Um jogo de Michael Schacht para 2 a 4 jogadores a partir dos 8 anos, com a duração de 45 minutos
Os negócios prosperam na estação de carga, Os jogadores carregam mercadorias de todo o mundo nos seus comboios para cumprir com os pedidos que os empresários fazem. Se tiveres êxito conseguirás benefícios, mas cuidado… Se alguém satisfazer o mesmo pedido mais tarde durante o jogo, podem reduzir os teus benefícios. Quantos mais comboios partirem da estação de carga, mais perto se estará de terminar o jogo.
Conteúdo
• 104 Cartas de Cargas em 4 cores (mostrando 13 tipos diferentes de mercadorias)
• 8 Cartas de Pedidos
• 1 Bloco de Notas de Pontuação
• Libreto de Regras
Preparação do Jogo
• O bloco de pontuação e um lápis são colocados do lado;
• As cartas de pedidos são deitadas no centro da mesa.
• Baralham-se as cartas de carga e 3 cartas são dadas a cada jogador. As restantes cartas formam um baralho e a carta topo é virada e posicionada ao lado do baralho para começar o monte das cartas descartadas.
• É escolhido o jogador inicial.
Modo de Jogar
O jogador inicial efectua a primeira vez de jogar e o jogo prossegue no sentido dos ponteiros do relógio em volta da mesa.
Na sua vez, um jogador:
1. Tira 2 cartas do baralho ou a última carta posicionada no monte das cartas descartadas.
2. Descarta uma carta ou deita à sua frente, um grupo de cartas de cargas.
Descartar uma Carta
Quando descartas, sobrepões a carta sobre quaisquer cartas já deitadas no monte das cartas descartadas, para que todos os jogadores possam ver quantas cartas existem no monte das cartas descartadas.
Deitar Cartas
Um jogador só pode deitar um grupo de cartas, se for capaz de cumprir exactamente uma carta de pedido. Os tipos de cartas de pedidos são as seguintes:
1. Verde dois pares do mesmo tipo de mercadorias
2. Azul três do mesmo tipo de mercadorias
3. Púrpura quatro do mesmo tipo de mercadorias
4. Bege cinco do mesmo tipo de mercadorias
5. Amarelo três de um tipo e um par de um tipo diferente de mercadoria
6. Cinzento quaisquer cinco cartas da mesma cor
Para as primeiras cinco cartas de pedidos não importa de que cores são as cartas de cargas. Os símbolos nos cantos das cartas ajudam a distinguir facilmente os diferentes tipos de mercadorias.
As cartas de pedidos também indicam quantos pontos de bonificação, ganha o jogador que detém a carta de pedido no final da ronda.
Se o jogador conseguir cumprir uma carta de pedido, deita as cartas de carga apropriadas formando uma fila à sua frente, sobrepondo as cartas para que os jogadores possam ver quantas cartas têm cada jogador diante de si.
Par além disso, o jogador pode tirar todas as cartas no monte das cartas descartadas e posicionar essas cartas à sua frente, outra vez sobrepondo as cartas.
A seguir, o jogador tira a carta de pedido que tenha cumprido e posiciona à sua frente, separadamente das cartas de carga. Se outro jogador tiver nesse momento a carta de pedido, então a carta é tirada desse jogador e posicionada à frente do jogador que actualmente cumpriu o pedido. Se existir mais do que uma carta de pedido do mesmo tipo (pedidos verdes e azuis), o jogador que satisfaça o pedido pode escolher qual tira.
Um jogador só pode cumprir um pedido por vez de jogar, mesmo se tiver cartas na sua mão para cumprir mais do que um.
Fim do Jogo
O jogo termina imediatamente quando:
• Um jogador obtém a sua terceira carta de pedido de cor diferente, ou
• O baralho se esgota e um jogador não consegue tirar uma carta, ou
• Um jogador tem 25 ou mais cartas de carga deitadas à sua frente.
Os jogadores recebem pontos da seguinte forma:
1. Por cada carta de comboio deitada, um jogador recebe 1 ponto.
2. Por cada carta de pedido, um jogador recebe os pontos bónus indicados na carta.
O jogo pode durar um número indeterminado de rondas.
Dicas:
Para ver melhor quantas cartas de carga um jogador tem, pode ser útil agrupar cartas em conjuntos de 5 ou 10.
O jogo é recomendado para 2 a 4 jogadores. Contudo, é possível jogá-lo com 5 jogadores.
Um jogo de cartas com regras simples e interessante, não fosse o seu autor Michael Schacht, criador de jogos como o Valdora.
O jogo requer estratégia, planeamento e atenção para conseguires tirar as cartas de pedidos dos teus adversários, principalmente as mais valiosas.
