Cleopatra and the Society of Architects - Days of Wonder

Um jogo de Bruno Cathala e Ludovic Maublanc para 3 a 5 jogadores, a partir dos 10 anos com a duração de 60 minutos.

A Cleópatra pospôs um prémio ao arquitecto que conseguir projectar o mais belo dos Palácios. Assim que começa a construção, torna-se evidente que a promessa de grandes riquezas atraiu os melhores projectos, e fez com que a competição entre os membros da Sociedade dos Arquitectos fosse feroz. Alguns foram claramente seduzidos para ganhar os favores das figuras do submundo. Há rumores de encontros nocturnos e secretos de rituais proibidos. E agora, amuletos e hieroglíficos honrando Sobek, o Deus Crocodilo, estão a aparecer em lugares estranhos dentro da nova construção. Irá a tentação conduzir-te para os Idolatras de Sobek, e para um violento fim na barriga do animal preferido da Cleópatra? Ou será que vais sobreviver para te tornares no chefe dos arquitectos do Reino – e desfrutar das riquezas oferecidas pela Rainha?

Conteúdo
» Livro de Regras
» 5 Cartões com: O Jardim do Palácio, O largo da Esfinge, Os Mosaicos dos Deuses(12 peças) e o Altar do Grande Sacerdot, Os Amuletos da Corrupção (89 amuletos), Negociantes do Nilo (15 ou 3 por jogador), O Tesouro do Faraó (108 “Talents” 32x1, 32x2, 24x5 e 20x10.
» Uma pedreira contém as seguintes peças:
9 Muros com Colunas
6 Esfinges
2 Obeliscos
2 Marcos da Porta
1 Trono e 1 Pedestal

» O pacote original da Pedreira inclui também:
- 10 Estátuas de Anubis (2 por jogador)
- 1 Figura da Cleópatra

» Debaixo da Pedreira pode ser encontrado:
Um baralho de 110 cartas, incluindo

75 Cartas de Recursos Standard: 30xArtífice, 18xBloco Pedra, 11xPlaca Mármore, 9xMadeira, 7xLápis-lazúli

23 Cartas de Recursos “Dúbios”: 3 De cada um dos recursos normais em dobro, o que representa os Artífices corruptos e mercadorias roubadas; 8x As aparências enganam

11 Cartas de Personagens “Dúbias”: 2xMendigo, 2xConcubina, 2xEmissário 2xCopista, 2x
Contrabandista, 1xVizir

» 5 Dados do Grande Sacerdote
» 5 Pirâmides de Corrupção (uma para cada jogador, elas conservam os amuletos de corrupção de cada jogador durante todo o jogo)
» 5 Folhas Resumo

Preparação do Jogo

Remove da caixa do jogo todos os tabuleiros, a Pedreira com os seus conteúdos, o baralho de cartas, os dados, as pirâmides dos jogadores e as folhas resumo.
Vira a caixa do jogo de pernas para o ar, (agora vazia dos componentes do jogo), e posiciona-a no centro da mesa. Deita o Jardim do Palácio em cima da caixa, e posiciona o largo da Esfinge adjacente á ilustração correspondente a um dos lados da caixa (1). Coloca os dados do Grande Sacerdote, com o lado em branco virado para cima, juntos ao lado do largo da Esfinge, e posiciona o Altar vazio do Grande Sacerdote em frente ao largo (2). Sempre que um dado mostrar o símbolo do Grande Sacerdote virado para cima, mais tarde no jogo, ele será movido para cima do Altar (3). Remove a figura da Cleópatra e posiciona-a na sua ilustração, antes dos espaços que levam as portas do palácio, no início do largo da Esfinge (4). Deixa todos os outros elementos da Pedreira no lugar.
Se estás a jogar pela primeira vez, tira para fora os Mosaicos dos Deuses e posiciona-os aleatoriamente num monte dentro da pedreira, no espaço onde a figura da Cleópatra e das Estátuas de Anubis foram inicialmente armazenadas (5). Põe de lado as Estátuas. A partir de agora, quando o jogo tiver terminado, as Estátuas irão ser armazenadas dentro da caixa, preferencialmente do que na forma da Pedreira de onde elas vieram.
Tira para fora os Amuletos da Corrupção, e posiciona-os num monte junto ao tabuleiro do jogo (6). Agora tira para fora os Negociantes do Nilo, e os “Talents” que fazem parte do Tesouro do Faraó. Coloca os “Talents” em montes separados em função do valor e por ordem (1, 2, 5 e 10), ao lado da Largo, de maneira a estarem de fácil acesso a todos os jogadores (7). Esses “Talents” irão ser usados durante todo o jogo para pagar aos arquitectos (os jogadores) que constroem as peças do Palácio.
Dá a cada jogador uma Folha de Resumo, uma Pirâmide de Corrupção, e duas Estátuas de Anubis da cor do jogador. Os jogadores também recebem 3 Negociantes do Nilo e 5 “Talents” cada um (8). Os Negociantes estão visíveis a todos, enquanto os “Talents” são guardados num monte, com a face virada para baixo, com o seu valor escondido dos olhares dos outros jogadores.
Remove a carta promocional do baralho de cartas e baralha o baralho das cartas. Depois dá 3 cartas, com a face virada para baixo, a cada jogador (9).
Separa o baralho em duas partes iguais (2 montes), vira um dos montes com a face virada para cima, e baralha de novo os dois montes em conjunto para formar um novo baralho com cartas misturadas, com as faces viradas para cima e cartas viradas para baixo. Tira as três cartas topo deste novo baralho, e deita-as lado a lado, sem modificar a orientação das cartas (cartas com a face virada para cima entram em jogo viradas para cima e cartas com a face virada para baixo entram em jogo viradas para baixo). Estas três cartas (em conjunto com aquelas que se vão juntar mais tarde, em cada uma das respectivas colunas) formam o Mercado (10), do qual todos os recursos irão ser obtidos durante todo o jogo.
Agora está tudo pronto para começares a jogar.

Objectivo do Jogo
O objectivo do jogo é vires a ser o mais rico Arquitecto da Cleópatra, através da construção das mais magníficas e valiosas partes do seu Palácio.
Devido à intensa competição que reina entre os membros da Sociedade de Arquitectos, vais por vezes ser tentado a lidar com personagens dúbias e a negociar materiais de origem duvidosa.
Enquanto essas práticas corruptas, podem de facto permitir-te estar um passo à frente dos outros, elas são acompanhadas de um custo elevado: amuletos amaldiçoados em honra de Sobek, Deus Crocodilo, os quais são armazenados dentro da tua Pirâmide de Corrupção, escondidos dos olhos predadores dos teus adversários.
Quando a Cleópatra finalmente entrar no seu novo Palácio, no final do jogo, o mais corrupto arquitecto (aquele com mais amuletos) irá ser apanhado e oferecido ao seu crocodilo sagrado como um manjar bem apetitoso! Só depois o arquitecto mais rico, de entre aqueles ainda vivos, será seleccionado e declarado o vencedor do jogo.


Modo de Jogar
O jogador com as melhores credenciais Egípcias (um nariz tão famoso como da Cleópatra, um crocodilo de estimação embalsamado, ou uma extensa biblioteca hieroglífica) começa o jogo. Senão, o jogador mais novo é o primeiro a jogar. O jogo processa-se no sentido dos ponteiros do relógio em volta da mesa, com cada jogador a efectuar uma jogada, uma de cada vez, até ao fim do jogo.
Na sua vez de jogar, um jogador TEM de efectuar uma (e UMA SÓ) das seguintes duas acções:

>>>Visitar o Mercado
1.
O jogador que escolhe em visitar o Mercado, pega em todas as cartas de uma coluna de cartas (chamadas de “Banca do Mercado”) à sua escolha e guarda-as na mão.
Se o jogador terminar a sua vez de jogar com mais do que 10 Cartas na sua mão, ele tem imediatamente:
a. Descarta as cartas à sua escolha para cima do monte das cartas descartadas, localizado ao lado do Baralhado do Mercado (para que guarde apenas 10 cartas na mão), e tira 1 Amuleto de Corrupção.
b. Ou guarda TODAS as cartas que tem a mais (mais de 10) na sua mão, e posiciona 1 Amuleto de Corrupção por debaixo da sua Pirâmide de Corrupção, por CADA carta em Excesso.

2.
O jogador depois reabastece cada Banca do Mercado, tirando as três cartas topo do Baralho de Cartas e posicionando-as, uma de cada vez, mas mantendo a orientação das suas faces, pela ordem que quiser.

3.
Uma carta tem de ser posicionada em cada uma das Bancas, ligeiramente desviada das cartas que ficam por debaixo (posicionadas no Mercado anteriormente), se existir alguma, para que as cartas que estejam com a face para cima permaneçam, pelo menos parcialmente visíveis para os jogadores. A mistura e quantidade de cartas viradas para cima/viradas para baixo, irão assim variar de banca para banca com o progresso do jogo.

4.
Quando o Baralho de Cartas se esgotar, um novo é formado com o monte das cartas descartadas, usando o mesmo mecanismo de embaralhar as cartas, conforme ocorreu na preparação inicial do jogo.

OU
>>>Visitar a Pedreira
O jogador pode optar, em substituição, visitar a Pedreira para adquirir as peças para o Palácio que ele deseja construir nesta jogada. Para construir uma peça do palácio, o jogador deve:

1.
Joga da sua mão qualquer combinação de cartas de Recursos e/ou Negociantes do Nilo que coincidam ou excedam as exigências de construção da peça a ser construída, e descarta-as para cima do monte das cartas descartadas do Mercado. Os Negociantes do Nilo jogados são removidos do jogo.

2.
Tira da Pedreira a peça correspondente e coloca-a no espaço reservado para ela na área do Palácio. Se vários lugares estiverem disponíveis, o jogador escolhe onde ergue a sua peça. Se ele quiser (e poder pagar), o jogador pode optar por construir várias peças, ou várias cópias da mesma peça, durante a mesma jogada.

3.
Colecciona os “Talents” ganhos como resultado da construção, conforme indicado na Folha de Resumo. Se duas peças forem construídas nessa jogada, adiciona mais 2 “Talents” ao total coleccionado pelo jogador. Se três ou mais peças forem construídas adiciona mais 5 “Talents”. Os “Talents” são posicionados com a face virada para baixo no monte do jogador, o seu valor fica escondido dos olhares dos outros jogadores.

4.
Se com a peça (as peças) construída(s) nesta jogada, resultar que toda uma categoria de peças (as Esfinges, Obeliscos, Trono e Pedestal, Portas, Colunas, ou Mosaicos dos Deuses), fiquem completadas, avança a Cleópatra em um espaço em Direcção às Portas do Palácio.

5.
Lança todos os dados do Grande Sacerdote, aqueles com a face branca virada para cima. Move qualquer dado, que depois de lançado tenha a face com o símbolo virada para cima, para cima do Altar do Grande Sacerdote, e posiciona os outros dados de regresso aos seus lugares, com a face branca virada para cima. Se todos os 5 dados preencherem agora o Altar, mostrando o símbolo do Grande Sacerdote, prossegue para uma Oferta ao Grande Sacerdote.

As cartas de Personagens descritas em detalhe na secção “Os Idolatras de Sobek”, página XII podem ser usadas em QUALQUER altura, durante uma jogada do jogador, independentemente se o jogador optar por visitar o Mercado ou a Pedreira, e mesmo se ele acabe de receber a carta durante a mesma jogada.

Importantes Notas a ter em Atenção numa Jogada
Quando se joga qualquer carta “Dúbia” de Recurso ou de Personagem (identificadas pelo símbolo de corrupção), adiciona o número de Amuletos de Corrupção indicados na carta, à Pirâmide de Corrupção do jogador no momento em que ela é jogada.
Um Negociante do Nilo pode ser jogado no lugar de um qualquer recurso em falta que seja requerido (incluindo no lugar de um Artífice), durante uma visita à Pedreira. Uma vez usado, um Negociante do Nilo é removido do jogo.
Os recursos que se pagam durante uma visita à pedreira, nunca têm de ser exactos (exemplo, um Recurso “dúbio” de 2 Placas de Mármore, pode ser usado onde uma única Placa de Mármore seria suficiente), e pode ser dividido por várias peças a serem construídas ao mesmo tempo (exemplo, um recurso de 2 Madeiras, pode ser usado para parte de um muro com coluna e outra parte para uma porta). O jogador nunca recebe o troco se entregar mais recursos do que os necessários. Qualquer porção não usada de uma carta de Recurso jogada durante uma jogada, é perdida.
Se o jogador escolher em construir um Mosaico dos Deuses, ele tem tirar aquele que está no topo do monte na Pedreira (a menos que opte por jogar uma carta de Personagem de Copista. Ver os Copistas

