Zatre - Amigo


Um jogo de Manfred Schüling, para 2 a 6 jogadores, a partir dos 8 anos, com a duração de 45 minutos.

Conteúdo
1 Tabuleiro do jogo
121 Fichas com diferentes valores
2 Blocos de Pontuação ZATRE
1 saco de pano

Objetivo do Jogo
Os jogadores colocam as fichas no tabuleiro de modo a formarem o maior número possível de somas de 10, 11 e 12, pois só estas somas irão dar-lhes pontos. No final do jogo, o jogador com a maior pontuação, é o vencedor.

Descrição
No seu turno, o jogador tira duas fichas para fora do saco e coloca-as no tabuleiro de acordo com as regras. Muitas vezes irás receber pontos pelas fichas que colocas, e deves anotá-los no bloco de pontuação. Ganha o jogador que, no final do jogo, tenha o maior número de pontos.

Preparação
Posiciona o tabuleiro no meio da mesa. Coloca as fichas no saco de pano, mistura-as bem e coloca o saco ao lado do tabuleiro. Cada jogador recebe uma folha do bloco de pontuação e um lápis.
Iniciar o Jogo
A fim de determinar o primeiro jogador, cada jogador tira uma ficha para fora do saco. O jogador com o maior número de pontos começa. Se mais do que um jogador tirar um número igualmente elevado, cada um destes jogadores continua a tirar fichas para fora do saco até que um jogador tenha uma vantagem clara e possa começar.
O primeiro jogador recebe a sua ficha (mais alta), todas as outras fichas são colocadas de volta no saco. Ele tira mais duas fichas para fora do saco e coloca as suas três fichas no tabuleiro de jogo, observando as regras de colocação de fichas.
Nota: O primeiro jogador deve cobrir o quadrado vermelho durante o seu primeiro movimento.

Modo de Jogar
O turno passa no sentido dos ponteiros do relógio. No seu turno, o jogador tira duas fichas para fora do saco e coloca-as na mesa. Ele deve tentar formar linhas horizontais ou verticais de fichas, que somem um valor total de 10, 11 ou 12, porque só essas linhas vão marcar pontos. Contas sempre todos os pontos das fichas que formam uma linha conectada.
Para um total de 10, ganhas 1 ponto; para 11, ganhas 2 pontos; e para 12, ganhas 4 pontos. Também podes marcar a coluna "x2" se colocares uma ficha num quadrado de cor clara.

Fim do Jogo
O jogo termina quando um jogador tira a última ficha para fora do saco. Ele termina o seu turno, como de costume (mesmo que só tire uma ficha, e só a possa colocar em cima da mesa). A seguir, soma todos os pontos anotados da sua folha de pontuação (e deduz os pontos negativos, se necessário). O jogador com a maior pontuação ganha o jogo. Em casos raros, o jogo pode ter que terminar prematuramente se mais nenhuma ficha puder ser colocada. Nesse caso, os jogadores devem tirar as restantes fichas para fora do saco, em turnos, um após outro, até que o saco fique vazio. Todas as fichas que não possam ser colocadas no tabuleiro contam como pontos negativos.

Hoje vou falar de um dos meus jogos favoritos e que prezo muito que me acompanhe nas minhas férias. É um excelente jogo para jogar em família e/ou com os amigos, quer em férias, quer naquelas noites frias de inverno que convidam a ficar em casa.
A caixa do jogo está bem ilustrada, dando a ideia perfeita do que vamos encontrar dentro dela. No seu interior temos duas divisórias, uma para acomodar os blocos de pontuação e outra para acomodar o saco de pano com as fichas do jogo.
Quem como eu gosta de matemática, vai adorar jogar o Zatre. Mas aqueles que têm uma aberração à matemática, o Zatre é uma boa oportunidade para os ajudar a ultrapassar alguns dos fantasmas sobre a matemática e descobrir que afinal esta disciplina não é assim tão complicada, podendo ser divertida.
O Zatre é um jogo que requer, para além da capacidade de fazer somas mentais, muita atenção, concentração e perspicácia na observação das fichas que estão no tabuleiro do jogo, para que possamos posicionar as nossas fichas da melhor maneira possível, obtendo assim as somas pretendidas tão necessárias para completar uma linha do nosso bloco de pontuação. Mas atenção, não é assim tão importante ganhar o máximo possível de somas de 12, mas antes completar as linhas do nosso bloco de pontuação uniformemente, para se ganhar os pontos bónus, ao mesmo tempo que se tenta obter o maior número possível de cruzes na coluna “x2”.
Para ajudar na identificação dos quadrados do tabuleiro de jogo cujas colunas ou linhas já tenham uma soma de 12, impedido assim de posicionar mais fichas adjacentes, utilizo as fichas vermelhas do jogo Risco para bloquear esses quadrados do tabuleiro do jogo. Isto porque não são permitidas somas de fichas superiores a 12.
Podem ter a certeza, que não vão dar o vosso tempo como perdido quando jogarem o Zatre. Vão comprovar que quanto mais jogam, mas viciante o jogo se torna. Para quem quiser desafios ainda maiores, podem sempre participar nas olimpíadas do Zatre.
Não é fácil encontrar um exemplar deste jogo à venda, mas vale a pena tentar obter um. O divertimento com amigos e/ou família está garantido.
Quem gosta de jogos como o Qwirkle e/ou 24/7 vão adorar o Zatre.
O Zatre é o exemplo de um jogo de tabuleiro que podia perfeitamente entrar numa qualquer sala de matemática para ajudar, de forma pedagógica, a incentivar os alunos a olhar de forma diferente para esta disciplina, auxiliando a descobrir que afinal a matemática pode ser divertida.

Tema/Objectivo









9
Mecânica/Regras









8
Componentes/Artwork









5
Jogabilidade/Interacção









8
Estratégia/Dificuldade









8
Duração/Diversão









8
Originalidade/Criatividade









8
Preparação/Começar a jogar









8
Caixa do jogo/Apresentação









7
Preço/Vale o Dinheiro









9
Apreciação Global7,8


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Paulo Santos
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