Qwirkle Cubes - MindWare

http://www.philibertnet.com/en/
Um jogo de Susan McKinley Ross para 2 a 4 jogadores, a partir dos 6 anos,
com a duração de 30 a 60 minutos.



Objetivo
Usa estrategicamente os teus cubos para construir linhas de cor e linha de símbolos. Ganha pontos por cada cubo numa linha que tu criaste ou expandistes.

Preparação 
Vais precisar de um lápis e papel para registares a pontuação. Coloca todos os cubos no saco. Cada jogador tira seis cubos e lança-os para criar a sua mão. Todos jogam com a sua mão à vista, com todos os seus cubos expostos a qualquer momento.

Modo de Jogar
  1. Escolhe quais os cubos a relançar, se houver algum, e lança-os.
  2.  Adiciona os cubos à rede. Todos os cubos que jogares têm de partilhar um único atributo, cor ou símbolo. Os teus cubos têm de ser adicionados à mesma linha, mas não têm de se tocar um com o outro.
  3. Regista a tua pontuação.
  4. Tira cubos de maneira a que a tua mão fique com seis. Lança estes novos cubos e adiciona-os à tua mão.
Se não for possível efetuar uma jogada, tens de relançar todos os teus cubos até que possas fazer uma jogada.

Lançar os Cubos
No início do teu turno podes relançar qualquer dos teus cubos. Sempre que o fazes, tens a possibilidade de mudar os símbolos dos teus cubos. Lançar os cubos nunca irá alterar as cores dos teus cubos.

No final do teu turno, retira cubos de substituição do saco e imediatamente lança-os antes de os adicionar à tua mão.


Adicionar Cubos à Rede
Os jogadores realizam turnos para adicionar cubos à rede. Todos os cubos têm de conectar ortogonalmente, não há ligações diagonais.Dois ou mais cubos que se toquem, criam uma linha. Uma linha é toda de um símbolo ou toda de uma cor. Os cubos que são adicionados a uma linha têm de partilhar o mesmo atributo que os cubos que já estão posicionados nessa linha.


Pontuação 
Quando crias uma linha, ganhas um ponto por cada cubo nessa linha. Quando adicionas a uma linha já existente, pontuas um ponto por cada cubo nessa linha, incluindo os cubos que já estão nessa linha. Um cubo pode pontuar dois pontos, se fizer parte de duas linhas diferentes.Ganhas um adicional de seis pontos sempre que completes uma linha de seis cubos – a isto dá-se o nome de Qwirkle. Um Qwirkle vale doze pontos – um ponto por cada um dos seis cubos e seis pontos de bónus. Os seis cubos têm de ser seis cubos da mesma cor, cada um com um símbolo diferente, ou seis cubos do mesmo símbolo, cada um com uma cor diferente. Nunca são permitidas linhas com mais de seis cubos. O jogador que terminar o jogo, ganha um bónus de seis pontos.

 
Fim do Jogo 
Quando não há mais cubos para tirar do saco, o jogo prossegue normalmente, mas os jogadores não podem reabastecer as suas mãos. O primeiro a usar todos os seus cubos, termina o jogo e ganha um bónus de seis pontos. O jogador com a maior pontuação, ganha o jogo.  




A caixa do jogo está bem, ilustrada, conseguindo transmitir na perfeição o tipo de jogo que vamos encontrar no seu interior. Ao abrir a caixa encontramos um saco de pano muito bem ilustrado, dentro de um saco plástico selado, mostrando o bom gosto que este jogo teve ao nível da sua produção.

Os cubos vêm muito bem embalados num plástico selado, protegidos com vários moldes em cartão.

O material dos cubos é de qualidade e as suas ilustrações estão q.b., apesar de serem mais pequenas na sua dimensão que no jogo original.

Todos os cubos ficam acomodados dentro do saco de pano, não sendo, por isso, preciso manter dentro do interior da caixa, os vários moldes de cartão que protegiam dos cubos, quando estes vinham embalados.

Comparativamente ao Qwirkle original, nos “Cubes” temos 90 cubos contra 108 peças do jogo original. Contudo, continuamos a tirar 6 cubos como no jogo original. A grande diferença reside no facto de os cubos serem lançados após serem retirados do saco, o mesmo acontecendo se assim o quisermos aquando do nosso turno, para tentar jogar o maior número de cubos ou para conseguir a melhor jogada possível. Ao contrário do jogo original, que quando não podíamos jogar peças tínhamos de trocar peças com o saco, não fazendo qualquer jogada, no “cubes” temos de lançar os dados até conseguirmos jogar um cubo. Outra grande diferença é que os cubos ficam à vista de todos.

O lançamento dos cubos não aumenta o fator sorte do jogo relativamente ao jogo original, porque enquanto no jogo original tirávamos peças aleatoriamente do saco, no “cubes” fazemos o lançamento dos cubos.

O “Cubes” acaba por ter mais estratégia do que o jogo original. Ao vermos os cubos dos nossos adversários, podemos acautelar as nossas jogadas para não dar pontos de bandeja aos nossos oponentes. Apesar destes poderem depois relançar os dados, estes não poderão mudar de cor, apenas de símbolo. Por isso este pormenor deve ser levado em conta quando estamos a analisar os nossos cubos com vista à nossa jogada aquando do nosso turno. Esta novidade introduzida no jogo, tornou-o mais interessante e desafiante.

Quem gosta do Qwirkle original vai com toda a certeza gostar deste Qwirkle Cubes, porque está interessante, lembrando um pouco o jogo do póquer de dados.

O Qwirkle original, tem sido dos jogos mais preferidos pelos nossos amigos quando marcamos jogatinas, tenho a certeza que este “Cubes” vai passar a ser um dos eleitos.
 

Tema/Objectivo









8
Mecânica/Regras









8
Componentes/Artwork









5
Jogabilidade/Interacção









8
Estratégia/Dificuldade









7
Duração/Diversão









8
Originalidade/Criatividade









7
Preparação/Começar a jogar









9
Caixa do jogo/Apresentação









7
Preço/Vale o Dinheiro









8
Apreciação Global7,5



dreamwithboardgames
Susan McKinley RossMindWave
Comprar o JogoBoardGameGeek


Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva
Carla Bispo
http://www.philibertnet.com/en/

Sem comentários: