Um jogo de Jordi
Gené e Gregorio Morales, para 2 a 4 jogadores, partir dos 14 anos, com a
duração de 30 minutos.
Bauhaus é um
jogo de estratégia abstrata inspirado nas formas e cores clássicas do desenho
gráfico Bauhaus.
La
Staatliche Bauhaus ou simplesmente a Bauhaus foi a escola de desenho, arte e
arquitetura fundada em 1919 por Walter Gropius em Weimar (Alemanha) e encerrada
pelas autoridades prussianas (a mando do partido nazi) no ano de 1933.
A Bauhaus é
um jogo para 2 a 4 jogadores que competem pelo controlo territorial de zonas no
tabuleiro, da mesma forma que em jogos tradicionais como o GO, ou novos
clássicos como Através do Deserto.
Objetivo
do Jogo
O objetivo do jogo é conseguir o maior número possível de pontos de
controlo. Para o conseguir, deves fazer-te proprietário de territórios,
certificando-te de que as tuas peças de controlo fiquem completamente
delimitadas por barreiras de demarcação.
Componentes
do Jogo
Tabuleiro do jogo <> Trinta e duas (32) peças de controlo, oito
em cada cor <> Sessenta e seis (66) barreiras de demarcação de território
<> Setenta e uma (71) cartas de ação <> Quatro (4) cartas de
jogador <> Estas regras do jogo.
Preparação
do Jogo
Coloca o tabuleiro de jogo no centro da mesa e num dos lados as barreiras
de demarcação de território, ao alcance de todos os jogadores. Agora, há que
escolher a cor; cada jogador pode escolher a que mais gosta e pega na carta de
jogador da cor correspondente, embora recomendamos que esta se determine à
sorte. Quando todos tiverem a sua carta de jogador, cada um recebe as oitos (8)
peças de controlo da sua cor.
Pegam-se em
todas as cartas de ação e dependendo do número de jogadores, retiram-se algumas
cartas de desenvolvimento.
No total há
24 cartas de desenvolvimento em jogo.
Com 4
jogadores, não se retira nenhuma carta de desenvolvimento.
Com 3
jogadores, retiram-se seis (6) e num jogo com 2 jogadores, retiram-se doze (12)
dessas cartas.
As cartas
que retiras, podes devolvê-las à caixa, uma vez que não se utilizam durante o
jogo.
Baralham-se
todas as restantes cartas de ação minuciosamente, moldando assim o baralho do
jogo, que se coloca junto do tabuleiro, com a face para baixo. Descobrem-se as
quatro primeiras cartas de ação do baralho e colocam-se num dos lados do
tabuleiro, com a face para cima.
Modo
de Jogar
O jogador inicial, que irá ser escolhido à sorte, ou será o vencedor da
partida anterior, se esta foi feita com os mesmos jogadores. Depois do jogador
inicial, o turno irá passar de um jogador para o seguinte, seguindo o sentido
contrário aos ponteiros do relógio. O jogo começa com uma ronda inicial de
desenvolvimento em que cada jogador, começando com o jogador inicial, coloca
uma das suas peças de controlo com o lado de desenvolvimento para cima em
qualquer setor vazio do tabuleiro.
A seguir começa o jogo em si. O turno do jogador consiste em escolher uma
das quatro cartas de ação descobertas com a face para cima junto ao tabuleiro e
executar a ação refletida na carta. Depois, a carta escolhida é descartada (no
monte de descarte e descobre-se uma nova do baralho, que se coloca com a face
para cima, substituindo-a. O turno passa ao jogador seguinte, que dispões de
novo de quatro cartas de ação de entre as que se escolhem.
Um jogador não pode passar, voluntariamente, no seu turno, mas deve
executar uma das quatro ações dispostas sobre a mesa, se possível. Se não
conseguisse executar nenhuma delas, e o resto dos jogadores validarem essa
situação, perderia a sua vez de jogar. No caso raro desta circunstância se dar
consecutivamente em todos os jogadores, o jogo acabaria prematuramente e
proceder-se-ia à contagem dos pontos de controlo.
os
territórios delimitados
Um território delimitado é um conjunto de um ou mais setores do
tabuleiro cercados totalmente por barreiras de demarcação do território.
Para formar um território delimitado é necessário que haja um ou mais
peças de controlo nos setores que delimita.
A seguir, analisamos os dois tipos de território delimitado que podem
formar-se.
Território delimitado com proprietário
Se se forma um território delimitado dentro do qual só há peças de
controlo do mesmo jogador, este declarar-se-á proprietário do território e dará
a volta às suas peças de controlo para o indicar, deixando-as com o lado de
controlo para cima.
Território delimitado sem proprietário
Se um
jogador formar um território delimitado dentro do qual há peças de controlo de
mais do que uma cor, isto é, de diferentes jogadores, a partir desse momento as
barreiras de demarcação em redor do território delimitado já não podem
alterar-se mediante uma ação, embora se possam colocar novas barreiras dentro.