É bom que deixes que o monte das cartas descartadas ganhe algumas cartas, antes de satisfazeres um pedido. Assim, podes ganhar mais pontos.
O tema foi bem adaptado a um jogo de cartas.
Conteúdo
• 104 Cartas de Cargas em 4 cores (mostrando 13 tipos diferentes de mercadorias)
• 8 Cartas de Pedidos
• 1 Bloco de Notas de Pontuação
• Libreto de Regras
Preparação do Jogo
• O bloco de pontuação e um lápis são colocados do lado;
• As cartas de pedidos são deitadas no centro da mesa.
• Baralham-se as cartas de carga e 3 cartas são dadas a cada jogador. As restantes cartas formam um baralho e a carta topo é virada e posicionada ao lado do baralho para começar o monte das cartas descartadas.
• É escolhido o jogador inicial.
Modo de Jogar
O jogador inicial efectua a primeira vez de jogar e o jogo prossegue no sentido dos ponteiros do relógio em volta da mesa.
Na sua vez, um jogador:
1. Tira 2 cartas do baralho ou a última carta posicionada no monte das cartas descartadas.
2. Descarta uma carta ou deita à sua frente, um grupo de cartas de cargas.
Descartar uma Carta
Quando descartas, sobrepões a carta sobre quaisquer cartas já deitadas no monte das cartas descartadas, para que todos os jogadores possam ver quantas cartas existem no monte das cartas descartadas.
Deitar Cartas
Um jogador só pode deitar um grupo de cartas, se for capaz de cumprir exactamente uma carta de pedido. Os tipos de cartas de pedidos são as seguintes:
1. Verde dois pares do mesmo tipo de mercadorias
2. Azul três do mesmo tipo de mercadorias
3. Púrpura quatro do mesmo tipo de mercadorias
4. Bege cinco do mesmo tipo de mercadorias
5. Amarelo três de um tipo e um par de um tipo diferente de mercadoria
6. Cinzento quaisquer cinco cartas da mesma cor
Para as primeiras cinco cartas de pedidos não importa de que cores são as cartas de cargas. Os símbolos nos cantos das cartas ajudam a distinguir facilmente os diferentes tipos de mercadorias.
As cartas de pedidos também indicam quantos pontos de bonificação, ganha o jogador que detém a carta de pedido no final da ronda.
Se o jogador conseguir cumprir uma carta de pedido, deita as cartas de carga apropriadas formando uma fila à sua frente, sobrepondo as cartas para que os jogadores possam ver quantas cartas têm cada jogador diante de si.
Par além disso, o jogador pode tirar todas as cartas no monte das cartas descartadas e posicionar essas cartas à sua frente, outra vez sobrepondo as cartas.
A seguir, o jogador tira a carta de pedido que tenha cumprido e posiciona à sua frente, separadamente das cartas de carga. Se outro jogador tiver nesse momento a carta de pedido, então a carta é tirada desse jogador e posicionada à frente do jogador que actualmente cumpriu o pedido. Se existir mais do que uma carta de pedido do mesmo tipo (pedidos verdes e azuis), o jogador que satisfaça o pedido pode escolher qual tira.
Um jogador só pode cumprir um pedido por vez de jogar, mesmo se tiver cartas na sua mão para cumprir mais do que um.
Fim do Jogo
O jogo termina imediatamente quando:
• Um jogador obtém a sua terceira carta de pedido de cor diferente, ou
• O baralho se esgota e um jogador não consegue tirar uma carta, ou
• Um jogador tem 25 ou mais cartas de carga deitadas à sua frente.
Os jogadores recebem pontos da seguinte forma:
1. Por cada carta de comboio deitada, um jogador recebe 1 ponto.
2. Por cada carta de pedido, um jogador recebe os pontos bónus indicados na carta.
O jogo pode durar um número indeterminado de rondas.
Dicas:
Para ver melhor quantas cartas de carga um jogador tem, pode ser útil agrupar cartas em conjuntos de 5 ou 10.
O jogo é recomendado para 2 a 4 jogadores. Contudo, é possível jogá-lo com 5 jogadores.
Um jogo de cartas com regras simples e interessante, não fosse o seu autor Michael Schacht, criador de jogos como o Valdora.
O jogo requer estratégia, planeamento e atenção para conseguires tirar as cartas de pedidos dos teus adversários, principalmente as mais valiosas.
É bom que deixes que o monte das cartas descartadas ganhe algumas cartas, antes de satisfazeres um pedido. Assim, podes ganhar mais pontos.
O tema foi bem adaptado a um jogo de cartas.
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Michael Schacht | Spiele aus Timbuktu |
Entrevista c/autor | BoardGameGeek |
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