Color Pop - Gigamic

Um jogo de Lionel Borg para um a cinco jogadores, a partir dos 8 anos,
com a duração de 10 a 20 minutos.

Conteúdo
Um tabuleiro do jogo inclinado
95 Peças em cinco cores diferentes mais cinco peças joker brancas
Cinco peças secretas.

Objetivo do Jogo
No início do jogo, uma cor é atribuída secretamente a cada jogador. Cada jogador joga discretamente para assegurar que o menor número possível de peças da sua cor, permanece no tabuleiro do jogo, no final do jogo.

Preparação do Jogo
As 100 peças são inseridas aleatoriamente nos 10 slides. As peças são inseridas pelo topo dos slides, com a marca de uma seta. Cada slide contém dez peças. Os dez slides são então inseridos no tabuleiro do jogo (com as setas a apontar para cima), verifica que não há mais do que cinco peças da mesma cor conectadas verticalmente ou horizontalmente. Se necessário, reorganiza os slides para alterar as conexões (fig.1).
Cada jogador, tira aleatoriamente uma peça secreta e olha para a cor. A cor da peça continua escondida do olhar dos outros jogadores até ao final do jogo.

 Modo de Jogar
O primeiro jogador é tirado à sorte. Este inicia o jogo e o jogo prossegue no sentido dos ponteiros do relógio.
O primeiro jogador escolhe um grupo de peças da mesma cor e pressiona-as para as remover do tabuleiro do jogo (fig.2). Os jogadores não podem remover uma única peça.
O jogador pode remover um qualquer grupo de duas ou mais peças da mesma cor, sem nenhum limite para o número de peças no grupo, e de qualquer cor. Um grupo é composto por peças contiguas horizontalmente ou verticalmente. O jogador deve remover todas as peças da mesma cor que fazem parte do grupo.
As peças joker podem ser usadas para assumir qualquer uma das cores disponíveis no jogo. O jogador que está no seu turno, decide a cor que atribui a um joker num grupo a ser removido.

No final de cada turno, o jogador recolhe as peças removidas do tabuleiro do jogo e posiciona-as à sua frente. O jogo prossegue com o próximo jogador. O jogador não pode saltar o seu turno. Desde que haja fichas conectadas, os jogadores devem remove-las.
Um slide vazio não pode dividir o tabuleiro do jogo. Quando um jogador, esvazia um slide, este é removido e posicionado o mais à direita possível do tabuleiro do jogo, deslizando todos os outros slides para a esquerda (fig 3.).

Fim do Jogo
Um jogador ganha automaticamente quando todas as fichas da sua cor tenham sido removidas do tabuleiro do jogo.
Caso contrário, o jogo continua até não hajam mais grupos de peças contiguas para remover. Quando todas as peças contiguas tiverem sido removidas, os jogadores revelam as suas cores e contam o número de peças da sua cor que permanecem no tabuleiro do jogo. O jogador com o menor número de peças que permanecem no tabuleiro do jogo, é o vencedor (fig 4: o verde é o vencedor). Se mais do que jogador obtiver a mesma pontuação, os jogadores empatados contam o número de peças da sua cor que removeu do tabuleiro do jogo. O jogador com o menor número de peças é o vencedor. Se mais do que um jogador removeu o mesmo número de peças da sua cor, o jogo acaba empatado.

Variantes
Jogo Solitário
As regras do jogo são as mesmas.
O jogador tira uma peça secreta e tenta remover todas as peças dessa cor, aplicando as regras normais.
Para tornar o jogo mais desafiante, o jogador pode tirar duas, três, quatro ou mesmo as cinco peças secretas, tentando remover todas as cores que lhe foram atribuídas.

Jogo para 2 jogadores
As regras do jogo são as mesmas, mas cada jogador tira duas peças secretas e joga com duas cores secretas. O vencedor é jogador com o menor número de peças no tabuleiro do jogo no final do jogo. Se ambos os jogadores tiverem o mesmo número de peças, têm de contar o número total de peças das suas cores que tenham removido e o jogador que tenha removido menos peças, ganha.

Jogo por equipas para quatro jogadores
As regras do jogo são as mesmas, mas os jogadores jogam em equipa de dois, Cada jogador tira uma peça secreta, olha para a cor e passa a peça ao seu companheiro de equipa que olha para ela. Os membros da mesma equipa não jogam um após o outro. No final do jogo, a equipa com menos peças das suas duas cores secretas, no tabuleiro do jogo, é a vencedora. Se as equipas tiverem empatadas, então contam o total de número de peças das suas cores que tenham removido e a equipa que tenha removido menos peças é a vencedora.

 
Uma vez que, grande parte dos amigos com quem passamos horas agradáveis a jogar jogos de tabuleiro, gostam mais de jogos com regras simples, sem grandes preparações, pois não gostam de perder muito tempo a ler e a aprender as regras, ultimamente temo-nos virado para os jogos mind game. Estes enquadram-se perfeitamente nestes requisitos. Essa também foi uma das razões que quando lemos as primeiras informações sobre o Clorpop, quisemos incluí-lo na nossa lista de preferências junto dos nossos parceiros.
A caixa jogo foi construída num cartão duro de qualidade. Está bem ilustrada, muito colorida, ou não tivéssemos num jogo cheio de peças coloridas. Ao contrário, do Stratopolis, a caixa do Colorpop não tem divisórias individuais. Em sua substituição temos uma divisória central que divide o espaço da caixa para colocar as peças da estrutura do tabuleiro e outra para colocar as peças coloridas, que são guardadas dentro dos sacos plásticos. De salientar a proteção em cartão que é fornecida com a caixa para proteger o tabuleiro quando se fecha a caixa do jogo.
Mais uma vez tivemos o episódio ridículo de ter a contracapa das regras do jogo com os direitos de autor em Português e o interior do livro, apesar de ter as regras traduzidas em várias línguas, menos Português. Enfim… Nada abonatório para a imagem da Gigamic.
 Este jogo não tem praticamente ilustrações ou grandes grafismos, pois estes estão confinados à caixa ou livro das regras, o que neste tipo de jogos, é normal.
A preparação do jogo é um pouco demorada. Temos de colar as 100 peças dentro dos slides, tendo o cuidado de não fazer combinações de cores. Deixamos a sugestão de utilizar o saco do Stratopolis para colocar as peças do jogo e assim ser mais fácil a preparação, tirando aleatoriamente as peças para os slides.
A mecânica do jogo está muito engraçada, isto porque o tabuleiro é inclinado e tem uma rampa para que as peças pressionadas nos slides deslizem para fora do tabuleiro e assim possas pegar nelas.
Quando escolhes o grupo de peças contíguas que queres remover do tabuleiro, deves ter em atenção ao deslizar das peças que se encontra acima delas. Pois podes criar um grande grupo de peças que os teus adversários vão poder remover.
Tens de estar atento às remoções que os teus adversários, para perceberes quais as cores que cada um está a trabalhar. Assim, podes evitar que lhes facilites o seu jogo quando estás a remover as tuas peças.
Por vezes é vantajoso remover peças que não sejam da tua cor, para fazer deslizar as tuas peças para posições em que podes criar um grupo constituído por um número maior de peças.
Atenção às peças joker, estas podem dar uma grande ajuda à tua estratégia.
A mecânica funciona bem, sem qualquer dificuldade de maior. Se posicionares as tuas mãos nas extremidades do tabuleiro e com um dos dedos pressionares as peças, tudo se torna ainda mais fácil.
Já não é prático, quando temos de tirar um slide vazio e temos de coloca-lo para a extremidade mais à direita do tabuleiro e fazer deslizar os restantes slides. O problema é o deslizar, porque de facto não conseguimos deslizá-los e temos de mover um a um, isto é, remover um a um, para a sua nova posição.
É um jogo que pode ser jogado de forma solitária, sem que tenha havido alterações às regras para que se possa jogar esta forma alternativa do jogo.
A versão de equipas também está interessante, torna o jogo ainda mais competitivo, engraçado e divertido.
O Colorpop está interessante e é divertido. É um jogo interativo. É um bom mind game. Quem gosta deste tipo de jogo não pode perder este Colorpop. Quem gostava do antigo jogo “Quatro em Linha” vai gostar deste jogo, apesar de aqui não colocar peças por cima do tabuleiro, mas remover peças por debaixo do tabuleiro.
Tema/Objectivo









8
Mecânica/Regras









7
Componentes/Artwork









6
Jogabilidade/Interacção









8
Estratégia/Dificuldade









7
Duração/Diversão









7
Originalidade/Criatividade









8
Preparação/Começar a jogar









8
Caixa do jogo/Apresentação









7
Preço/Vale o Dinheiro









8
Apreciação Global7,4

dreamwithboardgames
BoardGameGeekLionel Borg
GigamicComprar o Jogo



Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva
Carla Bispo

Sem comentários: