A Castle for All Seasons - Eggertspiele

Um jogo de Inka Brand e Markus Brana para 2 a 4 jogadores, a partir dos 10 anos, com a duração aproximada de 45 a 60 minutos.

Conteúdo e Objectivo do Jogo
Os jogadores são construtores que precisam constantemente de recursos e de dinheiro. Para isso, tens cartas de personagem à tua disposição cujo seu uso determina, em cada jogada, uma nova ordem de jogar. Tens de estar continuamente em alerta para que os teus oponentes não beneficiem mais do que tu, nas tuas acções.
Este jogo prende com o seu encanto, desde do início até ao fim e culmina numa emocionante pontuação final. O jogador que tiver o maior número de pontos de vitória no fim do jogo, merece a protecção do castelo e ganha o jogo.

Material do Jogo
1 Tabuleiro do jogo
28 Ajudantes (7 em cada cor dos jogadores: azul, vermelho, amarelo e verde)
4 Marcadores de vitória nas cores dos jogadores
4 Conjuntos de Cartas, cada um com 8 cartas de Personagem
65 Moedas (Taler):
- 51x 1 Taler (da cor do cobre)
- 8x 3 Taler (turquesa)
- 6x 5 Taler (da cor do ouro)
4 Cartas sumário
23 Peças de Construção (lado verão e lado inverno)
83 Peças de Recursos
- 20 Montes de areia (amarelo)
- 18 Vigas de madeira (castanho escuro)
- 15 Lajes de Barro (castanho avermelhado)
- 15 Blocos de Pedra (cinzento)
- 15 Barras de prata (prata)
6 Cartas de Inverno
1 Marcador de Jogador Inicial

Preparação do Jogo
1)Posiciona o tabuleiro do jogo no meio da mesa, com o lado do Verão para cima. Para a variante Inverno, usa o lado Inverno do tabuleiro do jogo, as regras do jogo de Verão e, adicionalmente, as cartas de Inverno.

Num jogo com dois e quatro jogadores, põe um taler em cada um dos primeiros 12 espaços das jogadas do tabuleiro do jogo. Num jogo com três jogadores, põe um taler em cada um dos 15 espaços de jogadas.
• Põe 1 monte de areia, 1 viga de madeira, 1 bloco de pedra, 1 barra de prata e 1 laje de barro na torre de defesa. A “Torre de Defesa” neste jogo significa essencialmente a torre que está actualmente a ser construída ao lado das carroças.
• Posiciona todas as peças de construção no tabuleiro do jogo, sobre os desenhos que coincidam com cada uma das peças.

2)Cada jogador escolhe uma cor e recebe:
• Um marcador de pontos de vitória que o jogador põe no espaço inicial da barra dos pontos de vitória.
• 6 Ajudantes da sua cor, num jogo com dois jogadores, ambos os jogadores recebem 7 ajudantes cada um.
• Um conjunto de cartas na cor do jogador (ver as costas das cartas). Cada conjunto de cartas é constituído por 8 cartas de personagem: cada conjunto tem 1 mensageiro, 1 comerciante, 1 assentador de tijolos, 1 canteiro, 3 trabalhadores e 1 mestre-de-obras.
• Uma carta Sumário.
• 3 taler, 1 monte de areia e 1 viga de madeira, material que é posicionado à sua frente.

3)Os restantes recursos formam o stock geral. Distribui-os, separadamente, pelas 4 carroças e pelo caixeiro-viajante, ao fundo do tabuleiro do jogo, cada carroça transporta o tipo de recurso que está desenhado ao seu lado. O caixeiro-viajante transporta as barras de prata nas suas bolsas.

4)Põe as restantes moedas como sendo o stock geral (o “banco” com a face virada para cima ao lado do tabuleiro do jogo).

Desenrolar do Jogo: Visão Geral
O jogo tem a duração de 12 ou 15 jogadas. Cada jogada é constituída pelas seguintes fases:
1. O jogador inicial recebe o taler que está posicionado no espaço com o número da jogada mais elevado (no tabuleiro do jogo) e o marcador do jogador inicial (o jogador inicial para a primeira jogada é tirado à sorte).

2. Cada jogador selecciona uma carta de personagem e deita-a com a face virada para baixo à sua frente.

3. Todos os jogadores viram as cartas que jogaram ao mesmo tempo.

4. Se virares uma carta de trabalhador, equipa-a com recursos.

5. Executas as cartas jogadas pela ordem que está determinada para as cartas. Essa ordem das cartas está indicada em cada carta sumário (assim que a última carta tenha sido executada, tem início a próxima jogada, trocando o jogador inicial).
Depois da última jogada, o jogo termina, com a pontuação final (pontos de vitória pelos os teus ajudantes).


Desenrolar do Jogo: Detalhes
1) Seleccionar cartas de personagem: Cada jogador tem as suas cartas de personagem na sua mão, joga uma carta de cada vez, com a face virada para baixo, à sua frente. Num jogo com dois jogadores, ambos os jogadores deitam duas cartas, com a face virada para baixo. Para melhor orientação, as cartas sumário, mostram quais as cartas de personagem que podes querer jogar: elas resumem as funções e as vantagens de cada carta de personagem.

2) Equipar cartas de trabalhadores: Se jogares um trabalhador, pegas em 3 peças de recursos assinaladas nesta carta, tirados do stock geral (carroças ou caixeiro-viajante). A presença de ajudantes é irrelevante. Posiciona os recursos na tua carta.
Existem 3 cartas de trabalhadores diferentes:
• Um trabalhador obtém 2 vigas de madeira e 1 barra de prata;
• Outro obtém 2 montes de areia e 1 laje de barro;
• Um terceiro obtém 1 bloco de pedra e 2 materiais: montes de areia, lajes de barro e /ou vigas de madeira.

3) Jogar as cartas de personagem: Agora, executas as cartas jogadas pela seguinte ordem:
1- Mensageiro (Messenger)
2- Comerciante (Trader)
3- Assentador de tijolos (Bricklayer)
4- Canteiro (Stonemason)
5- Trabalhador (Worker)
6- Mestre-de-Obras (Master Builder)

4) A função do jogador inicial, quando cartas iguais tenham sido jogadas: Se mais do que um jogador tiver jogado a mesma carta, a ordem começa com o jogador inicial e prossegue no sentido dos ponteiros do relógio em volta da mesa. Se o próprio jogador inicial virar uma carta que outros jogadores também tenham jogado, o jogador inicial começa e os outros jogadores, com a mesma carta, seguem-no pelo sentido dos ponteiros do relógio.
MAS: a ordem que começa com o mensageiro e vai até ao mestre-de-obras, mencionada em cima, tem sempre prioridade e permanece sempre inalterada!

5) Jogar e ter de volta as cartas de personagem: Todas as cartas jogadas permanecem deitadas, com a face virada para cima, em frente do seu proprietário até que jogue o mestre-de-obras. É melhor deitar as cartas jogadas de forma sobrepostas, para que todos possam ver quais as cartas que já jogaste.
Com o mestre-de-obras, recebes todas as tuas cartas do teu monte das cartas descartadas de regresso à tua mão.

6) Alterar o jogador inicial: Logo que a última carta numa jogada tenha sido executada, o marcador do jogador inicial é transmitido no sentido do ponteiro do relógio para o jogador seguinte, que também obtém o taler do espaço seguinte das jogadas.
Prossegue da direita para a esquerda na barra dos espaços de jogadas do tabuleiro do jogo, desta forma podes ver em qualquer altura, quantas jogadas ainda faltam para o fim. Uma vez que tens um número diferente de cartas na tua mão durante o jogo, devido ao mestre-de-obras, os espaços das jogadas são importantes para saberes ao certo quantos jogadas faltam para terminar o jogo.

7) A última jogada: O jogo termina depois de 12 jogadas (para 2 ou 4 jogadores) ou depois de 15 jogadas (para 3 jogadores). Em situações muito raras, pode ocorrer que um jogador erga o último edifício antes das jogadas 12 ou 15, respectivamente, tenham sido completados. Nesse caso, declaras a actual jogada como a última jogada.

8) Pontuação Final: Primeiro remove todos os ajudantes das carroças; estes ajudantes não te dão quaisquer pontos de vitória.
Os restantes ajudantes no tabuleiro do jogo são pontuados por ordem, de acordo os edifícios. Para manteres isto bem claro, o melhor é deitar cada ajudante imediatamente a seguir a pontuá-lo, mas deixa-os no seu lugar!

9) O vencedor: O jogador que tiver o maior número de pontos na barra dos pontos de vitória depois da pontuação final, ganha o jogo.
• Se alcançares o fim da barra dos pontos de vitória (90 pontos) e obtiveres mais pontos de vitória, começas de novo no espaço “1” e adicionas 90 pontos à tua pontuação.
• No caso de um empate, o jogador que tenha mais taler’s entre os jogadores empatados, é o vencedor. Os taler’s que foram convertidos em pontos de vitória não contam mais.
Se prevalecer o empate, o jogador com a maior quantidade de recursos por usar no seu stock pessoal, de entre os jogadores empatados, é o vencedor. Os recursos que antes tenhas convertido em pontos de vitória, não contam mais.

Sumário do jogo de Verão e do jogo de Inverno
O decurso de uma jogada
1. O jogador inicial tira o Taler do espaço da jogada e marcador de jogador inicial.
2. Os jogadores jogam cartas de personagem com a face virada para baixo e viram-nas ao mesmo tempo.
3. Equipa as cartas de trabalhadores que foram viradas.
4. Executa as cartas jogadas pela ordem determinada.

Como obter imediatamente recursos, taler’s ou pontos de vitória
1. Recursos
• O comerciante usa os seus ajudantes ao lado de uma carroça ou estafeta de prata.
• O assentador de tijolos escolhe um tipo a partir da torre de defesa.
• O canteiro compra a partir dos trabalhadores.
• O trabalhador dá ao jogador o que o canteiro não pode comprar dele.
2. Taler’s
• O mensageiro dá ao jogador 8 taler’s do banco.
• O assentador de tijolos usa recursos (um recurso = um taler).
• O trabalhador: só se um canteiro comprar recursos dele.
3. Pontos de Vitória
• O canteiro ergue edifícios (número de pontos de vitória antes da coroa).
• O trabalhador ergue edifícios (metade do número de pontos de vitória antes da coroa).
• O mestre-de-obras dá ao jogador 5 pontos de vitória por cada edifício erguido na jogada corrente.


Começo esta análise pelas cartas do jogo. São de tamanho normal, ao contrário de outros jogos, que cada vez mais, optam por utilizar cartas de dimensão reduzida. Daí, nota positiva não só para o tamanho, mas também para o seu design. Neste aspecto, o jogo está em bom nível, o tabuleiro do jogo está muito bem ilustrado. As peças de construção são de qualidade.
Apesar de não ser um jogo original, fazendo lembrar o “Pillars of the Earth” e o “Cuba”, o jogo está bem estruturado, e o mecanismo encontrado para a obtenção do dinheiro e aquisição das matérias-primas necessárias à construção de edifícios, está bem conseguido. Consegue expor a cada jogada, variadíssimas combinações para o jogador optar, na sua vez de jogar, requerendo muita atenção quando escolhemos que carta queremos utilizar. Como essa escolha é secreta, temos de ter cuidado com algumas delas. Cartas como o mestre-de-obras ou o canteiro podem fazer com que os nossos oponentes possam beneficiar da carta escolhida por nós.
Tinha muitas expectativas sobre este jogo, quando li as suas regras pela primeira vez no ano passado, tendo até escrito uma “Preview”, exprimindo a minha desilusão com a falta de originalidade. Contudo, depois de ter jogado o jogo, consegui ultrapassar essa desilusão, com uma jogabilidade interessante e com um design dentro das melhores produções de jogos. Por isso aconselho este jogo a todos os amantes do “Pillars of the Earth” e o “Cuba”, que não estejam à espera de algo muito original, mas que procuram um jogo bem construído e com um bom design.
As regras são simples, mas requerem uma leitura atenta, uma vez que existem variadíssimas implicações em função da escolha de uma das 8 cartas de personagem.
Mais uma vez, a Eggertspiele optou por um tabuleiro de dupla face, para que possamos jogar duas versões do jogo. A versão “Castelo de Inverno” tem as mesmas regras que o “Castelo de Verão”, contudo tem a inclusão de mais cartas, que entram em jogo em jogadas pré-determinadas, marcadas nos espaços de jogadas. Estas cartas dão outra dimensão ao desafio do jogo.
Existem várias estratégias possíveis, em que a sorte pouco ou nada está presente. Não podemos afirmar que a sorte está presente, quando escolhemos secretamente a carta que queremos jogar. Isso pode ser verdade na 1ª jogada, pois nessa altura ainda ninguém consegue descobrir qual a estratégia de cada um, mas nas jogadas seguintes, não podemos desculpar-nos com a sorte, pela escolha errada de uma carta. Temos de ser sinceros e reconhecer que estávamos desatentos ou demasiado concentrados naquilo que queríamos fazer e não nos apercebemos da estratégia dos nossos oponentes.
A escolha de uma carta tem ser bem planeada, pois podemos beneficiar mais os nossos adversários do que a nós próprios. Contudo, vais encontrar situações em que isso é inevitável.
Para terminar, não posso deixar de referir que a caixa do jogo está muito bem ilustrada, traz um separador para montar, ajudando a criar 4 compartimentos para arrumar os componentes do jogo. Para quem como eu gosta de ter tudo muito bem acomodado, uns sacos plásticos dava uma ajuda suplementar.


dreamwithboardgames
Inka Brand BGGMarkus Brand BGG
Site OficialBoardGameGeek
Inka e Markus Brand na Eggertspiele



Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

4 comentários:

Anónimo disse...

Também acho interessante este jogo.
Concordo que é pouco original, mas é um jogo mt bom.

Agnes

Anónimo disse...

Também gosto do jogo!
Gosto mais de jogar a versão Verão.

Henrique

Anónimo disse...

Sim falta algo de novo, mas o jogo está muito bom e as ilustrações são de qualidade.

Luodepa

Indiana disse...

Faz-me lembrar The Pillars of the Earth, mas está cativante!

Tradução: 10/10