Flandern 1302 - Queen Games

O jogo tem 1 tabuleiro, com 6 cidades, as quais são cobertas com diferentes territórios durante o decorrer do jogo. No meio do tabuleiro, existe um trilho para a marcação da pontuação, dois espaços para colocar cartas, e existem também, vários espaços devidamente assinalados para colocar as peças de madeira.

Cada jogador escolhe uma das quatro sociedades (azul, amarela, verde e vermelha) e recebe o material que lhe pertence, reconhecível pelo brasão da sociedade:
ø 16 Territórios de cidade;
ø 11 Cartas prateadas;
ø 1 Contador.

O objectivo do jogo é espalhar o teu poder – isto quer dizer os teus territórios – habilmente para que no fim do jogo, tenhas a maior influência na Flandres.

O jogo tem várias jogadas. Cada uma delas, é composta por 6 passos, os quais são realizados um depois do outro. O jogador mais velho é o primeiro Jogador Inicial. Os restantes jogadores jogam segundo a ordem dos ponteiros do relógio.

1. O Jogador Inicial tira uma Carta Dourada;
2. Escolhem-se as Cartas de Acção;
3. Revelação das Cartas / A Ordem de Jogar é Estabelecida;
4. As Acções são Realizadas;
5. Acções do Jogador Inicial;
6. Pontuação e altera-se o Jogador Inicial.

O jogo termina depois do passo 6, se apenas existir um só espaço de construção livre em todo o tabuleiro de jogo ou se o baralho de cartas douradas tenha sido usado. Qualquer espaço de construção livre que reste é coberto.

A pontuação é calculada para todas as cidades, em que os pontos ainda não tenham sido atribuídos.

Ao jogador com o maior número de cartas de influência na sua mão, no final do jogo, é lhe atribuído um bónus de 3 pontos.

O jogador com mais pontos é o vencedor.
Um jogo complexo, interessante e com muita estratégia. Muitos cálculos têm de ser feitos para se encontrar o vencedor.

Prémios do jogo:
GAMES MagazineFamily Strategy Game Nominee 2006



Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

Sem comentários: