Toboggans of Doom - Bucephalus Games


Um jogo de Joseph Huber e Stephen McLaughlin, para 2 jogadores, a partir dos 8 anos, com a duração de 20 a 40 minutos.

Objectivo
Corre com o teu tobogã a grande velocidade pela perigosa montanha abaixo, ornamentada com obstáculos desastrosos.

Componentes
• 2 Conjuntos de dados: 4, 6, 8, 10, 12 e 20 lados (denominados de D4, D6, D8, D10, D12 e D20).
• 30 Peças de Obstáculos
• 43 Peças de Upgrade
• Fichas de Pontuação com os valores de 1 e 5

Preparação do Jogo
1. Cada jogador recebe um conjunto de dados. Se tiveres mais dados, podes jogar até 4 jogadores.
2. Baralha as Peças de Obstáculos, e de seguida deita-as com a face virada para baixo em 3 colunas com 10 peças, cada uma. Deixa um espaço entre após a 3ª e 6ª peça, de cada coluna.


3. Revela a primeira Peça de Obstáculo de cada coluna. Estas peças são o topo da montanha.
4. Baralha as 43 Peças Upgrade e posiciona-as, com a face virada para baixo, perto da área de jogo.
5. Escolhe um jogador para ser o jogador inicial. Está pronto para a corrida.


Modo de Jogar
O Toboggans of Doom é jogado em três rondas. Durante cada ronda, os jogadores irão, cada um deles, jogar a Fase de Upgrade, onde seleccionam os dispositivos que irão combinar com as suas máquinas letais de corrida. De seguida, os jogadores realizam turnos para tentar descer a montanha na Fase de Corrida.

Fase de Upgrade
• Começa por deitar 12 Peças de Upgrade, com a face virada para cima, para que todos os jogadores possam ver essas peças. Se for a segunda ou a terceira ronda, adiciona estas peças a quaisquer outras peças que não tenham sido adquiridas na ronda anterior.
• Cada jogador lança todos os seus dados.
• Começando com o jogador inicial, cada jogador pode comprar qualquer peça de Upgrade com a face virada para cima. Isto é feito alternadamente entre os jogadores.

Para comprar uma Peça Upgrade, um jogador tem de ser capaz de cumprir com uma das seguintes condições:
• Correspondência Exacta
Se uma Peça de Upgrade tiver um custo indicado com um número (lado esquerdo da peça), podes comprar essa peça, despendendo qualquer número dos teus dados cuja sua soma de valores coincida exactamente com o custo da peça.
Exemplo: se o custo for $12, e o teu dado de 6 lados tiver um valor de 5 e o teu dado de 10 lados tiver 7, podes descartar ambos os dados e comprar a Peça de Upgrade (5+7=12).

• Dado Coincidente
Se uma Peça de Upgrade tiver um custo de um dado (D4, D12, etc), podes adquirir essa Peça Upgrade, despendendo o dado indicado na peça, independentemente do valor que esse dado possa mostrar.

• Todos - Fora
Podes comprar qualquer Peça de Upgrade, despendendo todos os teus dados disponíveis. Tens de ter, pelo menos, um dado disponível para comprar desta maneira. Quando fizeres isto, claro que, não podes comprar mais nenhuma Peça Upgrade nesta ronda.

Os dados que se gastam são postos de lado e não são mais usados nesta Fase de Upgrade. Quaisquer Peças Upgrade que não sejam adquiridas são colocadas de lado e vão estar disponíveis para serem adquiridas na próxima ronda.

Fase de Corrida
Em cada ronda, o jogador com menos pontos é quem inicia a ronda (determina aleatoriamente o jogador inicial na primeira ronda). Cada jogador completa a sua tentativa de correr pela montanha abaixo, antes de o próximo jogador ter o seu turno.
• Começa por escolher uma pista no topo da montanha. O outro jogador irá lançar os dados pelos Obstáculos.
• Terás de libertar cada obstáculo, antes de te moveres para obstáculo que se segue. Se chegares a um obstáculo, com a face virada para baixo, vira-o para que a sua face fique virada para cima.
• Tens de ter uma Peça Upgrade que coincida com o Obstáculo para tentares libertar o Obstáculo do teu caminho. Se tiveres mais do que uma Peça Upgrade que pode ser usada, escolhe a Peça Upgrade que irás usar para tentar passar pelo Obstáculo.
• Por cada Obstáculo, lança os dados para a tua Peça Upgrade. O teu oponente lança os dados pelo Obstáculo.
Se falhares em libertar o Obstáculo do teu caminho, o teu turno termina. Melhor sorte da próxima vez.
Se não tiveres uma Peça Upgrade que possa gerar um valor “Por Excesso”, o teu turno termina e regressas ao topo da montanha.


Libertar Obstáculos do teu Caminho
“Por Excesso” (Amarelo)
• A soma dos teus dados tem de ser igual ou superior do que a soma dos dados lançados para o Obstáculo.
Exemplo: Se o Obstáculo gerar uma soma de 16, tens de usar uma Peça de Upgrade que possa gerar um valor no mínimo de 16 para passares por cima do Obstáculo.
“Em volta de” (Azul)
• A soma dos teus dados tem de ser menos do que ou igual à soma dos dados lançados pelo Obstáculo.
Exemplo: Se o Obstáculo gerar uma soma de 3, tens de usar um Upgrade que gere um valor de 3 ou menos para transpores o Obstáculo.
“Através” (Vermelho)
• A soma dos teus dados tem de estar entre os dois valores do Obstáculo
Exemplo: Se o Obstáculo gerar os números 4 e 7, tens de usar uma Peça Upgrade que gere os valores 4, 5, ou 7 para transpores o Obstáculo.

Utilizar as Peças Upgrade
As Peças Upgrade que tenham um símbolo de bateria laranja, só podem ser usadas uma vez em cada turno. Quando usas uma destas peças, vira-a com a face para baixo, e volta a pô-la para cima no final do teu turno, para que possas usá-la no teu próximo turno.
As Peças Upgrade que tenham o símbolo da dinamite amarelo podem ser usadas só uma vez. Descarta estas peças depois de usá-las.

Mudar de Pista
Quando chegas a um espaço aberto da pista na tua descida da montanha (depois do 3º obstáculo e 6º obstáculo), podes mudar de pista se o desejares. Enquanto estás entre os espaços em branco, tens sempre de enfrentar o próximo Obstáculo da pista onde te encontras.

Pontuação
Recebes 1 ponto, cada vez que viras uma peça com a face virada para baixo. Para além disso, recebes pontos extras por chegares a um espaço aberto na pista (depois do 3º obstáculo e 6º obstáculo).

Ronda 1: 1 ponto por chegares ao primeiro espaço aberto, 2 pontos por chegares ao segundo espaço aberto.
Ronda 2: 2 pontos por chegares ao primeiro espaço aberto, 4 pontos por chegares ao segundo espaço aberto.
Ronda 3: 3 pontos por chegares ao primeiro espaço aberto, 6 pontos por chegares ao segundo espaço aberto.

Vencedor
Para ganhar o jogo, tens de ser o primeiro a completar a tua corrida transpondo os 10 obstáculos numa única descida. Se ninguém completar a descida da montanha no final da terceira ronda, o jogador com mais pontos, ganha o jogo. Se existir um empate nos pontos, o jogador que fez a descida mais longa na terceira ronda, ganha a corrida.


A caixa do jogo é de pequena dimensão, o que facilita a sua arrumação em qualquer espaço lá de casa. Apesar da dimensão reduzida consegue acomodar perfeitamente todos os componentes do jogo. Embora, a caixa seja feita de um cartão duro de qualidade, é demasiado plastificada, o que não agrada ao toque. Esta situação acontece também com as peças de cartão do jogo.
Uma vez que estamos perante um jogo de peças de cartão de grande dimensão, não se nota a necessidade de existir divisórias no interior da caixa.

O livro de regras normalmente é concebido para explicar as regras de um jogo. Contudo por muito estranho que possa parecer, neste caso, o livro de regras e em especial os exemplos explicativos que contém, só confundem e alguns deles estão mesmo errados. Situação que não é de modo nenhum aceitável, mesmo que os autores do jogo defendam (explicações publicadas na net), tratasse de uma forma livre de interpretação do modo como jogar o jogo.

O tema do jogo está interessante, mas podia ter sido melhor desenvolvido pelos autores do jogo, pois tiveram alguma criatividade na sua concepção.
Apesar de ter perdido algum tempo a clarificar as regras do jogo, procurei que isso não afectasse a minha avaliação global do jogo.

Quando adquires peças upgrade, fá-lo de forma a ter uma variedade de peças para que possas enfrentar todos os obstáculos que vais encontrar ao longo da descida da montanha. Evita adquirir muitas peças com o símbolo da dinamite, uma vez que estas peças só são usadas uma única vez no jogo. O mesmo se aplica às peças upagrade com o símbolo da bateria laranja, uma vez que só as podes utilizar uma vez por turno. As peças sem qualquer destes símbolos podem ser usadas várias vezes para enfrentar os obstáculos durante um turno ao longo da tua descida da montanha.
Faz uma boa gestão dos teus dados quando está a adquirir peças upgrade, para que possas comprar o máximo de peças possíveis. Convém ter, pelo menos, uma peça de cada uma das setas (amarela, azul e vermelha) para que possas estar mais à vontade na tua descida.
Nunca te esqueças que podes terminar as tuas compras, adquirindo uma qualquer peça com todos os dados que te restarem (pelo menos um).
É importante que tenhas em mente que o objectivo do jogo é descer a montanha e não obter o maior número de pontos. Estes só validam a vitória numa situação em que ninguém conseguiu descer a montanha. Assim, podes sempre aproveitar a pista que o teu oponente foi revelando, quando ficou a meio do caminho da descida numa das 3 rondas do jogo. Ao teres conhecimento dos obstáculos já revelados, facilita a tua vida na descida da montanha, mesmo que não ganhes quaisquer pontos, durante o percurso de obstáculos já revelados.

O jogo está divertido, sempre com os dois jogadores em acção, um contra o outro. Contudo, existem extremos, um turno pode demorar segundos ou então pode demorar o tempo necessário para completar a descida da montanha, rumo à vitória, tudo depende se consegue ou não transpor todos os obstáculos que encontramos pelo caminho.

O grafismo das peças é o quanto baste, nada de extraordinário, mas as indicações que estão impressas na parte inferior das peças, as quais determinam como se procede a uma jogada, são de boa compreensão, muito melhor que o livro de regras. Por isso basta seguir essas indicações para conseguires jogar facilmente o jogo.
Na prática tens sempre que coincidir numa jogada uma peça de obstáculo com uma peça de upgrade com a mesma cor da seta. Contudo, podes utilizar outras peças upgrade sem qualquer seta para ajudar uma peça upgrade com uma seta. Essas peças upgrade sem setas podem-te ajudar em várias situações, como por exemplo, voltar a lançar os dados.
Atenção que, quando uma peça diz “and” significa um intervalo de valores e quando diz “or”, significa que tens de optar por um dos valores. Esses valores podem já estar impressos na peça ou então terás de lançar um dado específico para obter esse valor, aparecendo nesses casos a identificação “D”. Quando uma peça tem um “+” ou um “-“, significa que tens de somar ou subtrair.

O jogo tem alguma criatividade, mas o sucesso da nossa descida da montanha está muito dependente dos dados, já que estes determinam quais as peças upgrade que podemos adquirir e são eles que também, conjuntamente com as peças upgrade, determinam se conseguimos transpor os obstáculos que enfrentamos durante a descida da montanha.
Este jogo tinha potencial para ser mais atractivo.



Tema/Objectivo









7
Mecânica/Regras









5
Componentes/Artwork









6
Jogabilidade/Interacção









6
Estratégia/Dificuldade









6
Duração/Diversão









5
Originalidade/Criatividade









6
Preparação/Começar a jogar









6
Caixa do jogo/Apresentação









6
Preço/Vale o Dinheiro









6
Apreciação Global5,9



dreamwithboardgames
BoardgameGeekBucephalus Games


Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

Sem comentários: