Monastery - Ragnar Brothers

Um jogo de Gary Dicken, Phil Kendall e Steve Kendall ara 2 a 4 jogadores , a partir dos 14 anos com a duração de 30 a 90 minutos.

O Monastery é um jogo para 2 a 4 jogadores, em que cada jogador ajuda a construir um mosteiro medieval.
Os jogadores posicionam peças e movem monges para construir essas peças, com o objectivo de marcar pontos. Mais pontos são ganhos rezando e trabalhando no mosteiro. Os jogadores usam esses pontos para coleccionar letras para completar uma frase – parte das orações do Senhor – como testemunho do valor do seu trabalho.

Componentes
As peças
O mosteiro é construído usando um conjunto de 53 peças.
As peças têm dois lados: Construída ou Em Construção

Para além disso, a peça pode estar completamente ocupada ou não.
Uma peça construída para estar completamente ocupada terá de ter um número de monges igual ao valor inscrito no círculo da peça.
Uma peça Em Construção para estar completamente ocupada terá de ter um monge em cada caixa numerada desenhada na peça.
Por exemplo: A Capela (Chapel) tem um círculo com o valor 3, pelo que está completamente ocupada se três monges estiverem presentes.

A Abadia
A abadia é a peça mais larga que funciona, em grande parte, do mesmo modo que qualquer outra peça. Três peças podem ser posicionadas, em cada um dos seus lados mais compridos, e duas peças podem ser posicionadas ao longo de cada um dos seus lados mais curtos.

A Grelha das Letras
Esta grelha mostra as letras da Oração do Senhor. As letras estão divididas em quatro cores de frases codificadas: Oração do Pai Nosso: “Mas livrai-nos do mal. Amen.”

Outros componentes do jogo:
• Quatro conjuntos de cinco monges
• Quadro biombos coloridos, cada um incorporando uma faixa mostrando a frase apropriada. As letras são posicionadas nestas faixas durante a Pontuação.
• O disco das horas monásticas que é usado para registar o momento do dia.
• Vinte fichas de bênção.
• Um saco para guardar as peças durante o jogo.

Preparação do Jogo
1. Posiciona a Abadia no meio da mesa.
2. Cada jogador tira um monge para determinar qual a cor que irá jogar, e a seguir os jogadores sentam-se seguindo a ordem dos ponteiros do relógio: vermelho – azul – verde – amarelo.
3. Cada jogador:
• Recebe o biombo da sua cor.
• Recebe o seu conjunto de monges.
• Posiciona um monge na Abadia
• Posiciona um monge em cada um dos quatro símbolos de cruzes na grelha das letras.
• Recebe a peça de Passagem Secreta apropriada e posiciona-o por detrás do seu biombo.
Quando se joga com menos do que quatro jogadores, alguma peça de Passagem Secreta não usada é removida do jogo.
4. Arruma as letras nos seus espaços da grelha das letras.
Todas as letras são posicionadas mostrando o seu lado com a letra cujo tamanho é o maior.
Não posiciones letras em nenhuma frase que não esteja a ser usada no jogo. Por exemplo, se o azul e verde são os únicos jogadores, nenhuma letra é posicionada nas frases, vermelha e amarela. Essas letras são deixadas fora do jogo.
5. Na primeira ronda do jogo (Matins), o jogador cuja frase é que está mais perto do topo da grelha é eleito o próximo Abade. Ele recebe o Disco.


A Sequência do Jogo
O disco é usado para indicar que ronda do jogo está a decorrer. Ele é posicionado em frente ao Abade responsável por movimentar o marcador da hora em um espaço, no sentido do ponteiro do relógio, no final de cada ronda.
O Abade é o jogador inicial em cada ronda, com o jogo a prosseguir com o jogador à sua esquerda e assim em diante.

Rondas de Estudo e Labora
As rondas de Estudo e Labora são constituídas, cada uma delas, por Posicionamento e Movimentação, e Pontuação.

Posicionamento e Movimentação
O jogador inicial pode posicionar uma nova peça (daquelas que estão por detrás do seu biombo) e move os seus monges. Em turnos, cada um dos outros jogadores fazem o mesmo, até que todos os jogadores tenham terminado o seu Posicionamento e Movimentação.

Pontuação
O jogador inicial usa os seus monges para marcar pontos, de seguida coleccionar letras e monges e receber bênçãos. Em turnos, cada um dos outros jogadores fazem o mesmo, até que todos os jogadores tenham terminado a sua Pontuação.
• Durante a Pontuação, um monge pode fazer uso dos efeitos do ícone.
• Durante a Pontuação, todas as peças em construção que estejam completamente ocupadas são viradas sobre o seu lado de construídas.

Rondas do Ofício
Durante as rondas do ofício, os monges oradores regressam à Abadia e ficam de pé, o novo abade é eleito e os jogadores tiram peças novas.

Ronda da Noite
Durante a ronda da noite, todos os monges regressam à Abadia.

Posicionamento das Peças
Durante o Posicionamento e Movimentação, um jogador pode posicionar uma nova peça. Ele pega na peça por detrás do seu biombo e adiciona-a ao Mosteiro. A nova peça pode ser posicionada em qualquer momento do Posicionamento e Movimentação do jogador, isto é, antes, durante ou depois do movimento. Ela pode ser posicionada em qualquer direcção (por outras palavras, a rotulagem pode ser posicionada em qualquer direcção).

1. A nova peça tem de ser posicionada com o lado em construção virado para cima (mostrando as caixas numeradas).
2. A nova peça deve ser posicionada, de maneira a que, pelo menos, uma das extremidades seja adjacente a uma peça construída, ou seja adjacente a uma peça em construção que esteja completamente ocupada.
• “Adjacente” é definido como tocando extremidade com extremidade. As peças que se tocam canto com canto (na diagonal) são por isso não adjacentes.
3. A nova peça tem de conectar, pelo menos, uma outra peça por um caminho ou porta de ligação.

Restrições
1. A peça nunca pode ser posicionada no caso criar um “beco sem saída” (onde um caminho está conectado a uma extremidade “vazia” de uma peça).
2. As peças de Campo de Cultivo e do Jardim têm portas de ligação. Uma porta de ligação é um tipo de caminho “opcional”. Este pode ser posicionado para que conecte a uma caminho ou a uma porta de ligação, ou para que conecte uma extremidade “vazia” de uma peça.
3. Uma peça cinzenta de estudo e uma peça de labora castanha (designadas pela cor do número da caixa ou círculo) nunca podem ser posicionadas adjacentes entre elas. Estas peças podem ser posicionadas canto com canto.
• A Abadia funciona como uma peça cinzenta. Nenhuma peça de labora castanha pode ser posicionada adjacente à Abadia.
• Peças de caminhos e peças de Paisagem que não são nem castanhas, nem cinzentas, podem ser posicionadas adjacentes às peças cinzentas e castanhas. Inversamente, as peças castanhas e cinzentas podem ser posicionadas a peças de caminhos e de finalidade.
4. Existe um limite à quantidade de Peças de Caminhos, Campos de Cultivo e Jardim que podem ser posicionadas num grupo.
Para peças de Caminhos o limite é de Quatro peças.
Para peças de Campo de Cultivo o limite é de Quatro peças.
Para peças de Jardim o limite é de Duas peças.
• Estes limites incluem as peças em construção e construídas.
As peças de Campo de Cultivo, Caminho e Jardim que sejam posicionadas para formar parte de um grupo geram pontos extras durante a pontuação.
5. Os jogadores nunca podem examinar o lado virado para baixo de qualquer peça posicionada no Mosteiro.

Trocar
Em vez de posicionar uma peça, um jogador pode trocar uma peça. Para fazer isso, o jogador tira uma peça do saco e troca-a por uma peça por detrás do seu biombo. Alternativamente, pode simplesmente pôr a peça acabada de tirar do saco de regresso a ele.
A troca resultará na existência de uma peça extra para um jogador.
• Existe uma penalidade por cada peça não posicionada no final do jogo.

Movimentação do Monge
Em qualquer momento um jogador terá vários monges no Mosteiro. Cada monge pode estar em pé ou a rezar (inclinada para a frente).
Um jogador tem uma permissão de movimento igual a duas vezes o número de monges em pé no mosteiro, que lhe pertencem.
Por exemplo: Se um jogador tiver quatro monges em pé, então tem uma permissão de movimento de 8 pontos de movimento.

Os monges que estão a rezar não contam para esta permissão de movimento.
Por exemplo: Um jogador tem três monges em pé e dois monges a rezarem. O seu total de permissão de movimento é de 6 pontos de movimento.
Um jogador pode partilhar a sua permissão de movimento entre os seus monges em pé, da forma que mais lhe convier.

Por exemplo: O jogador vermelho tem 8 pontos de movimento disponíveis. Ele pode mover um dos seus monges 5 pontos de movimento e outro 3 pontos de movimento. Os outros dois monges não seriam movidos.

• Os monges a orar nunca podem ser movidos.

Os monges movem-se de uma peça para outra. Eles têm de mover ao longo de um caminho conectado, ou através de uma porta de ligação que conecte a um caminho ou a uma porta de ligação. Para se mover de uma peça para outra, custa 1 ponto de movimento.

• A Abadia conta como uma peça para o propósito do movimento.

Ocupação da Peça
Um monge não pode terminar o seu movimento numa peça que já esteja completamente ocupada.
• A Abadia pode acomodar qualquer número de monges.
Durante o movimento, um monge pode-se mover para dentro e depois para fora:
• De qualquer peça construída
• De qualquer peça em construção que esteja completamente ocupada.

Se um monge se mover para dentro de uma peça em construção que não esteja completamente ocupada, então esse monge tem de ser posicionado numa das caixas numeradas vazias; o monge não se pode mover mais nesse Posicionamento e Movimentação.

Um monge que comece o Posicionamento e Movimentação numa peça em construção só pode sair, se essa peça não estiver completamente ocupada. Um monge nunca pode deixar uma peça em construção completamente ocupada.
• Um monge que comece o Posicionamento e Movimentação numa peça em construção pode mover-se para uma caixa vazia dessa peça (por um custo de 0 pontos de movimento).

Encorajamento
No final do seu posicionamento e Movimentação, um jogador pode posicionar um qualquer número de bênçãos numa ou mais peças em construção. O próximo jogador a mover um monge para dentro dessa peça recebe essas bênçãos.

Pontuação

Durante a Pontuação, um jogador primeiro marca os pontos, a seguir usa-os para coleccionar letras e monges da grelha das letras.
Um jogador usa os seus monges para marcar pontos numa de três maneiras: através da construção, através da oração ou através do trabalho.
Cada monge pode ser usado para marcar pontos de uma só maneira por Pontuação.

Construção
Se uma peça em construção estiver completamente ocupada, então um jogador marca pontos iguais ao número inscrito na caixa ocupada por cada um dos seus monges.

Por exemplo: A cozinha (Kitchen) está completamente ocupada. O jogador vermelho tem monges na caixa 3 e caixa 1, e marca 4 pontos. A caixa 2 está ocultada por um monge pertencente ao jogador verde, o qual marcará 2 pontos na sua própria Pontuação.

Uma peça em construção completamente ocupada é virada para o seu lado de construída durante a Pontuação. Contudo, a peça só é virada quando todos os monges dessa peça tenham marcado pontos.
Por exemplo: O jogador vermelho tinha 2 monges No Ateliê (Workshop), essa peça está agora completamente ocupada. O jogador vermelho marca um total de 3 pontos e vira a peça para o lado de construída.

No exemplo anterior da Cozinha (kitchen), o jogador vermelho teria marcado pontos pelos seus monges durante a sua Pontuação; contudo, a peça não seria virada até que o jogador verde tivesse marcado pontos pelos seus monges.

• Um monge que tenha ajudado na construção de uma peça não pode fazer nada durante essa Pontuação, quer este esteja a orar, trabalhar ou a usar os efeitos do ícone de uma peça.
Campos de Cultivo, Caminhos e Jardins
Quando um monge constrói uma peça de Campo de Cultivo, Caminho ou Jardim, o jogador marca um ponto por uma peça de Campo de Cultivo ou peça de Caminho, e dois pontos por uma peça de Jardim.
Para além disso, se essa peça fizer parte de um grupo, então os pontos são marcados para todas as outras peças do mesmo grupo.

Orar
Um jogador pode colocar um monge a orar durante cada Pontuação. Esse monge tem de ser o único ocupante dessa peça e é imediatamente inclinado para a frente; o jogador a seguir marca pontos iguais ao valor do círculo dessa peça.
• Um monge não pode orar numa peça em construção, nem numa peça que tenha acabado de ser construída.
• Um monge a orar não pode ser posto de pé até à próxima ronda de ofício. Até lá, o monge não se pode mover, nem marcar mais pontos por orar ou trabalhar, nem usar efeitos de ícone da peça.
• Um monge pode usar o efeito do ícone de uma peça antes de ser colocado a orar.
• Outros monges podem mover-se para dentro da peça onde um monge está a orar, mas não podem trabalhar aí, nem usar o efeito do ícone.

Trabalhar
Se não está a construir ou a orar, um monge pode marcar 1 ponto por trabalhar, simplesmente estando a ocupar uma peça apropriada.

Durante uma ronda de estudo, qualquer peça cinzenta de estudo construída, ocupada por um monge em pé, irá marcar 1 ponto.
• A ocupação da abadia irá marcar 1 ponto.

Durante uma ronda de labora, qualquer peça castanha de labora construída ocupada por um monge em pé, irá marcar 1 ponto.
Os pontos de trabalho são marcados por peça. Se um jogador tiver mais do que um monge numa peça em particular, esse jogador irá continuar a marcar apenas 1 ponto.
• Um monge nunca pode trabalhar numa peça onde existe um monge a orar.
• Um monge pode usar o efeito do ícone de uma peça, assim como trabalhar nessa peça.


Coleccionar letras e monges e receber bênçãos.
Depois de somar os seus pontos, um jogador pode usá-los para coleccionar letras e monges e para receber bênçãos.
O custo das letras e monges está indicado na extremidade superior da grelha das letras. Um jogador pode usar os seus pontos para coleccionar qualquer combinação de letras e monges.
Por exemplo: O jogador vermelho tem 7 pontos para gastar. Escolhe um monge de 3 pontos e duas letras a 2 pontos.

As letras e monges podem ser coleccionados de qualquer lugar da grelha, não apenas da frase do próprio jogador.
• Um jogador pode escolher recolher um monge pertencente a outro jogador e posiciona-o na Abadia (um estratagema táctico por vezes útil).
Se um jogador tiver pontos por gastar, irá receber um número de bênçãos.

Número de pontos por gastar/Número de bênçãos recebidas
1 a 4 pontos/Uma bênção
5 a 9 pontos/Duas bênçãos
10 a 14 pontos/Três bênçãos
15 pontos ou mais/Quatro bênçãos

As bênçãos são guardadas por detrás dos biombos. Elas valem 1 ponto, cada uma, e podem ser gastas numa Pontuação subsequente, quando recolhemos letras e monges da grelha.

As bênçãos que não se gastam são usadas para determinar o vencedor no final do jogo.
• Se um jogador precisar de receber uma bênção e se não houver nenhuma bênção disponível, então todos os jogadores devolvem imediatamente uma bênção á reserva, o jogador recebe então as suas bênçãos. Um jogador não devolve uma bênção se não tiver uma.

Posicionar monges e letras
Os novos monges recolhidos por um jogador são imediatamente posicionados na Abadia.
As novas letras recolhidas por um jogador são posicionadas num espaço vazio de qualquer faixa de letras.

Se um jogador posicionar uma letra na sua própria faixa de letras, esta é posicionada com o lado da letra de maior tamanho para cima.
Se o jogador posicionar uma letra na faixa de outro jogador (para negar-lhe pontos no final do jogo), é posicionada com o seu lado com a letra mais pequena virada para cima.
Por cada letra que um jogador posicionar na faixa de letras de outro jogador, recebe imediatamente uma bênção.

Frase completa
Quando a frase de um jogador estiver completa (quando existir uma letra a cobrir todos os espaços), o seu custo por recolher letras e monges é reduzido, agora esse jogador utiliza os custos ao longo da extremidade do fundo da grelha de letras.
• Isto ganha efeitos imediatos – mesmo em parte através da Pontuação.

Rondas do Ofício
Durante uma ronda do ofício, três acções são levadas a cabo:
1. Todos os monges que estão actualmente a orar são postos de pé e regressam à Abadia.
2. O próximo Abade é eleito. O jogador que tiver mais monges na Abadia passa a ser o próximo Abade.
Se vários jogadores estiverem empatados para o maior número de monges na Abadia, então o Abade mais velho escolhe um desses jogadores para ser o próximo Abade: ele nunca se pode escolher a si próprio.
3. Cada jogador tira um número de peças do saco conforme indicado no Disco (três peças em Matins, duas peças em Sext e uma peça em Vespers).

