* Magistrado superior das antigas repúblicas de Veneza e Génova.
Usando a sua táctica e destreza em partilhar e jogar as cartas, os jogadores tentam ganhar a maioria nos seis bairros da cidade, com o objectivo de ganhar tantos pontos de prestígio quantos os possíveis, quando ocorre a pontuação. O jogador que tiver coleccionado o maior número de pontos depois de três passagens ganha o jogo.
O tabuleiro do jogo mostra os seis bairros de Veneza, os quais são rodeados pelo Grande Canal e outros canais. Cada bairro está marcado por dois números representando o seu valor em prestígio. Quando um bairro pontua, o jogador que tiver mais aristocratas nesse bairro recebe os pontos de prestígio igual ao maior número. O jogador com o segundo maior número de aristocratas recebe o número mais baixo. Todos os outros saem de mãos vazios. Os dados desenhados na área só tem significado no início do jogo, quando os aristocratas estão a entrar em acção.
O trilho do prestígio corre ao longo da borda exterior do tabuleiro de jogo. É neste trilho onde são registados os pontos de prestígio dos jogadores. As funções do jogadores são mostradas em cada jogada na placa de pedra, a qual está no canto superior direito.
Depois de cada passagem a marca de pedra move-se no relógio do sol, o qual está no canto inferior direito do tabuleiro.
Depois de cada passagem a marca de pedra move-se no relógio do sol, o qual está no canto inferior direito do tabuleiro.
O jogo prossegue através de 3 passagens. Cada passagem consiste num número variável de jogadas. Os jogadores usam as cartas de acção ou limite para lutar por pontos de prestígio.
O jogador que começa cada jogada selecciona os talentos (ele decide a função que cada jogador irá efectuar durante a jogada). Aqui há uma grande diferenciação entre os jogadores, quem troca as cartas (um distribuidor) e aqueles que decidem um monte (um administrador).
Um jogador que recebe a função de distribuidor tira cartas de acção e de limite e divide essas cartas em duas ofertas: uma para o administrador e outra para si próprio. Um jogador que receba a função de administrador, escolhe uma destas ofertas e joga essas cartas apropriadamente. Depois, o distribuidor joga com as cartas que restaram.
O jogador que começa cada jogada selecciona os talentos (ele decide a função que cada jogador irá efectuar durante a jogada). Aqui há uma grande diferenciação entre os jogadores, quem troca as cartas (um distribuidor) e aqueles que decidem um monte (um administrador).
Um jogador que recebe a função de distribuidor tira cartas de acção e de limite e divide essas cartas em duas ofertas: uma para o administrador e outra para si próprio. Um jogador que receba a função de administrador, escolhe uma destas ofertas e joga essas cartas apropriadamente. Depois, o distribuidor joga com as cartas que restaram.
Este jogo é de 2001, apesar da sua idade é um dos melhores jogos de Alan R. Moon, o autor da série Ticket to Ride e editado por uma empresa conceituado no mercado, a Ravensburger. O jogo é interessante.
Já a fiz a tradução para Português.
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