Fim
do jogo
Quando se descobre a última carta de ação do baralho, continua-se a
jogar até que acabem as quatro cartas de ação da mesa. Nesse momento a partida
termina e proceder-se-á à contagem dos pontos de controlo.
Também é possível que a partida termine antes, se nenhum jogador puder
realizar nenhuma das quatro ações disponíveis. Nesse caso, o jogo pararia e passaria
diretamente à contagem dos pontos de controlo
Os territórios delimitados sem
proprietário, isto é, com peças de
controlo de vários jogadores no seu interior, não pontuam nada.
Os territórios delimitados com
proprietário, recompensam apenas quem
os possui: cada peça de controlo num território delimitado dá tantos pontos de
controlo ao seu proprietário, quanto o número de setores tenha o território
onde se encontra.
O bauhaus
foi daqueles jogos que não podia deixar de passar pelas nossas mãos. As
primeiras informações que obtivemos sobre o jogo, não deixou margem para
dúvidas, tínhamos de ter um exemplar.
A caixa do
jogo ilustra bem o que se encontra dentro dela. O desenho gráfico Bauhaus muito
contribuiu para tornar a caixa do jogo atrativa.
Os
componentes são q.b. sobressaindo, ao nível da sua espessura, as peças de
controlo. Relativamente às ilustrações limitam-se ao desenho gráfico Bauhaus.
Cumprem bem a sua função. Neste tipo de jogos, o foco não está nas ilustrações,
nem tão pouco na qualidade dos materiais, mas na mecânica e a forma como esta
consegue criar uma boa interceção e jogabilidade, em comunhão com o
tema/objetivo do jogo.
Não gostámos
da qualidade do cartão utilizado para criar uma divisória dentro da caixa,
porque é propenso à humidade, pelo que aconselhamos que acomodem os componentes
do jogo em sacos plásticos, ou removam esse acessório.
No bauhaus
há uma boa comunhão entre o tema/objetivo e a mecânica jogo, contribuindo para
que seja muito interativo.
As regras do
jogo são fácies de perceber, bastando uma leitura atenta para compreender toda
a mecânica do jogo. Não podemos afirmar que há novidades ao nível da mecânica,
mas hoje em dia é difícil conseguir inventar algo muito diferente. Contudo, o
importante é conseguir obter os melhores resultados com algo já experimentado
noutros jogos, e que em conjugação com o tema/objetivo, consiga criar algo de
novo e atrativo. Neste capítulo podemos afirmar que os autores conseguiram
chegar a bom-porto.
As cartas de
ação são responsáveis por toda a dinâmica do jogo e foram bem concebidas ao
nível da função que desempenham no jogo. Os autores para diminuírem o fator
sorte, disponibilizam sempre quatro cartas visíveis que um jogador pode
escolher, quando está no seu turno. Com as cartas podemos delimitar
territórios, colocar peças de controlo, trocar peças de controlo, relocalizar
peças de controlo e barreiras. Por isso podemos afirmar que, ao nível das
funções que estas desempenham no jogo, os autores estiveram a muito bom nível,
porque as cartas foram bem pensadas na sua quantidade, equilíbrio e uso, dando
ao jogo a dinâmica e interação desejada e espectável neste tipo de jogos.
Não podes
dar como seguro tudo aquilo que planeaste inicialmente para a tua estratégia no
jogo, porque a qualquer momento um dos teus oponentes pode relocalizar uma das
tuas peças de controlo ou trocá-la por outra de outro jogador no tabuleiro do
jogo. Pode também relocalizar uma barreira e assim impedir-te ou atrasar-te na
delimitação de um território (a mecânica da delimitação dos territórios faz
lembrar o “Domaine”). Daí que, por vezes é mais sensato delimitar um território
o mais rapidamente possível, mesmo que este seja pequeno, do que tentar
delimitar um território de maiores dimensões, já que corres o risco dos teus
opositores alterarem profundamente os teus planos.
Atenção às
cartas que permitem colocar as tuas peças de controlo no tabuleiro do jogo, uma
vez que a sua quantidade é limitada. Nem todos vão conseguir colocar todas as
suas peças. Por isso é um fator muito importante para a tua estratégia no
objetivo da vitória.
O grau de
dificuldade do jogo é interessante. Os autores conseguiram com regras simples
aliadas a uma mecânica interessante, elevar o nível de dificuldade a um patamar
elevado dentro do género (jogos abstratos/Mind Games).
Não queremos
revelar mais segredos sobre este jogo, o importante é jogá-lo para descobrires
o quanto interessante e viciante ele é. Quem gosta deste tipo de jogos e
desafios abstratos com um grau de dificuldade aceitável não vai querer perder
este bauhaus.
O Bauhaus
faz juros ao nome e deverá fazer parte de qualquer coleção, como é um excelente
jogo para torneios e/ou eventos de jogos de tabuleiro.
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