Abandon Ship – Alderac Entertainment Group


Um jogo de Reiner Knizia para 3 a 7 jogadores, a partir dos 10 anos, com a duração de 30 minutos.

O barco está-se a afundar! Os ratos estão com água até ao pescoço. Eles têm de fugir depressa, mas o caminho até ao convés superior é longo e a água está a subir. O truque é ajudar apenas os teus três ratos. Cada jogador tem uma combinação diferente de ratos que quer ajudar a abandonar o barco.
Se moves os teus ratos demasiado depressa, os outros jogadores, retardá-los-ão. Se os moves muito lentamente, a água irá arrastá-los. Salva os teus ratos e colecciona o máximo de queijo possível, no teu caminho para o convés superior e ganharás o jogo.

Componentes
• Tabuleiro de Barco a afundar-se
• 5 Fichas de Queijo
• 7 Fichas de Bóias Salva-vidas (com 3 cores cada uma)
• 7 Ratos de Madeira
• 8 Dados
• 8 Fichas de Barco a afundar-se (água)

Preparação
Encaixa o tabuleiro do barco no tabuleiro de oceano para que o barco fique completamente visível. Baralha as fichas de queijo e posiciona-as aleatoriamente com a parte do número para cima nas salas do barco especificamente marcadas para isso. Posiciona os setes ratos no espaço 10. Baralha as fichas de barco a afundar-se e posiciona-as com o lado do número para baixo ao lado do tabuleiro. Baralha as Fichas de Bóias de Salva-vidas e dá uma a cada jogador, deixa o resto de lado, sem que ninguém as veja. Olha para tua ficha sem que os outros jogadores a vejam. Esta ficha indica os três ratos que tentarás salvar do barco a afundar-se. Todos os oito dados começam na reserva dos dados. Escolhe aleatoriamente quem será o jogador inicial.




Modo de Jogar
No início do teu turno, lança todos os dados da reserva de dados. Escolhe um dos dados e move um rato de acordo com a tabela que se segue:
(clica na imagem para ler)

No final do teu turno passa os dados que restam na reserva dos dados ao próximo jogador, no sentido dos ponteiros do relógio. Agora, esse jogador efectua o seu turno, removendo o dado que usar da reserva dos dados (a menos que mostre o ícone “x” e passa o resto ao jogador seguinte. O jogo prossegue desta forma até só um dado por usar permaneça na reserva dos dados.
Se receberes apenas um dado, aumenta a água como é descrito a seguir. Depois de a água aumentar. Efectua o teu turno normal, usando todos os dados ainda em jogo.

A Água Sobe
Quando só resta um dado, o barco afunda-se ainda mais nas ondas. Revela uma ficha de barco a afundar-se. Desce o barco pelo número de espaços indicado na ficha. Pára imediatamente se isto causar que um rato se afogue por baixo da linha de água. Se o espaço só tem um rato, o rato é arrastado. Devolve o rato e o dado da mesma cor à caixa do jogo. Eles não são mais utilizados no jogo.
Se o espaço que acabaste de cobrir tiver mais do que um rato, nada acontece de imediato. Os ratos têm a oportunidade de escapar. O jogo continua até que apenas um rato permanece nesse espaço. Esse rato é arrastado imediatamente, remove o rato e o seu dado colorido do jogo.
Se todas as fichas de água tenham sido reveladas, a água não irá subir mais.
Lembrete: sempre que um rato deixa o jogo (incluindo quando alcança o convés superior), o dado da mesma cor também é removido do jogo.

Queijo
Em cada um do convés de passageiros podes encontrar queijo. Se moveres um rato e o seu movimento terminar num espaço que ainda tem uma ficha de queijo, podes tirar esse queijo. Este ajuda-te na tua pontuação no final do jogo. A cor do rato que moves não tem importância, o queijo é teu!.

Convés Superior e Fim do Jogo
Quando o primeiro rato alcança o convés superior (ou para além dele), ele perde-se no meio dos passageiros em pânico. Posiciona esse rato no espaço de pontuação marcado com “X” e devolve o dado colorido à caixa do jogo. Conforme os outros ratos vão alcançando o convés superior (ou para além dele), eles são posicionados no próximo espaço de pontuação livre. O seu respectivo dado colorido é devolvido à caixa do jogo. Os ratos nos espaços de pontuação não estão mais em jogo. O jogo termina quando o quarto rato alcança o convés superior ou quando só dois ratos permanecem em jogo. No último caso, ambos os ratos são posicionados no espaço de pontuação mais elevado que ainda não esteja ocupado. Cada um recebe os pontos na totalidade por esse espaço.

Pontuação
Vira a tua ficha de preservação de vida, revelando os teus três ratos. Soma os pontos de cada um dos teus ratos. Adiciona quaisquer pontos indicados nas fichas de queijo que coleccionaste enquanto escapavas do barco. O jogador com a maior pontuação, ganha o jogo. Se existir um empate, o jogador com mais pontos em queijos, é o vencedor. Se o empate prevalecer, o jogo é considerado empatado.



A ilustração da caixa do jogo está muito divertida, anunciando a presença de um jogo também ele divertido. Ao rasgar o plástico que protege a caixa, rapidamente percebemos que estamos perante um plástico de qualidade, com uma espessura maior do que é normal, possibilitando uma melhor protecção da caixa do jogo. Com as parcerias que o dreamwithboardgames tem celebrado, possibilitou constatar que as editoras do outro lado do Atlântico usam um plástico de melhor qualidade do que as editoras do nosso continente.
Ao abrir a caixa, deparamo-nos com um tabuleiro diferente do habitual e com compartimentos individuais, suficientes para acomodar todos os componentes do jogo.
Todos os componentes, desde os ratos, miniaturas muito realistas, até à fichas em cartão, são de qualidade.
As regras do jogo, resumem-se a uma folha de papel, ou seja, são simples, não fosse um jogo sobre um barco afundar-se, onde não há muito a fazer, se não tentar escapar. Como sempre nestas situações são os ratos os primeiros a abandonarem o barco.
O tabuleiro do jogo está original e consegue de uma forma original e muito prática, simular um barco a afundar-se. No entanto, é bom que tenhamos uma mesa grande ou jogar do lado da mesa com maior comprimento, já que à medida que o barco se afunda, necessitamos de espaço para deslizar o tabuleiro do jogo, simulado desta forma o afundar do barco.
Apesar de o barco estar a afundar-se, os nossos ratinhos não deixam de apanhar o seu pitéu favorito, o queijo. Estes pedaços de queijo dão pontos adicionais no final do jogo, pelo que não devemos deixar que a água ou outros oponentes fiquem com eles.
O queijo é apanhado pelo jogador que move um rato para um compartimento do barco onde se encontra o queijo, não importa se esse rato é um dos ratos que queremos salvar ou não. Os jogadores não comandam um rato em particular, a tua missão é tentar salvar três ratos, que são determinados através da escolha da bóia salva-vidas no início do jogo.
O mecanismo encontrado pelo autor para fazer avançar os ratos através de dados e que quando se utiliza o dado desse rato, este sai da reserva de dados, está interessante, pois equilibra os movimentos dos diversos ratos, assim como, obriga a um maior cuidado e planeamento do que fazemos com os dados, pois quando só resta um dado na reserva de dados, o barco afunda-se ainda mais.
Quando um dado apresenta um círculo, significa que podemos mover um rato de uma cor qualquer. Podemos utilizar este expediente para usar o dado de um rato que um dos nossos oponentes está empenhado em salvar para mover um dos nossos ratos e assim tirar da reserva de dados, o dado do rato do nosso adversário, dificultando-lhe a vida.
Por isso a utilização dos dados é muito importante para o desfecho do jogo. Por vezes, pode ser importante escolher avançar um rato de um dos nossos adversários, dependendo do panorama do jogo e do resultado dos dados, principalmente em situações em que o movimento é curto, por exemplo avançar 1 espaço, impedido assim que o rato avance mais espaços num outro turno de um jogador ou quando os ratos estão perto de chegar ao convés superior, uma vez que o primeiro rato a lá chegar não lhe é atribuído qualquer pontuação.
Em jogo há um dado extra em relação às cores dos ratos, é o dado branco. Esse dado possibilita avançar um rato de qualquer cor, sem gastar o dado do rato.
Há medida que os ratos se vão afogando, começa haver menos dados em jogo, o que significa que o barco se afunda com maior rapidez, pelo que temos de por a salvo os nossos ratos o mais rapidamente possível.
O jogo é muito divertido e cheio de acção (no verdadeiro sentido da palavra), já que até o tabuleiro do jogo se movimenta ao logo do jogo.
O autor do jogo, Reiner Knizia, mais uma vez, conseguiu criar um jogo muito divertido, interessante, com regras muito simples, e que exige um bom planeamento estratégico de como vamos utilizar os dados disponíveis na reserva de dados.
Ninguém fica indiferente a este jogo original e divertido. Na primeira vez que o joguei, o jogo terminou sem que nenhum rato conseguisse chegar ao convés superior, pois ficaram apenas 2 ratos em jogo.
Salvar os ratos depende muito das bóias salva-vidas escolhidas no início do jogo, e da estratégia de cada jogador, pois se 2 ou mais jogadores apostarem em salvar o mesmo rato é mais fácil de conseguir salvá-lo.



Tema/Objectivo









8
Mecânica/Regras









7
Componentes/Artwork









6
Jogabilidade/Interacção









8
Estratégia/Dificuldade









6
Duração/Diversão









8
Originalidade/Criatividade









7
Preparação/Começar a jogar









9
Caixa do jogo/Apresentação









8
Preço/Vale o Dinheiro









7
Apreciação Global7,4


dreamwithboardgames
Regras em InglêsRegras em Castelhano
BoardgameGeekSite do autor
Alderac Entertainment Group



Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

Sem comentários: