Giganten - Kosmos

Conteúdo
- 1 Tabuleiro do jogo
- 4 Camiões (de cores diferentes)
- 20 Torres de Petróleo (5 em cada uma das cores)
- 5 Locomotivas
- 3 Barris para marcar o preço do barril de petróleo
- 36 Fichas de Prospecção
12 Fichas com uma torre de prospecção, valendo cada 4 fichas 2,3 ou 4
12 Fichas com duas torres de prospecção, valendo cada 6 fichas, 2 ou 5
12 Fichas com três torres de prospecção, valendo cada 4 fichas, 4,5 ou 6.
- 60 Marcadores de Petróleo. Representam as reservas de petróleo que tem um espaço de terreno.
- 42 Cartas de Acção (30 bege e 12 vermelhas)
- 78 Licenças com os valores de 1 ou 2 (39 de cada)
- 4 Catas de Referência
- 1 Dado do Preço do Mercado em 2 cores
- Dinheiro
Cada jogada do jogo tem 9 Acções, a saber:

Acção1
Alterar o Preço de Venda do Petróleo
È lançado o dado para determinar a oscilação do preço de venda para cada uma das três companhias de petróleo.

Acção 2
Revelar e Tirar Cartas de Acção

É retirada a carta do topo do baralho de cartas de acção vermelhas para fazer avançar a locomotiva preta pelo número de espaços indicados na carta.
São também retiradas cartas do monte das cartas de acção de cor bege, as quais são posicionadas, com a face virada para cima, ao lado da carta vermelha. O número de cartas bege de acção retiradas é igual ao número de jogadores.
O jogador inicial tira uma das cartas de acção, quer seja vermelha ou bege, e posiciona com a face virada para cima, à sua frente. Prosseguindo no sentido dos ponteiros do relógio, os outros jogadores também tiram uma carta de acção. A carta de acção que sobrar é colocada no seu monte das cartas descartadas.

Acção 3
Entregar Licenças
Cada jogador recebe o número de licenças conforme indicado na sua carta de acção.

Acção 4
Despender Pontos de Movimento no Camião e na Locomotiva.

Movimento dos Veículos e efectuar Acções Especiais
a) Posicionamento e Movimento dos Camiões
b) Procurar por Petróleo
Se um camião se mover para um quadrado adjacente a uma ficha de prospecção, o jogador pode parar o movimento do camião para secretamente olhar para o lado escondido dessa ficha (aquele com o número), mas só o pode fazer com as fichas pretas, nunca com as fichas vermelhas.
c) Mover a Locomotiva
Cada jogador pode distribuir tantos pontos dos seus pontos de movimentos quantos quiser para mover a sua locomotiva, ao logo das vias-férreas em direcção ao porto. Isto é necessário para transportar o petróleo para os tanques de armazenamento
d) Acções Especiais
Se uma acção especial estiver indicada na carta de acção, é levada a cabo de imediato.
Acção 5
Construir Torres de Petróleo

Se um camião de um jogador está adjacente (não na diagonal) a um ou mais fichas de prospecção, ele pode construir uma e só uma torre de petróleo por jogada.

Acção 6
Extracção e Transporte do Petróleo
Começando com o jogador inicial e prosseguindo no sentido dos ponteiros do relógio, cada jogador produz agora petróleo (vai extrair petróleo) e transporta o petróleo para os tanques de armazenamento, por via das locomotivas.

Acção 7
Vender Petróleo
O DIREITO de vender o petróleo armazenado nas três companhias (Hudson, Jet e US Standrd) é atribuído à maior licitação do leilão. Existe um leilão em CADA companhia. Cada leilão de uma companhia é ganho pelo jogador que aposte mais licenças (valor das cartas verdes). O vencedor do leilão pode (mas não precisa de o fazer), vender qualquer quantidade de marcadores de petróleo que estejam no seu tanque de armazenamento dessa companhia em particular. Cada marcador de petróleo é vendido ao banco pela cotação determinada pelo preço de venda da tabela para essa companhia. Só o vencedor do leilão para uma companhia pode vender petróleo dessa companhia.

Acção 8
Limitações dos Tanques de Armazenamento

TODOS os tanques de armazenamento de TODOS os jogadores são examinados para verificar excesso de capacidade. Se um tanque de armazenamento conter mais do que dois marcadores de petróleo, então cada marcador a mais do que dois é vendido ao banco por $1.000/cada um (os marcadores regressam à provisão).

Acção 9
Novo Jogador Inicial
O jogador inicial passa o dado ao jogador à sua esquerda (no sentido dos ponteiros do relógio). Este jogador torna-se no jogador inicial da próxima jogada.
Condições para o Jogo TerminarAssim que a locomotiva preta alcance o último espaço na via-férrea (o espaço com uma estrela), o jogo termina imediatamente. Mais nenhuma acção pode ser realizada.
Cada torre de petróleo e marcadores de petróleo ainda em jogo (no tabuleiro do jogo ou num tanque de armazenamento), irão valer dinheiro.
O vencedor é o jogador com mais dinheiro!
Apesar de estarmos perante um jogo de 1999, continua muito actual e muito interessante. Faz-me lembrar um dos meus jogos preferidos, o Petróleo da Karto.
O autor deste jogo é Wilko Manz, que para além deste jogo, produziu também o bem conhecido Fifth Avenue.
Prémios atribuídos ao Giganten:
Deutscher SpielePreis - 6th place 1999
Spiel Des Jahres - Finalist 1999


Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

Sem comentários: