O objectivo deste jogo é reivindicar a maioria dos votos eleitorais no Dia da Eleição. Para o fazeres, tens de ganhar ao teu oponente, os estados que valem uma grande combinação de valor eleitoral. Os votos eleitorais são ganhos, através da obtenção do Apoio Estatal nos diversos estados individuais. Este apoio é representado por cubos, posicionados como apoio estatal, dentro dos estados. Como só um jogador pode ter cubos de apoio, num estado em particular, num dado momento, o Apoio será alterado, conforme os jogadores lutam pelo precioso estado. Qualquer jogador que conseguir ter cubos de apoio num estado no final do jogo, reivindica os votos eleitorais desse estado.
Os jogadores podem também acrescentar, o apoio dos Mídia e dos assuntos, ao esforço da sua campanha. O Apoio dos Mídia é representado através de cubos posicionados como apoio dos mídia nas diferentes caixas regionais de propaganda. Isso facilita a campanha ao nível regional. O Apoio nos Assuntos é representado através de cubos posicionados como apoio nos assuntos em cima de peças de assuntos.
Todos os três tipos de Apoio são similares no que diz respeito a que, só um único jogador pode, alguma vez, ter cubos de apoio no mesmo lugar, em qualquer altura. Quando um jogador ganha cubos de apoio numa localização já ocupada por cubos do seu oponente, ele primeiro reduz ou elimina os cubos do seu oponente conforme seja necessário. Quaisquer cubos de apoio que sobrarem para além de todos os cubos oponentes, que tenham sido removidos, são adicionados normalmente ao tabuleiro.
Esta mesma restrição é também verdade para as Adesões: Quando um jogador ganha marcadores de adesão numa região, onde um jogador já tenha um marcador de apoio, o marcador opositor tem primeiro de ser eliminado.
Maior parte das jogadas consistem em jogar cartas, quer para Eventos ou para Pontos de Campanha (CP), que podem ser gastas nas operações de campanha desenhadas para ganhar o Estado, os Mídia ou o Apoio nos assuntos. Os efeitos dos eventos podem ter um grande alcance, que muitas vezes envolvem ganhos ou perdas, nesses três tipos de Apoios. O objectivo é obter o máximo de impacto nos Eventos que favorecem o teu candidato, enquanto minimizas o impacto daqueles que são mais do interesse do teu oponente. O Impulso serve este objectivo, através da permissão dada aos jogadores para despender marcadores de impulso, para que possam desencadear Eventos favoráveis nas cartas jogadas pelo seu oponente. Em alternativa, os marcadores de impulso podem ser usados para te apropriares antecipadamente de Eventos negativos das tuas próprias cartas, para assim o teu oponente não os puder desencadeá-los.
Os jogadores podem também acrescentar, o apoio dos Mídia e dos assuntos, ao esforço da sua campanha. O Apoio dos Mídia é representado através de cubos posicionados como apoio dos mídia nas diferentes caixas regionais de propaganda. Isso facilita a campanha ao nível regional. O Apoio nos Assuntos é representado através de cubos posicionados como apoio nos assuntos em cima de peças de assuntos.
Todos os três tipos de Apoio são similares no que diz respeito a que, só um único jogador pode, alguma vez, ter cubos de apoio no mesmo lugar, em qualquer altura. Quando um jogador ganha cubos de apoio numa localização já ocupada por cubos do seu oponente, ele primeiro reduz ou elimina os cubos do seu oponente conforme seja necessário. Quaisquer cubos de apoio que sobrarem para além de todos os cubos oponentes, que tenham sido removidos, são adicionados normalmente ao tabuleiro.
Esta mesma restrição é também verdade para as Adesões: Quando um jogador ganha marcadores de adesão numa região, onde um jogador já tenha um marcador de apoio, o marcador opositor tem primeiro de ser eliminado.
Maior parte das jogadas consistem em jogar cartas, quer para Eventos ou para Pontos de Campanha (CP), que podem ser gastas nas operações de campanha desenhadas para ganhar o Estado, os Mídia ou o Apoio nos assuntos. Os efeitos dos eventos podem ter um grande alcance, que muitas vezes envolvem ganhos ou perdas, nesses três tipos de Apoios. O objectivo é obter o máximo de impacto nos Eventos que favorecem o teu candidato, enquanto minimizas o impacto daqueles que são mais do interesse do teu oponente. O Impulso serve este objectivo, através da permissão dada aos jogadores para despender marcadores de impulso, para que possam desencadear Eventos favoráveis nas cartas jogadas pelo seu oponente. Em alternativa, os marcadores de impulso podem ser usados para te apropriares antecipadamente de Eventos negativos das tuas próprias cartas, para assim o teu oponente não os puder desencadeá-los.
Este jogo faz parte da lista dos meus preferidos.
Mais uma excelente produção da Z-Man Games. Recomendo este jogo para quem gosta de jogos de estratégia política. O mecanismo do jogo está muito bem concebido e o tema está muito actual.
Já fiz a tradução para Português - Disponível na Divercentro.
Paulo Santos | |
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Paulo Santos | |
Paulo Santos
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Maria Constança Silva | |
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