For Sale - Gryphon Games



Um jogo de Stefan Dorra para 3 a 6 Jogadores, a partir dos 10 anos, com a duração de 15 minutos.

COMPONENTES
• 30 Cartas de Propriedades (Numeradas de 1 a 30)
• 30 Cartas de Divisa (Valor de $0-$15.000 – ignorando $1.000 – duas de cada)
• 60 Moedas de $1000
• 12 Moedas de $2000

OBJECTIVO DO JOGO
Todos os jogadores tentam comprar as Propriedades mais valiosas com a menor quantidade de dinheiro e em seguida tentam vender essas Propriedades por Cartas de Divisa de maior valor. O jogador com mais dinheiro no final do jogo é o vencedor.


PREPARAÇÃO
• Separe as cartas por tipo (Propriedade e Divisa) e baralha cada um dos montes separadamente. Põe de lado as Divisas. Elas irão ser usadas na segunda fase do jogo. Posiciona as Cartas de Propriedade com a face para baixo, formando um baralho de cartas.
• Com 3 ou 4 jogadores, dá a cada pessoa duas 2 moedas de $2.000 e 14 moedas de $1.000.
• Com 5 ou 6 jogadores dá a cada pessoa duas moedas de $2.000 e 10 moedas de $1.000.
• Com 3 jogadores, remove 6 cartas de Propriedades e 6 cartas de Divisa sem as ver.
• Com 4 jogadores, remove 2 cartas de Propriedades e 2 cartas de Divisa sem as ver.
Estas cartas são removidas do jogo e são posicionadas de regresso à caixa do jogo.


MODO DE JOGAR
Fase 1: Comprar Propriedades
Preparação: Vira com a face para cima um número de Cartas de Propriedades igual ao número de jogadores. Por exemplo, num jogo com quatro jogadores, viras quatro Cartas de Propriedade.
Agora, todas as Propriedades que estão viradas para cima irão ser leiloadas, para que nenhum jogador fique de mãos vazias. Cada jogador pode licitar ou passar.

Licitação: O jogador que viva na casa com a maior dimensão, começa o jogo e posiciona em cima da mesa um determinado número de moedas. A seguir, o turno prossegue no sentido dos ponteiros do relógio em volta da mesa. O próximo jogador tem de decidir se irá licitar ou passar. Se licitar, o montante da licitação tem de ser maior do que a licitação anterior. A licitação continua em volta da mesa tantas vezes quantas as necessárias até que todos os jogadores tenham passado.

Passar: Se um jogador passar, pega no Propriedade com o menor valor que esteja exposto em cima da mesa. Ele também recebe de volta metade da sua licitação (arredondamentos para baixo). Por exemplo, se um jogador tenha licitado anteriormente $3.000, mas afinal decide em passar, ele recebe de volta $1.000 para a sua mão. O resto do dinheiro vai para o banco e é removido do jogo. Depois de todos os jogadores, menos um, ter passado, o jogador que permaneceu na licitação recebe o Propriedade de maior valor, mas paga ao banco, o montante total da sua licitação. Não é necessário fazer uma licitação para ganhar Propriedade de menor valor exposta em cima da mesa. Podes passar, não pagar nada e obténs a Propriedade de menor valor sem qualquer custo.

Dica: Mantém a tuas moedas em segredo.

As Propriedades adquiridas são posicionadas com a face virada para baixo, à frente do jogador que as adquiriu. O jogador que arrematou a Propriedade de maior valor, revela o próximo conjunto de Cartas de Propriedade para leilão e continua a jogar, licitando ou passando. Isto continua até todas as Cartas de Propriedade tenham sido vendidas. Quando todas as Cartas de Propriedade tenham sido vendidas, a Fase 1 termina e as moedas não utilizadas, são guardadas pelos jogadores. Estas irão valer o valor da sua face no final do jogo.

Fase 2: Vender Propriedades
Chegou o momento de vender as tuas Cartas de Propriedades e ganhar algum dinheiro! Nesta fase, as Cartas de Propriedade irão ser vendidas por Cartas de Divisa. Tal como na fase 1, o número de Cartas de Divisa que irão ser viradas com a face para cima é igual ao número de jogadores. Cada jogador pega nas suas Cartas de Propriedade para a sua mão e posiciona uma Carta de Propriedade com a face para baixo à sua frente. Quando todos os jogadores tiverem jogado a sua Carta de Propriedade com a face para baixo, todos os jogadores viram as suas cartas em simultâneo. O jogador que jogou a carta de Propriedade com o maior valor recebe a Carta de Divisa com o maior valor. O jogador que jogou a Carta de Propriedade com o segundo maior valor recebe a Carta de Divisa com o segundo maior valor, e assim por diante. A seguir, as Cartas de Propriedades são descartadas do jogo.


FINAL DO JOGO
O jogo termina quando todos os jogadores tiverem vendido as suas propriedades. Os jogadores somam as suas Cartas de Divisas e as Moedas que sobraram, e o jogador mais rico vence o jogo. Os empates são resolvidos a favor do jogador que tiver mais moedas.

Este era um dos jogos da colecção da Gryphon Games que tinha curiosidade de jogar, no fosse o seu autor Stefan Dorra.
A caixa do jogo está bem ilustrada, consegue transmitir o que vamos encontrar no seu interior, isto é, qual o tema do jogo.
O interior da caixa, como já imagem de marca desta colecção da Gryphon Games, tem divisórias individuais para acomodar todos os componentes do jogo.
A qualidade dos componentes é boa. A sua ilustração está q.b. Serve perfeitamente para ajudar a criar o ambiente subjacente ao tema do jogo.
A mecânica criada para os leilões das propriedades (fase 1) está interessante, uma vez que, quem optar por “passar” tem acesso imediato à propriedade de menor valor exposta em cima da mesa. Isto obriga a que tenhamos de planear bem o que iremos fazer em cada ronda, perante as cartas exposta no início de cada ronda de licitação. Isto porque podemos obter uma propriedade sem qualquer custo ou pelo menos recuperar metade daquilo que já licitámos.
Há que fazer uma boa gestão do dinheiro que temos para investir, sendo que o expediente de “passar” numa licitação pode ser uma boa maneira de contribuir para essa boa gestão financeira.
Nunca esquecer que as propriedades têm valores entre 1 e 30, pelo que é sempre bom guardar o nosso dinheiro para apostar em propriedades mais valiosas.
Atenção que a gestão do nosso dinheiro pode ser muito importante para a vitória no jogo. Conseguir boas propriedades sem ter que gastar todo o nosso dinheiro, pode fazer a diferença no final do jogo.
A venda das propriedades adquiridas na 1ª fase do jogo, é realizada na 2ª fase do jogo, de uma forma idêntica à primeira fase. Contudo, nesta 2ª fase, em vez de utilizarmos dinheiro, vamos utilizar as cartas de propriedade para obter cartas de divisas, numa única licitação. Devemos sempre tentar, mas sempre com alguma prudência, ganhar as melhores cartas de divisas que são expostas para licitar em cada ronda de licitação.
Tal como fixemos como o dinheiro na 1ª fase, nesta 2ª fase, devemos também fazer uma boa gestão das nossas cartas de propriedade.
Atenção que as cartas de divisão vão de 0 a 15.000 de valor monetário.
Devemos estar atentos às cartas de propriedade que vão sendo jogadas pelos nossos adversários, isto porque só existe uma carta para cada valor entre 0 e 30. Se fizermos este controlo das cartas que vão sendo jogadas, permito-nos fazer uma melhor gestão das nossas cartas em cada ronda de licitação de cartas de divisas, melhorando a nossa capacidade de adquirir as melhores cartas de divisas. Mas, atenção ao facto de que no início do jogo são retiradas cartas dos baralhos de propriedades e de divisas em função do número de jogadores.
Isto é relevante quando estamos a planear as nossas licitações para as cartas de divisas, porque não é líquido que venham, a existir dois exemplares das cartas mais valiosas.
Quando testei o jogo, fi-lo com quatro jogadores, e o vencedor foi aquele que melhor geriu o seu dinheiro na 1ª fase, tendo feito uma gestão muito equilibrada entre o dinheiro e as cartas de divisas adquiridas, tendo utilizando com esperteza o expediente de “passar”.
O “For Sale” é um bom jogo familiar, é óptimo para desfrutar de bons momentos em família e com os amigos, sem qualquer preocupação com as regras do jogo, pois são muito fáceis de perceber, o que permite que possamos começar a jogar o jogo de imediato.


Tema/Objectivo









8
Mecânica/Regras









7
Componentes/Artwork









6
Jogabilidade/Interacção









8
Estratégia/Dificuldade









7
Duração/Diversão









8
Originalidade/Criatividade









7
Preparação/Começar a jogar









10
Caixa do jogo/Apresentação









8
Preço/Vale o Dinheiro









8
Apreciação Global7,7

dreamwithboardgames
BoardgameGeekGryphon Games
Stefan DorraEagle Games





Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

Sem comentários: