Pandemic - Z-Man Games

Tu e os teus companheiros são membros altamente qualificados de uma equipa de combate a doenças, travando uma batalha contra quatro doenças letais. A tua equipa irá viajar por todo o globo terrestre para conter o surto de infecção e para desenvolver os recursos, que vão precisar para descobrir as curas. Têm de trabalhar em conjunto, usando as vossas forças individuais para destruir as doenças, antes que elas dominem o mundo. O tempo escasseia enquanto que os focos de infecção aceleram a propagação da peste.
Será que vão encontrar a cura a tempo? O destino da humanidade está nas vossas mãos!
O “Pandemic” é um jogo cooperativo. Tu e os teus companheiros de jogo são membros de uma equipa de controlo de doenças, que trabalham em conjunto para procurar a cura e prevenir surtos epidémicos adicionais. Cada um de vocês assumirá uma única função dentro da equipa, com capacidades específicas, que irão aumentar as oportunidades da vossa equipa, se aplicadas com prudência. O objectivo é salvar a humanidade, através da descoberta das curas para as quatro doenças letais (Azul, Amarela, Preta e Vermelha) que ameaçam dominar o planeta.


Se tu e a tua equipa não forem capazes de conseguir conter as doenças, antes de descobrirem as curas necessárias, o planeta irá ser infestado e o jogo irá acabar com a derrota de todos... Será que tens o que é necessário para salvar a humanidade?


Modo de Jogar
O jogo processa-se no sentido dos ponteiros do relógio em volta da mesa, com cada jogador a efectuar jogadas até ao final do jogo. Em cada jogada, o jogador tem:
1.Levar a cabo 4 acções
2.Tirar 2 cartas para adicionar à sua mão
3.Assumir o papel do agente infeccioso
Depois de assumir o papel do agente Infeccioso, a vez de jogar do jogador termina e o jogador à sua esquerda começa então à sua vez de jogar.

1. Acções
Um jogador tem 4 acções para gastar na sua vez de jogar. Um jogador pode seleccionar de entre qualquer das acções Básicas ou Especiais disponíveis e escolher 1 acção para efectuar. Uma acção pode ser efectuada mais do que uma vez, durante uma vez de jogar, desde que 1 acção seja gasta em cada caso. A função de cada jogador, dá-lhe capacidades específicas que são únicas para esse jogador. Os jogadores podem também passar, caso não tenham mais nada para fazer. As acções não usadas não podem ser guardadas, de uma vez de jogar para outra vez de jogar.


2. Tirar CartasDepois de efectuar as acções, os jogadores tiram 2 cartas do Baralho de Cartas de Jogador para adicionar à sua mão. Se uma carta for uma carta de Epidemia, em vez de ficares com a carta na tua mão, consulta as regras para Epidemia. Depois de tirares as cartas requeridas, assume o papel do agente Infeccioso.
Se não existirem cartas suficientes no Baralho de Cartas de Jogador para tirar, o jogo termina de imediato com a derrota de todos os jogadores!
Epidemia
1. Aumentar o Nível de Infecção: Avança o Indicador de Nível de Infecção em 1 espaço no Trilho de Nível de Infecção do tabuleiro do jogo.
2. Infecção: Tira a carta que está no fundo do monte das Cartas de Infecção e adiciona 3 cubos à cidade desenhada na carta, depois posiciona a carta em cima do monte de cartas descartadas de infecção.
Se não existirem cubos suficientes para adicionar ao tabuleiro durante uma Epidemia, o jogo termina de imediato com a derrota de todos os jogadores.
3. Aumentar a Intensidade da Infecção: Pega no monte das cartas descartadas de Infecção, baralha-o completamente, depois posiciona-o em cima do que resta do Baralho de Cartas de Infecção (não baralhes estas cartas com o Baralho de Cartas de Infecção).

3. Jogar com Agente InfecciosoTira cartas do Baralho de Cartas de Infecção na quantidade igual ao Nível actual de Infecção e adiciona um cubo às cidades desenhadas, usando um cubo da mesma cor de cada carta. Resolve as cartas pela ordem que tiraste as cartas. Se, contudo, o desenho da cidade é de uma cor que tenha sido erradicada, não adicionas um cubo. Se uma cidade já tiver 3 cubos da cor que queremos adicionar, em substituição do adicionar do cubo à cidade, ocorre um Surto Epidémico nessa cor.

Surto Epidémico
Um Surto Epidémico ocorre se um jogador for obrigado a adicionar um cubo numa cidade que já tenha 3 cubos dessa cor. Quando isso acontece, em vez de adicionar um 4º cubo, adiciona um cubo da cor do Surto Epidémico a cada cidade adjacente.
Reacções em Cadeia
Se alguns deste novos cubos vierem a provocar que o número total de cubos nessa cor numa cidade adjacente ultrapasse os 3, Surtos Epidémicos adicionais podem ocorrer, provocando uma reacção em cadeia.
Atenção que cada cidade só se tem o Surto Epidémico uma vez em cada reacção em cadeia.
Cada vez que uma cidade tem um Surto Epidémico, avança o Marcador do Surto Epidémico em um espaço no Indicador de Surto Epidémico.
Se o número de Surtos Epidémicos, alguma vez atingir o 8 (e o Marcador de Surto Epidémico alcançar o símbolo da caveira), o jogo termina com a derrota de todos os jogadores.
Também, se não existirem cubos suficientes para adicionar ao tabuleiro quando estamos a infectá-lo, o jogo termina imediatamente com a derrota de todos os jogadores.

Termina a Vez de JogarDepois de todas as cartas de Infecção terem sido resolvidas, posiciona-as no Monte das Cartas Descartadas de Infecção. A tua vez de jogar terminou. O jogador à tua esquerda começa agora a sua vez de jogar.

Fim do JogoDerrotaO jogo termina imediatamente numa derrota para todos os jogadores, se algumas das seguintes condições ocorrerem:
° Um jogador precisa de adicionar cubos de doença ao tabuleiro e não existem cubos dessa cor na provisão.
° Ocorrer a 8º Surto Epidémico (O Marcador do Surto Epidémico alcança o símbolo da caveira no Indicador de Surto Epidémico).
Não existem cartas suficientes no Baralho de Cartas de Jogador quando um jogador tem de tirar cartas

Vitoria
Os jogadores colectivamente ganham o jogo imediatamente, quando as curas para todas as quatro doenças (Azul, Amarelo, Preto e Vermelho) tenham sido descobertas.
Os jogadores não precisam de administrar a cura a todas as cidades infectadas para ganhar o jogo – a vitória é imediata, quando qualquer jogador descobre a quarta e última cura.

É um jogo original, divertido, em que o trabalho de equipa é essencial para conseguirmos vencer o jogo.
Este jogo também faz parte da minha lista de preferências. Recomendo a sua aquisição.


Já fiz a tradução deste jogo para Português - disponível na Divercentro.


Vídeo da apresentação do jogo pelo autor, Matt Leacock.




Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

5 comentários:

Ogata T3tsuo disse...

Já o joguei 2 vezes e já o tenho na minha wishlist de compras :)

dreamwithboardgames disse...

Este jogo tem de fazer parte de qualquer colecção!

Unknown disse...

Onde posso comprar o jogo com as regras em Português?

Anónimo disse...

Este jogo é genial! Perdemos os 4 primeiros jogos. Todas as profissões são úteis e a estratégia tem que mudar com cada surto que aparece. Uma dica, as cartas especiais deverão quase sempre ser usadas instantaneamente (excepção... AIRLIFT).

Um abraço
h79

dreamwithboardgames disse...

Não percam as novidades da expansão Pandemic para este ano no dreamwithboardgames News:
http://dreamswithboardgames.blogspot.com/