Keltis - O Caminho das Pedras - Kosmos

devir
Um jogo de Reiner Knizia para 2 a 4 jogadores, a partir dos 7 anos, com a duração de 15 minutos.

Objectivo do Jogo
O objectivo do jogo é formar filas de uma única cor, tão grandes quanto possível. Em cada fila de cor o posicionamento das pedras é por ordem crescente ou decrescente. Quanto maior for uma fila, mais pontos irá oferecer ao jogador no final do jogo. As filas demasiado curtas, dão pontos negativos. Para além disso, os jogadores precisam de obter peças como as pedras célticas da sorte, para conseguirem pontos adicionais. No entanto, se um jogador não conseguir as pedras suficientes, terá pontos negativos. Algumas das pedras do jogo dão pontos directamente. O jogador que conseguir obter a maior pontuação, é o vencedor.

Componentes
55 Peças de pedras (com os números de 0 a 10, em 5 cores) e uma tabela de pontuação.

Preparação do Jogo
Baralha as pedras do jogo e coloca-as com a face virada para baixo no meio da mesa. A tabela de pontuação é posicionada à vista de todos os jogadores.


Modo de Jogar
O jogador mais velho inicia o jogo. No sentido dos ponteiros do relógio, cada jogador tem o seu turno, que consiste em virar uma das pedras que se encontra no meio da mesa, com a face para baixo ou recolher uma das pedras que já esteja com a face virada para cima. Se optar por virar uma peça que esteja com a face para baixo, pode fazer uma das duas opções disponíveis:
- Deixa ficar a pedra no meio da mesa, com a face para cima;
- Posiciona a pedra à sua frente.
Se optar por recolher uma pedra que já estava com a face virada para cima, tem de a posicionar à sua frente.

Quando o jogador recolhe uma pedra do meio da mesa e não tiver outra dessa cor, posiciona essa pedra à sua frente. Se já tiver outra pedra dessa cor, posiciona a pedra recolhida perante a outra que já tinha em sua posse. Desta forma, vai formando filas de pedras que começam junto a si e se vão afastando em direcção ao centro da mesa de jogo. Os números de todas as peças devem estar sempre visíveis.

O jogador só pode formar filas com pedras da mesma cor e o seu posicionamento na fila pode ser feito de duas maneiras:
- Começa com um valor mais baixo e todas as outras que se seguirem terão de ser de um valor superior à anterior. Exemplo: 1-2-4.
-Começa com um valor mais alto e todas as outras que se seguirem terão de ter um valor inferior à anterior. Exemplo: 8-6-5-4.

Quando um jogador posiciona a segunda pedra de uma fila, fica determinado se a ordem das pedras da fila é crescente ou decrescente.
Sempre que um jogador posiciona à sua frente uma pedra com um trevo, tem direito a um novo turno.

Fim do Jogo
Quando um jogador virar a última pedra que resta com a face virada para baixo, joga o seu turno e de seguida o jogo termina.

Pontuação
As peças que ficarem no meio da mesa são ignoradas para a pontuação.
Cada fila de pedras é pontuada de acordo com a tabela de pontuação.
À pontuação final adicionam-se os pontos extras proporcionados por algumas das pedras.
O jogador com mais pontos obtidos é o vencedor. Em caso de empate, a vitória e partilhada pelos jogadores empatados.

Esta versão de viagem está muito interessante, isto porque a caixa é de pequena dimensão, o que facilita muito o seu transporte. Mais um bom jogo de Reiner Knizia, que com regras simples, consegue criar um jogo divertido, fácil de compreensão e que rapidamente podemos começar a jogar.
O jogo requer atenção sobre as combinações que os nossos adversários estão a construir, para que possamos saber quais as pedras numeradas, de uma determinada cor, que já saíram, para assim delinear as nossas combinações de pedras.
É importante a escolha da segunda pedra que posicionamos na fila de uma cor, pois essa pedra vai determinar se a ordem de posicionamento da próxima pedra é decrescente ou crescente.
Não nos podemos esquecer das pedras da sorte e não devemos construir uma fila com menos de três pedras, para evitar a obtenção de pontos negativos.
O preço desta versão de viagem é muito bom, pelo que aconselho a sua aquisição, porque vale mesmo a pena ter este jogo, já que o divertimento está garantido.
A duração do jogo é adequada, o que permite fazer muitos campeonatos com a família e amigos.
A caixa do jogo, apesar de pequena, já que se trata de uma versão de viagem, acomoda perfeitamente todos os componentes do jogo.



Tema/Objectivo









7
Mecânica/Regras









7
Componentes/Artwork









5
Jogabilidade/Interacção









8
Estratégia/Dificuldade









6
Duração/Diversão









8
Originalidade/Criatividade









6
Preparação/Começar a jogar









10
Caixa do jogo/Apresentação









6
Preço/Vale o Dinheiro









10
Apreciação Global7,3

dreamwithboardgames
Reiner Knizia Kosmos
Comprar o JogoBoardGameGeek


Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

2 comentários:

Quertzacoalt disse...

A mecânica lembra muito a de Coloretto (por Michael Schacht), pelo o que pude perceber. Um jogo, inclusive, que considero muito bom.

Na minha percepção, inseriu-se apenas a obrigatoriedade de atentar para a ordem das peças ser crescente ou decrescente (que, a meu ver, insere uma variável no Keltis). Apesar de não ter as peças bônus (cartas +2), existentes em Coloretto, vejo que esta parte da mecânica foi adaptada nas runas.

A dica de ficar atento ao jogo dos demais jogadores é também pertinente a ambos os jogos.

Parabéns pela resenha, Paulo!

dreamwithboardgames disse...

Obrigado Bruno!