A Ronda da Noite
Durante a ronda da noite, todos os monges – não importa onde eles estejam localizados ou o que estejam a fazer – têm de regressar à Abadia.
• Nada mais acontece na ronda da noite.

Determinar o Vencedor
O jogo termina quando uma das seguintes condições se aplicar:
• A última letra é recolhida da grelha e a última frase é completada.
• É a ronda da noite do segundo dia.

A ronda actual é sempre completada por todos os jogadores.
• Pode muito bem acontecer que na ronda final um jogador não será capaz de recolher uma letra.

Agora, os jogadores contam os seus pontos de testamento.
Por cada letra de tamanha grande na frase do próprio jogador
- Vale 3 pontos de testamento.

Por cada peça não posicionada por detrás do biombo de um jogador
- Deduz o valor inscrito no círculo dessa peça.

Por cada bênção não gasta
- Vale 1 ponto de testamento.
• As peças de paisagem não têm nenhum círculo e são tratadas como tendo um valor de 0.

O jogador com mais pontos de testamento ganha o jogo. Se dois jogadores estiverem empatados para o maior número de pontos, então o jogador cuja frase é mais distante do topo da grelha das letras é declarado o vencedor.

As Peças de Paisagem
Existem três peças de paisagem: Volmeia (Beehive), Lago de Carpas (Carp Pond) e o Pombal (Dovecote). Elas funcionam de uma forma diferente das outras peças.
As peças de paisagem são sempre posicionadas pelo seu lado de construídas.
As peças de paisagem não têm caminhos, pelo que têm de ser posicionadas adjacentes a extremidades “vazias” ou portas de ligação. Um monge nunca se pode mover para dentro de uma peça de paisagem.

Um jogador nunca marca pontos por uma peça de paisagem. Em vez disso, o jogador recebe uma bênção por cada peça adjacente à peça de paisagem.
Estas bênçãos são recebidas No momento que a peça é posicionada (durante o Posicionamento e Movimentação, em vez de durante a Pontuação).
Por exemplo: uma peça de paisagem é posicionada de maneira a que está adjacente a duas outras peças. O jogador recebe imediatamente duas bênçãos.
• As peças adjacentes podem estar construídas ou em construção, e podem incluir outras peças de paisagem.

As Peças de Duplo Propósito
Existem três peças de duplo propósito: Vestiário (Garderobes), Enfermaria (Infirmary) e o Refeitório (Refectory). Estas funcionam como as peças cinzentas de estudo e peças castanhas de labora.
As peças de duplo propósito podem ser posicionadas adjacentes a peças de estudo cinzentas e peças castanhas de labora. Igualmente, as peças cinzentas de estudo e peças castanhas de labora podem ser posicionadas adjacentes a qualquer peça de duplo propósito.

Um monge marca um ponto por trabalhar numa peça de duplo propósito durante qualquer fase de trabalho, se for uma ronda de estudo ou ronda de labora.

As Peças de Passagem Secreta
Os caminhos secretos permitem movimentos mais rápidos. Um jogador pode mover um monge a partir de qualquer lugar no Mosteiro para a sua peça de Passagem secreta por um custo 1 ponto de movimento. Qualquer número de monges pode ser movido desta maneira durante o Posicionamento e Movimentação.
• Uma Passagem Secreta não pode ser usada se um monge estiver a orar nessa peça.

A Peça da Cela
Imediatamente a seguir ao Abade ser eleito, ele pode encarcerar um monge na Cela. O pobre monge pode pertencer a qualquer jogador e tem de estar localizado actualmente na Abadia. O monge é imediatamente posicionado na Cela e colocado a orar (mas sem marcar quaisquer pontos).
O monge tem de permanecer na Cela até á próxima ronda de ofício, altura em que, da mesma maneira que todos os outros monges a orar, estes indivíduos penitentes irão regressar a Abadia.
Se a Cela já estiver completamente ocupada, então nenhum monge pode ser encarcerado.
• A Cela funciona como as peças standard em todas as outras maneiras.

Peças de Ícone
Cada peça de ícone tem um efeito que pode ser usado quando um monge ocupa essa peça. Qualquer número desses efeitos podem ser usados, mas cada efeito pode ser usado só uma vez no turno de um jogador. Os efeitos da peça de ícone são usados durante a Pontuação, com a única excepção a ser a Cervejaria (Brewhouse).
• Se vários jogadores tiverem um monge numa peça de ícone, eles podem todos fazer uso do efeito do ícone.

Os monges podem usar o efeito do ícone e marcar pontos por orar e trabalhar nessa peça. Um monge não pode usar o efeito do ícone numa peça que tenha sido construída durante o seu turno, nem se já existir um monge a orar na peça.

A Capela (Chapel) – se um jogador posicionar um monge a orar aqui, a seguir o jogador marca o dobro dos pontos (para um total de 6 pontos). Até 3 monges podem orar aqui, se bem que nenhum jogador pode colocar mais do que um dos seus próprios monges a orar nesta peça. A regra que um monge só pode ser colocado a orar se é o único ocupante dessa peça não se aplica aqui.
• Um monge não pode trabalhar na Capela se aí existir um monge a orar.
• Cada jogador continua só a poder colocar um monge a orar durante a Pontuação.

A Capelania (Almonry) – O jogador recebe uma bênção.

A Quinta (Farm) – se um dos seus monges trabalhar aqui durante uma ronda de labora, o jogador marca 2 pontos extra (para um total de 3 pontos).

O Escritório (Scriptum) – Se um dos monges trabalhar aqui durante uma ronda de estudo, o jogador marca 1 ponto extra (para um total de 2 pontos).

A biblioteca (Library) - O jogador pode mudar a posição de duas letras na grelha das letras. Depois de serem mudadas, as letras são viradas para o lado com o tamanho mais pequeno. Quando uma letra tenha sido virada não pode mais ser mudada outra vez, nem pode ser virada de volta ao seu lado com o tamanho maior enquanto na grelha. Contudo, essa letra pode ser posicionada com o seu lado com a letra maior para cima, quando um jogador a posicionar na sua faixa de letras.

O Ateliê (workshop) – O jogador tira uma peça do saco. Depois, tem de posicionar uma peça de regresso ao saco (aquela que acabou de tirar ou uma por detrás do biombo).

A Cavalariça (Stables) - O jogador pode posicionar uma nova peça, justamente como faria durante o Posicionamento e Movimentação.

A Casa do Abade (Abbot’s House) – O jogador pode insistir que o próximo Abade seja eleito neste instante. O próximo Abade é eleito da maneira normal; contudo, todos os monges na Casa do Abade são tomados em conta, assim como qualquer monge na Abadia.

A Cervejaria (Brewhouse) - não é usada durante a Pontuação, ela é usada em vez disso nos momentos especificados a seguir.
Durante uma ronda de ofício, um jogador pode pôr de pé qualquer número dos seus monges a orar nas suas actuais localizações, em vez de fazer regressá-los à Abadia.
Durante a ronda da noite, um jogador pode decidir em deixar qualquer número dos seus monges nas suas actuais localizações, em vez de fazer regressar à Abadia. Todos os monges a orar podem ser postos de pé, sem levar em conta a localização.

Variantes
Jogo de quatro jogadores em equipas de 2
O jogo básico foi desenhado para jogadores a jogar individualmente. Contudo, porque não tentar o jogo a pares.

Com a excepção do especificado a seguir, todas as restantes regras permanecem em vigor.
1. Os jogadores vermelho e verde jogam como uma equipa, e os jogadores azul e amarelo como outra equipa.
2. Um jogador pode fazer uso da peça de Passagem secreta do seu parceiro, assim como da sua própria passagem secreta.
3. Se um jogador posicionar uma letra na faixa de letras do seu parceiro, ela é posicionada com o lado do tamanho maior virado para cima. O jogador não recebe uma bênção por isso.
4. No final do jogo, cada jogador conta os seus próprios pontos de testamento (como num jogo individual), e a seguir adiciona esse total ao do seu parceiro. A equipa com mais pontos de testamento é a vencedora.

O Jogo Simples
O Monastery não é um jogo complexo. Contudo, para jogadores menos experientes, sugerimos que no seu primeiro jogo, os jogadores omitam o uso de quaisquer efeitos de peças de ícone.

O Voto de Silêncio
Como uma opção, os jogadores pode acordar que só irão discutir a posição do jogo durante as rondas de ofício. Assim que o abade mova o Disco para a próxima ronda, todas as comunicações têm de cessar.

Quando pegamos na caixa do jogo e olhamos para ela, vem-nos à memória o “The Name of the Rose”. Contudo, quando abrimos a caixa e pegamos no livro de regras e começamos a lê-lo, concluímos que a afinal não vamos ter que investigar nada, como acontece no “The Name of the Rose” ou no “Mystery of Abbey”. A caixa está bem ilustrada e apesar de não ter divisórias no seu interior, consegue acomodar todos os componentes do jogo.
A primeira sensação que ficamos quando iniciamos o jogo é que existem algumas semelhanças com a série “Carcassonne”. No entanto, acabamos por verificar com o decorrer do jogo que existem mais diferenças do que propriamente semelhanças.
O jogo tem muitas variáveis que condicionam a nossa estratégia, pelo que será recomendável que quando jogamos pela primeira vez, o façamos acompanhando a leitura do livro das regras, deixando evoluir o jogo sem grandes preocupações tácticas ou estratégicas, para que possamos ter noção de como essas variáveis se vão repercutir na nossa pontuação e no nosso jogo.
As bênçãos são uma forma de atrair monges para uma peça que desejas ver construída. Pelo que o posicionamento de peças de paisagem pode ser uma boa maneira de as obter, assim como através dos pontos não utilizados numa pontuação. Mas atenção, as bênçãos valem pontos no final do jogo para a determinação do vencedor.
Deves fazer uma boa gestão da utilização das letras necessárias à construção das frases, tanto a teu favor como para prejudicar os teus adversários. Por cada letra adquirida e posicionada na faixa de letras dos teus oponentes, faz com que estes deixem de conquistar 3 pontos na pontuação final.
Ajudar na construção de peças dos teus adversários, pode ser uma boa estratégia para obteres pontos e voltar a ter o teu monge disponível para a próxima ronda.
Por um monge a rezar pode ser muito lucrativo, desde que a fase do ofício não esteja demasiado distante, porque o monge só pode voltar a estar disponível depois dessa fase. Esta funcionalidade do monge está original, como muito engraçada, demonstrando a versatilidade com que foram feitos os peões que simbolizam os monges.
O jogador que tiver a sorte de jogar com a cor vermelha, vai ter alguma vantagem sobre os restantes jogadores, no que diz respeito ao custo a pagar pela aquisição dos monges. O custo de um monge vermelho é de 1, enquanto um azul custa 10. Esta diferença condiciona muito o modo de jogar e a evolução de cada jogador. Isto porque, os monges são o factor determinante para que possas construir peças, obter pontos de vitória e pontos de movimento. Este desequilíbrio pode condicionar o desfecho do jogo, quando se joga com jogadores experientes, que sabem aproveitar muito bem essa vantagem.
Graficamente o jogo enquadra-se perfeitamente no tema proposto, o qual está interessante. Os componentes são de qualidade. No entanto, o jogo tinha potencial para ser mais original e criativo. É certo que a posição de rezar e a construção da frase está criativa e muito engraçada, mas as novidades ficam por aqui em relação a outros jogos dentro do mesmo género.
Era um jogo que estava dentro da minha lista de preferências, desde o momento do seu lançamento. Não fiquei desiludido, mas estava à espera de algo mais, quando estamos perante um jogo que está bem estruturado e interessante.
Quem gostar de jogos dentro do estilo do “Carcassonne” ou que é apaixonado pelo tema “The Name of the Rose”, vai gostar de ter na sua colecção um exemplar deste jogo.


Tema/Objectivo









8
Mecânica/Regras









8
Componentes/Artwork









7
Jogabilidade/Interacção









8
Estratégia/Dificuldade









7
Duração/Diversão









8
Originalidade/Criatividade









7
Preparação/Começar a jogar









7
Caixa do jogo/Apresentação









7
Preço/Vale o Dinheiro









7
Apreciação Global7,4



dreamwithboardgames
BoardgameGeekRagnar Brothers



Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

Sem comentários: