Desperados - Gryphon Games


Um jogo de Reiner Knizia para 2 a 4 jogadores, a partir dos 8 anos, com a duração de 30 minutos.


Visão Geral do Jogo
Os tempos eram difíceis para os prospectores e mineiros durante a Corrida ao Ouro. Todos os dias tinham de escavar à procura deste bem tão precioso e só com sorte podiam ser um dos poucos afortunados, se alguma prata ou cobre cruzasse o seu caminho. Claro que havia prospectores e mineiros rivais com quem tinham de competir. Além disso, e para piorar o cenário, o número de "Desperados" estavam a aumentar. Esses bandidos e ladrões vinham de todas as origens e tamanhos. Alguns não pareciam ser demasiado ameaçadores, mas tinhas de estar preparado para lutar com todos eles a qualquer momento. A melhor maneira e a mais segura para lidar com eles era contar com a ajuda de um parceiro de confiança.
No jogo "Desperados", dois jogadores formam uma parceria com o objectivo de explorar e desenvolver minas de ouro, prata e cobre. Eles têm de trabalhar em conjunto contra a parceria de protectores opositores, assim como contra os incómodos "Desperados".

Conteúdo
60 Cartas.

Jogo em Parceria
Os dois jogadores que se sentam um em frente ao outro jogam em equipa durante o jogo e esforçam-se por ganhar em parceria. Eles abrem minas de ouro, prata e cobre jogando as cartas de minas.
A seguir trabalham nas minas. Fazem isto jogando as cartas de arcas do respectivo metal na carta de mina correspondente. Mas eles só têm a certeza dos pontos ganhos quando encerram as suas minas. Os "Desperados" podem ser jogados numa mina e o seu proprietário pode mudar. A primeira parceria a alcançar o total de pontos para a vitória no final de uma ronda de pontuação, é considerada como a parceria vencedora.


Preparação do Jogo
O jogador com a barba maior é o primeiro a distribuir as cartas. Baralha todas as 60 cartas e a seguir dá 6 a cada jogador. As restantes cartas são posicionadas, com a face para baixo, no centro da mesa como sendo o baralho de cartas. O jogador à sua esquerda começa a jogar e os outros jogadores seguem-no no sentido dos ponteiros do relógio.

Modo de Jogar
Num turno, cada jogador tem de realizar uma, e só uma, das seguintes 3 acções:
1) Tirar uma carta
O jogador tira uma carta do baralho de cartas para a sua mão. Isto faz com que o seu turno termine.
2) Passar uma carta
O jogador passa uma carta, com a face para baixo, ao seu parceiro que a posiciona na sua mão. Isto faz com que o seu turno termine.
3) Joga uma carta
O jogador joga uma carta para uma qualquer exposição existente em frente aos jogadores, incluindo os seus opositores. Isto faz com que o seu turno termine.

Atenção que depois de passar ou jogar uma carta, o jogador não tira uma carta. Tirar uma carta do baralho é uma acção e não pode ser combinada com o passar ou jogar de carta.
Os jogadores irão ter na sua mão quantidades de cartas diferentes. Passar uma carta a um parceiro pode ser uma forma de enviar uma mensagem. Nenhuma outra forma de comunicação é permitida entre os parceiros.

Fim do Jogo
Quando a ultima carta for tirada do baralho, cada jogador tem mais um turno. O jogador que tirou a última carta teve o seu último turno. A seguir os pontos para todas as minas encerradas são somados. A condição de vitória para uma parceria é de 60 pontos. Se nenhuma parceria tiver alcançado esse total, todas as cartas são baralhadas e são distribuídas pelo jogador à esquerda do distribuidor anterior e uma nova ronda tem início.


A caixa do jogo é igual ao do Swat e dos Musketeers, acomodando perfeitamente todas as cartas do jogo.
Mais um jogo com regras simples da autoria de Reiner Knizia. Como é apanágio do autor, estamos perante um jogo divertido e com alguma estratégia.
Tem de haver uma boa empatia entre os dois companheiros de jogo para que a parceria resulte. Há que estar atento às opções do nosso companheiro para que possamos perceber o que nos quer transmitir, isto porque não pode haver diálogo entre os parceiros.
O jogo está interessante, uma vez que podemos intrometermo-nos nas explorações das minas dos nossos adversários, sendo possível até encerrá-las ou roubá-las, usando as cartas “Desperados”. Isso obriga a que os companheiros de armas decidam bem qual o momento certo, para evitar que sejam roubados ou assaltados.
Estamos perante um jogo de cartas familiar, com regras simples fáceis de compreender e muito divertido. É um jogo na linha do “Musketeers” e “Swat”. Um jogo para jogar com amigos e família, quando o mais importante é conviver e relaxar sem ter que estar a perder tempo a explicar regras ou mecânicas muito elaboradas.



Tema/Objectivo









7
Mecânica/Regras









7
Componentes/Artwork









6
Jogabilidade/Interacção









8
Estratégia/Dificuldade









6
Duração/Diversão









8
Originalidade/Criatividade









6
Preparação/Começar a jogar









10
Caixa do jogo/Apresentação









7
Preço/Vale o Dinheiro









8
Apreciação Global7,3

dreamwithboardgames
BoardgameGeekGryphon Games
Reiner KniziaFred Distribution



Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

Sem comentários: