Férias e os Jogos de Tabuleiro


Chegou o merecido período do descanso… as férias.
Alguns já as gozaram, outros estão a gozá-las e muitos ainda estão ansiosos pelo mês de agosto.
Eu já gozei um dos principais períodos de férias, em agosto há mais.
Estas férias foram especiais, o meu filho mais novo já entranhou o gosto pelos jogos de tabuleiro. Daí a minha opção para as férias terem sido jogos da Majora.
Já algum tempo tinha comprado uma caixa antiga da Majora com 50 jogos reunidos, consegui um exemplar novo por usar, foi um achado. A Majora marcou a infância de muitos de nós (aqueles com alguns cabelos brancos…). Nunca me vou cansar de jogar os seus jogos. Não só pelas boas lembranças que ficaram da infância, mas também pela qualidade didática que sempre tiveram. Qualidade que se mantém presente, apesar da idade de alguns desses jogos.
Por entre as idas à piscina, durantes horas, para conseguir suportar as temperaturas acima dos 30 graus do nosso Alentejo, os passeios matinais de bicicleta e de canoa, reuníamos a família em torno de uma mesa. Apesar de a caixa ter 50 jogos, a nossa opção recaiu mais pelos clássicos: Jogo da Glória, Damas e o Quatro em Linha. Foram tardes e noites bem passadas. O mais importante destes momentos foi estarmos todos juntos, porque momentos como esses vão perdurar nas nossas memórias.
A magia dos jogos de tabuleiro, juntamente com a piscina, as bicicletas e a canoa conseguiram superar o Tablet, o telemóvel e a televisão. 
Apesar de muitas vezes a vida não nos dar motivos para sorrir, estes momentos acabam por ser o verdadeiro sentido da vida, oferecendo-nos a alegria genuína e agradavelmente descontrolada.
Aqui fica um modesto conselho para as vossas férias…

Paulo Santos

Sem comentários: