Shadows over Camelot - Days Of Wonder

Uma Andorinha voa ao longo dos céus cinzentos de Cornwall... As forças do Mal estão aglomerar-se em redor de Camelot – O Cavaleiro Preto é avistado em cima de uma cordilheira selvagem; um intrigante Morgan concebe a sua vingança; as tropas dos Saxões estão em movimento; e terras de mato estão a ser cortadas por Máquinas de Cerco. E entretanto Lancelot está quase desaparecido, Excalibur está ainda por ser descoberto, e o Holy Grail permanece apenas uma lenda. Existem de facto tempos difíceis...
Será que tu, jovem escuteiro, te revelas e dás a tua palavra de fidelidade aos teus companheiros Cavaleiros na Távola Redonda? Será que o teu Coração é puro de intenções e está preparado para ser sacrificado pelo bem de todos? Ou será que as promessas de poder do Mal te seduzem para a traição?



"Na grande maioria do jogos, os jogadores competem uns contra os outros para alcançar a vitória. Shadow over Camelot propõe um desafio muito diferente, onde tu e os teus amigos, como Cavaleiros da Távola Redonda, irão cooperar para em conjunto derrotarem... o jogo!
À primeira vista, esta tarefa parece bastante simples. Afinal, não deverá um bando de jovens e nobres Cavaleiros facilmente derrotar um jogo que joga por si próprio? Infelizmente a tua missão é mais complicada devido à possibilidade, sempre presente, de um Traidor existir entre vocês, que vai gastando o seu tempo, para atacar no pior momento possível...
Mas em poucas palavras... Põe a tua armadura, monta o teu cavalo de guerra e vem ter connosco em Camelot!" - Bruno Cathala e Serge Lager - Abril de 2005.
"Image courtesy of boardgamegeek.com user EndersGame"

Conteúdo
» 1 Tabuleiro de Jogo Principal de Camelot e a Távola Redonda, com as suas Missões.
» 3 Missões adicionais de duplo lado (“Holy Grail”, “Excalibur”, e “Lancelot & the Dragon”).
» 16 Espadas da Távola Redonda (Brancas de um lado e Pretas do outro).
» 168 Cartas de Personagens, Eventos e de Lealdade.
» Escudos de Armas (um por cada Cavaleiro).
» 7 Dados Standard (um por cada Cavaleiro) e 1 dado especial de 8 lados para as Máquinas de Cerco.
» Um Livro de Regras e um Livro de Pesquisas.
» 30 Miniaturas, incluindo: 12 Máquinas de Cerco, 3 Relíquias, 4 Guerreiros Saxões e 4 Guerreiros Pictos e 7 Cavaleiros.


O Jogo contém vários elementos e componentes diferentes, pelo que sugiro que dês, a todos os jogadores, o resumo das explicações que seguem:

Cartas
Existem 3 grandes categorias de cartas no “Shadow over Camelot”:
As cartas de Lealdade, uma por cada um dos jogadores, no início do jogo, determinam a sua fidelidade:
 se for Fiel – para Camelot e os Cavaleiros da Távola Redonda;
 se Traidor – para as forças do Mal.

As cartas Brancas, reconhecidas pelas suas costas e bordas Brancas, representam a variedade de “Bons” eventos ou personagens, que te vão ajudar, não só a ti, como aos teus amigos Cavaleiros, nas vossas missões. As cartas Brancas dividem-se em duas categorias:
 Brancas Standard, e as raras, mas mais poderosas
 Brancas Especiais, que são reconhecidas pelo seu símbolo especial.

As cartas Pretas, reconhecidas pelas suas costas e bordas pretas, são invariavelmente um mau presságio para ti e para os teus Cavaleiros amigos (mas boas notícias para um Traidor), uma vez que elas normalmente ajudam a espalhar as forças do Mal por todo o lado. As cartas pretas dividem-se em duas categorias:
 Pretas Standard, e as raras, mas mais perigosas
 Pretas Especiais, que são reconhecidas pelo seu símbolo especial.

