Roma - Queen Games

Objectivo do Jogo


Roma está num estado de emergência, o Senado e os soldados estão envolvidos numa troca feroz de argumentos e o povo está dividido. Muitas estradas levam a Roma: entre outras coisas, podes decidir usar cartas poderosas tais como a “Turris” e a “Praetorianus” para proteger o teu poder e os teus pontos de vitória, ou em alternativa o “Consul” e o “Tribunus Plebis” para com habilidade e destreza, puxar os cordelinhos nos bastidores. Aquele que conseguir tirar o melhor proveito das suas relações e utilizar habilmente as suas cartas, no final do jogo terá os louros da vitória.


Material do Jogo
· 52 cartas de jogo – 32 cartas de personagens (amarelas) e 20 cartas de construção (verdes);


· 6 discos de dados – com os desenhos de 1 a 6;
· 1 disco “Dinheiro” – com o desenho de dinheiro;
· 1 disco “Cartas” – com o símbolo para biscar cartas;
· 36 pontos de vitória – divididos em peças de 1 e de 2;
· Dinheiro – para pagar quando se jogam cartas;
· 3 dados de acção por jogador – são necessários para activar cartas, ganhar dinheiro e biscar cartas;
· 1 dado de combate branco – para realizar os combates;
· 1 folheto com as regras do jogo.

Preparar o jogo
Em primeiro lugar forma-se a área do jogo. Os 6 discos “dados” são colocados alinhados em ordem crescente, entre os jogadores. Nos extremos colocam-se os discos “dinheiro” e “cartas”.
Cada jogador recebe 10 pontos e os 3 dados (cada um escolhe a sua cor preferida).

O dinheiro e os restantes 16 pontos formam a reserva geral do jogo, e com dado de combate são colocados de forma a estarem prontos para serem utilizados.
Todas as cartas são baralhadas. Cada jogador recebe 4 cartas, que devem estar na sua mão. Cada jogador dá ao outro 2 das suas cartas. As cartas restantes são colocadas sobre a mesa formando um baralho (viradas para baixo). As cartas descartadas ao longo do jogo, formam um monte de cartas descartadas (viradas para cima).

O jogador mais jovem é quem inicia o jogo, colocando as suas cartas viradas para baixo, no seu lado da área de jogo. Ao colocar as cartas, os jogadores têm a liberdade de escolher qual a carta a colocar junto a cada disco. Contudo, não é permitido ter mais do que 1 carta junto a cada disco, em cada um dos lados de cada jogador.
Depois, o outro jogador pode colocar as suas 4 cartas no seu lado. Como aconteceu com o 1º jogador, este jogador pode também escolher livremente onde colocar as suas cartas.

Agora, ambos os jogadores viram as sua cartas para cima e o 1º jogador começa a jogar.


Como Jogar

Alternadamente, os jogadores fazem a sua jogada completa.
Cada jogada tem 3 fases, que se realizam segundo esta ordem:

Fase 1 – Entregar pontos por discos “dados” desocupados;
Fase 2 – Lançar os Dados de Acção,
Fase 3 – Realizar as Acções;

Fase 1 – Entregar pontos por discos “dados” desocupadosSe existirem discos “dados” que não estejam ocupados com cartas, o jogador que está na sua vez de jogar nesta fase, tem de entregar à reserva geral, 1 ponto de vitória por cada disco “dado” livre no seu lado.
Fase 2 – Lançar os Dados de AcçãoO jogador lança os seus 3 dados. Se todos os dados apresentarem o mesmo valor, o jogador pode lançar novamente, todos os 3 dados.

Nota: Pode ser eventualmente vantajoso para o jogador aceitar um lançamento onde todos os 3 dados apresentem o mesmo valor. O jogador deverá decidir baseado na situação em que se encontra no jogo.


Fase 3 – Realizar as Acções
Existem 4 possibilidades de acções a realizar. Não importa quantas vezes ou em que ordem são realizadas.

Não utiliza nenhum dado
Ø Jogar Cartas
Contudo, esta acção custa dinheiro, o montante exacto depende da carta.

Requer 1 dado de acção para cada uma das 3 acções:Ø Obter dinheiro;
Ø Bicar Cartas;
Ø Activar uma Carta.

O jogador decide qual dos dados lançados na fase 2 quer a locar a cada uma das diferentes acções. Não é possível dividir o resultado obtido de um dos dados, como também, não é permitido a locar o resultado de um dos dados a mais do que uma acção.

Descrição das possibilidades de acções a realizar:

· Jogar Cartas
Jogam-se as cartas que o jogador tem nas suas mãos e são colocadas viradas para cima. Quando se joga uma carta, o jogador tem de a locar essa carta a um disco “dado”.
As cartas só podem ser colocadas no lado do próprio jogador.

Substituir Cartas
Se um jogador quiser jogar a sua carta junto um disco “dado” o qual já tem uma carta associada, a carta que se encontra junto a esse disco, é removida e colocada no monte das cartas descartadas.

Jogar uma carta custa o número de moedas que estão identificadas no canto superior esquerdo da carta. Só é permitido ao jogador jogar a carta, se o montante completo de moedas tiver sido pago. O dinheiro é colocado na reserva geral.

· Obter Dinheiro
O jogador põe um dos seus dados de acção (fase 2) no disco “dinheiro” e retira da reserva geral o número de moedas que o dado apresenta.
· Biscar Cartas
O jogador põe um dos seus dados de acção (fase 2) no disco “cartas” e bisca do baralho de cartas, o número de cartas que o dado apresenta. O jogador guarda 1 dessas cartas na sua mão, as restantes vão para o monte de cartas descartadas viradas para cima.
Se o jogador ao biscar não existir no baralho de cartas, cartas suficientes, as cartas descartadas são baralhadas e formam o novo baralho de cartas (viradas para baixo).

Um jogador pode ter quantas cartas quiser na sua mão.
· Activar uma CartaO jogador põe um põe um dos seus dados de acção (fase 2) no disco “dado” com o mesmo resultado.
Agora activa-se a carta do jogador localizada junto ao disco, o que significa, que se realiza a acção indicada na carta.

Se mais do que um dado apresentar o mesmo resultado, a carta desta acção pode ser activada mais do que uma vez.
(As instruções para cada carta individual estão descritas nas páginas 10 e 11)

Combate
Algumas cartas permitem ao jogador atacar as cartas do seu opositor. Se houver um combate, o jogador que está na sua vez de jogar – este jogador é sempre o atacante - lança o dado de combate. Se o jogador obter um resultado igual ou superior ao valor de defesa da carta que está a ser atacada, o atacante ganha e a carta é descartada. Caso contrário, nada acontece.

O jogador obteve “4” com o dado de combate, o valor de defesa do seu adversário é de “3”, a carta foi derrotado e é descartada.

Nota: Os valores de ataque e defesa podem ser alterados por outras cartas em jogo (cartas junto às fichas). As cartas seguintes podem iniciar um combate: “Legionarius”, “Velites”, “Centurio” e “Onager”.
As cartas “Sicarius”, “Gladiator” e “Nero” afectam também a cartas que o oponente tenha jogado, sem que no entanto resulte numa batalha.

Se um jogador terminar a sua vez de jogar, ou seja, todas as suas acções foram realizadas, então é a vez de jogar do outro jogador.

Exemplo de uma jogada completa:



É a vez de jogar o Paulo. Depois de entregar 1 ponto de vitória (1 disco por ocupar), ele lança os dados e obtém. 3,4 e 6. Decide realizar as seguintes acções:
1.Usa o dado “3” para biscar cartas e fica com uma delas “Legat”. As outras cartas vão para o monte das cartas descartadas;
2.Usa o dado “6” para obter dinheiro da reserva geral. O que significa que recebe 6 moedas.
3.Joga a carta “Legat” que tinha biscado, colocando-a junto ao disco “4” . Não precisa de lançar o dado para colocar a carta, apenas tem de pagar o preço que consta da carta. Paga o montante correspondente a 5 moedas, colocando-as na reserva geral.
4.Usa o último dado “4” para activar a carta “Legat”, carta junto ao disco “4”. Com esta activação ganha 2 pontos de vitória.


Fim do Jogo
O jogo acaba imediatamente se um dos acontecimentos seguintes ocorrer:
- Um jogador ficar sem pontos de vitória;
- Não haver mais pontos de vitória na reserva geral;
O jogador com mais pontos de vitória ganha.

Nota: Se na última jogada, não houver suficientes pontos de vitória disponíveis na reserva geral, os pontos em falta são creditados ao respectivo jogador.
Um jogo do conhecido Stefan Feld. Autor de jogos como o “In the Year of the Dragon”, “Notre Dame”, “Rum & Pirates” e mais recentemente “The Name of the Rose”.
Não sendo um adepto de jogos de cartas, O Roma, é para mim uma excepção. O jogo é muito bom, cheio de estratégia, um bom MIND GAME. Recomendo!

Mais sobre o jogo...

Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

1 comentário:

jp_limac disse...

Excelente resenha! Irei atrás desse jogo!

Um abraço!