Subbuteo vs. Futegolo

A grande maioria deve conhecer o Subbuteo, já uma minoria deve saber o que é o Futegolo. O Subbuteo teve a vantagem de ter nascido muito mais cedo, na década de 40, tendo sofrido algumas modificações até aos nossos dias, e continua a ver vendido. O Futegolo foi uma produção nacional da Luso Toys na década de 70, o que limitou a sua existência ao mercado nacional durante os anos 70 e início dos anos 80.

Durante a minha infância e adolescência, o Futegolo fez parte da minha vida. De tal forma que acabei, anos mais tarde, por adquirir uma tábua em madeira com as dimensões do campo do jogo, para que pudesse jogar o Futegolo em cima de qualquer mesa, o que o tornava ainda mais emocionante e divertido. Infelizmente, tive de me desfazer dela, quando numa mudança de casa, deixei de ter espaço disponível para ela.

O gosto pelo Futegolo começou através do meu irmão. Um amigo dele tinha o jogo, tendo-nos emprestado por diversas ocasiões a sua tábua em madeira.

O Futegolo é um jogo muito realista, os jogadores chutam a bola, podem marcar livres diretos por cima da barreira, conseguem fazer passes com efeitos na bola, podem marcar golos de cabeça e o campo de jogo é idêntico a um campo de futebol.

Ao longo de toda a minha infância, fiz muitos campeonatos com o meu irmão, eramos fãs do jogo e rivais dentro de campo. No período das férias da Páscoa e/ou Verão tínhamos sempre um Campeonato do Mundo para realizar. Ainda me lembro do último que fizemos, tendo sido eu a ganhá-lo.

O Futegolo vinha com duas equipas, uma da cor branca e outra preta, mas podíamos comprar outras equipas. Era também vendida uma caixa sem jogadores pintados para que pudéssemos pintá-los das cores que quiséssemos. Acabei por comprar ao longo dos anos, o Beira-Mar, o Benfica, o Porto, o Sporting, o Belenenses, o Leixões e o Setúbal.

Um dos grandes problemas do Futegolo era, quando na emoção do jogo não tínhamos cuidado, e exercíamos demasiada força sobre o jogador para rematar, e o encaixe que fazia a perna chutar a bola, acabava por partir.

O jogo é tão realista, que quando abríamos a caixa de uma equipa pela primeira vez e/ou antes de um jogo, tínhamos de fazer um pouco de ginástica à perna que remata, para evitar que se partisse durante o jogo.

Ao longo dos anos, parti muitos jogadores, era inevitável, razão pela qual comprei mais do que uma caixa base e mais do que uma caixa de algumas equipas, para que não ficasse com uma equipa incompleta. Lógico que na minha adolescência, não havia verba para isso, pelo que muitas vezes tinha de misturar alguns jogadores, normalmente utilizava os jogadores brancos e pretos para completar uma equipa.

O Subbuteo não tem esse problema, os jogadores não se partem com facilidade. O guarda-redes é jogador que devemos ter mais cuidado, para evitar partir o pau que o suporta, nomeadamente quando o tiramos da caixa ou quando o arrumamos o jogo, para evitar deixar cair ao chão.

Outra vantagem do Subbuteo é ter muitos assessórios, por exemplo placares publicitários e vedações que permitem fechar o campo, evitando que a bola sai da mesa e caia no chão. No Futegolo tive de criar esse tipo de assessórios para evitar que as bolas caíssem da mesa e se partissem, o que infelizmente aconteceu algumas vezes. No entanto, as vedações do campo, muitas vezes não preveniam essas quedas, porque no Futegolo é possível levantar a bola do chão, o que fazia com que muitas vezes a bola passasse por cima das vedações do campo. Acabei por criar atrás das balizas vedações maiores, uma das quais a simular os placares de marcação do resultado, onde se podia colocar os nomes das equipas através de etiquetas, para evitar quando arrematávamos à baliza, a bola passasse por cima dela e fosse parar ao chão.

Tal como no Subbuteo, o Futegolo simula todas as situações do jogo, sendo que no Futegolo é mais realista, uma vez que as faltas marcam-se se a bola arremessada contra um jogador adversário, o fizer cair ao chão.

É possível marcar golos de cabeça. Por exemplo, quando fazemos um cruzamento para a área, fazemo-lo de forma a fazer tabela na cabeça de um dos nossos jogadores.

A parte menos realista do jogo, é o guarda-redes, porque não o podemos mover para defender um remate à baliza. Aí o Subbuteo é mais interessante. Contudo, o Subbuteo é menos realista em questões como a atribuição de uma falta ou quando arrematamos à baliza, havendo neste último caso, uma linha de limitação do remate, o que torna o campo de jogo menos realista. As balizas do Subbuteo são mais interessantes que as do Futegolo, uma vez que tentam imitar as redes da baliza original. O campo de jogo do Futegolo tem dimensões maiores do que o do Subbuteo, uma vez que a escala de conversão é muito diferente, face à dimensão dos jogadores.

Como se pode constatar há pontos fortes e fracos dos dois lados.

Podem-se questionar do porquê deste artigo agora. Muito simples, pela primeira vez comprei o Subbuteo, aproveitando uma promoção. Fi-lo para tentar incutir no meu filho de 7 anos o gosto por este tipo de jogos. Além disso, como é difícil ou quase impossível de encontrar à venda jogadores do Futegolo, não queria que ele acabasse com o que resta da minha coleção.

Comprei o Subbuteo – Playset Uefa Champions League. Apesar de a caixa ter indicações em Português, no seu interior, apenas são fornecidas as regras em Inglês e Espanhol. Perante esta situação enviei uma mensagem através do Facebook à Creative Toys sobre a situação e até ao momento não obtive qualquer resposta. O que é de lamentar, demonstra um mau serviço pós venda da Creative Toys. Foi a primeira vez que uma editora de jogos de tabuleiro não me respondeu ou não resolveu uma situação relacionada com um jogo. Enfim…

Não posso dizer que a adaptação ao Subbuteo tem sido fácil, foram muitos anos, quase uma vida, a jogar Futegolo, são muitas as memórias e alegrias associadas ao jogo. Foram muitos campeonatos com o meu irmão e com os meus amigos. O Subbuteo dificilmente ou nunca irá ocupar o espaço do Futegolo. Contudo, não nego que gostei de experimentar o Subbuteo e vou tentar criar em volta dele, com o meu filho de 7 anos, um ambiente análogo ao que tive com o Futegolo na minha infância.

Para quem tiver a sorte de encontrar um exemplar do Futegolo à venda, digo-lhe que não perca a oportunidade de o adquirir, porque é uma relíquia. Se conhecem alguém que tenha o jogo, não percam tempo em experimentá-lo.

Para quem não consegue chegar ao contacto com o Futegolo, então o Subbuteo é uma boa opção para quem gosta deste tipo de jogos relacionados com o Futebol.

Para os fãs do Futegolo, podem comprar os assessórios do Subbuteo, porque é possível utiliza-los no Futegolo, inclusive as bolas.

Caso alguém tenha o Futegolo e queira vender, p.f. entre em contacto comigo que estou sempre disponível para adquirir material completo ou incompleto do Futegolo.

Boas jogatinas!

 



Paulo Santos

Sem comentários: