World of Warcraft - Miniatures Game


Um jogo para 2 jogadores.

O jogo do “World of Warcraft miniatures” foi baseado no grande universo do tradicional Warcraft. Neste jogo, irás comandar um dos grupos de heróis, da Horde (Horda) ou da Alliance (Aliança). As tuas personagens irão lançar feitiços e fazer ataques audazes, movendo-se em volta de um tabuleiro de jogo, enquanto combatem inimigos maliciosos e protegem localizações estratégicas. Tal como no jogo online do “World of Warcraft”, o tempo é um bem precioso. Apanha os teus inimigos desprotegidos e sairás vitoriosos.
Esta Caixa de Iniciação é um jogo para dois jogadores.
Conhece as miniaturas do “World of Warcraft” na página oficial:
www.WoWMinis.com
O que está dentro da caixa de Iniciação?
» 4 Miniaturas premium pintadas do “World Of Warcraft “ (2 da Horde e 2 da Alliance):
» 6 Dados de 10 lados;
» 6 Bases destacáveis “World of Warcraft”;
» 4 Cartas de Personagem (1 para cada miniatura);
» 8 Cartas de Barra de Acção (2 para cada miniatura);
» 1 Mapa de Cenário;
» 1 Livro de regras da Caixa de Iniciação;
» 1 Lista com as Personagens da colecção Principal;
Objectivo do Jogo e Pontuação
Obtém pontos de vitória (PV) iguais à honra combinada do teu grupo, e ganharás.
Cada grupo nesta caixa de Iniciação tem 11 de honra, pelo que precisas de 11 pontos de vitória para ganhar.
Existem duas maneiras de obter pontos de vitórias:
1) Obténs 4 pontos de vitória por cada personagem inimiga que destróis.
2) No final do tempo 5 e 10 do Relógio Supremo, pontuas 1 PV por cada uma das tuas personagens na localização ou adjacente à localização de PV do tabuleiro de jogo.
Modo de Jogar
O Relógio supremo começa o jogo no 1, assim como cada um dos relógios pessoais de cada personagem. Cada personagem tem uma vez de jogar quando o seu relógio coincide com o relógio supremo, pelo que cada personagem irá efectuar uma vez de jogar no tempo de jogo 1.
Lança um dado. O jogador que ganhar o lançamento do dado escolhe qual o jogador que começa primeiro. O jogador escolhido selecciona então uma personagem no seu grupo para efectuar a primeira vez de jogar. Essa personagem não efectua outra vez de jogar até o relógio supremo coincidir outra vez com o seu relógio pessoal.
Depois de terminar a vez de jogar dessa personagem, o outro jogador escolhe uma das suas personagens para efectuar a vez de jogar seguinte, e assim em diante até todas as quatro personagens tiverem tido a sua vez de jogar no tempo de jogo 1.
Uma personagem começa a sua primeira vez de jogar, entrando no tabuleiro do jogo no ponto de ressurreição da sua facção, como mostra o desenho. O teu ponto de ressurreição é aquele que está mais perto do teu lado do tabuleiro do jogo.
Cada personagem, durante a vez de jogar, pode mover-se até 2 espaços.
Além disso, uma personagem tem de avançar o seu relógio pessoal, normalmente através de uma acção.
Uma personagem não efectua outra vez de jogar até que o relógio supremo coincida novamente com o seu relógio pessoal.
O relógio supremo avança 1 depois de todas as personagens terem tido a sua vez de jogar para esse tempo de jogo.
Uma ronda termina no instante 10 depois de todas as personagens com um relógio pessoal com 10 tiverem efectuado a sua vez de jogar. Depois o relógio pessoal é reiniciado, voltando para o 1 e uma nova ronda tem início.
O tempo é um bem precioso. Sempre que uma personagem realiza uma acção, ela tem de esperar um certo período de tempo antes de poder actuar novamente. As personagens pagam os custos de tempo avançando o seu relógio pessoal. Quando o relógio supremo coincidir com o relógio pessoal de uma personagem, essa personagem está pronta para realizar outra vez de jogar.
Cada personagem tem uma capacidade de ataque principal.
Cada capacidade de ataque tem o seguinte:
» Custo de Tempo
Quanto tempo leva a personagem a recuperar depois de fazer o ataque. Este custo faz avançar o relógio pessoal da personagem
» Alcance
Quantos espaços de distância a partir da personagem o ataque pode alcançar.
As florestas, colinas personagens inimigas podem bloquear a linha de vista entre personagens, que impede que elas se ataquem mutuamente.
Os ataques são físicos ou mágicos.
O poder de um ataque diz-te quantos dados de 10 lados vais lançar para determinar o número de impactos que o ataque criou.
As personagens inimigas e certos tipos de terrenos bloqueiam personagens de se tornarem alvos uma da outra. As tuas personagens só podem apontar como alvo outras personagens, se elas tiverem a linha de vista desbloqueadas para os seus alvos.
Para realizar uma acção de ataque, primeiro avança o relógio pessoal do atacante pelo custo de tempo do ataque.
Depois, escolhe uma personagem inimiga que esteja dentro do alcance permitido para o ataque. Tem de estar desbloqueada a linha de vista entre o atacante e o seu alvo.
O jogador atacante lança o número de dados iguais ao poder de ataque. Cada êxito (um lançamento de 4 ou mais até crit, é um impacto certeiro, o qual causa 1 ponto de dano.
Se o ataque for físico o jogador defensor lança o número de dados igual à sua armadura.
Se o ataque for mágico o jogador defensor lança o número de dados iguais à sua resistência.
Cada êxito (um lançamento de dado 4 ou mais até crit), obtido é um bloqueio.

Terreno
Esta Caixa de Iniciação traz dois tipos especiais de terreno: floresta e colina. Estes tipos de terreno afectam o movimento, linha de vista e combate.
Morte de uma Personagem
» O dano é permanente a menos que ele seja curado ou a personagem deixe o jogo.
» Se uma personagem sofrer danos suficientes que façam com que o seu disco de saúde chegue a 0, ela é destruída.
» Quando uma personagem é destruída, remove-a do tabuleiro do jogo e coloca-a de regresso à sua carta, de seguida avança o seu relógio pessoal por 2 tempos.
» Uma personagem ressuscitará na sua vez de jogar no ponto de ressuscitar da sua facção. As personagens ressuscitam com a saúde completa.
» Quando uma personagem é destruída, o grupo opositor obtém 4 PV.
Cartas de Barra de Acção
Quando tiveres jogado os teus primeiros jogos, tenta jogar com uma Barra de Acção por cada personagem.
Isto abre um novo conjunto de opções para as tuas personagens.
Junta as duas cartas de Barra de Acção que acompanham cada personagem e posiciona ambas as cartas, com a face virada para baixo, por debaixo da respectiva carta de personagem. Estas são as cartas de Barra de acção que a personagem pode usar durante o jogo.
As cartas de Barra de Acção dão às suas personagens acesso a novos ataques ou a outros tipos de capacidades.
As cartas que acompanham as tuas personagens não são as únicas que podes usar. Quando coleccionares mais miniaturas World of Warcraft, irás encontrar uma grande variedade de cartas de Barra de Acção diferentes. A Barra de Acção oferece a possibilidade de personalizar as tuas personagens e ao mesmo tempo surpreender os teus adversários.
Uma personagem só pode ter uma carta na sua Barra de Acção, se a limitação da carta da Barra de Acção coincidir com essa personagem. A maioria das cartas de Barra de Acção estão limitadas por classe, mas algumas estão limitadas por especialização de talento, e umas poucas estão limitadas pela raça ou uma personagem específica. Qualquer personagem pode usar uma carta genérica (cartas de Acção sem limitações).
Uma personagem não pode ter duas cópias da mesma carta na mesma Barra de Acção.
Este foi o primeiro desafio que a Divercentro me apresentou, traduzir um dos jogos do universo World of Warcraft Miniatures.
Apesar de nunca ter jogado este tipo de jogos, aceitei o desafio.
Com o evoluir da tradução do jogo, facilmente me enquadrei no mundo mágico do World of Warcraft. A ansiedade por jogar o jogo ia aumentado com o avanço da tradução.
Terminado o último parágrafo, montei de imediato o jogo e comecei a jogar.

É um jogo bastante interessante, apesar dos dados estarem demasiado presentes em todos os momentos decisivos do jogo.
Esta caixa de iniciação peca pela falta de um verdadeiro tabuleiro do jogo, o qual foi substituído por uma folha plastificada. Razão pela qual o jogo não teve melhor avaliação no item “Design”. Relativamente às miniaturas do jogo só posso dizer que são excelentes.
O mecanismo de controlo da saúde e do tempo de jogo de cada personagem é bastante original e prático.
As cartas do jogo são de boa qualidade quer ao nível de design, quer ao nível da qualidade do material.
Apesar de não ser um fã deste tipo de jogos, tenho de assumir que fiquei rendido ao jogo, principalmente pelas miniaturas.

Gostei do jogo, mas teria gostado ainda mais se tivesse jogado uma versão com um verdadeiro tabuleiro de jogo.

O jogo pode ainda ganhar mais interesse com a aquisição de novas personagens e cartas, estando assim em constante expansão, quebrando qualquer possibilidade de monotonia.


A tradução para português é um exclusivo:


Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

2 comentários:

Cacá disse...

Eu ví ontem essas miniaturas (não cheguei a jogar) e realmente são espetaculares, eu nunca ví um cuidado de pintura, diversidade e um tamanho de peças tão bom em colecionáveis...

Pena justamente esse aspecto, que acaba fazendo a gente gastar rios de dinheiro (lembro da minha fase Magic e Mage Knight)...

Abraços do Brasil...

dreamwithboardgames disse...

Não sou um fã deste tipo de jogos, mas fiquei apaixonado pelas miniaturas.

Abraço
da veneza de portugal... Aveiro