1888 Londres – bairro de Whitechapel
A noite cobre as ruas sombrias com o seu manto tenebroso.
O Jack Estripador move-se na sombra. A fina flor dos inspectores da época reuniu-se com o objectivo de o capturar antes que ele aproveite a escuridão da noite para desaparecer definitivamente. Apesar do cerco estar cada vez mais a apertar-se, o Jack é matreiro e usurpou a identidade de um dos inspectores. Será que os outros conseguirão encontrá-lo?
Material do Jogo1 Tabuleiro que representa o bairro de Whitechapel.
8 Piões de personagem com dois lados (suspeito e inocente)
6 Azulejos de candeeiros de rua.
2 Azulejos de tampa de Esgoto.
1 Carta com 2 lados (Testemunha e sem testemunha)
2 Placas de bloqueio Policial
8 Cartas de Personagem
1 Marcador de Jogadas
8 Cartas Álibi

O outro jogador assume o papel do inspector de polícia. O seu objectivo é o de descobrir qual a verdadeira identidade do Jack.
O jogo dura no máximo 8 jogadas. O contador das jogadas encontra-se no lado direito do tabuleiro do jogo.
O tabuleiro é posicionado entre os dois jogadores. De frente para o tabuleiro fica o inspector, a ver o tabuleiro de pernas para o ar, fica o Jack.
O jogo tem as seguintes fases:
1-Escolha e activação de Personagens
Quatro cartas de personagem são reveladas para serem activadas pelo Jack e pelo Inspector. A escolha das cartas pelos jogadores está descrita no canto direito do tabuleiro, junto ao contador das jogadas.
2-Chamada da testemunha
Nesta fase o Jack revela se a sua personagem está a ser iluminada pelos candeeiros de rua ou não. Em função da resposta é posicionada a carta com a face de testemunha ou sem testemunha virada para cima, e de acordo com o posicionamento dos piões no tabuleiro do jogo, estes são virados para o seu lado de inocente.
3-Extinção de um candeeiro de rua
Seguindo a numeração dos candeeiros (1-4), nas primeiras 4 jogadas, um candeeiro é removido do tabuleiro do jogo.
4- Fim da jogada
O marcador de jogadas avança para a jogada seguinte.

- O Jack sai do bairro e ganha o jogo.
- O Inspector prende o Jack e ganha o jogo.
- O Inspector faz uma acusação que é falsa e o Jack aproveita a confusão e foge, e com isso ganha o jogo.
- No final da oitava jogada, o Jack não foi apanhado, e ganha o jogo.
Cada personagem tem um poder, alguns deles são obrigatórios e como tal têm de ser usados, outros são facultativos, só são usados se o jogador quiser.
Nos caminhos do tabuleiro as personagens encontram alguns obstáculos. Contudo sempre que existir uma tampa de esgoto aberta é de aproveitar para sair noutra qualquer tampa de esgoto do tabuleiro, por apenas 1 ponto de movimento. Todas as personagens podem gastar entre 1 a 3 pontos de movimento por jogada, excepto a Miss Stealthy que pode ir até 4 pontos de movimento.

O Mr. Jack é um bom jogo para 2 jogadores e é uma boa compra para este Natal.
Este jogo esteve à venda nos hipermercados Jumbo durante o Natal do ano passado. Tive a sorte de me deslocar a Vila Real no fim de semana passado, onde consegui encontrar os resto do último Natal a um preço fantástico, 19 euros. Pessoal de Vila Real, não percam a oportunidade de comprar este jogo por este preço.
Relativamente aos autores, o Bruno Cathala é autor de jogos como o Boomtown, Cleopatra and the Society of Architects, Jamaica, Shadows Over Camelot, Senji.
O Ludovic Maublanc também participou com o Bruno Cathala na elaboração do Cleopatra and the Society of Architects.

![]() | Paulo Santos |
---|---|
![]() |
Paulo Santos
|
![]() | Maria Constança Silva |
2 comentários:
muito legal o post..descreve bem o jogo dá uma boa idéia...
gosto muito do game também...
Parabéns...
Obrigado.
Se gosta deste jogo e do tema “Jack o Estripador”, aconselho um jogo mais complexo e elaborado o “London 1888”. É um jogo Francês muito interessante. Oportunamente publicarei um artigo sobre este jogo.
Enviar um comentário