Ofertas ao Grande Sacerdote
No seguimento de uma visita à Pedreira e seguir ao lançamento dos dados que possa ocorrer, ou no seguimento do jogar de uma Carta de Copista, todos os cinco dados podem agora mostrar o símbolo do Grande Sacerdote com a face virada para cima. Uma oferta ao Grande Sacerdote tem então de ser feita.
Cada jogador põe na mão, um montante secreto de “Talents”, que deseja oferecer. Quando todos tiverem escolhido os “Talents” que querem oferecer, todos os jogadores revelam agora as suas ofertas:
O jogador mais generoso (a maior oferta) descarta 3 Amuletos de Corrupção da sua Pirâmide colocando-os de regresso ao cimo do monte ao lado do tabuleiro do jogo. Se ele tiver menos do que 3 Amuletos de Corrupção, só tem de descartar os que tem. O jogador com a segunda maior oferta adiciona 1 Amuleto de Corrupção para debaixo da sua Pirâmide de Corrupção. O terceiro jogador, o quarto e o quinto recebem 2 amuletos.
Nos casos de empate, aplica-se a posição de cada jogador na ordem das ofertas, é o mesmo que dizer, se houver um empate entre dois jogadores para o primeiro lugar, ambos irão receber o direito a descartar 3 dos seus próprios amuletos, o próximo jogador irá automaticamente ser considerado como sendo o 3º classificado, e forçado a colocar 2 amuletos debaixo da sua Pirâmide de Corrupção, etc.
Quando a oferta tiver sido completada, os 5 dados são removidos do Altar e voltam à sua posição inicial com a face branca virada para cima. Assim, durante o decorrer de um jogo, várias ofertas podem ser desencadeadas (ou possivelmente nenhuma!).
Nota Importante: Todos os “Talents” apostados pelos jogadores durante a oferta ao Grande Sacerdote são perdidos, independentemente do ranking do jogador na acção, e são posicionados de regresso aos montes dos Tesouros do Faraó, ao lado do tabuleiro do jogo.

Fim do Jogo

O jogo termina quando a Cleópatra concluir a sua inspecção ao Palácio, isto é, alcançar o último quadrado numerado passo (5) em frente à porta do Palácio. Isto ocorre no momento em 5 das 6 categorias de peças de construção da Pedreira tiverem sido completamente construídas.
Nesse momento, os jogadores descartam as cartas que ainda tenham na mão, coleccionando 1 amuleto de Corrupção por cada Recurso “dúbio” ou carta de Personagem “dúbia”.
Agora, os jogadores levantam a sua pirâmide da Corrupção, para revelar os Amuletos que acumularam durante o jogo.
Os jogadores posicionam 1 Amuleto de Corrupção em cada espaço do Jardim do Palácio que eles tenham reivindicado como um Santuário quando eles posicionaram as suas estátuas de Anubis (incluindo o espaço onde está a estátua – ver página XI).
Agora, os jogadores contam quantos Amuletos ainda têm na sua posse. O jogador ou os jogadores com o maior número de Amuletos, são a comida para o Crocodilo favorito da Cleópatra e não podem ganhar. No caso muito raro onde nenhum jogador tenha qualquer Amuleto de Corrupção na sua posse, o Crocodilo deverá permanecer sem ser alimentado!
Os jogadores sobreviventes contam então os seus “Talents”, adicionando 3 “Talents” por cada Negociador do Nilo que ainda tenham na sua posse. O Arquitecto sobrevivente mais rico é declarado o vencedor!
Se mais do que 1 jogador estiver empatado para o 1º lugar, o Arquitecto com menos Amuletos de Corrupção na sua posse é declarado o vencedor do jogo.


Construir Um Santuário
Se um jogador construir um Mosaico dos Deuses dentro dos Jardins do Palácio, de tal maneira que é formado uma nova área de Jardim fechada, na qual não podem mais serem construídos Mosaicos (quer devido á falta de espaço, ou quer ao facto que todos os Mosaicos que podiam caber nesses espaços já terem sido construídos noutro lugar), um Santuário é formado.
Frequentemente um Santuário irá ter 4 ou menos espaços de tamanho, mas alguns mais largos podem ser construídos, assim se possa provar que nenhum Mosaico que ainda resta, poderá ser colocado dentro do recente Santuário formado.
Sempre que um Santuário é formado, o jogador que o criou, pode decidir, a opção é sua, em posicionar uma das suas Estátuas de Anubis dentro do Santuário para reivindicar a sua propriedade. Se um Santuário acabado de ser formado, não for imediatamente reivindicado pelo seu legítimo proprietário, nenhum outro jogador irá ser capaz de reivindicar esse santuário, mais tarde durante o jogo
No final do jogo, qualquer jogador que detenha um Santuário (ou dois) pode descartar 1 amuleto de Corrupção por cada quadrado do Santuário debaixo do seu Controlo, incluindo o espaço no qual está a sua Estátua!
Cada vez que um (ou mais) pecas de Mosaico são construídas, tens de verificar se a próxima peça de Mosaico que está agora no topo do monte da Pedreira, pode ainda ser construída nos espaços que sobram agora no Jardim do Palácio. Se não, a peça tem de ser imediatamente removida do monte, e posta de lado para o resto do jogo. A próxima peça, recentemente revelada, tem então de ser verificada (e removida se não for possível de ser construída), etc... Se o Monte das peças de Mosaico ficar vazio, move a Cleópatra num espaço em frente como indicado no passo 4 da secção “Visita à Pedreira”, página VI).

Os Idolatras de Sobek
Onze personagens dúbias (2 Mendigos, 2 Concubinas, 2 Emissários, 2 Copistas, 2 Contrabandistas e 1 Vizir) podem-te oferecer os seus serviços durante todo o jogo. Estas personagens são normalmente tiradas juntamente com as mais frequentes cartas de Recursos, de uma das bancas, durante as visitas ao mercado.
Estas cartas de Personagem carregam um preço, reflectindo-se no número de Amuletos de Corrupção que o jogador recebe quando joga a carta. Estas cartas podem ser jogadas em qualquer altura, durante uma jogada do jogador, mesmo se ele acabou de as receber, durante a sua jogada actual. Para jogar uma carta de Personagem, simplesmente descarta-a para cima do monte das cartas descartadas do mercado, aplica o efeito da Personagem, e adiciona o respectivo custo da carta, em Amuletos de Corrupção, por debaixo da tua própria Pirâmide de Corrupção.

Mendigo
Custo: 2 Amuletos de Corrupção
Poder: cada um dos teus oponentes tem de te dar, ele é que escolhe, 2 Talents ou uma carta de Recurso Normal (Artífice, Pedra, Madeira, Mármore ou Lápis-lazúli). A carta de Recurso dada não pode ser uma das cartas de Recurso “dúbio”. Em algumas circunstâncias, a escolha do jogador irá assim ser limitada. No caso pouco provável, em que um jogador não pode oferecer qualquer das escolhas possíveis, ele tem então de mostrar ao jogador Mendigo, todas as suas cartas que tem na mão, para provar que está de boa fé.

Concubina
Custo: 1 Amuleto de Corrupção
Poder: joga esta carta para tirar uma carta, à tua escolha, de entre aquelas que estão actualmente no monte das cartas descartadas ao lado do Mercado. Não precisas de divulgar aos teus oponentes qual a carta que escolheste.

Mensageiro
Custo: Custo variável (ver a seguir)
Poder: podes pedir por cartas de Recursos Standard, a quaisquer e/ou a todos os teus oponentes. Por cada carta aceite, tens também de tirar um Amuleto de Corrupção do proprietário da carta. Atenção que os jogadores nunca são obrigados a oferecer-te as suas cartas de Recursos, nem tu estás obrigado a aceitar alguma das cartas que eles oferecem.

Contrabandista
Custo: 1 Amuleto de Corrupção
Poder: Joga esta carta sempre que tenhas mais do que 10 cartas na mão, para guardar TODAS as tuas cartas na mão. Recebes um único Amuleto de Corrupção.

Copista
Custo: 2 Amuletos de Corrupção (ou zero)
Poder: Por 2 Amuletos de Corrupção: podes escolher o Mosaico, que queiras da Pedreira, em vez daquele que está no topo do monte. Tens ainda de pagar os Recursos requeridos para o Mosaico.
Para 0 (zero) amuletos de Corrupção: Em alternativa, se o monte dos mosaicos estiver vazio, ou se assim o desejares, podes descartar o Copista com nenhum custo de corrupção, pelo direito de mudares a face de um dos dados do Grande Sacerdote. Podes virar um dado branco para o lado do símbolo, colocando-o no Altar do Grande Sacerdote, para aumentar as probabilidades (ou mesmo desencadear, se este for o dado que faltava), de uma oferta ao Grande Sacerdote; ou em substituição. usar o copista para virar um dado que já estava no Altar, colocando de regresso à sua posição inicial, com a face em branco, para atrasar a ocorrência de uma oferta...
Atenção que o Copista, como todas as personagens, só pode ser jogado durante a tua vez de jogar, e assim, não pode ser usado para contrariar o lançamento de dados de outro jogador que visita a Pedreira, para prevenir que uma oferta ocorra imediatamente. Também, como todas as outras cartas de Recursos “defeituosas”, se um copista estiver ainda na mão de um jogador quando o jogo terminar, custa ao jogador que o detém, 1 Amuleto de Corrupção.

Vizir
Custo: Custo variável
Poder: Joga esta carta para tirar as 5 cartas do topo do Baralho de cartas do Mercado. Guarda aquelas que queres, pelo custo de 1 Amuleto de Corrupção por cada carta guardada, e descarta as outras. Não estás obrigado a mostrar aos teus oponentes as cartas que tiraste ou que descartaste.


Um jogo com regras fáceis de compreender. O livro de regras está muito explícito, facilitando a compreensão do modo de jogar deste Cleopatra and the Society of Architects.
Como já é apanágio da Days o Wonder, a preparação do jogo está muito bem esquematizada, o que dá imenso jeito quando se joga pela primeira vez.
Quando abrimos a caixa do jogo, deparamo-nos com imenso material. Chegamos a pensar que o jogo deve ser algo de complicado. Mas, depois de uma leitura às regras, percebemos o porquê de tanto material e a razão da existência da pedreira.
A pedreira, local onde se guardam as peças mais volumosas do jogo, não é a única originalidade deste jogo, a utilização da caixa do jogo no próprio jogo, é talvez uma das partes mais originais no que diz respeito aos componentes que fazem parte deste jogo, levando à letra a lei de Lavoisier: Nada se perde tudo se transforma.
Além disso, as pirâmides que quase parecem um mealheiro, estão muito engraçadas. Os componentes do jogo não só são originais como também são de qualidade, ou não estivéssemos perante um jogo com o selo “Days of Wonder”.
A construção da banca do mercado com as cartas com a face virada para cima e para baixo, está muito interessante, dando mais estratégias possíveis aos arquitectos que lutam pela supremacia.
Neste jogo conseguimos tocar e ver os verdadeiros materiais de construção em miniaturas de grande dimensão, não tendo sido substituídos pelos habituais cubos de madeira de pequena dimensão. O que torna o jogo mais realista e agradável à vista.
O Cleopatra and the Society of Architects, é um jogo de estratégia que obriga a um planeamento cuidado na gestão das cartas e dos amuletos de corrupção. A construção dos santuários pode ajudar a ter uma estratégia mais arrojada na gestão das cartas, sendo que as personagens são um factor importante para essa gestão.
É um jogo que com apenas duas acções possíveis: visita ao mercado ou visita à pedreira, consegue criar um jogo muito interessante, dinâmico e divertido, mas também estratégico com uma interacção entre os jogadores muito interessante. Para quem gosta de jogos com estes predicados e com uma beleza de materiais acima da média, onde dá gosto ver a evolução da construção do palácio, tem de ter este jogo na sua colecção pessoal.



Tema/Objectivo









9
Mecânica/Regras









8
Componentes/Artwork









9
Jogabilidade/Interacção









8
Estratégia/Dificuldade









7
Duração/Diversão









8
Originalidade/Criatividade









9
Preparação/Começar a jogar









8
Caixa do jogo/Apresentação









8
Preço/Vale o Dinheiro









8
Apreciação Global8,2



dreamwithboardgames
Bruno CathalaLudovic Maublanc
Comprar o JogoBoardGameGeek



Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

Sem comentários: