Um jogo de René van den Berg para 2 a 4 jogadores, a partir dos 8 anos, com a duração de 45 minutos.
Introdução
O objetivo é planear uma rota para completares a tua
própria missão secreta antes dos outros. O teu explorador precisa de viajar por
estradas e planícies de areia, atravessar bosques e rios, para chegar à próxima
coordenada utilizando a rota mais eficiente ou tática. Assim que chegar, vai
receber uma nova coordenada ou pista de onde o tesouro dessa rota pode ser
encontrado. Mas atenção aos exploradores dos teus oponentes! Eles vão tentar
sabotar a tua atividade com troncos de árvores caídas, pontes danificadas ou
outros obstáculos. Possuir as cartas de ação corretas, um pouco de sorte e
perseverança, podes ser o primeiro a cumprir a tua missão e alcançar o maior
tesouro de todos, a vitória!
Jogadores
O jogo
é para adultos e crianças a partir dos 8 anos. O jogo pode ser jogado com 2 a 4
jogadores.
Duração do Jogo
O jogo tem uma duração entre 45 a 150 minutos,
dependendo do número de jogadores e da dificuldade da missão escolhida.
Material do Jogo
•
4 Segmentos de
tabuleiro com um caixilho de coordenadas
•
14 Cartas de
Missão
•
26 Cartas de
Tesouro
•
60 Cartas de
Coordenadas
•
42 Cartas de
Ação, divididas em 11 cartas de Obstáculo, 11 cartas de Ajuda e 20 cartas de
Informação
•
4 x 2 Peões de
Explorador
•
4 Cartões com os
símbolos de rota
•
3 Fichas com o
símbolo de rota
•
Obstáculos e
atributos de ajuda, divididos em 8 caminhantes (peões pretos), 10 Fichas de Troncos
de Árvores Caídas, 6 Fichas de Pontes Danificadas e 4 Fichas de Atalho
•
20 Fichas «individuais»
e 10 fichas «múltiplas»
•
4 Dados
•
Regras do Jogo
Tipo de Cartas
Objetivo do Jogo
Tentar ser o primeiro a realizar a tua missão, movendo
os teus exploradores para as coordenadas e recolhendo tesouros pelo caminho.
Mas atenção aos teus adversários. Eles podem frustrá-lo, colocando obstáculos
no teu caminho!
Preparação do Jogo
Posiciona os quatro segmentos de tabuleiro dentro do
caixilho das coordenadas em qualquer posição. Cada jogador pega num tronco e num
caminhante (peão preto). Estes obstáculos podem ser usados em qualquer momento
durante o jogo. Separa as cartas de coordenadas. Com 2 jogadores, as cartas
marcadas com “3+” não são usadas. Baralha as cartas de tesouro, as cartas de
coordenadas e as cartas de ação e coloca-as em montes separados ao lado do
tabuleiro. Coloca os restantes obstáculos disponíveis ao lado do tabuleiro como
um stock. Cada jogador escolhe uma cor (vermelho, verde, amarelo ou azul) para
os seus exploradores e pegam nas respetivas três fichas com o símbolo de rota.
Não é permitido aos jogadores trabalhar em conjunto, a menos que o jogo seja
jogado com duas equipas (ver variantes do jogo). Por outras palavras, o jogador
está por sua conta. Decide a dificuldade da missão que será jogada escolhendo o
número de símbolos assinalados na parte de trás das cartas de missão (1 =
fácil, 2 = médio, 3 = difícil). Baralha as cartas selecionadas e dá a cada
jogador uma carta de missão. Não mostres a tua missão aos outros jogadores, esta
é secreta.
As Cartas de Missão
Cada missão consiste na coleção de 1 ou mais tesouros
e num número mínimo de cartas de coordenadas. As cartas de missão escolhida
mostra qual o (s) tesouro (s) e quantas cartas de coordenadas são necessárias.
Os Dados
Os dados correspondem à mesma cor da paisagem no
tabuleiro de jogo. Cada dado tem a sua própria cor e os seus próprios números:
Cartas de Tesouro
As cartas de tesouro precisam de ser coletadas para
cumprir a missão, tal como descrito na carta de missão. Algumas cartas de tesouro
mostram mais do que um tesouro. O jogador pode escolher quais dos tesouros a
serem usados na missão.
Modo de Jogar
Todos os exploradores são colocados na sua posição
inicial do caixilho com as coordenadas. Estas posições estão localizadas em
todos os cantos. Cada explorador é colocado num dos números das coordenadas (Norte
01 e Este 01, Norte 30 e Este 01, etc.) A cor e o canto são escolhidos por cada
jogador. Cada jogador pega na sua carta de missão, estuda-a e coloca-a com a
face para baixo sobre a mesa. Depois disso, cada jogador tira 3 cartas de
coordenadas do topo do monte e coloca-as com a face para cima à sua frente na
mesa, usando o cartão com os símbolos de rota (ver exemplo). Para além disso,
cada jogador marca as três coordenadas no mapa com as suas fichas, com os
símbolos correspondentes.
O jogador mais velho começa e decide para quais das
coordenadas se irá mover em primeiro lugar. Os dados usados dependem da cor da
paisagem onde se encontra o jogador (ou quadrado do canto no início do jogo).
Fim do Jogo
O primeiro jogador a terminar a sua missão e regressar
com os seus exploradores à posição inicial coloca a sua carta de missão sobre a
mesa. Ele ganhou o jogo. Os outros jogadores podem optar por continuar a
competir para o segundo lugar, ou terminar o jogo imediatamente.
Para quem
não sabe, todo o projeto dreamwithboardgames começou com as traduções de jogos
de tabuleiro para a Netsurf (bons velhos tempos…). A Netsurf foi o nosso
primeiro parceiro nesta aventura pelo mundo de sonhos dos jogos de tabuleiro.
Como nunca nos esquecemos dos nossos amigos, quando o Miguel Marques nos
desafiou para fazer a tradução deste “Treasure Hunt”, aceitamos de imediato o
desafio.
Este jogo é
baseado no Geocaching. O Geocaching é uma caça ao tesouro do mundo real.
Existem 2.301.208 geocaches ativas e mais de 6 milhões de geocachers em todo o
mundo.
Para saberes
mais sobre o geocaching e sobre como te podes juntar a esta aventura, visita o
site Geocaching.
com.
Quando
iniciámos a leitura das regras do jogo em Inglês, ficámos um pouco confusos. Já
nos tinham avisado para isso. Mas, à medida que fomos traduzindo as regras para
Português, fomos clarificando essas dúvidas, que com o testar do jogo foram
completamente esclarecidas.
A tradução
que fizemos foi das regas que estão disponíveis no site oficial do jogo.
Contudo, quando fizemos a verificação com as regras que acompanham o jogo,
deparamo-nos com a existência de uma pequena diferença. As regras que
acompanham o jogo, não fazem menção à regras do jogo alternativa do tesouro.
Optámos por manter essa regra alternativa na versão Portuguesa do jogo, porque
é uma mais-valia para quem quiser jogar o jogo de outra forma no que diz
respeito aos tesouros.
Depois de
termos feito a tradução das regras e depois de esclarecidas todas as dúvidas,
podemos dizer que as regras são fáceis de perceber e depressa conseguimos
entender a mecânica do jogo.
Como estamos
perante um típico jogo de caça ao tesouro, o fator sorte que o jogo muito tem
com os dados e cartas, está aceitável.
Quando a
caixa do jogo chegou às nossas mãos, a primeira impressão que ficou, é que
estávamos perante um jogo familiar, dada a sua ilustração. Que por sinal dá
facilmente a entender que espécie de jogo vamos encontrar no seu interior.
Ao abrir a
caixa do jogo, verificámos que a mesma só tinha uma abertura central para
acomodar todos os componentes do jogo. Em termos de espaço é suficiente, mas
não é a melhor maneira de acomodar de forma individualizada os vários
componentes do jogo. Temos de recorrer aos elásticos e sacos de plástico se
quisermos arrumar tudo de uma forma ordenada e individualizada, facilitando
assim a preparação do próximo jogo.
As
ilustrações das cartas e fichas do jogo estão q.b., conseguem transmitir bem a
sua função no jogo. Já as ilustrações dos quatro segmentos do tabuleiro estão
muito básicas. Contudo, conseguem desempenhar a sua função na perfeição. No
entanto, podiam estar um pouco melhor. Mas, se virmos o tabuleiro como um
simples mapa como aqueles que desenhamos na nossa infância quando fazíamos este
tipo de brincadeiras, é fácil de aceitar a opção do autor.
Os materiais
dos vários componentes são de qualidade. As fichas de cartão tem uma grossura
suficiente para desempenharem bem a sua função. Os dados fazem nos lembrar os
dados do Formula
D.
Por vezes é
uma boa estratégia terminar as rotas de outros jogadores, quando isso é
permitido, porque vamos ganhar as cartas de coordenadas associadas a essa rota.
Dessa forma conseguimos aumentar a quantidade de cartas de coordenadas
necessárias para alcançar o objetivo da nossa missão.
Quando
tiramos uma carta de ação do tipo “informação”, nomeadamente a carta “tesouro
aberto”, devemos pensar muito bem a que rota vamos associá-la. Devemos estudar
a localização de todas as nossas rotas, juntamente com a localização dos nossos
exploradores e exploradores adversários, para evitar que estes possam alcançar
esses tesouros e ganhar para além do tesouro, as cartas de coordenadas que lhe
estão associadas.
Se o tesouro
que vamos associar à carta de tesouro for aquele que necessitamos, seria bom
associá-lo a uma rota que esteja o mais perto possível de um dos nossos
exploradores. Mas, atenção à localização dos exploradores adversários. Como não
temos conhecimento da carta de missão que cada jogador tem em sua posse, não
sabemos se esse tesouro é aquele que o teu oponente precisa para a sua missão.
Contudo, mesmo que não o seja, os teus adversários podem tentar obtê-lo, se
tiverem a perceção de que persegues a rota desse tesouro com muita ansiedade, e
dessa forma podem prejudicar-te.
Seria ideal
associar um tesouro à rota com o maior número de cartas de coordenadas. Mas, só
o deves fazer, se tiveres seguro de que os teus adversários não chegam lá
primeiro. Por isso, se o tesouro for fechado não tens qualquer problema, caso
contrário, cuidado.
Existe uma
forma de dificultar o registo de uma rota com um tesouro aberto, é tentar
associar essa rota uma carta de tesouro escondido, obrigando à posse de uma pá
(carta de tesouro enterrado) para conseguir registar essa rota.
Quando temos
de associar uma carta de tesouro a uma rota, em que o tesouro não é importante
para nós, devemos de associá-lo a uma rota que esteja mais distante possível de
todos os exploradores. Outra opção, seria associar esse tesouro a uma rota que
tenha muitas cartas de coordenadas e que tenha por perto de um dos teus
exploradores, e que os exploradores adversários estejam distantes. Assim,
consegues, pelo menos, obter as cartas de coordenadas tão necessárias para o
cumprimento da tua missão.
É uma boa
estratégia ter os teus dois exploradores em movimento, dependendo da
localização das tuas rotas, para facilitar o teu trabalho de aumentar o mais
rapidamente possível as cartas de coordenadas dessas rotas. Porque para além da
quantidade e da sorte das cartas, a rapidez com que vais registando as
coordenadas das tuas rotas, é importante para a tua missão, porque mais
rapidamente vais tirando mais cartas de ação possíveis de serem tesouros, que
tanto precisas para conseguires com êxito obter todos os elementos necessários
ao cumprimento da tua missão.
Os
obstáculos podem ser uma forma de complicares a vida aos teus adversários. Á
medida que observas que estes estão a colecionar demasiado cartas de
coordenadas e/ou tesouros, estando eminente a viagem de regresso dos seus
exploradores ao local de partida, estes obstáculos podem fazer com que possas
ganhar algum tempo, possibilitando-te de cumprires com a tua missão, antes dos
teus adversários.
As cartas de
ajuda são essenciais para fazer face a alguns obstáculos ou tesouros
escondidos. Mas, também te podem ajudar com atalhos ou melhorar a tua
performance na água.
Por aqui se
pode ver como este jogo tem estratégia e alguma dificuldade.
Das
variantes apresentadas para o jogo, achamos que a mais divertida é jogar o jogo
com equipas.
Estamos
perante um jogo familiar, muito divertido.
Quem gosta
deste tipo de jogos de caça aos tesouros vai ficar rendido a este jogo.
Quem é fã e
praticante do geocaching vão com toda a certeza gostar e de ter este Trasure
Hunt em casa. Quem ficar fã do Treasure Hunt vai no mínimo ter a curiosidade de
espreitar sobre o geocaching.
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