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« Bruno Cathala »
Como nasceu a ideia que levou à criação do “Jamaica”?
Não tenho uma regra definida para isso. Por vezes surgem através do tema (Shadows over Camelot), outras vezes surgem da mecânica (Mr. Jack), mas após a primeira ideia, tento de imediato encontrar sempre uma relação entre as mecânicas e o tema.
Isso depende… na minha opinião, o factor sorte tem de estar relacionado com duração do jogo: quando mais curto for o jogo, mais sorte se pode introduzir no jogo. Mas é difícil de aceitar a vitória ou a derrota quando se obtém um 6 num dado, depois de se ter jogado 3 horas num jogo de estratégia.
Nesta altura estou envolvido em 5 projectos e tenho novas ideias para breve…
É difícil dizer alguma coisa… Eu gostaria de o fazer… mas, como sabem, os editores gostam de ser eles próprios a fazer os comunicados e não acho que seja uma boa ideia falar antecipadamente sobre os jogos…
Bom… eu não me defino a mim próprio… apenas me esforço sempre por criar o jogo que gostaria de jogar no momento… é uma forma egoísta! lol
É uma mistura de trabalho solitário, testes com os amigos e crianças (13 e 15 anos) e sessões de testes com outros criadores (Serge Laget, Bruno Faidutti, Sebastien Pauchon, Malcolm Braff, Ludovic Maublanc, Antoine Bauza).
Gosto essencialmente do processo de criação… porque é sempre muito entusiasmante. E gosto do dia em que o jogo chega às lojas… porque estou sempre nervoso e com receio das reacções dos jogadores.
Joga apenas de vez em quando ou os jogos são parte integrante do seu quotidiano?
Depende dos jogos. Por exemplo, eu jogo Mr. Jack todos os dias no hurricangames.com (pseudónimo bdm)... Também jogo o MOW várias vezes ao dia, porque os meus amigos me pedem, quando estamos a beber café depois de uma refeição. E o jogo que gosto mais é... aquele que gosto de jogar, não importa se trabalhei no jogo ou não.
Qual o jogo que mais gosta de jogar? Porquê?
Qual o seu jogo favorito? Qual o tipo de jogo que mais gosta?
Que prefere: jogar ou criar jogos?
Segue, com especial atenção, algum criador de jogos?
Tem outro emprego, ou é um criador de jogos a tempo inteiro?
Será que os jogos de tabuleiro podem ser usados para fins educativos?
Sim, podem ser um bom apoio.
Como evoluíram os seus jogos nos últimos anos? Que aprendeu sobre o que se deve ou não fazer no processo de criação dum jogo?
Não sei se há coisas a fazer ou não… mas penso que agora tento focar um jogo no mecanismo principal, tentando mantê-lo simples e atractivo, dentro de um ponto de vista estratégico.
Que pensa da actual crise económica? Irá afectar a venda de jogos?
Que conhece de Portugal?
Muito obrigado por esta entrevista.
Animalia - 2006
Atlas & Zeus - 2004
Boomtown - 2004
Chicago - 2007
Cleopatra and the Society of Architects - 2006
Dice Town - 2009
Drake & Drake - 2002
Drôles de Zèbres - 2004
Fils de Samarande - 2005
Flinke Feger - Die magischen Pentagramme - 2007
Helvetiq - 2008
Iglu Iglu - 2004
Jamaica - 2007
Jamaica: Extra Treasures - 2008
Kamon - 2007
Lawless - 2003
Mission: Red Planet - 2005
Mow - 2008
Mr. Jack - 2006
Mr. Jack Extension - 2007
Mr. Jack: The - 2006
Paparazzi - 2006
Queen's Necklace - 2003
Senji - 2008
Shadows over Camelot - 2005
Shadows over Camelot: A Company of Knights - 2005
Shadows over Camelot: Merlin's Company - 2008
Sir Bedivere, the 8th Knight of Shadows over Camelot - 2005
Stonehenge: Nocturne Expansion - 2008
Tomahawk - 2006
Tony & Tino - 2002
War & Sheep - 2002
Wicked Witches Way - 2006
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