Domaine - Mayfair Games

O Rei encontra-se ausente do seu reino tendo viajado para terras distantes. Durante a sua ausência o Reino cai no caos e na desordem. Cada duque tenta construir o seu próprio poder e influência. As fronteiras irão ser redesenhadas, e o Reino ficará dividido. Quem irá controlar as regiões mais valiosas, quando o Rei regressar?
Cada jogador constrói castelos e cerca-os com barreiras. Quando o castelo é completamente cercado, o proprietário do castelo controla as terras desse Domínio (Domaine). As florestas e as vilas que estejam dentro do Domínio, valem pontos de vitória, e o jogador com o maior número de pontos de vitória é o vencedor do jogo.

Conteúdo:
¤ 4 Partes em “L” que formam as extremidades do tabuleiro de jogo e as respectivas conexões;
¤ 9 Quadrados que constituem o interior do tabuleiro de jogo;
¤ 60 Cartas de Acção;
¤ 60 Cavaleiros e 16 Castelos em 4 cores;
¤ 100 Barreiras;
¤ 47 Moedas de Ouro (Ducats), no valor de 1 (x36) e 5 (x11);
¤ 1 Peça com um brasão para cada jogador (marcador dos pontos de vitória);
¤ 1 Peça com o Rei.

O jogador mais velho é quem começa a colocar as peças, colocando um castelo em qualquer espaço de campo desocupado e um cavaleiro numa floresta ou num espaço de campo adjacente desocupado. A construção dos castelos contínua com o jogador que se encontra do lado esquerdo e prossegue até cada jogador tenha colocado, alternadamente, os seus 4 castelos e 4 cavaleiros (3 cavaleiros num jogo com 4 jogadores).
O teu objectivo é ter o controlo das áreas circundantes aos teus castelos, através das barreiras. Quando um único castelo estiver completamente cercado, criará um Domínio.
As florestas e vilas dão pontos de vitória, enquanto as minas dão ducats. Assim, deves colocar os teus castelos, o mais perto possível desses territórios.
Sequência do Jogo
O último jogador que colocou os castelos e os cavaleiros, é o primeiro a jogar.
Podes começar a tua vez de jogar coleccionando ducats, caso tenhas o controlo de alguma mina. Depois tens de efectuar uma das seguintes acções:

1) Vender uma carta de acção à Chancelaria;
2) Jogar uma carta de acção. Existem 5 tipos de acções diferentes: Colocar Cavaleiros, Colocar Barreiras, Expandir o teu Domínio, Desertar e Aliança.
No fim da tua vez de jogar, tens de voltar a ter na tua mão 3 cartas, retirando uma do topo do baralho de cartas de acção ou podes tirar uma carta da Chancelaria. O jogo prossegue no sentido dos ponteiros do relógio.
O jogo pode terminar de duas maneiras:

1ª) Se um qualquer jogador mover a sua peça com o brasão para cima do espaço com a peça do rei no trilho da pontuação.
2ª) Se um jogador retirar a última carta do baralho das cartas de acção.
O jogador com o maior número de pontos é o vencedor!
Se existir um empate, então o jogador empatado com o maior número de ductas na sua posse é o vencedor!
Um jogo muito interessante e original. Um jogo de pura estratégia, em que o tabuleiro de jogo é sempre diferente, em cada jogo. As miniaturas são de boa qualidade gráfica. Este jogo da Mayfair Games/Kosmos, é mais um exemplo de uma caixa do jogo feita á media das peças, onde todos os componentes do jogo ficam impecavelmente guardados. Para mim, este jogo e o Elasund são os melhores jogos de Klaus Teuber.
Já fiz a tradução das regras do jogo para Português.




Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

Sem comentários: