Boomtown - Face 2 Face


Um jogo de Bruno Cathala and Bruno Faidutti para 3 a 5 jogadores, a partir dos 10 anos, com a duração de 30 minutos.


Existe ouro naqueles montes! Este grito originou uma corrida desenfreada dos prospectores para oeste e são fundadas as “Boomtowns (*)” – estão directamente ligadas à febre do ouro. Numa “Boomtown”, tens de competir com os teus colegas prospectores numa disputa alucinante para encontrares a tua fortuna em ouro, mas cuidado com o salteador, cartas de tubarão e políticos corruptos. Existem várias maneiras de fazer um dólar numa “Boomtown”.

(*) Boomtown: Uma cidade que experimenta um crescimento económico ou da população.



Componentes
¨ 60 Cartas (45 concessão de mineração e 15 eventos)
¨ 2 Dados
¨ 5 Peões de Presidente de Câmara
¨ 10 Peças de “Boomtown”
¨ Fichas de Poker (no valor de 1 “brancas”, 5 “vermelhas” e 10 “azuis”) representando ouro.

Objectivo do Jogo
Os jogadores são prospectores, que tentam encontrar ouro para serem ricos. Em cada vez de jogar, concessões de mineração são leiloadas. Depois o ouro é encontrado em algumas delas, dependendo dos lançamentos do dado. Os jogadores podem também actuar como salteadores, proprietários de bares e políticos. Através da utilização de vários meios se ganham as fortunas. No final do jogo, o jogador com mais influência, com as melhores minas e com mais ouro, é o vencedor.

Preparação do Jogo
Cada jogador começa o jogo com 10 ouros (em fichas de poker). O banco faz as trocas quando necessário.
Todas as cartas são baralhadas e posicionadas num monte, com a face virada para baixo, em cima da mesa. Este é o baralho das cartas. Atenção que num jogo com 3 jogadores, podes remover aleatoriamente 15 cartas do baralho de cartas, sem olhar para elas, para um jogo mais rápido.
Os 2 dados, as fichas de poker do banco, as peças da cidade e os peões de presidente de câmara são posicionadas perto do baralho de cartas.
A primeira vez de jogar pode começar.

Uma jogada do jogo
Determina aleatoriamente o jogador inicial da primeira jogada. Nas jogadas seguintes, o jogador inicial irá ser o vencedor do leilão da última jogada.

Tirar Cartas
Tira tantas cartas do baralho de cartas, quantos sejam os jogadores e posiciona-as em fila, com a face virada para cima, em cima da mesa. Atenção que na primeira jogada, todas as cartas reveladas têm de ser concessões de mineração. Se tirares alguma carta diferente desta, posiciona-a de regresso ao baralho e substitui-a pela primeira mina que tirares, e volta a baralhar o baralho de cartas.

Licitar
As apostas começam com o jogador inicial e prossegue no sentido dos ponteiros do relógio. O jogador inicial pode passar ou licitar um ou mais ouros. Depois, cada jogador pode passar ou fazer uma oferta maior. Um jogador que passe fica fora do leilão e não pode voltar a entrar. A licitação continua até todos os jogadores tenham passado, excepto um. Um jogador não pode licitar mais ouro do que possui.
Atenção: Numa situação pouco provável, de todos os jogadores passarem, o jogador inicial, aquele que passou primeiro, é considerado o maior apostador.

Pagar as Licitações
Com 4 ou 5 jogadores
O maior apostador paga o valor completo da licitação ao jogador que está ao seu lado direito. Esse jogador guarda para si metade do montante recebido (arredondamentos para cima) e depois passa o restante para o jogador à sua direita. Depois, esse jogador guarda para si metade do dinheiro recebido, (mais uma vez arredondamentos para cima) e dá o restante ao seu vizinho do lado direito, e assim em diante. Isto continua até não haver mais nada para dar ao jogador do lado direito.
Nota: o maior apostador nunca pode receber de volta qualquer dinheiro que tenha pago. Por isso, se o seu vizinho do lado esquerdo receber dois ou mais ouros, ele guarda tudo que tenha recebido.

Com 3 jogadores
O maior apostador paga o valor completo da licitação ao jogador à sua direita, que guarda para si metade (arredondamentos para cima) e depois entrega o resto ao seu vizinho do lado direito. Esse jogador guarda para si metade do dinheiro recebido (mais uma vez arredondamentos para cima) e dá o restante dinheiro ao banco.

Escolher Cartas
O maior apostador escolhe uma das cartas à venda. Se for uma mina, ele posiciona-a, com a face virada para cima, à sua frente. Se for uma carta de evento, aplicam-se regras especiais (ver Eventos). Uma vez escolhida uma carta pelo maior apostador, o jogador à sua esquerda tem de escolher uma das restantes cartas. A escolha continua a passar à esquerda até cada um dos jogadores tenha recebido uma carta. Se um jogador tirar uma concessão de mineração numa cidade cujo Presidente de Câmara (ver Presidentes de Câmara) é outro jogador, ele tem de pagar ao Presidente de Câmara tanto ouro quanto as minas o Presidente de Câmara tenha nesta cidade.
ProduçãoQuando todos as cartas tiverem sido tiradas, o jogador inicial lança os dois dados.
Todas as concessões de mineração cujo dado de produção iguale a soma dos dois dados lançados produzem ouro. O proprietário da concessão recebe ouro do banco igual ao valor de produção da mina (número de pepitas de ouro da carta).
Depois de tudo isto ter sido efectuado, a jogada termina e a próxima jogada pode começar.

Cartas de Minas Perigosas
Atenção que algumas das minas têm cartas diferentes e indicam que elas são perigosas. Num lançamento de produção de 2 ou 12, estas minas desabam e são removidas do jogo.
Presidentes de Câmara
Cada jogador tem de guardar todas as minas com a face virada para cima, à vista de todos os outros jogadores.
As minas devem ser agrupadas por cidade – cada uma das cidades está codificada através da cor (Cactus Juction = verde, Cold Mountain = roxo, Cayote City = vermelho, Dry Gulch = amarelo e San Narciso = azul).
O primeiro jogador a possuir duas minas da mesma cidade, passa a ser o Presidente de Câmara dessa cidade, e recebe o peão correspondente (isto é da mesma cor).
A partir de agora, todas as vezes que um jogador tirar uma mina de uma cidade com um Presidente de Câmara, ele tem de pagar ao jogador dominador uma taxa igual ao número de minas que o Presidente da Câmara possui dessa mesma cidade.
Se, em qualquer altura, um jogador tiver mais minas numa cidade que o actual Presidente de Câmara, não importa se depois do normal tirar de uma carta num leilão ou depois de um evento, esse jogador passa a ser o novo Presidente de Câmara e recebe o peão de Presidente de Câmara do anterior Presidente. Se um jogador se tornar no novo Presidente de Câmara, através do tirar de uma mina, ele tem ainda de pagar a taxa ao anterior Presidente, antes de receber o peão de Presidente de Câmara.

Fim do Jogo
O jogo termina quando o baralho de cartas se esgota.
Uma vez feito o último lançamento de produção, depois, cada jogador soma a sua pontuação.
A pontuação de um jogador é calculada da seguinte forma:
¨ Total de ouro (em fichas de poker) +
¨ O valor de produção de todas as minas +
¨ 5 Por cada peão de Presidente de Câmara.

O Jogador com a maior pontuação é o vencedor.

Eventos
A maior parte dos eventos têm um efeito instantâneo e são descartados em seguida. Contudo alguns (Saloon, Saloon Girls, Govemor , New Vein) são posicionadas juntamente com as minas e têm um último efeito. Outros (The Telegraph e Mustang) têm de ser guardados pelo jogador e podem ser usados mais tarde no jogo.
Pode acontecer que um jogador tenha de escolher uma carta que não pode usar – “The Governor” se ele não tiver nenhum Presidente de Câmara, ou “The Girls” se ele não tiver nenhum Saloon. Nestes casos, o jogador guarda a carta à sua frente – não tem nenhum efeito até o jogador se tornar Presidente de Câmara de uma cidade ou tirar uma carta de Saloon.
Carta Tubarão (Kartenhai):Joga imediatamente. Cada um dos outros jogadores tem de pagar ao banco 4 ouros. Esta carta tem ser jogada imediatamente e é depois descartada.
Dinamite (Dynamit):Uma mina oponente ou saloon à tua escolha explode e é removido do jogo. Esta carta tem de ser jogada imediatamente e é depois descartada.
Expropriação (Enteigung):Tira uma mina à tua escolha de outro jogador.
Só podes tirar uma mina de uma cidade onde já tenhas uma concessão. Se a cidade tiver um Presidente de Câmara, tens ainda de fazer o pagamento.Esta carta tem de ser jogada imediatamente e é depois descartada.
Governador (Gouverneur):Posiciona um dos teus Presidentes de Câmara nesta carta. Este Presidente é agora Governador. Desde que este peão seja Governador, o preço que os outros jogadores te pagam quando tiram uma mina desta cidade é duplicado. Se outro jogador assumir o controlo deste peão de Presidente, o Governador é descartado.
Assalto (Raubueberfall):Escolhe um jogador e um número entre 2 e 12 – a soma que estás a tentar roubar. Lança os dados. Se obtiveres esse número ou maior, roubaste esse jogador nesse montante de ouro. Se obtiveres dos dados um resultado inferior, o “assalto” falhou e esta carta não tem efeito.Esta carta tem de ser jogada imediatamente e é depois descartada.
Cavalo Selvagem (Praeriepferd): Guarda esta carta e usa-a mais tarde para escolher a tua carta imediatamente depois do primeiro jogador (o maior apostador), em vez da normal ordem do sentido dos ponteiros do relógio. Depois a ordem regressa ao normal. Uma vez usada esta carta é descartada.
Novo Filão (Nueu Ader):Posiciona esta carta por debaixo de uma das tuas minas. A partir de agora, o valor da produção desta mina é aumentado em 3 ouros. Se esta mina for dinamitada ou expropriada, a carta “New Vein” vai com ela. Se for posicionada com uma mina perigosa que mais tarde desaba, esta carta é descartada
Pub (Bar):Posiciona esta carta à tua frente com as tuas minas e posiciona uma peça de madeira da cidade à tua escolha em cima dela. A partir de agora, cada vez que uma mina da cidade escolhida produzir ouro, o seu proprietário tem de pagar 2 ouros pelas despesas no teu saloon.
Raparigas do Pub (Bardamen):Posiciona esta carta com um dos teus sallons. Agora em diante, cada vez que uma mina da cidade do sallon produzir ouro, o seu proprietário tem de pagar 4 ouros, em vez de 2. Se o saloon for dinamitado, esta carta é descartada.
Roubo da Diligência (Postkutschen Uberfall):Recebes 10 ouros do banco. Esta carta tem de ser jogada de imediato e é depois descartada.
Telégrafo (Telegramm):Guarda esta carta e usa-a quando quiseres.
A seguir a um qualquer lançamento de dados de produção, podes alterar, o resultado de um dos dois dados.Esta carta é depois descartada.
Bancarrota
Se por qualquer razão (pagamento a um Presidente de Câmara ou uma carta de evento) estiveres obrigado a pagar mais do que actualmente possuis, tens de pagar o que puderes. O jogador receptor do dinheiro não recebe nenhuma compensação adicional. Um jogador que fique sem dinheiro entra em Bancarrota e não pode licitar para novas minas até ele tenha ouro para o fazer.

Um jogo de cartas muito divertido para ser jogado em família ou com os amigos. Foi o jogo que mais joguei nas últimas férias de verão, quando recarregava baterias em Ourém. Este jogo pode ser jogado com 3 a 5 jogadores e tem um duração de 30 a 40 minutos.
Este jogo requer muita estratégia para se vencer.
Vale a pena ter este jogo de cartas.

Prémios atribuídos:
2005 Spiel des Jahres Recommendation.
Não esquecer que o Bruno Cathala é autor de jogos como o Shadow over Camelot, Mr. Jack e Cleopatra and the Society of Architects, e o Bruno Faidutti é autor do Mystery of the Abbey (jogos que já traduzi).


Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

Sem comentários: