Brain Connect - Mercurio

Um jogo de Roberto Fraga e Stephane Escapa para 2 a 4 jogadores, a partir dos 8 anos, com a duração de 20 minutos.

 

Componentes:

48 Cartas de Desafio/Ação

4 Puzzles Brain

 

Antes de iniciar o jogo, temos que compreender o seu enquadramento. O Puzzle Brain representa o cérebro de um jogador, onde os pequenos quadrados que se encontram na sua margem, são as células cerebrais.

O jogo tem duas formas de ser jogado: Escolha do Adversário e Desafios. Enquanto na primeira versão precisas de ligar 2 células cerebrais entre si, cabendo ao teu adversário decidir quais são essas células, na versão Desafios, é uma carta que vai indicar a todos os jogadores quais as células cerebrais que têm de ser conectadas. Podes ter que ligar mais do que duas células, dependendo do nível de dificuldade que for escolhido. Ou seja, tens de ligar entre si, as células cerebrais indicadas na Carta Desafio (quadrados verdes), ao mesmo tempo que garantes que as pequenas rodas dentadas no teu Puzzle Brain estão coincidentes com a carta.

O primeiro a completar o desafio, ganha 3 cartas, o segundo, duas e o terceiro uma. O jogo termina quando um jogador conseguir obter 10 cartas.

A versão Desafios é mais interessante e desafiante. Para iniciar o jogo, cada jogador recebe uma Puzzle Brain. De seguida os jogadores decidem qual o nível de dificuldade em que vão jogar. Baralham as cartas e formam um monte de cartas (colocado ao centro da mesa de jogo) com a face ilustrada do desafio virada para baixo. Cabe ao jogador mais novo virar a primeira carta do monte, para identificar o desafio que todos têm de resolver. Primeiro, à que deslizar as peças da margem do Puzzle Brain para que as mesmas coincidam com os quadrado verdes ilustrados na carta que foi virada. Assim que todos tenham feito isto, tem início o desafio.

Como se pode constatar, as regras são muito simples de compreender. Contudo, os desafios são mais difíceis de concretizar.

O Brain Connect, como o nome indica, requer que as nossas células celebrais estejam muito atentas e disponíveis para que possamos sair vencedores dos desafios, que o jogo nos vai presenteando.

Não podemos dizer que o jogo seja original ao nível da mecânica. Quem viveu a infância e a juventude nos anos 70, havia muitos jogos com este tipo de puzzles para resolver e eram jogos muito populares. Os autores ressuscitaram uma fórmula de sucesso e enquadraram-na na atualidade dando-lhe uma nova roupagem e história, o que foi bem conseguido. Para quem não teve o privilégio de viver os anos 70, pode achar que está perante uma novidade.

No entanto, é sempre bom que este tipo de ressurgimentos aconteçam, porque os mais novos, como por exemplo o meu filho de 7 anos, o Brain Connect foi uma novidade. Contudo, não teve o mesmo impacto quando eu tinha a idade dele. As ofertas que há hoje ao nível de jogos de tabuleiro são outra realidade. Apesar de ter adquirido o jogo a pensar no meu filho, acabei por ter sido eu, quem ficou mais entusiasmado com o Brain Connect. Talvez a nostalgia envolvente teve o seu peso.

O jogo é muito interessante e desafiante, mesmo para os mais adultos, quando se opta por jogar o nível de dificuldade mais elevado. É um excelente jogo para passar bons momentos em família e amigos. Pode perfeitamente ser jogado em qualquer lado, é muito fácil de transportar e o material escolhido para construir o Puzzle Brain é de boa qualidade, resistindo a qualquer abalo ou mesmo queda.

Quem gosta de jogos “mind games” tem de experimentar este jogo, não vai dar o tempo como perdido.

O Brain Connect é um jogo muito interessante para desenvolver a destreza e capacidades cognitivas dos mais novos e dos avós. Não é recomendado a todos aqueles cujo celebro é muito preguiçoso.



Tema/Objectivo









7
Mecânica/Regras









6
Componentes/Artwork









6
Jogabilidade/Interacção









7
Estratégia/Dificuldade









7
Duração/Diversão









7
Originalidade/Criatividade









5
Preparação/Começar a jogar









9
Caixa do jogo/Apresentação









7
Preço/Vale o Dinheiro









7
Apreciação Global6,9

dreamwithboardgames
Roberto FragaStephane Escapa
MercurioBoardGameGeek


Paulo Santos

Sem comentários: