Battlestar Galactica - Fantasy Flight Games

Um jogo de Corey Konieczka para 3 a 6 jogadores, a partir dos 10 anos, com a duração de 2 a 3 horas.
Os Cylons foram criados para facilitar a vida nas doze colónias. Chegou o dia em que os Cylons decidiram matar os seus mestres. Depois de uma longa e sangrenta batalha, foi declarada uma trégua e os Cylons partiram para outro mundo a que chamaram seu. Quarenta anos mais tarde, regressaram e levaram a humanidade ao limiar da extinção. Os seres humanos que sobreviveram, conduzidos pela tripulação do Battlestar Galactica, fugiram na esperança de encontrar uma nova casa, a lendária esperança conhecida pelo nome de Terra. A única esperança da humanidade é encontrar a localização da Terra e lutar contra os implacáveis Cylons. Mas ao mesmo tempo que os recursos se esgotam, descobre-se que o inimigo pode agora ter aparência humana e infiltrar-se no interior da frota.

Visão Geral do Jogo
Battlestar Galactica: O jogo de tabuleiro oferece uma experiência única e original. Ao contrário da maioria dos jogos onde os jogadores ganham individualmente, o Battlestar Galactica é um jogo de equipa, com a dificuldade adicional de que as equipas a que os jogadores pertencem, são mantidas em segredo.

No início do jogo e de forma secreta, uma equipa é atribuída a cada jogador. As duas equipas existentes são os humanos e os Cylons, e cada equipa tem um objectivo específico. Os jogadores humanos tentam encontrar a localização da terra, enquanto os jogadores Cylon querem simplesmente aniquilar a raça humana. Os jogadores ganham ou perdem juntamente com outros membros da sua equipa... mas têm de descobrir em quem podem confiar para conduzir a sua equipa à vitória.


Filme oficial de apresentação do jogo



Componentes do jogo
»Livro de regras
»Tabuleiro do jogo
»10 Cartas de personagem
»52 Fichas em cartão que consistem em:
-4 Discos de Recurso
-10 Fichas de Personagem
-4 Fichas de pilotagem
-2 Fichas de Ogivas Nucleares
-12 Fichas de Naves Civis
-2 Basestars
-4 Marcadores Centurion
-8 Fichas de Dano da Galáctica
-1 Marcador de Frota
-1 Ficha de Jogador Actual

»110 Cartas Grandes constituídas por:
-70 Cartas de Crise
-16 Cartas de Lealdade
-17 Cartas de Quorum
-5 Cartas Super Crise
-1 Carta do Título de Presidente
-1 Carta do Título de Almirante

»128 Cartas Pequenas
-21 Cartas de Competência de Liderança
-21 Cartas de Competência Táctica
-21 Cartas de Competência Política
-21 Cartas de Competência de Pilotagem
-21 Cartas de Competência de Engenharia
-22 Cartas de Destino
-1 Carta do objectivo Kobol
»1 Dado de oito lados

»32 Naves de Plástico:
-8 Vipers
-4 Raptors
-16 Raiders Cylon
-4 Heavy Raiders Cylon

»4 Ligações plásticas (para os discos de recurso)

»10 Bases de plástico para as personagens




Objetivo do jogo
O objectivo do jogo depende de que equipa o jogador pertence. A equipa de um jogador é determinada pelas cartas da Lealdade que recebe durante todo o jogo. Todos os jogadores humanos ganham o jogo se viajarem pelo menos oito unidades de distância (conforme especificado pela carta Kobol; e depois salte uma última vez para alcançar a Terra. Todos os jogadores Cylon ganham o jogo impedindo os humanos de alcançar o seu objectivo. Eles normalmente conseguem este fim, fazendo com que a frota fique sem recursos (comida, combustível, moral, ou população), mas também ganham destruindo a Galactica ou invadindo com êxito a Galactica com grupos de Centurions a bordo.

Modo de Jogar
Battlestar Galactica: The Board Game é jogado durante várias jogadas. Começando com o jogador inicial e prosseguindo no sentido dos ponteiros do relógio, os jogadores completam jogadas seguindo a ordem, até que os jogadores Humanos ou Cylons tenham ganho o jogo. Cada jogada do jogo consiste nos seguintes passos, realizadas por ordem:

1. Passo de Receber Competências: O jogador em acção tira o número e os tipos de cartas de competência indicados na sua carta de personagem.
2. Passo do Movimento: O jogador em acção pode mover-se para uma localização diferente. Se o jogador mover-se para uma localização diferente (da Galactica para o Colonial One ou vice-versa), tem de descartar uma carta de competência da sua mão.

3. Passo da Acção: O jogador actual escolhe uma acção para realizar. As opções incluem as acções indicadas na sua localização, carta de personagem, e cartas de competência.
4. Passo da Crise: A carta ao cimo do baralho das Crises é retirada e em seguida resolvida.
5. Passo para Activar naves Cylon (se necessário): Se algumas estiverem em jogo, as naves Cylon são activadas de acordo com a carta de Crise retirada.

6. Passo de Preparação para o Salto (se necessário): Se a carta da Crise tiver o ícone de “Preparação para Salto”, a ficha da frota avança um espaço no trilho da preparação do salto. Se a ficha alcançar o fim do trilho, então a frota salta.

Depois do passo da Preparação para o Salto, a jogada do jogador em acção termina, e entrega a ficha de jogador actual no sentido dos ponteiros do relógio ao jogador à sua esquerda. Este jogador começa então a sua jogada que começa com o passo de Receber Competências.


Saltar a FrotaNo Battlestar Galactica, mover as naves mais rápido do que a velocidade da luz (FTL=faster-than-light) é mencionado como “Saltar”. Sempre que a frota salta, o Almirante tira cartas de Destino para determinar para onde a frota salta.
Cartas de LealdadeNo início do jogo, cada jogador recebe uma carta de Lealdade, e a meio do jogo, recebe outra carta adicional. Estas cartas são mantidas em segredo e informam, cada jogador, se o mesmo é ou não um Cylon.

Tabuleiro
O tabuleiro é onde se desenrola a acção principal do jogo. Ele descreve as localizações da Galactica e da Colonial One, assim como as áreas de espaços em seu redor.

Descrição do Tabuleiro do Jogo


1. Posição do Baralho da Sina (sorte): Duas cartas de cada tipo competência são colocadas aqui para formar o Baralho da Sina.
2. Caixa dos Vipers danificados: Quando uma Viper é danificada, é posicionado aqui.

3. Reservas de Vipers e Raptors: Todas as Vipers e Raptors que não tenham sido lançadas, danificadas, ou destruídas são posicionadas aqui. Este espaço é frequentemente referenciado, como sendo simplesmente as “Reservas.”

4. Discos de Recursos: Estes discos controlam os diminutos recursos da frota.

5. Posições do Colonial One: Pode haver movimentos para estas localizações e podem ser activadas pelos jogadores humanos. Os jogadores têm de descartar uma carta de Competência para moverem-se entre a Colonial One e a Galactica.

6. Localizações Cylon: Quando um jogador Cylon é revelado, a sua peça de personagem é movida para aqui, e depois movimenta-se entre estas localizações. Outros jogadores nunca se podem mover para aqui ou activar estas localizações.
7. O Trilho da Preparação do Salto (Jump Preparations): O marcador da frota é colocado neste trilho, e assinala quanto perto está a frota para saltar.

8. Trilho dos Invasores a Bordo: Os marcadores Centurion são posicionados neste trilho. Se um marcador Centurion alcançar o fim deste trilho, então os humanos perdem o jogo.
9. Áreas do Espaço: Basestars, naves civis e naves de plástico são posicionadas nestas seis áreas, cada uma separada por linhas grossas azuis.

10. Localizações da Galactica: Pode haver movimentos para e podem ser activadas pelos humanos. Os jogadores têm de descartar uma carta de competência para moverem-se entre a Galactica e a Colonial One.

11. Localizações de Risco: Estas duas posições têm efeitos negativos. Os jogadores nunca se podem mover voluntariamente para estas localizações.

12. Ícones de lançamento dos Vipers: Estes ícones representam as áreas do espaço em que os Vipers podem ser lançados. Atenção que não há nenhum ícone de lançamento no outro lado da Galáctica, porque o hangar a estibordo foi um museu e mais tarde casa dos refugiados.

13. Regiões do Baralho de Competência: Estas regiões coloridas marcam onde os respectivos baralhos de Competência devem ser posicionados.
CombateDesde que exista, pelo menos, uma nave de Cylon no tabuleiro de jogo, a frota é considerada como estando em combate. As naves Cylon são activadas no final de cada vez de jogar, baseando-se na Carta de Crise que foi tirada.
Pilotar Vipers
Todas as personagens que têm a pilotagem no seu conjunto de Competências, têm a capacidade de pilotar pessoalmente uma viper.
Verificações de CompetênciaMuitas cartas de Crise e localizações do tabuleiro de jogo exigem verificações de competência. As verificações de competência representam os esforços e os desafios, que requerem tipos específicos de competência para serem superadas.

Cartas de Competências
No início da vez de jogar de cada jogador, o jogador tira a quantidade e os tipos de cartas de Competência indicadas pelo seu conjunto de competências (informação contida na sua carta de personagem). Estas são sempre tiradas, independentemente de quantas cartas já tenha na sua mão. Estas cartas são usadas para superar verificações de competências ou para proporcionar aos jogadores acções especiais (e outras capacidades) que eles podem realizar.


Ao início pode parecer um jogo pesado e complicado, mas com as primeiras jogadas, começamos a perceber o mecanismo do jogo e a razão de ser de algumas situações.
Quem quiser jogar este jogo tem de ter tempo disponível, pois pode demorar entre 2 a 3 horas para se saber quem ganhou, se os humanos ou os Cylons.
O Battlestar Galactica é um jogo muito estratégico. No início do jogo somos todos humanos, mas a meio de jogo, um ou mais de nós, vão passar a ser Cylons. Por isso, temos de ter atenção que, enquanto humanos, não podemos fazer as coisas demasiado bem para os humanos, isto porque, se nos tornarmos Cylons, pode ser muito difícil conseguir a vitória.
As miniaturas das naves são de boa qualidade, assim como todo o material do jogo. Nota-se bem o cuidado que toda a equipa de produção, teve na elaboração deste jogo.
Todos aqueles que gostaram da 1ª serie nos anos 80, como aqueles que são fãs da serie mais recente, vão querer ter este jogo. O jogo consegue transmitir todas as emoções da serie.
Este jogo depende muito da linguagem, nada se faz, sem saber ler as cartas e as localizações do tabuleiro, tudo em Inglês.
Um jogo ao estilo de Pandemic, Shadows Over Camelot e London 1888.


O autor deste jogo participou na produção de outros jogos, a saber: Warrior Knights, Twilight Imperium 3rd Edition - Shattered Empire, Tide of Iron e StarCraft: The Board Game.


Battlestar Galactica - Trailer


Battlestar Galactica - 1980


Este foi o meu primeiro grande trabalho para a Divercentro, foram 32 páginas que tive de traduzir. Tive um gozo especial em fazer esta tradução, uma vez que sou fã da 1ª serie dos anos 80.

"BattleStar Galactica © USA Cable Entertainment LLC. All rights reserved. Board game mechanics and rules © 2008 Fantasy Flight Publishing, Inc."



Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

5 comentários:

Anónimo disse...

O artigo está muito bom!
Está muito completo!
Parabéns!

Helena

Anónimo disse...

Parabéns pelo trabalho que tens desenvovido.
Portugal estava a precisar de alguém como tu.
Este Blog, está o máximo!
Ao nível de sites sobre Reviews em Poruguês, o teu é melhor que há!
Força e continua com este projecto!

LG

Unknown disse...

Faço minhas as palavras dos comentários anteriores!
Força aí!
Estas reportagens sobre os jogos são originais e muito explicativas do modo de jogar dos jogos!
5*
Parabéns!

Joana disse...

Não sei como classificar a qualidade e a originalidade dos teu artigos. São Excelentes!!!

Gostava de ver o trabalho final deste jogo. Em que lojas posso procurar por ele?

dreamwithboardgames disse...

Para além da Diver, podes encontrar o jogo na Fnac.

Quero agradecer os vosso comentários.
O meu objectivo é conseguir atrair o maior número de pessoas para o Mundo de Sonho dos Jogos de Tabuleiro.
Por isso conta com todos vós!