Catan Geographies: Germany - Kosmos

Um jogo de Klaus Teuber para 3 a 4 jogadores, para todas as idades, com a duração de 60 minutos.

Visão Geral do Jogo
Alemanha na Era Industrial. As cidades cresciam e prosperavam. O povo construía igrejas e monumentos magníficos, e tu és o motor da acção!
O mapa da Alemanha é composto por cinco tipos diferentes de hexágonos. Os hexágonos de produção de recursos – madeira, lã, tijolos, minério e trigo. Coleccionas estes recursos e guarda-os na tua mão, através de cartas.
Precisas de recursos para construir, estradas, câmaras municipais e os monumentos das cidades.
Como se obtêm os recursos? Muito fácil. Os hexágonos que produzem recursos em cada jogada são determinados pelo lançamento de dois dados. Todos os hexágonos têm um número de produção – quando o número é obtido do dado, esses hexágonos produzem recursos. Se um “3” for obtido, todos os hexágonos com um “3” produzem recursos.
Para receber esses recursos, tens de ter uma câmara municipal adjacente ao hexágono que coincida com o número obtido no dado.
No início do jogo, começas com 3 câmaras municipais – com o decurso do jogo, constróis mais com os recursos que recebes. E podes trocar recursos com os outros jogadores.

Componentes do Jogo
» Tabuleiro do Jogo
» 120 Cartas
- 90 Cartas de recursos
- 26 Cartas de desenvolvimento
- 4 Cartas com os custos de construção
» 2 Suportes para as Cartas
» 141 Peças de plásticos
- 80 Estrada
- 48 Câmaras Municipais
- 12 Monumentos
- 1 Ladrão
» 2 Dados

Preparação do Jogo
O tabuleiro do jogo é deitado em cima da mesa. Cada jogador escolhe uma cor e recebe 12 Câmaras Municipais e 20 Estradas, mais uma carta com os custos de construção. As cartas de desenvolvimento são separadas das cartas de recursos e são baralhadas. As cartas de recursos são separadas por tipo e posicionadas nos suportes das cartas.
• Nas costas de cada carta de custos, estão as localizações iniciais das câmaras municipais do jogador.
• Cada jogador posiciona uma das suas câmaras municipais em cada um dos espaços desenhados na carta e recebe as cartas de recursos indicadas.
• Os jogadores guardam as cartas de recursos na sua mão, de maneira a que ninguém as veja.

Nota: depois de um ou dois jogos, quando todos estiverem familiarizados com o jogo – usa as regras de preparação livre, descritas na última página

• Os famosos monumentos Alemães estão desenhados em volta do tabuleiro do jogo, com um espaço para colocar as peças. As peças dos monumentos iniciam o jogo posicionadas nesses espaços.
• A figura do ladrão começa o jogo na zona montanhosa de Nuremburg, no hexágono marcado com um “12”.


Visão Geral da vez de Jogar
O jogador mais velho, é quem começa a jogar.
A vez de jogar de um jogador consiste no seguinte:

1º - Fase dos Recursos – O jogador lança o dado e os jogadores recebem recursos de acordo com o lançamento do dado.

2º - Fase de Comércio e Construção – O Jogador pode trocar recursos e construir (por qualquer ordem, e quantas vezes o desejar). Pode também jogar cartas de desenvolvimento. Por exemplo, o jogador pode construir, depois trocar, a seguir construir outra vez e depois jogar uma carta de desenvolvimento.

Detalhes da Vez de Jogar
1º - Fase de Recursos
• O jogador inicia a sua vez de jogar lançando os dois dados. O total obtido determina quais os hexágonos que produzem recursos.
• Cada jogador recebe um recurso por cada câmara municipal adjacente a esses hexágonos.

2º - Fase de Comércio e Construção
2a. Comércio
• O jogador que está na sua vez de jogar pode fazer trocas com outros jogadores. Diz quais os recursos que precisas e quais os recursos que estás disposto a trocar.
• Os jogadores fazem ofertas e contra-ofertas.

Importante: Os outros jogadores só podem trocar com o jogador que está na sua vez de jogar. Os jogadores não podem fazer trocas com cada um dos outros jogadores, se nenhum deles estiver na sua vez de jogar.

• O jogador que está na sua vez de jogar, também pode fazer trocas com o banco. Pode trocar três cartas de recursos iguais (quaisquer que elas sejam) por uma à sua escolha.
• Se jogares a carta de desenvolvimento “comércio” podes trocar dois recursos iguais por um recurso diferente. Podes fazer tantas trocas com o banco, quantas o desejares, desta forma, desde que decorra durante a tua vez de jogar, em que jogaste a carta “comércio”.

2b. Construção
• Cada jogador pode construir uma estrada em três espaços a partir da sua câmara municipal inicial. Podes construir novas câmaras municipais em intersecções vazias, desde que tenhas uma estrada que alcance essa intersecção. Se a tua estrada se dirigir a uma intersecção de monumento vazia, podes construir o monumento. Para comprar uma carta de desenvolvimento, precisas de uma combinação particular de recursos.

Requisitos para construir uma Estrada
Uma estrada é construída num caminho vazio entre dois hexágonos.
A construção custa 1 madeira e 1 tijolo.
Só uma estrada pode ser construída num caminho. A tua primeira estrada tem de ser construída a seguir a uma das tuas câmaras municipais iniciais. Podes construir estradas a seguir às tuas câmaras municipais ou às tuas estradas, para alcançar novos espaços de construção.

Existem algumas restrições adicionais no posicionamento das estradas.
• Se existir uma intersecção para uma câmara municipal entre a tua última peça de estrada e aquela que queres construir, não podes construir a estrada, a menos que tenhas uma câmara municipal nessa intersecção.
• Se outro jogador tiver construído uma câmara municipal ou se a intersecção estiver vazia, não podes construir a estrada.
• Se existir uma intersecção para um monumento entre a tua última peça de estrada e aquela que queres construir, não podes construir a estrada, a menos que alguém tenha construído o monumento.
Uma vez que os monumentos são neutros, não importa quem tenha construído o monumento.

Requisitos para construir uma Câmara Municipal
• Um jogador só pode construir uma câmara municipal, se tiver uma estrada direccionada para a intersecção.
• O custo da construção é: 1x madeira, 1x tijolos, 1x trigo e 1x lã. O jogador posiciona a sua câmara municipal no campo da cidade.
• As câmaras municipais só são construídas nas intersecções apropriadas. Cada câmara municipal no tabuleiro do jogo vale 1 PV.

Requisitos para construir um Monumento
• Um jogador só pode construir um monumento se tiver uma estrada em direcção à intersecção.
• Cada monumento só tem uma intersecção onde pode ser construído. Por exemplo, a “Porta Nigra” é sempre construída em Trier.
• O custo de Construção é 2x minério e 1x trigo. O monumento é posicionado no espaço correspondente no mapa.
• Uma vez construído, um monumento não é propriedade de nenhum jogador.
• Contudo, o jogador que o construiu recebe uma recompensa – uma câmara municipal é posicionada no espaço livre do monumento na borda do tabuleiro (o qual vale 1 PV).
• Construir um monumento pode ter um benefício adicional indicado no tabuleiro do jogo – uma estrada de graça ou recursos de graça (exemplo, 2 cartas de desenvolvimento pela construção da Catedral de Freiburg.

Cartas de Desenvolvimento
Durante a tua vez de jogar, podes revelar uma carta de desenvolvimento:
• Cartas “Landskecht” – Soldado.
Se jogares uma carta de Soldado, move a figura do Ladrão para um novo Hexágono. De seguida podes tirar uma carta de recurso da mão de um jogador que tenha uma câmara municipal adjacente a esse hexágono. Todas as cartas de Soldado permanecem, com a face virada para cima, à frente dos seus proprietários.
• Cartas de Progresso:
• Se jogares uma carta de progresso “Strassenbau” – Construção de Estradas - podes de imediato construir duas estradas de graça. Tens de obedecer às regras de construção das estradas.
• Se jogares uma carta de progresso “Bankwesen” – Banqueiro – podes de imediato tirar duas cartas de recursos à tua escolha da provisão.
• Se jogares uma carta de progresso “Handel” – Comércio – durante a tua vez de jogar podes trocar 2 recursos iguais por um outro recurso, tantas vezes que o desejares, durante a tua vez de jogar. Por exemplo, podes trocar 4 tijolos por um trigo e uma lã, de seguida podes trocar 2 madeiras por uma lã.
Uma vez jogadas, as cartas de progresso são removidas do jogo.
• Cartas de Pontos de Vitória
As cartas dos pontos de vitória são guardadas secretamente. Um jogador só revela as suas cartas de pontos de vitória, se tiver alcançado os 10 PV (para um jogo com 4 jogadores) ou 12 PV (para 3 jogadores), adicionando os pontos das suas cartas com o número das suas câmaras municipais no tabuleiro do jogo.


Regras Especiais
a) Obter um 7
• Se um jogador que está na sua vez de jogar, obtiver um “7”, nenhum dos jogadores recebe qualquer recurso. Todos os jogadores que tenham mais do que 7 cartas de recurso nas suas mãos, têm de escolher e descartar metade delas, com arredondamentos a favor do jogador (por exemplo, se tiveres 9 cartas, tens de escolher 4 para descartar).
• O jogador move a figura do Ladrão para um hexágono diferente. Importante: esse hexágono não produzirá quaisquer recursos para as câmaras municipais adjacentes, desde que o Ladrão permaneça nesse hexágono.
• De seguida, o jogador pode roubar um recurso da mão de qualquer jogador que tenha uma câmara municipal adjacente a este hexágono. Se vários jogadores tiverem câmaras municipais adjacentes ao hexágono, o jogador escolhe, a qual deles vai roubar.

b) A Estrada Mais Longa
• Quando um jogador tiver, pelo menos, 5 estradas conectadas a formar uma fila (as ramificações não contam), pode reivindicar a Estrada mais Longa.
• Posiciona uma das suas câmaras municipais no tabuleiro no espaço marcado com “Längste Handelsstrabe”. Esta câmara municipal conta como um ponto de vitória (como todas as outras câmaras municipais no tabuleiro do jogo).

Importante: uma estrada não conta se a estrada for interrompida por uma câmara municipal de outro jogador.

• Se outro jogador conseguir construir uma estrada mais longa, esse jogador posiciona uma das suas câmaras municipais no espaço e devolve a tua câmara municipal à tua provisão.

c) O Maior Exército
• O primeiro jogador a ter jogado 3 cartas de Soldado, posiciona uma das suas câmaras municipais no espaço “Gröbtes Herr” do tabuleiro do jogo. Esta também conta para os pontos necessários para ganhar o jogo
• Mais tarde no jogo, se qualquer jogador tiver mais cartas de Soldado, do que o actual jogador detentor do título, o novo jogador devolve a câmara municipal ao seu proprietário, colocando em sua substituição, uma das suas.

Fim do Jogo
Num jogo com três jogadores, o primeiro jogador a ter 12 pontos é o vencedor. Num jogo com 4 jogadores, o primeiro a conseguir ter 10 pontos, é o vencedor. O jogo termina imediatamente, assim que algum jogador tiver os pontos necessários para ganhar o jogo.

Variante da Preparação para as primeiras 3 Câmaras
Lança os dados para decidir quem começa. O primeiro jogador posiciona uma das suas câmaras municipais em qualquer intersecção de câmara municipal. Os outros jogadores no sentido dos ponteiros do relógio, fazem o mesmo. O último jogador a posicionar a sua primeira câmara municipal, posiciona uma segunda câmara municipal em qualquer espaço vazio. Os outros jogadores, no sentido contrário aos ponteiros do relógio, fazem o mesmo. O último jogador a posicionar a sua segunda câmara municipal, posiciona agora a sua terceira. Os outros jogadores, mais uma vez e no sentido dos ponteiros do relógio, fazem o mesmo.


Estamos perante um jogo com regras simples, idealizado para que a jogabilidade do jogo seja fácil e rápida.
A correspondência entre as cartas e os hexágonos foi bem conseguida, através de ilustrações de boa qualidade e de fácil compreensão.
Apesar das regras serem simples, não significa que o jogo não tem estratégia, antes pelo contrário, as combinações que precisamos fazer, necessárias às construções ou à aquisição de cartas de desenvolvimento, requerem um planeamento cuidadoso e atento.
A originalidade desta versão em relação ao jogo original, fica-se pelas miniaturas dos monumentos, estradas, câmaras municipais e o tabuleiro do jogo, o qual é fixo, não permitindo a construção de tabuleiros diferentes a cada jogo, como acontece no jogo original.
Não deixem de apreciar a ilustração do verso do tabuleiro do jogo.
Apesar de não ter muitas novidades, o jogo está engraçado e as miniaturas são agradáveis à vista. Chamo atenção para o pormenor dos espaços onde posicionamos os monumentos no início do jogo: são plantas em escala reduzida dos próprios monumentos.
Quando acabamos de posicionar todos os monumentos nos seus lugares iniciais (sempre com alguma dificuldade em distinguir os monumentos de Eisenach e Nürnberg), o tabuleiro do jogo parece um roteiro turístico da Alemanha.
Como na versão original, existe também um almanaque, sendo que nesta versão é utilizado para uma descrição histórica dos monumentos e das cartas do jogo.
É um bom jogo para jogar em tempo de férias com os amigos e/ou família.
Como é imagem de marca da Kosmos, a caixa do jogo acomoda todos os componentes em espaços individuais.


dreamwithboardgames
Klaus TeuberKosmos
BoardGameGeek



Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

4 comentários:

Indiana disse...

Tradução:5* Está excelente!
É pena não ter novidades quanto à forma de jogar...

Unknown disse...

Parece-me que apesar de não ter novidades, o jogo deve ser interessante.

Paulo Santos disse...

N sei se valerá a pena comprar este, já tenho o jogo original...

Anónimo disse...

Thanks pela tradução!

Hugo from London