The Pillars of the Earth - Mayfair Games

Bem vindos a Inglaterra no início do século XII. O Prior Philip de Kingsbridge tem uma visão gloriosa. Ele quer construir a maior e a mais bonita catedral do país. O Prior Philip recruta os mais reconhecidos mestres-de-obras do reino. Juntos trabalham numa monumental tarefa, cada um com a intenção de dar o seu melhor contributo à catedral. Os mestres-de-obras contratam artífices qualificados de todo o país para prestarem o seu contributo. Contratam trabalhadores para recolherem os recursos necessários: pedra, madeira e areia. O seu contributo é essencial, uma vez que, por cada material que eles não encontrem, estes têm de ser adquiridos no mercado por preços exorbitantes.
No entanto, os mestres-de-obras têm de se preocupar com mais, do que apenas o trabalho na catedral. A malícia de adversários visa sabotar o tão ambicioso projecto. A nobreza, em particular o Rei de Inglaterra, irá aumentar as taxas e tarifas por um capricho. Se os planos da construção eram travados pela escassez de produtos, a única solução seria pedir os préstimos do Rei. Felizmente, o rei irá ser simpático e irá fornecer os recursos que tanto são necessários, tirados das suas próprias minas. Uma audiência com o Arcebispo, embora céptico, ele pode vir a comprometer-se, o que seria uma grande ajuda. Finalmente, a ajuda mais importante vem da protecção da Providência Divina. O destino da catedral poderia ser travada por todas as possíveis catástrofes e circunstâncias infelizes.O objectivo permanece com força: a representação magnifica dos céus na terra com a catedral. Quem foi que contribui com o seu esforço e ganhou mais fama? Só os jogadores que melhor utilizarem o seu ouro, artífices e tempo, irão ganhar!



O objectivo do jogo é obter pontos de vitória. O vencedor é o jogador com mais pontos de vitória, conforme indicado no trilho dos pontos de vitória no final do jogo. Obténs pontos de vitória durante o jogo ao contribuíres com materiais e com mão-de-obra para a construção da catedral.

O jogo joga-se durante 6 jogadas. Cada jogada representa um período de aproximadamente 10 anos. A catedral fica concluída no final do jogo.
Cada jogada joga-se da mesma maneira. Uma jogada é dividida nas seguintes fases:

I) Selecção das Cartas de Recursos e Cartas de Artífices.
II) Atribuição do Mestre de Obras.
III) Acções do Tabuleiro do Jogo (na direcção dos ponteiros do relógio):
1-Eventos: Revelar a carta de eventos do cimo do baralho;
2-Escritório do Arcebispo: Protecção dos eventos;
3-Limpadora Mecânica de Lã: Obter rendimentos;
4-Kingsbridge: Retirar cartas de privilégio;
5-Covento de Kingsbridge: Obter pontos de vitória;
6/8-Produção de Recursos: Reivindicar recursos dos campos de recursos (Pedreira, Floresta e Saibreira);
9-Corte do Rei: Isenção de taxa (o primeiro jogador tira 1 metal);
10-Shiring: Tirar artífices;
11-O Castelo de Shiring: Tirar 2 trabalhadores para a próxima jogada;
12-O mercado de Recursos de Kingsbridge: Comprar e vender recursos (metal é o único que pode ser vendido);
13-Catedral: Pontos de Vitória dos artífices;
14-Reorganizar os Jogadores: Mudar o jogador inicial.
A decisão de fazer parte do jogo ocorre na fase I e II. A fase III demora um pouco a resolver. À primeira vista, esta fase parece envolver muitos passos. Se seguires rigorosamente o resumo desta fase, vais ver que, as coisas se desenrolam rapidamente e poderás evitar maior parte dos problemas.
Sugestão: os novos jogadores não têm de ler todo o livro de regras, antes de jogar. Lê a descrição para uma fase, joga a fase, e só depois continua a ler.

Este jogo faz parte da minha lista de preferências (9/10). O tabuleiro do jogo, é para mim, um dos tabuleiros mais bonitos de sempre. O mecanismo do jogo que à partida pode parecer complicado, é bastante simples e divertido, e também original. Recomendo!


Já fiz a tradução das regras do jogo para Português.




Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

Sem comentários: