Birds on a Wire - Gryphon Games


Um jogo de Gryphon Games para 2 a 5 jogadores, a partir dos 7 anos, com a duração de 30 minutos.

Conteúdo:
63 Peças de Pássaros
5 Tabuleiros Individuais de cabos eléctricos
1 Tabuleiros de Céu
4 Peças ZAP
1 Saco

Modo de Jogar
No teu turno, tiras uma peça. Escolhes se queres guardar a peça, colocando-a no teu tabuleiro individual, ou descartas a peça, posicionando-a no tabuleiro do céu.
Se optares por ficar com a peça, posicionas o pássaro num espaço vazio do teu tabuleiro individual, com a face do pássaro com as duas patas. Após a colocação do pássaro no teu tabuleiro individual, o teu turno terminou.
Se optares por não ficar com a peça, posicionas o pássaro num espaço vazio do tabuleiro do céu. Agora, podes terminar o teu turno, ou se quiseres podes tirar uma segunda peça. Se optares por tirar uma segunda peça, és obrigado a ficar com ela, ou seja, tens de colocar o pássaro no teu tabuleiro individual. O teu turno termina e é a vez de jogar do próximo jogador.
Este jogo tem um significado muito especial para mim. Foi graças à entrevista com o autor do jogo, Carey Grayson, começaram os meus contactos com as editoras do grupo Fred Distribution, nomeadamente a Eagle Games e Gryphon Games. Contactos que evoluíram ao longo do tempo e culminaram como um dos maiores parceiros do dreamwithboardgames.

O “Birds on a Wire” faz parte da série de jogos “The Bookshelf Series”. Esta série de jogos está original, uma vez que todas as caixas têm a mesma dimensão e uma sequência. Quando colocadas numa estante assemelham-se a uma colecção de livros, ficando muito bem em qualquer estante lá de casa.

A caixa de pequenas dimensões consegue acomodar perfeitamente todos os componentes do jogo.
As regras são muito simples e fáceis de compreender, não estivéssemos perante um jogo tipicamente familiar.
O jogo consiste em posicionar conjuntos de pássaros, constituídos, pelo menos por 3 espécies na horizontal ou na vertical.

A pontuação é atribuída da seguinte forma, um conjunto de pássaros:
- Com cor e formato diferentes, 3 pontos
- Com o mesmo formato, 3 pontos
- Com a mesma cor e formato, 4 pontos
- Com a mesma cor, 3 pontos
Adicionalmente, por cada pássaro só com uma pata, 1 ponto adicional.

Apesar de ser um jogo muito simples, requer alguma estratégia, atenção e gestão do nosso tabuleiro e do tabuleiro do céu, quando posicionamos os pássaros. Isto porque, em função do posicionamento dos pássaros, podem ocorrer migrações e por vezes electrocussões.

Um jogo indicado para jogar nas férias com a família, uma vez que é relaxante e não temos de perder muito tempo a ler as regras.
Para aqueles que gostam de ter regras um pouco mais desafiantes, o jogo traz uma variante avançada, onde a pontuação e o posicionamento dos pássaros se faz de forma diferente.


Tema/Objectivo









7
Mecânica/Regras









6
Componentes/Artwork









6
Jogabilidade/Interacção









6
Estratégia/Dificuldade









6
Duração/Diversão









7
Originalidade/Criatividade









6
Preparação/Começar a jogar









10
Caixa do jogo/Apresentação









7
Preço/Vale o Dinheiro









7
Apreciação Global6,8

dreamwithboardgames
BoardgameGeekGryphon Games
Entrevista c/Carey GraysonFred Distribution





Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

Sem comentários: