Lord of the Rings Trivia Game - Fantasy Flight Games



Um jogo de Christian T. Petersen para 2 a 4 jogadores, a partir dos 12 anos, com a duração de 90 minutos

 

Componentes

1 Tabuleiro de Jogo

4/6 Figuras de Hobbit

400 Cartas de Perguntas

48 Fichas de Área Especial

113 Fichas de Recurso

1 Dado de Recursos

1 Suporte de Cartas

 

Preparação

Começa por colocar o tabuleiro em cima da mesa. Cada jogador escolhe uma figura e coloca-a na primeira casa (esquerda). Cada jogador recebe também uma ficha de Espada, uma ficha de Movimento e uma Ficha de Anel. Escolhe um baralho de cartas, embaralha-o e coloca-o no suporte de cartas. Determina o primeiro jogador aleatoriamente e estão prontos a jogar.

 

Movimento

Para se movimentarem, os jogadores têm de pagar o custo de movimento entre cada etapa (está assinalado no tabuleiro). Depois de o pagarem, resolvem o evento dessa etapa. Se esta tiver um olho colorido, o jogador tem de responder a uma pergunta (verde – fácil; azul – média). Algumas áreas têm uma borda colorida, onde o jogador retira uma ficha de área especial. Estas fichas têm eventos próprios que têm de ser resolvidos imediatamente.

 

Responder a Questões

Quando o jogador encontra uma questão, o seu adversário á direita pega na carta do topo do baralho e mostra a sua frente ao jogador que vai responder. Conforme a dificuldade, o jogador que irá responder pode escolher a questão (Fácil ou Média) ou não (Difícil). Cada questão oferece recompensas de fichas ou lançamento do dado, pelo que o jogador deve ter em conta os seus recursos antes de escolher a questão. Conforme a dificuldade, o jogador que faz questão lê a pergunta e três (fácil) ou quatro (média e difícil) respostas. Se o jogador tiver sucesso, avança para a área e o seu turno continua. Se falhar, o seu turno termina e volta para a posição onde começou o seu turno (ou abrigo/haven).

 

Turnos, Descansar e Abrigos

Ao longo do jogo, os jogadores vão avançando pelo mapa. Contudo, quando falham, têm de voltar à casa onde começaram o seu turno, a não ser que tenham ultrapassado um abrigo (círculos verdes). Se o jogador quiser parar para descansar (para obter recursos ou para garantir que não retorna casas), pode optar pela opção Repousar, onde lança dois dados de recursos, obtendo o que estiver assinalado.

 

Final do Jogo

O jogo termina quando um jogador alcança Mount Doom e supera um dos desafios de final do jogo.

 



Análise ao Jogo

Geral

Talvez um dos mais “nicho” da coleção, The Lord of the Rings – Trivia Game é daqueles jogos que precisa de um grupo específico, familiarizado não só com os filmes, mas também com os livros da saga do Senhor dos Anéis. Encontrar esse grupo pode não ser a tarefa mais fácil, mas em contrapartida, o jogo de tabuleiro revela-se uma experiência divertida e longe do típico Trivial Pursuit. Embora claramente apropriado para jogadores que conhecem o mundo de Tolkien, este jogo não discrimina aqueles que não fazem a mínima ideia sobre quem é o Tom Bombadil e a cor da sua casaca naquela obscura canção que ele cantou no primeiro livro.

 

Abrir a caixa

É curioso como um jogo de Trivia consegue ter caixas mais compostas que muitos épicos de estratégia cheios de figurinhas. A primeira coisa que encontramos são as regras. Um booklet com a explicação completa e uma folha A4 com as regras rápidas. Depois de tirarmos o simples tabuleiro, vemos um fantástico insert de plástico, onde cada componente encaixa perfeitamente e fica tudo arrumado, pronto para iniciar o próximo jogo. Isto é, como é claro, uma preciosidade, mas queremos sempre que os nossos jogos sejam quase “pick up and play” e uma boa caixa ajuda imenso. É também possível jogar os componentes (cartas e marcadores) diretamente da caixa, caso o espaço seja pouco.

 

Componentes

Para além das óbvias cartas com as questões, o jogo inclui também figuras coloridas que representam os Hobbits, um dado com vários símbolos e uma série de marcadores redondos e quadrados, em cartão. As cartas são de boa qualidade e a caixa traz um organizador que facilita o seu uso em jogo. Os restantes marcadores são simples, mas fazem o que é preciso. Dado o funcionamento do jogo, não se pede muito mais. O tabuleiro que mostra a viagem dos Hobbits ao longo da Terra Média é resistente e dobra-se em três, fechando-se facilmente dentro da caixa.

 

Aspeto/Grafismo

Embora baseado num mundo fantástico, o jogo não apresenta grande detalhe gráfico para além daquilo que se encontra na frente da caixa. A simbologia utilizada é, na verdade, bastante simples de identificar, mas está longe de refletir a visão da Terra Média e das criações de Tolkien. Mesmo o tabuleiro apresenta apenas o mapa numa vista geográfica, com círculos coloridos que mostram cada uma das etapas. Monótono é capaz de ser uma descrição demasiado forte, pelo que ficamos pelo “funcional”.

 

Jogabilidade

Esta não deixa de ser um jogo de trivia e isso nota-se bem, mas ao contrário dos restantes jogos desta natureza, existe uma tentativa de o animar e dinamizar com elementos de tabuleiro. Para efetuar uma deslocação, os jogadores têm de fazer uso das fichas de Espada, Movimento e/ou Anel. Para se moverem para uma nova zona, é necessário responder a questões que oferecem recompensas (mais fichas com símbolos), mas também existem fichas de eventos em locais específicos e é possível modificadores. Por pouco, este parecia um jogo a sério. Substituam-se as perguntas e respostas por lançamento de dados e temos um autêntico World of Warcraft – The Adventure Game. Ao longo do percurso, os jogadores vão também encontrar “havens” onde podem repousar e onde ficam salvos caso percam na resposta às questões.

 

Para progredir no jogo, obviamente, é necessário responder às questões apresentadas. Todas estas podem ser respondidas em três níveis de dificuldade. No nível Fácil, o jogador atual escolhe uma das três perguntas (não vê a questão, mas sim a recompensa a obter) e o jogador à sua direita lê a questão e três opções. No modo médio, isto repete-se, mas existem 4 opções (uma está entre parêntesis) e no modo difícil, é o jogador à direita que escolhe a pergunta que considerar mais difícil. A dificuldade, contudo, não interessa, pois algumas perguntas são tão obscuras que até os maiores conhecedores do lore do Senhor dos Anéis terão dificuldade. Uma das perguntas, tal como mencionado acima, era sobre a cor da casaca que figurava na canção de Tom Bombadil. E não, ele não aparece nos filmes.

 

Por vezes e por mais que uma vez, o jogador vai ficar sem recursos para avançar. Se isso acontecer, pode descansar e lançar o dado, para obter, aleatoriamente, uma série de recursos úteis. Mesmo que a sorte não o favoreça, pode sempre usar anéis por vez dos restantes itens e pode ser que um evento traga alguma proteção inesperada. Mesmo que o jogador seja um dos maiores conhecedores do lore, o seu progresso poderá ser parado por eventos de zona, pelo que dificilmente alguém irá correr o jogo de uma ponta à outra num turno.

 

Complexidade das Regras

É um jogo de perguntas e respostas. Se acertarem, avançam. Se errarem, voltam para trás. Não é propriamente física quântica. De qualquer das formas, as poucas regras que existem são acessíveis e preparar o um jogo novo é muito fácil, mesmo com jogadores novos. Num turno ou dois, o jogador descobre imediatamente tudo aquilo que necessita.

 

Rejogabilidade

Seria de pensar que este jogo não teria grande componente de rejogabilidade, mas tendo em conta que este inclui quatro baralhos de 100 cartas com três perguntas cada uma, há muita coisa para explorar.

 

Temática

A temática do jogo não pode ser mais específica. É Senhor dos Anéis encontra Trivial Pursuit com mecânicas de um jogo de aventura. Para quem adora este universo e sublinhe-se a palavra ADORA, é sem dúvida uma ótima aquisição.

 

Conclusão

Como referido, este é um ótimo jogo para quem é fã e conhecedor da saga, ou até mesmo para quem goste e queira conhecer um pouco mais. O jogo é igualmente divertido quando se erra e se pergunta “quem?” e a conclusão é que só quem leu os livros é que deve saber. Contudo, lemos os livros e não fazemos ideia da cor da casaca do Tom Bombadil na tal canção.



Tema/Objectivo









7
Mecânica/Regras









6
Componentes/Artwork









5
Jogabilidade/Interacção









6
Estratégia/Dificuldade









5
Duração/Diversão









6
Originalidade/Criatividade









7
Preparação/Começar a jogar









8
Caixa do jogo/Apresentação









7
Preço/Vale o Dinheiro









7
Apreciação Global6,4

dreamwithboardgames
Christian T. Petersen,Ted Nasmith
Fantasy Flight GamesBoardGameGeek


Paulo Santos
Diogo Silva

Sem comentários: