Daí o facto de termos optado por criar um jogo de corridas. É fácil de perceber o que temos de fazer e os piratas foram também uma forma de introduzir desenhos engraçados no jogo.
Onde é que vai buscar as ideias para os seus jogos? Começa pela mecânica ou pelo tema?
Não tenho uma regra definida para isso. Por vezes surgem através do tema (Shadows over Camelot), outras vezes surgem da mecânica (Mr. Jack), mas após a primeira ideia, tento de imediato encontrar sempre uma relação entre as mecânicas e o tema.
Em que tipo de mecânica prefere focar o processo de desenvolvimento dos seus jogos?
Durante o desenvolvimento, prefiro concentrar-me na intuição dos jogadores… na interacção... elementos de bluff… estratégia… seja o que for… mas em alguma coisa que os absorva no jogo.
Quando é que se apercebeu que criar jogos era o seu sonho?
Quando tinha mais ou menos 18 anos e descobrir que existia vida para além do Risiko e do Monopoly!!! Nessa altura, descobri um jornal Francês (Jeux & Strategy) que me apresentou o mundo moderno dos jogos de tabuleiro. Eles organizavam todos os anos um concurso de criadores de jogos e o vencedor era publicado. Mas, nessa altura, não tinha nenhuma ideia… mas o sonho de ser um criador de jogos começou aí.
Que nível de sorte considera aceitável nos seus jogos?
Isso depende… na minha opinião, o factor sorte tem de estar relacionado com duração do jogo: quando mais curto for o jogo, mais sorte se pode introduzir no jogo. Mas é difícil de aceitar a vitória ou a derrota quando se obtém um 6 num dado, depois de se ter jogado 3 horas num jogo de estratégia.

Em quantos jogos trabalha ao mesmo tempo? Trabalha em vários projectos em simultâneo ou dedica-se apenas a um único?
Nesta altura estou envolvido em 5 projectos e tenho novas ideias para breve…
O que é que pode dizer sobre o projecto em que trabalha actualmente?
É difícil dizer alguma coisa… Eu gostaria de o fazer… mas, como sabem, os editores gostam de ser eles próprios a fazer os comunicados e não acho que seja uma boa ideia falar antecipadamente sobre os jogos…
Como se define a si próprio como criador de jogos?
Bom… eu não me defino a mim próprio… apenas me esforço sempre por criar o jogo que gostaria de jogar no momento… é uma forma egoísta! lol
É um criador solitário ou a família e os amigos participam no processo de criação de um novo jogo?
É uma mistura de trabalho solitário, testes com os amigos e crianças (13 e 15 anos) e sessões de testes com outros criadores (Serge Laget, Bruno Faidutti, Sebastien Pauchon, Malcolm Braff, Ludovic Maublanc, Antoine Bauza).
O desenvolvimento de um jogo envolve várias fases – criação, edição, testes e publicação – qual é a que mais lhe agrada? Porquê?
Gosto essencialmente do processo de criação… porque é sempre muito entusiasmante. E gosto do dia em que o jogo chega às lojas… porque estou sempre nervoso e com receio das reacções dos jogadores.

Joga apenas de vez em quando ou os jogos são parte integrante do seu quotidiano?
A vida é o jogo… mas o que não gosto neste jogo é de saber que se vai perder no final.
Com que frequência joga os seus jogos depois de serem publicados? Prefere jogar os seus ou os jogos de outros criadores?
Depende dos jogos. Por exemplo, eu jogo Mr. Jack todos os dias no hurricangames.com (pseudónimo bdm)... Também jogo o MOW várias vezes ao dia, porque os meus amigos me pedem, quando estamos a beber café depois de uma refeição. E o jogo que gosto mais é... aquele que gosto de jogar, não importa se trabalhei no jogo ou não.

Qual o jogo que mais gosta de jogar? Porquê?
Tzaar, Dvonn.... Na verdade gosto de jogos abstractos inteligentes e simples, como estes que referi. E penso que é uma pena que os editores não queiram publicar mais jogos deste tipo.

Qual o seu jogo favorito? Qual o tipo de jogo que mais gosta?
Bem… é difícil de responder… gosto de uma grande variedade de jogos.

Que prefere: jogar ou criar jogos?
Ambos…

Segue, com especial atenção, algum criador de jogos?
Não.

Tem outro emprego, ou é um criador de jogos a tempo inteiro?
Desde de 2004, sou um criador de jogos a tempo inteiro, depois de ter sido despedido do meu trabalho de engenheiro R&D na indústria...
Será que os jogos de tabuleiro podem ser usados para fins educativos?
Sim, podem ser um bom apoio.

Como evoluíram os seus jogos nos últimos anos? Que aprendeu sobre o que se deve ou não fazer no processo de criação dum jogo?
Não sei se há coisas a fazer ou não… mas penso que agora tento focar um jogo no mecanismo principal, tentando mantê-lo simples e atractivo, dentro de um ponto de vista estratégico.

Que pensa da actual crise económica? Irá afectar a venda de jogos?
Não tenho a certeza se irá afectar as vendas... A primeira coisa a sofrer uma quebra irá ser o orçamento para longas viagens, férias, etc… e se as pessoas permanecerem em casa, pode ser que tenham mais tempo para jogar!

Que conhece de Portugal?
Bom… se a resposta for Christiano Ronaldo.... O que ficarão a pensar de mim??; -))
Já esteve em Portugal?
Não… desculpa… Nunca tive oportunidade… mas gostaria de ter!

Muito obrigado por esta entrevista.
Muito obrigado pelo interesse, e parabéns pelo bom trabalho no teu site.

Jogos de Tabuleiro do Bruno Cathala:

Animalia - 2006
Atlas & Zeus - 2004
Boomtown - 2004
Chicago - 2007
Cleopatra and the Society of Architects - 2006
Dice Town - 2009
Drake & Drake - 2002
Drôles de Zèbres - 2004
Fils de Samarande - 2005
Flinke Feger - Die magischen Pentagramme - 2007
Helvetiq - 2008
Iglu Iglu - 2004
Jamaica - 2007
Jamaica: Extra Treasures - 2008
Kamon - 2007
Lawless - 2003
Mission: Red Planet - 2005
Mow - 2008
Mr. Jack - 2006
Mr. Jack Extension - 2007
Mr. Jack: The - 2006
Paparazzi - 2006
Queen's Necklace - 2003
Senji - 2008
Shadows over Camelot - 2005
Shadows over Camelot: A Company of Knights - 2005
Shadows over Camelot: Merlin's Company - 2008
Sir Bedivere, the 8th Knight of Shadows over Camelot - 2005
Stonehenge: Nocturne Expansion - 2008
Tomahawk - 2006
Tony & Tino - 2002
War & Sheep - 2002
Wicked Witches Way - 2006

Bruno Cathala Website


A tradução desta entrevista teve o patrocínio de:



Sem comentários: