Chinatown - Alea


Um jogo de Karsten Hartwig para 3 a 5 jogadores, a partir dos 12 anos, com a duração de 60 minutos.

 

Em Chinatown, os jogadores assumem o papel de empreendedores à procura de investimentos no distrito chinês de Nova Iorque. Para o fazerem, têm de estabelecer uma variedade de negócios durante os 6 turnos de jogo, tais como lavandarias, restaurantes, lojas de antiguidades, farmácias, etc. Quanto maior o negócio e quanto mais cedo for concluído, mais dinheiro será obtido em retorno. Ao longo do jogo, os jogadores recebem propriedades e edifícios, que podem negociar entre si. No final, ganha o jogador que obteve os maiores lucros.

Componentes

»1 tabuleiro de Jogo

» 150 fichas de jogador (30 de cada cor)

» 90 fichas de Negócio

» 180 cartas de jogar (85 cartas de propriedade, 9 cartas de evento, 81 Cartas de Dinheiro, 5 ajudas para jogadores)


O JOGO

Existem 90 fichas de negócio. Cada uma mostra um dos 12 tipos de negócio e o número de fichas necessárias para o completar. Quando um edifício está completo, atinge a receita máxima. Para cada negócio existem mais 3 fichas do que o número indicado. Por exemplo, existem 6 farmácias (3+3) e 7 Restaurantes (4+3).

Cada ficha é colocada numa propriedade do tabuleiro. Quando vários estão adjacentes (não diagonalmente) e pertencem ao mesmo jogador, forma-se um negócio. No início de cada ronda, tanto as propriedades como os negócios são obtidos aleatoriamente.

Enquanto o negócio não for completado, contudo, este também gera receita. Conforme o número de fichas interligadas, os jogadores vão receber dinheiro no final de cada ronda.


AS RONDAS E FASES

O jogo tem 6 rondas, com 5 fases para cada rodada.


FASE 1: Distribuir propriedades

Os jogadores recebem cartas de propriedades aleatoriamente e descartam algumas (conforme o número de jogadores). Têm de decidir se querem propriedades isoladas, perto das suas, ou que possam ser usadas para negociar. Colocam as suas fichas de jogador em cima dos números no tabuleiro, conforme as cartas que escolheram.


FASE 2: Distribuir fichas de negócios.

Os jogadores recebem fichas de negócios aleatoriamente.


FASE 3: Negociações

Os jogadores trocam entre si dinheiro, fichas de negócios, propriedades e promessas que podem ou não ser cumpridas.


FASE 4: Colocar fichas de negócios

Os jogadores colocam as fichas de negócios nos números com as suas fichas de jogador. Não é necessário colocar todas as fichas.


FASE 5: Obter rendimentos

Em cada ronda, uma carta de evento é mostrada, que altera os rendimentos (bónus conforme o número nas fichas de negociação). Conforme o tamanho de cada negócio e o bónus aplicado, cada jogador recebe dinheiro do banco.

O jogo termina após 6 rondas de jogo (no final da ronda em que a carta de evento final é virada para cima). O jogador com mais dinheiro é o vencedor.


GERAL

Em Chinatown, os jogadores assumem o papel de empresários do bairro Nova Iorquino do mesmo nome, tentando comprar, vender e negociar propriedades com outros jogadores para obterem o maior lucro possível. No fundo, é um jogo de negociação e gestão de recursos, com imensas trocas, vendas e negócios “manhosos” pelo meio. Como um dos seus focos é comunicação e a interação entre os jogadores, este foi um título que nos despertou a curiosidade.


ASPETO DO JOGO E SEUS COMPONENTES

O jogo apresenta um tabuleiro que quase roça o monocromático e que representa Chinatown. Isto não é necessariamente um defeito, pois como o tabuleiro vai sendo preenchido com os diferentes negócios e marcadores de jogador, rapidamente se torna um festival colorido. Mais teria sido menos. O tabuleiro está dividido em 85 espaços. Cada um desses espaços corresponde a um lote onde um negócio pode ser iniciado. Estes são representados por fichas de cartão coloridas cujo design é bastante apelativo. Para além disso, cada jogador tem também marcadores na sua cor, feitos do mesmo material. Estes não são assim tão catitas. Junta-se um monte de cartas de lote de propriedade (numeradas até 85) e o dinheiro, que emula o tradicional dólar americano. De notar que a versão que jogamos, a da Alea, difere um pouco da versão Z-Man, tanto no aspeto como nos elementos do tabuleiro.

De uma forma geral, o jogo está bem construído. A caixa está bem dividida, com entalhes de tamanho apropriado para os elementos e tabuleiro. A ilustração é bem tradicional, mas o jogo também já é bem antigo. Gostamos muito do aspeto das cartas, em particular.


TEMA DO JOGO

Embora visitar Nova Iorque ainda esteja na “bucket list”, não é necessário viajar para a icónica cidade para conhecer o famoso bairro de China Town. A sua representação na cultura pop foi bastante vincada e, portanto, qualquer pessoa que cresceu nos 90s deve ter uma imagem mental do espaço. Mesmo que não estejam familiarizados, de certeza que o nome do bairro vos deve dar umas dicas. Repleto de comércio e com a configuração típica dos quarteirões nova-iorquinos, é como tanto o bairro como o jogo se apresentam. Embora o tabuleiro inicialmente seja meio acinzentado e sem vida, rapidamente se preenche com os coloridos mercados. Estes, representados por fichas com nomes de negócios pitorescos ajudam a contextualizar todo o cenário. Na verdade, todos os elementos contribuem para esse efeito.

E sendo um bairro conhecido pelo comércio, nada melhor que um jogo de compra e venda, troca e baldroca. O facto que (praticamente) tudo pode ser negociado faz deste um jogo de negociação frenética, onde confiar demasiado nos nossos amigos pode ser… um mau investimento. Dramático…


COMO JOGAR E MECÂNICAS

"Chinatown" é um jogo de negociação, gestão de recursos e estratégia, onde os jogadores têm de comprar e negociar propriedades para obter o maior lucro possível. Em cada ronda, os jogadores recebem cartas de propriedade (onde os negócios são colocados) e fichas de negócio (por exemplo, uma Farmácia). As cartas de propriedade assinalam os espaços onde os jogadores podem colocar os seus negócios (por exemplo, o jogador pode obter as cartas 3, 4 e 18, numa ronda). Depois, os negócios podem ser colocados nas propriedades que o jogador possui. Claro que a parte mais divertida do jogo é negociar e, caso isso falhe, sabotar os adversários. Como os negócios são compostos por várias propriedades (a Farmácia, por exemplo, usa 3) e se um jogador tem uma propriedade no meio das do adversário, pode utilizar isso para negociar… ou nunca o fazer e impedir que o jogador termine os edifícios. Conforme o número de negócios completos (3, 4, 5 e 6 fichas de negócio ligadas) e incompletos, os jogadores recebem dinheiro (auxiliados por cartas de evento). O jogador com mais dinheiro, no final do jogo, ganha.

A etapa mais apelativa deste jogo é, sem dúvida, a negociação. Como é muito provável que os jogadores tirem cartas que os adversários necessitam, é do seu maior interesse “espremer” os seus amigos até que estes cedam aquela ficha de relojoeiros, que vos garante uma pipa de massa. É também importante saber o número de fichas que existem de cada edifício (flashbacks do Alhambra). Como os negócios são mantidos com a face para cima, é possível determinar o número de fichas de negócio ainda disponíveis para tirar e, assim, aceitar negócios de miseráveis sem escrúpulos ou esperar uma bonança.


DIVERSÃO E DIFICULDADE

A diversão em "Chinatown" vem da interação entre os jogadores, das negociações e da gestão de recursos. O jogo é dinâmico e imprevisível, já que a cada turno os jogadores têm novas opções e possibilidades. O fator de dificuldade está principalmente na tomada de decisões estratégicas, na negociação com outros jogadores e na gestão eficiente de recursos.

Jogadores experientes podem tirar mais proveito desses elementos, mas mesmo iniciantes podem se divertir bastante com as negociações e a movimentação no tabuleiro. Comparado a outros jogos de negociação e gestão de recursos, como "Power Grid" ou "Acquire", "China Town" é mais fácil de aprender e menos complexo, mas ainda oferece um desafio estratégico interessante.


REJOGABILIDADE, PREÇO E DURAÇÃO

A rejogabilidade de "China Town" é bastante alta, já que as cartas de propriedades e fichas de negócio são distribuídas aleatoriamente a cada partida, o que faz com que cada jogo seja diferente do anterior. Além disso, a interação entre os jogadores garante que cada jogo tenha a sua própria dinâmica e desafios. O preço do jogo, que ronda os 40,00€ (versão Z-Man) é justo para um jogo que será claramente jogado várias vezes. A duração do jogo é razoável, durando em média 90 minutos, o que o torna adequado para jogar numa tarde ou noite de jogos.


CONCLUSÃO

"Chinatown" é um jogo divertido e envolvente, com componentes apelativos e uma temática bem integrada. Embora tenha mecânicas simples e repetitivas, oferece uma grande quantidade de possibilidades, através da negociação, bloqueio, ou simplesmente ignorando os adversários. A interação entre os jogadores é o ponto forte do jogo, e a rejogabilidade é alta. Embora não seja um jogo barato, o investimento vale a pena para jogadores que procuram um jogo de negócios desafiador. Em comparação a outros jogos de negociação e gestão de recursos, "Chinatown" destaca-se pela sua simplicidade e pelo foco na interação entre os jogadores. O facto que é um pouco “aleatório” faz parte do jogo, pois é isso que força a negociação, pelo que não o vemos como um fator negativo.



Tema/Objectivo









7
Mecânica/Regras









7
Componentes/Artwork









8
Jogabilidade/Interacção









9
Estratégia/Dificuldade









7
Duração/Diversão









8
Originalidade/Criatividade









6
Preparação/Começar a jogar









8
Caixa do jogo/Apresentação









9
Preço/Vale o Dinheiro









6
Apreciação Global7,5


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Diogo Silva
Paulo Santos

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