Age of Empires III: The Age Of Discovery - Tropical Games


Estamos no final do século XV e uma nova era está a começar. Enquanto procuravam por uma nova rota de comércio para a Índia, os exploradores Europeus descobriram uma nova terra. Os primeiros relatos dão conta de pessoas estranhas, criaturas exóticas, e um clima fabuloso. Os capitães e aventureiros chegaram em grande número a estas novas terras na procura pelo ouro. Eles são rapidamente seguidos por colonos, soldados, mercadores e missionários, todos em busca de riqueza de um tipo ou de outro. Começam a formar-se colónias e rapidamente começa a competição entre as grandes nações Europeias.
Assume o papel de uma das potências coloniais Europeias e reivindica o teu espaço no Novo Mundo. Como líder da tua nação, existem muitos caminhos que te levam à vitória: descobrir e colonizar novas terras; adquirir artigos e construir a tua economia; desenvolver novas tecnologias e infra-estruturas no teu país de origem; construir o teu exército para defender o que legitimamente é teu!
O vitorioso deleita-se na riqueza e na glória, enquanto o derrotado torna-se numa nota de rodapé nos livros de história. Estamos perante uma Era das Descobertas, é uma Era de Impérios (Age of Empires!).
Conteúdo
Tabuleiro: O mapa com os continentes Americanos do Norte e do Sul no lado esquerdo do tabuleiro, que está separado em 9 regiões. Cada região tem um artigo associado (por exemplo Peru tem prata). No lado direito do tabuleiro existem as caixas de eventos. Durante o jogo, os jogadores posicionam os seus colonos (colonizadores) nessas caixas para efectuar diferentes acções.
Edifícios Principais: Cada Edifício Principal tem uma Era (I, II, III), desenhada nas costas das peças. Esta é a Era durante a qual o edifício está disponível. Os edifícios Principais dão ao proprietário bónus especiais (tais como colonos, especialistas, ouro, ou pontos de vitória).
Colonos/Colonizadores (30 de cada cor: vermelho, amarelo, verde, azul e laranja). Os colonos são a unidade padrão do jogo. Eles são posicionados nas caixas de eventos durante a vez de jogar para reivindicar o espaço e efectuar a acção retratada na caixa de eventos.
Especialistas (Capitão x5 por cor, Mercador x5 por cor, Missionário x10 por cor, Soldado x10 por cor). Os especialistas podem realizar a mesma função que os colonos padrão, mas também têm habilidades únicas.
Barcos Mercantes (10 miniaturas de caravelas). Um barco é usado como marcador de jogadas e outro é usado para marcar os espaços indisponíveis na doca colonial. As outras 8 unidades representam as rotas marítimas de comércio, e podem ser combinadas com Artigos para formar “conjuntos” que geram rendimentos.
Dinheiro: 50 moedas de prata “Pieces of Eight” (cada moeda de prata te um valor de 1dólar espanhol), 40 moedas de ouro ”doubloon” (cada moeda de ouro tem um valor de 10 dólares espanhóis).
Artigos: (ouro x5, prata x6, gado x6, cacau x3, peixe x3, açúcar x6, pele x4, café x4, tabaco x5, arroz x3, índigo x4). Estes são usados para representar o comércio dirigido por cada Império Colonial. O número na ficha mostra a quantidade de cada artigo no jogo.
Ficha de descobertas (16 fichas de cartão). Estas fichas são usadas para determinar o perigo e o prémio por descobrir cada região.
Baralho das Descobertas (16 cartas): São usadas depois de todas as regiões do tabuleiro terem sido descobertas. Elas representam as descobertas para além do início das colónias.



Modo de JogarO “The Age Of Discovery (Era dos Descobrimentos)” é um jogo para 2 a 5 jogadores, no qual os jogadores controlam o destino de um dos maiores poderes colonizadores, depois da descoberta de Colombo do Novo Mundo. Cada nação tenta descobrir e dominar estas regiões, construindo a sua economia colonial e rotas de comércio, e utiliza a nova riqueza para criar uma nova Era de prosperidade nos seus países de origem.
As nações são:
Vermelho: Inglaterra
Azul: França
Amarelo: Espanha
Verde: Portugal
Laranja: Holanda
Durante o jogo, os jogadores irão efectuar jogadas, colocando os seus colonos e/ou especialistas nas Caixas de Eventos. Quando todos os jogadores tiverem colocado todos os seus colonos e especialista, as Caixas de Eventos irão ser executadas uma de cada vez, de cima para baixo. Quando uma Caixa de Evento é executada, cada colono ou especialista num espaço de uma Caixa de Evento, realiza a acção apropriada dessa caixa.
Nota Histórica: Este posicionamento e a execução representam a distribuição das pessoas e recursos de uma nação, e a formulação de uma estratégia colonial.
As Fases do Jogo
Existem 8 jogadas no jogo. Jogadas 1 a 3 é a Era I, as jogadas de 4 a 6 é Era II e as jogadas de 7 a 8 é a Era III.
Os pontos de vitória são ganhos três vezes durante o jogo. As colónias do Novo Mundo marcam pontos de vitória no final da Era I (fim da 3ª jogada), Era II (fim da 6ª jogada) e Era III (fim da 8ª jogada, fim do jogo). Os pontos de vitória de cada jogador deverão ser guardados e registados num papel.
Pontuação Final do JogoO jogo termina no final da jogada 8. Quando o jogo termina, cada jogador regista os seus pontos de vitória e o jogador com o maior número acumulado de pontos de vitória, ganha!
Os Pontos de Vitória são ganhos por:

DescobertasO número a vermelho na ficha de descobertas ou das cartas de descobertas.
As cartas e as fichas possuídas pelo jogador só pontuam no fim do jogo
Colónias
As colónias pontuam na maneira descrita em cima.
Edifícios Principais
Alguns Edifícios Principais dão Pontos de Vitória aos seus proprietários. Existe um número a vermelho ou pontos por uma realização.
(por exemplo, o edifício Principal “Navy” dá 3 pontos de vitória por cada Barco Mercante que o jogador possua com o Edifício Principal “Navy”).
EconomiaOs jogadores recebem pontos de vitória igual ao montante em Dólares Espanhóis que os seus artigos e barcos mercantes gerarem no final da jogada 8.

Mais um excelente jogo do Glenn Drover. É do poucos jogos que podemos jogar por Portugal. Todo o design gráfico está muito bom, as miniaturas estão excelentes ao bom nível de um jogo da Eagle Games, apesar deste jogo ter sido editado pela Tropical Games, uma vez que na altura do seu lançamento a Eagle Games tinha falido e estava preste a ser comprada pela FRED Distribution, o que veio à acontecer em Maio de 2007, toda a equipa que desenvolveu este jogo pertencia à Eagle Games.


Este jogo faz parte da minha lista de preferências (9/10).

Recomendo este jogo a todos aqueles que gostam de jogos da Eagle Games, apesar deste tabuleiro não ser gigante como é apanágio da Eagle.

Já fiz a tradução das regras do jogo para Português.


Podes ler aqui, o artigo publicado sobre uma nova expansão, para além da já lançada com o 6º jogador.


Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

10 comentários:

Carlos Abrunhosa disse...

Tens este jogo? Gostaria muito de experimentar!

Carlos Abrunhosa disse...

Já agora outro jogo que tu apresentas e que eu gostaria muito de experimentar é o Cuba!
Se começares a frequentar as nossas jogatinas semanais haverá tempo para trocar informações sobre estes e outros jogos! ;)

dreamwithboardgames disse...

Sim tenho este jogo e o Cuba. Quem gosta do Puerto Rico e do Goa, vai com toda a certeza gostar do Cuba. O Age of Empires está muito bem concebido e é sempre bom lembrar que um dia fomos uma super potência...

Anónimo disse...

Olá parabéns pelo site, sou do Brasil e tenho uma dúvido sobre esse jogo que quero comprar.

Ele é jogando com até 5 pessoas só?? Existe alguma expansão já pro jogo para poder jogar em 6 ou mais pessoas??

Obrigado!!!

dreamwithboardgames disse...

Olá Brasil.
O jogo pode ser jogado até 5 jogadores, contudo já saiu a expansão que possibilita a entrada de um 6º jogador (custa 10 euros).

Abraço

Sd.Ramos disse...

Como façom para comprar e quanto custa adoro estes tipos de jogo de tabuleiro mais só tenho war imperio romano

dreamwithboardgames disse...

Caro Ramos,

Pode comprar o jogo na PHILIBERT por 59 euros - http://www.philibertnet.com/age-of-empire-iii.html.
ou
pode contactar a Divercentro para tentar encomendar o jogo:
diver@diver.pt.

Abraço
Paulo Santos

Luis Gustavo disse...

Caros, alguém já traduziu as regras para o português? Se sim, poderiam disponibilizar?

Obrigado

H£llsing disse...

Olá acabei de comprar o jogo em alemão na amazon por ser mais barato mas gostaria de ter as regras em Português, consegues partilhar sff?

dreamwithboardgames disse...


As regras em PT serão disponibilizadas em pdf, o mais brevemente possível. Estejam atentos ao nosso separador "Regras em PT (PT Rules).