Escudos de Armas
O teu Escudo de Armas é a folha de referência da tua personagem durante todo o jogo. Inicialmente é exposto, com a face virada para cima, com o nome do teu Cavaleiro visível. É nele onde armazenas o teu dado da Vida, qualquer Relíquia que ganhes, e onde enfias a tua carta de Fidelidade no início do jogo.
O Escudo de Armas dá-te um resumo das acções que podes efectuar, e descreve o teu Poder Especial. No Apêndice I do Livro das Missões, no capítulo do nome do teu Cavaleiro, podes encontrar uma descrição mais aprofundada.
O lado oposto de cada Escudo de Armas é para o Traidor usar, quando descoberto. Tem os detalhes do mecanismo das suas intrigas Maldosas para o resto do jogo.

Missões
No “Shadow over Camelot”, os vários tabuleiros do jogo (o tabuleiro Principal e os outros três tabuleiros), representam as diferentes localizações onde podes viajar na busca das Missões, que te irão ajudar a ganhar o jogo.
Todas essas Missões partilham algumas características comuns:
-Um nome e um símbolo, usado para representar essa Missão nos vários elementos e cartas do jogo;
-Uma ilustração da localização da zona rural onde as Missões ocorrem, e em alguns casos, a oposição que irás encontrar aí;
-Os lugares das cartas predeterminados, onde uma variedade de cartas Pretas e Brancas têm de ser jogadas para avançar na Missão;
-Pictogramas de Vitória e Derrota, mostram as vantagens assumidas para a vitória e a punição para o derrotado.

Cada Missão tem normalmente uma ou mais cartas pretas ou Acções do Mal anexadas a ela, e uma ou mais cartas Brancas que podem ser jogadas ou Acções Heróicas que podem ser efectuadas para se avançar.
Para uma descrição mais aprofundada das Missões, e detalhes específicos de cada uma das Missões, e condições e consequências da Vitória ou da Derrota, por favor consultar o Livro das Missões.

Relíquias
No “Shadow over Camelot”, muitas das Missões rendem Relíquias poderosas. Ao ganhá-las, vão conduzir-te a um longo caminho, no teu árduo trajecto em direcção à Vitória.
Estas Relíquias, e as Missões estão ligadas entre si:
• “Excalibur”, a lendária espada na Missão por “Excalibur”
• A lenda do “Holy Grail”, na Missão do “Grail”
• E “Lancelot’s Armor (armadura)” na Missão por Lancelot
Quando ganhas uma destas Missões, capturas imediatamente a Relíquia correspondente e posicionas orgulhosamente a sua miniatura no teu Escudo de Armas. O poder dessa Relíquia, conforme está descrito no teu Escudo de Armas e na respectiva Missão, passa agora a ser teu.
No entanto, se a Missão for perdida, a Relíquia desaparece para sempre e é removida do jogo.

As Espadas e a Távola RedondaAs 16 espadas do jogo (pretas de um lado e brancas do outro) são usadas durante todo o jogo para registar o progresso do teu grupo em direcção à Vitória ou à Derrota. Quando o jogo termina, a cor das Espadas (e a sua quantidade) irá ditar se ganhaste ou perdeste o jogo.

Objectivo do Jogo
No “Shadow over Camelot”, tu e os teus amigos formam uma coligação de Cavaleiros que têm o compromisso de defender o reino contra as forças do Mal. A tua vitória articula-se na conclusão bem sucedida das Lendárias Missões, tais como a procura por “Excalibur”, o “Holy Grail”, ou “Lancelot’s Arms”; o torneio contra o Cavaleiro Negro, e numerosas guerras contra os Saxões e os Pictos.
Cada Missão oferece os seus próprios desafios, com as vantagens para os vitoriosos e as terríveis consequências para os derrotados. A conclusão de uma Missão traz frequentemente uma ou mais novas Espadas à Távola Redonda. Na vitória, essas Espadas são deitadas com o seu lado Branco para cima, em apoio dos Cavaleiros. Na derrota, elas são deitadas com o lado Preto virado para cima, mostrando o progresso assustador do Mal.
O jogo termina prematuramente e é perdido, se os Cavaleiros Leais não impedirem que as forças do Mal façam qualquer uma das seguintes situações:
a) Rodearem Camelot com 12 Máquinas de Cerco;
b) Posicionarem 7 ou mais Espadas Pretas na Távola Redonda
c) Matarem todos os Cavaleiros Leiais.
Caso contrário, o jogo termina imediatamente a seguir à primeira Acção em que a 12ª Espada (nem mais uma) é deitada na Távola Redonda. Nesse momento, o jogo é ganho se os Cavaleiros Leais tiverem sucesso no posicionamento da maioria das Espadas Brancas na Távola Redonda.Se existir um Traidor, ele ganha se as forças do Mal derrotarem os restantes Cavaleiros.


Modo de Jogar
Primeira Jogada
Como por direito de um monarca, o Rei Artur inicia o jogo. Se ele não estiver em jogo, o Cavaleiro em jogo mais novo é quem inicia o jogo.

Ordem de Jogar
O jogo prossegue no sentido dos ponteiros do relógio por sucessivas jogadas até que:
- O jogo seja perdido prematuramente;
Ou
- Uma 12ª Espada seja deitada na Távola Redonda, e nesse momento a cor maioritária das Espadas que estão deitadas, determinam a vitória ou a derrota.

As duas Fases
A vez de jogar está dividida em duas fases, cada uma delas separada por uma verificação de controlo para determinar se o jogo termina ou não.
» Na primeira Fase, A Fase de Progressão do Mal, deves fazer uma de três escolhas difíceis de gostar, todas favorecendo as forças do Mal.
» Na segunda fase, A Fase de Acções Heróicas, vais tentar ajudar a tua causa, efectuando uma de cinco Acções Heróicas (ou ocasionalmente mais).

Visão Geral da Vez de Jogar
Na tua vez de jogar deves efectuar dois passos:

» Progressão do Mal. Tens de escolher uma das seguintes três acções:
-Tirar uma Carta Preta do Baralho de cartas Pretas, ler a carta e aplicar os seus efeitos.
-Adiciona uma Máquina de Cerco em redor de Camelot.
-Perder um ponto de Vida.

Verifica se as condições do Fim do jogo foram alcançadas, antes de prosseguires para o passo 2.

» Acções Heróicas. Agora, tens de efectuar uma de cinco possíveis Acções Heróicas (podes ocasionalmente efectuar mais:
- Avançar para uma Nova Missão.
- Efectuar uma acção associada à Missão onde está.
- Jogar uma carta Especial Branca.
- Curar-te.
- Ou Acusar outro Cavaleiro.

Depois das tuas Acções Heróicas, verifica se as condições de Fim do Jogo foram alcançadas. Se não, o jogo prossegue com o próximo jogador.
Durante as tuas fases de Progressão do Mal e Acções Heróicas, são bem-vindas as discussões sobre as tuas escolhas com o grupo, desde que respeites as regras sobre a Colaboração, tens sempre a palavra final sobre as tuas decisões.


Recomendações para o Primeiro Jogo
Este jogo é diferente, verdadeiramente diferente! Irás por vezes jogar o jogo de tal forma que, ainda que involuntariamente, fazes com que ele te derrote. Enquanto os mecanismos do jogo são muito simples, as suas implicações e as eventuais repercussões dos teus actos irão ser mais complexos.
Por isso, a menos que o teu grupo seja feito de veteranos experientes em que todos eles estão completamente familiarizados com estas regras e respectivos apêndices, sugerimos que jogues o teu primeiro jogo sem um potencial Traidor. Isto irá diminuir a tensão e o prazer que pode provir de um bom bocado de traição, mas assegura que todos têm uma oportunidade de dominar o jogo.
Para o fazer, simplesmente remove o Traidor de entre as cartas de Lealdade, antes de as distribuíres, e usa cada carta de Lealdade, com a face virada para cima, exclusivamente como um lembrete das condições de vitória do jogo.
Isto deverá dar-te a possibilidade de rapidamente dominares os mecanismos do jogo e de te familiarizar com os Poderes Especiais de cada um dos Cavaleiros, e com as Missões e obstáculos que são possíveis de enfrentar.
Se as regras à primeira vista te parecerem um pouco assustadoras, não te preocupes: Tudo o que precisas para começar a jogar, é familiarizaste a ti mesmo com os componentes chave do jogo, durante a preparação do jogo, e adquirir uma compreensão sólida da estrutura básica de como jogar o jogo, como no esquema que está no teu Escudo de Armas e nestas regras.
Equipado com esse conhecimento, podes depois começar o jogo e descobrir tudo o resto, conforme o vais jogando, consultando o Livro das Missões, quando entra uma nova Missão e para consulta do Manifesto das Cartas, se uma questão pertinente se levantar.
Quando dominares o jogo, adiciona no início do jogo, a Carta do Traidor de regresso ao Baralho de cartas de Lealdade, e diverte-te! Mas não te esqueças: Alguém no teu grupo pode agora estar a trabalhar secretamente contra o resto do grupo… e ele está tão bem familiarizado com as subtilezas do jogo quanto tu estás!


Chamada de atenção sobre a Colaboração
Por vezes, durante o jogo, a vitória irá articular-se na capacidade do teu grupo de fazer as escolhas correctas ou sacrifícios para o bem comum. As cartas que tu lidas, e os teus Poderes Especiais Únicos, podem por vezes ditar a tua escolha da Missão ou o curso da acção. A colaboração com outro Cavaleiro da mesma opinião do teu grupo irá frequentemente revelar-se por ser crucial para a vitória.
Algumas regras devem assim ser observadas em todos os momentos do jogo, quando conferencias com os teus companheiros Cavaleiros.
Declarações de intenção (“Ouvi que Saxões estão em marcha outra vez, irei eliminá-los!”) podem ser feitas livremente; recursos (“Os meus Homens de armas são fortes e estão prontos, meu Senhor”) e capacidades (“Que ridículo Cavaleiro Preto franzino eu vejo a atravessar esta ponte!”) podem todas ser discutidas abertamente, desde que os teus comentários sejam gerais e não específicos.
Contudo, nunca deves revelar ou discutir valores explícitos das cartas que tens na tua mão, ou oferecer voluntariamente qualquer outra informação específica do jogo que não esteja prontamente disponível aos teus companheiros de jogo. Por exemplo, nunca deves dizer “Eu tenho 3 “Grail’s”, deixa-me ter este” ou “”Eu trocarei as tuas três cartas de Combate 2 pelas minhas cartas de combate 5”.
Sê um homem de honra, deverás actuar segundo a tua vontade própria e consciência. Independentemente dos conselhos da tua religião, desejos ou ameaças, podes sempre te aventurar e levar a cabo uma acção à tua escolha. É permitido mentir sobre as tuas intenções ou os teus recursos que tens na mão (um assunto particularmente útil para um Traidor), contudo nunca podes fazer batota.
Um excelente jogo de Bruno Cathala e Serge Lager. Este é um dos meus jogos preferidos. Recomendo este excelente jogo a todos aqueles que gostam de jogos de estratégia, de suspense e de jogo de equipa.



Já fiz a tradução das regras do jogo para Português. Foi uma das traduções de jogos que mais prazer me deu, apesar de ter traduzido dois livros (regras e livro das missões).
Prémios atribuídos ao jogo:
2005: Tric Trac de Bronze Winner.
2005: Meeples' Choice Award Winner.
2005: Spiele Hits für Experten 2005 (Wiener Spiele Akademie) Winner.
2005: Japan Boardgame Prize Winner, The Best Advanced Game.
2005: Game of the Year in Japan Winner.
2005: Jeux sur un plateau d'or Winner.
2006: Wiener Spiele Akademie - Hall of Games entry.
2006: Spiel des Jahres Winner, Special Award for Fantasy Game.
Vídeo sobre o jogo:

Mais sobre o jogo...

Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

Sem comentários: