The World Cup Card Game - Games for the World


Um jogo de Shaun Derrick para 2 a 8 jogadores, a partir dos 10 anos, com a duração de 75 minutos.

O Objectivo do Jogo
Ganhar o campeonato do mundo com uma das tuas equipas.

Modo de Jogar
Baralha as cartas de Equipa e distribui todas elas, com a face virada para baixo, a cada um dos jogadores. Se algum dos jogadores obtiver uma carta extra, isso não afecta em nada o jogo. Os jogadores têm de manter as suas equipas em segredo, até que seja requerida a sua revelação.

As partidas jogam-se pela ordem especificada no Formato do Torneio, que se encontra no final destas regras, isto é, partidas de 1 a 6 do Grupo A, seguidas pelas partidas de 1 a 6 do Grupo B, etc. Quando um grupo é finalizado, as cartas de Acção, são baralhadas para o próximo grupo.

Os jogadores que tenham uma equipa no Grupo A, revelam agora as suas cartas de Equipa. Em cada carta, o rectângulo com o fundo cinzento, indica o número de cartas de Acção que essa equipa recebe na fase de grupos. Baralha e dá, com a face virada para baixo, o número correcto de cartas a cada equipa. Cada jogador observa a sua mão ou mãos, se tiver mais do que 1 equipa no grupo que está a ser jogado. Cada uma das cartas de equipa devem ser mantidas separadas, inclusive se for controlada pelo mesmo jogador.

Cada partida deve ser jogada por ordem. Para o jogo 1 (África do Sul - México) cada jogador que controle estas equipas pode jogar a partida com 1 a 4 cartas de acção que tenha na sua mão nessa partida. A escolha das cartas de Acção deve ser feita de forma secreta, para não influir a escolha do rival. As cartas de Acção escolhidas são reveladas simultaneamente e o resultado dessa partida regista-se na folha de pontuação (ver o resumo da Acção na carta de Referência para determinar como se aplica cada carta de Acção).

Os procedimentos a ter em atenção para a resolução de uma partida são os seguintes:
1. Todas as cartas de Defesa, Falta e Fora de Jogo removem golos e/ou ataques.
2. Vira a carta topo para a equipa indicada em primeiro na ordem: penálti e a seguir ataque.
3. Vira a carta topo para a segunda equipa: penálti e a seguir ataque.

Cada Defesa elimina um Ataque, cada Falta e Fora de Jogo elimina 1 golo por carta.
O Fora do Jogo pode eliminar um Ataque se não houver golos para eliminar.
Depois, se ainda restar na partida uma carta de Penalty, vira a carta topo do baralho, para ver se esse penálti é transformado ou não. Qualquer golo ou carta de Ataque retirada como penálti, marca um golo.
Se houver uma só carta de Ataque (que não forme um par) tira e vira a carta topo do baralho.
Sempre por esta ordem, primeiro para a primeira equipa que figura no calendário dos jogos, a seguir, a segunda equipa.

A Equipa 1 jogou 2 cartas de Ataque e 1 de Golo; a Equipa 2 jogou 1 Penálti, 1 Golo, 1 Falta e 1 Ataque. Por tanto, a Equipa 1 perde o golo contra a carta de Falta da Equipa 2, o que deixa 2 cartas de Ataque à Equipo 1 o que equivale a 1 Golo e para a Equipa 2, 1 Penalty, 1 golo e 1 Ataque. Agora, a equipa 2 tira e vira a carta topo do baralho para verificar se marcou o penálti. Este jogador tira também outra carta para ver se o seu Ataque faz jogo com outro Ataque. Se coincidir, marca outro golo. Se ambas as cartas tiradas tiverem êxito, a Equipo 2 ganhará por 3-1.

Sempre que se esgote o baralho de cartas, baralha as cartas descartadas das partidas anteriores para criar um novo baralho.

Quando todas as partidas do grupo tiverem sido jogadas, as pontuações são calculadas para definir quais as duas equipas de cada grupo, avançam para a ronda seguinte (a vitoria vale 3 pontos, o empate 1, e a derrota 0).

Se houver um empate nos pontos, a lista que se segue determinará a posição de cada equipa: Diferença de golos; maior número de golos marcados; resultado do jogo entre as equipas implicadas; por sorteio (à sorte). Todas as cartas de equipa eliminadas retiram-se do jogo.

Os oitavos-de-final, ou ronda K.O. As partidas são determinadas segundo o Formato do Torneio (consultar no final das regras). A ronda divide-se em duas secções: as primeiras 4 partidas jogam-se simultaneamente, a seguir 4 restantes partidas. Baralham-se as cartas de Acção e dá-se 3 cartas a cada jogador que controle uma ou mais equipas nessas partidas. Depois, começando pelo jogador que controla a primeira equipa na Partida 1, cada jogador (no sentido de dos ponteiros do relógio) joga uma carta a seguir a uma carta de equipa e reabastece a sua mão a partir do baralho de cartas. As cartas podem ser jogadas em qualquer equipa. As cartas de Defesa, Falta e Fora de Jogo SÓ podem ser jogadas contra a última carta jogada sobre uma equipa.
Nenhuma equipa pode ter mais do que 4 cartas coma face para cima. As cartas de Defesa podem ser jogadas para preencher um dos quatro espaços das equipas OU para serem posicionadas em cima de uma carta de Ataque para cancelá-la. Uma Falta ou Fora de Jogo é posicionada em cima de um Golo ou Ataque para cancelá-lo. Se posicionada numa carta de 3-Golos, reduz para 2 Golos. Sucessivas cartas de Faltas/Fora de Jogo podem ser posicionadas em várias cartas de golo para cancela-los.
Uma vez esgotado o baralho e TODAS as cartas jogadas, resolvem-se os resultados. Regista e remove as cartas das partidas que não requerem o virar de cartas por um único ataque e penáltis, e baralha essas cartas para criar um novo baralho. Vira as cartas deste baralho para resolver Ataques e Penáltis.

Ataque + Ataque tirado do baralho = 1 golo
1 Ataque ou qualquer carta de golo concretiza um penálti.
Os penáltis não podem ser convertidos por Faltas ou Fora de Jogo.

Quando as primeiras 4 partidas foram resolvidas, joga as restantes 4 da mesma maneira.

Quartos-de-final: jogam-se com as equipas bem-sucedidas dos dezasseis -avos de final. Os jogos são determinados segundo o Formato do Torneio. Utiliza o mesmo formato que nos dezasseis -avos de final, mas desta vez, todas as partidas se disputam simultaneamente.

As Meias-Finais: jogam-se com as equipas bem-sucedidas dos Quartos-de-final. Os jogos são determinados segundo o Formato do Torneio. Joga usando o mesmo formato, mas dá apenas 12 cartas de Acção para criar um novo baralho. Todas as outras cartas são postas de lado para o virar de cartas.

A Final e o jogo para o Terceiro e Quarto lugar: O mesmo procedimento é usado para as partidas do 3º lugar e a Final, tal como aconteceu nas Semifinais. Contudo, não podes jogar cartas numa partida em que não tenhas uma equipa. O vencedor da final é o Vencedor do Campeonato do Mundo de 2010!

As partidas empatadas nas rondas a eliminar resolvem-se pela marcação de grandes penalidades. O procedimento que se segue é levado a cabo quando todas as cartas são devolvidas ao baralho. Em cada partida empatada, um jogador vira, 5 cartas por equipa, alternando a atribuição das cartas entre as equipas, à medida que bisca do baralho de cartas. Qualquer Golo ou Ataque (não penálti) conta como um golo. A equipa com mais golos ganha! Se o resultado for uma igualdade depois de cinco cartas, cada equipa vira uma carta até um dos jogadores “falhar”. Contudo, cada equipa tem de efectuar o mesmo número de penáltis (virar de cartas).


Formato do Torneio
Grupo A: África do Sul -México, Uruguai – França, Africa do Sul - Uruguai, México - França, Uruguai - México, França - África do Sul (O vencedor do grupo vai para os dezasseis - avos de final Partida 1; 2º para a partida 5)

Grupo B: Argentina - Nigéria, Coreia do Sul - Grécia, Argentina - Coreia do Sul, Nigéria - Grécia, Coreia do Sul -Nigéria, Grécia -Argentina (O vencedor do grupo vai para os dezasseis - avos de final Partida 5; 2º para a partida 1)

Grupo C: Inglaterra – EUA, Argélia -Eslovénia, Inglaterra - Argélia, EUA.- Eslovénia, Argélia - USA., Eslovénia -
Inglaterra (O vencedor do grupo vai para os dezasseis - avos de final Partida 2; 2º para a partida 6)

Grupo D: Alemanha - Austrália, Sérvia - Gana, Alemanha - Sérvia, Austrália - Gana, Sérvia - Austrália, Gana - Alemanha (O vencedor do grupo vai para os dezasseis - avos de final Partida 6; 2º para a partida 2)

Grupo E: Holanda - Dinamarca, Japão - Camarões, Holanda - Japão, Dinamarca - Camarões, Japão - Dinamarca, Camarões - Holanda (O vencedor do grupo vai para os dezasseis - avos de final Partida 3; 2º para a partida 7)

Grupo F: Itália - Paraguai, Nova Zelândia - Eslováquia, Itália - Nova Zelândia, Paraguai - Eslováquia, Nova Zelândia -
Paraguai, Eslováquia - Itália (O vencedor do grupo vai para os dezasseis - avos de final Partida 7; 2º para a partida 3)

Grupo G: Brasil - Coreia do Norte, Costa de Marfim -Portugal, Brasil -Costa de Marfim, Coreia do Norte - Portugal, Costa do Marfim - Coreia do Norte, Portugal - Brasil (O vencedor do grupo vai para os dezasseis - avos de final Partida 4; 2º para a partida 8)

Grupo H: Espanha - Suíça, Honduras - Chile, Espanha - Honduras, Suíça -Chile, Honduras - Suíça, Chile - Espanha (O vencedor do grupo vai para os dezasseis - avos de final Partida 8; 2º para a partida 4)

Oitavos-de-final:
Partida 1: Vencedor A contra 2º B || Partida 2: Vencedor C contra 2º D || Partida 3: Vencedor E contra 2º F
Partida 4: Vencedor G contra 2º H || Partida 5: Vencedor B contra 2º A || Partida 6: Vencedor D contra 2º C
Partida 7: Vencedor F contra 2º E || Partida 8: Vencedor H contra 2º G

Quartos-de-final:
Quartos 1: Vencedor 1 contra Vencedor 2 || Quartos 2: Vencedor 3 contra Vencedor 4
Quartos 3: Vencedor 5 contra Vencedor 6 || Quartos 4: Vencedor 7 contra Vencedor 8

Meias-Finais
Semifinal 1: Vencedor dos Quartos 1 contra Vencedor dos Quartos 2
Semifinal 2: Vencedor dos Quartos 3 contra Vencedor dos Quartos 4

Partida para 3º lugar: Perdedores das Meias-finais

FINAL: Vencedor das semifinais

O campeonato do mundo de futebol está quase a chegar e nada melhor que jogar este jogo cartas alusivo a este evento, que não é mais do que o evento mais acompanhado em tudo o mundo.
Desenganem-se quem pensava que seria preciso ter o jogo original do “The World Cup” para jogar este jogo de cartas. Este jogo apesar de utilizar grande parte da mecânica do jogo original e das expansões já editadas, joga-se apenas com as cartas que são fornecidas num pequeno pacote com um preço muito acessível.
Todo o torneio é jogado no formato original do campeonato de futebol de 2010. Este realismo dá mais emoção ao jogo, tornando muito divertido e excitante.
Este jogo exige uma boa gestão das cartas de acção que temos disponíveis para jogar. Por exemplo durante a fase de grupos recebemos entre 7 a 8 cartas para disputar as 3 partidas, que vão ditar ou não, a nossa passagem à fase seguinte do mundial. Tens de planear muito bem a utilização das cartas de acção juntamente com a observação das características especiais de cada selecção relativamente à influência que têm nas cartas de acção de Golo. Há selecções que nunca vão poder utilizar na sua plenitude, a carta de acção de 3 golos, uma vez que têm uma cruz na sua carta de equipa, impedindo essa utilização. Deves por isso analisar bem todas as cartas de equipa das selecções que fazem parte do teu grupo, para decidires como vais distribuir as tuas cartas pelas 3 partidas.
Quando tens mais do que uma equipa no mesmo grupo, tens de planear ainda melhor as tuas partidas, principalmente a partida entre as tuas duas equipas, para possibilitar a passagem das duas equipas à fase seguinte, ou para garantir que pelo menos uma delas consegue a guia de marcha para os oitavos-de-final.
Com os oitavos-de-final, o ambiente começa aquecer em volta da mesa de jogo. Isto porque, qualquer jogador pode jogar cartas em qualquer equipa presente em cada uma das duas secções de jogo. Isto obriga a uma maior atenção a tudo o que se passa à volta da mesa, sobretudo às cartas que cada jogador vai jogando, em que equipa coloca essas cartas, se essas equipas estão em confronto directo contigo, e se os jogadores estão a prejudicar a tua ou as tuas selecções. Quando tens mais de 2 equipas durante esta fase será prudente pensar que não é possível salvar todas as tuas equipas e o melhor que tens a fazer é apostar naquelas que estão em melhor posição de passar à fase seguinte.
As cartas de defesa têm muita importância a partir desta fase, além de anular uma carta de ataque, bloqueiam um espaço para jogar uma carta de uma equipa. Com esta funcionalidade podes prejudicar muito, o resultado da equipa que enfrentas na tua partida. O mesmo pode fazer-te o teu oponente, por isso muita atenção.
Deves gerir muito bem o momento para jogar uma carta de 3 ou 2 golos (caso a tua selecção tenha capacidade de os marcar) para impedir que o teu oponente directo te anule esses golos.
Todas estas situações aplicam-se aos quartos-de-final, Meias-Finais, 3º e 4º lugar e Final. Sendo que a dificuldade vai aumentando à medida que avançamos na competição, uma vez, que vamos tendo menos equipas para jogar as cartas.
Quem gosta da séria “The World Cup” não pode deixar de comprar este jogo para ficar com a colecção completa e porque também vale a pena jogar esta variante do jogo com as partidas e formato do campeonato do mundo deste ano.
Quem gosta de acompanhar este tipo de evento e vibrar com o evoluir dos resultados e classificações, vai adorar este jogo.
Apesar de utilizar uma receita já muito utilizada, a novidade deste jogo resume-se à disputa do campeonato do mundo de 2010. Contudo, face ao preço muito em conta, trata-se de um bom investimento.
A diversão está garantida e a partir dos oitavos-de-final, a excitação e a adrenalina aumenta ainda mais…

Não podia de publicar o resultado do meu primeiro campeonato do mundo de 2010, que espero sinceramente seja um bom presságio para a nossa selecção.

As classificações da fase de grupos foram as seguintes:

Grupo AGrupo BGrupo CGrupo D
MéxicoGréciaEslovéniaAlemanha
UruguaiNigériaArgéliaSérvia
África do SulArgentinaInglaterraGana
FrançaCoreia do SulUSAAustrália
Grupo EGrupo FGrupo GGrupo H
HolandaEslováquiaPortugalEspanha
DinamarcaItáliaCosta do MarfimHonduras
CamarõesParaguaiCoreia do NorteSuíça
JapãoNova ZelândiaBrasilChile

Destaque para o último lugar da França no grupo A e do Brasil no grupo G e para a eliminação da Argentina no grupo B e da Inglaterra no grupo C. No grupo G passou a nossa selecção com a Costa do Marfim.
Os oitavos-de-final tiveram os seguintes jogos:
México21Nigéria
Eslovénia12Sérvia
Holanda42Itália
Portugal31Honduras
Grécia (*)65Uruguai (*)
Alemanha30Argélia
Eslováquia21Dinamarca
Espanha41Costa do M.

(*) após grandes penalidades.

Destaque para a sorte da nossa selecção que calhou com as Honduras… era bom que viesse a ser verdade.

Nos quartos-de-final tivemos os jogos que se seguem:

México23Sérvia
Holanda13Portugal
Grécia31Alemanha
Eslováquia13Espanha

Portugal bateu a selecção Holandesa, o que já faz parte da nossa tradição.
A Grécia conseguiu vencer a Alemanha e vai longe…
Nas Meias-finais tivemos só selecções europeias com as surpreendentes Servia e Grécia.
Sérvia13Portugal
Grécia32Espanha

A Grécia conseguiu vencer a Espanha e Portugal venceu a Sérvia sem qualquer acto de violência de Scolari…

3º e 4º Lugar

Sérvia21Espanha


Final

Portugal31Grécia

Na final os Gregos mais uma vez tentaram fazer a gracinha do europeu, mas desta vez o campeonato do mundo foi nosso!!!

Portugal Campeão Mundo de cartas 2010!!!

Nunca se sabe… vamos continuar a sonhar…



Tema/Objectivo









9
Mecânica/Regras









7
Componentes/Artwork









6
Jogabilidade/Interacção









7
Estratégia/Dificuldade









7
Duração/Diversão









9
Originalidade/Criatividade









5
Preparação/Começar a jogar









8
Caixa do jogo/Apresentação









6
Preço/Vale o Dinheiro









10
Apreciação Global7,4



dreamwithboardgames
BoardgameGeekSite do autor
Games for the World


Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

Sem comentários: