Alhambra Dice - Queen Games


Um jogo de Dirk Henn, para 2 a 6 jogadores a partir dos 8 anos, com a duração de 60 minutos.
O jogo oferece 2 variantes para se jogar! O Jogo Básico dos Dados e a Variante Alcazaba.
O jogo básico de dados é um jogo independente da família de jogos do “Alhambra” e contém todo o que é preciso para se jogar.
Se já tiveres o Jogo do Ano de 2003 ”Alhambra”, um novo jogo se abre para ti. Usando as peças de construção, podes jogar a variante Alcazaba, dando-te um jogo completamente diferente, com mais sentido táctico. As adaptações das regras, assim como as regras para dois jogadores, podem ser descobertas no segundo folheto que acompanha a caixa deste jogo.

Conteúdo para o Jogo Básico dos Dados
1 Tabuleiro do jogo – a frente é usada para o Jogo Básico dos Dados.
8 Dados brancos e 1 preto.
Várias Fichas bónus.
1 Ficha do jogador inicial.
1 Ficha Califa octogonal - o símbolo do actual jogador inicial.
30 Marcadores octogonais – indicam a pontuação dos dados.
36 Peças de edifícios – indicam quantos edifícios que cada jogador tem.
6 Contadores – para marcar a pontuação.
1 Copo para os dados em couro.
1 Conjunto de instruções para o Jogo Básico dos Dados.
1 Folheto com as regras da variante Alcazaba, assim com as regras de 2 jogadores para ambos os jogos.

Objectivo do JogoCom a obtenção das maiores pontuações dos dados, cada jogador tenta ganhar a maioria nos 6 tipos de edifícios e deste modo obter o maior número de pontos.

Preparação do Jogo
O tabuleiro do jogo é posicionado, com a face virada para cima, no meio da mesa.
Cada jogador recebe, num jogo de:
· 6 e 5 jogadores 3 marcadores
· 4 jogadores 4 marcadores
· 3 e 2 jogadores 5 marcadores
Assim como as 6 peças de edifícios (uma por cada coluna de edifício) e 1 contador na cor que escolheres.
Cada jogador coloca as peças de edifícios à sua frente e o seu contador é posicionado no espaço “0” do trilho da pontuação.
Os 8 dados brancos são colocados de prontidão com o copo, o dado preto entra no jogo mais tarde.
A ficha pequena de jogador inicial é também colocada de prontidão. As seis fichas bónus com as costas pretas são baralhadas e colocadas, com a face virada para baixo, ao lado do tabuleiro, preparadas para a última jogada.
As restantes fichas são baralhadas. Elas são usadas para formar 4 montes, com a face virada para baixo, cada um contendo 5 fichas bónus.Antes de começar o jogo, determina-se à sorte quem começa a jogar. Esse jogador recebe a ficha Califa.
Modo de Jogar
Jogam-se um total de 5 jogadas. Em cada jogada, cada jogador tem exactamente o mesmo número de vezes de jogar que os seus marcadores. Quando os jogadores tiverem finalizado as suas vezes de jogar, o marcador melhor colocado é premiado com os pontos do edifício.
Depois da primeira, terceira e quinta jogadas, tem lugar a contagem dos pontos A, B e C e os pontos são distribuídos.

Colocar as fichas bónus
No início de cada jogada, são colocados nos quadrados dos bónus as fichas correspondentes.
Primeiro, determina-se com o dado qual a coluna do edifício se coloca a ficha do jogador inicial.
Depois, as 5 fichas bónus de um monte são posicionadas da esquerda para a direita nos restantes quadrados bónus. Na quinta e última jogada, a ficha do jogador inicial não é usada. Em substituição, 6 fichas com as costas pretas são distribuídas da esquerda para a direita.

Na sua vez de jogar
O jogador que tiver a ficha Califa começa e os outros jogadores seguem-no no sentido dos ponteiros do relógio. O jogador que está na sua vez de jogar tem de colocar um dos seus marcadores e para o fazer ele pode lançar o dado até três vezes. Para o primeiro lançamento, utiliza todos os 8 dados brancos. Antes de cada lançamento subsequente, o jogador pode pôr de lado quantos dados ele quiser e continua a lançar os restantes dados.
Ele pode também pegar e voltar lançar qualquer dado que já tenha posto de lado, com os outros dados. Não importa aqui qual o símbolo que o dado mostra. No final da sua vez de jogar, o jogador escolhe um tipo de edifício para registar os seus símbolos. Os números desses símbolos são então marcados na área do dado do tabuleiro do jogo, usando um dos seus marcadores:
· Na coluna do edifício correspondente;
· Na linha (1 a 8), a qual corresponde à quantidade dos símbolos.
· No espaço da esquerda da linha para um lançamento, no meio para dois lançamentos e no espaço da direita para três lançamentos.
Só um marcador pode ocupar qualquer um dos espaços na área do dado. Se um marcador já estiver a ocupar um espaço, o marcador a colocar deve ser posicionado no próximo espaço livre para trás do espaço já ocupado. Depois é a vez de jogar do próximo jogador.
Quando todos os jogadores tiverem posicionado todos os seus marcadores, a jogada chegou ao fim, e os resultados são então premiados com pontos.
Resultados de uma Jogada
Uma de cada vez, começando com a coluna edifício do lado esquerdo (Pavilhão), verifica-se quem alcançou o maior resultado em cada categoria. O jogador que tiver o seu marcador posicionado no campo mais alto é o melhor.
O jogador com o melhor resultado numa categoria pode escolher um dos dois prémios seguintes:
· 2 Pontos de edifícios na categoria correspondente; ou
· 1 Ponto de edifico e a ficha bónus dessa coluna.
Os pontos de edifícios são registados de imediato, só depois disso, o jogador com o segundo melhor resultado nessa categoria recebe o outro prémio (não escolhido pelo 1º jogador).
Os pontos dos edifícios são registados nos espaços redondos da respectiva coluna. Para o primeiro ponto, uma peça de edifício é colocada no campo mais baixo e por cada ponto subsequente, a peça avança um campo.
Se durante o jogo, uma peça for posicionada num espaço já ocupado por outra peça, é simplesmente colocada em cima dessa.
Quando um jogador receber uma ficha posiciona-a à sua frente. Na página 6 podem ver o uso dessas fichas.
Exemplo: O Azul tem o melhor resultado e escolhe 2 pontos de edifícios como prémio. A sua peça de edifício é posicionada no segundo campo.
O Laranja recebe o outro prémio, 1 ponto de edifício e a ficha bónus.

Nota:
É possível que o melhor e o segundo melhor resultado possam ser alcançados pelo mesmo jogador. Neste caso, esse jogador recebe ambos os prémios.

Se só existir um marcador na coluna do edifício, o segundo prémio é ignorado. Se não existir qualquer marcador, nenhum prémio nessa coluna é atribuído nessa jogada.

Pode acontecer que se formem montes de peças de edifícios. Se num momento posterior uma peça é tirada do monte para avançar na pontuação, há que ter cuidado em não alterar a ordem das peças que permanecem no monte.

Depois de os prémios terem sido distribuídos, todos os jogadores pegam de volta os seus marcadores. As fichas bónus não distribuídas são retiradas do jogo. A ficha do jogador inicial é colocada de novo de prontidão. Se a primeira, terceira ou a quinta jogadas tenham acabado de terminar, são registados os pontos no trilho da pontuação de acordo com os pontos dos edifícios. Caso contrário, uma nova jogada começa.

Atribuição da Pontuação pelos Pontos dos Edifícios
A pontuação é atribuída para cada categoria de edifício. Quem tiver mais pontos de edifícios numa categoria é premiado com o número de pontos indicado na tabela da pontuação para o primeiro lugar.
Na pontuação da jogada B (no fim da 3ª jogada), os primeiros dois lugares são premiados com pontos e na pontuação da jogada C (no fim da 5ª Jogada) são os três primeiros lugares.
Em todas as três jogadas de pontuação, os pontos das fichas bónus são adicionados ao total.
Se os marcadores de vários jogadores estiverem no mesmo espaço, o marcador mais baixo do monte é o melhor e são lhe dados os pontos apropriados. Se as jogadas de pontuação A ou B tenham acabado de o correr, uma nova jogada começa.

Exemplo:
É a 2ª jogada de pontuação. O Azul é quem tem mais pontos de edifícios (5) na coluna do “Pavilhão” e ganha 8 pontos. O Laranja e o Verde, ambos têm 3 pontos de edifícios nessa coluna. Uma vez que o Laranja está por debaixo, ele é quem ganha um ponto pelo segundo lugar.
Tabela da pontuação está no cimo de cada coluna do tabuleiro do jogo.

Nota: Existe sempre uma ordem bem definida, o que significa que os pontos nunca precisam de ser divididos (não há empates).

Fim do Jogo
O jogo termina depois da terceira jogada de pontuação.
O jogador com o maior número de pontos é o vencedor do jogo.

Regras para 2 JogadoresO Dirk recebe 5 marcadores, 6 peças de edifícios e 1 contador numa cor.


Colocar os marcadores de Dirk antes de cada jogada
No início de cada jogada, os marcadores do Dirk são colocados na área do dado. O dado é lançado para determinar a coluna do primeiro marcador do Dirk e os outros seguem conforme a tabela:
1º Marcador, lado direito do campo 2 na coluna determinada pelo dado.
2º Marcador, lado direito do campo 3 da coluna à direita desta.
3º Marcador, lado direito do campo 4 da coluna à direita desta.
4º Marcador, lado direito do campo 5 da coluna à direita desta.
5º Marcador, lado direito do campo 6 da coluna à direita desta.
Se ao fazer o que está descrito em cima, um marcador é a qualquer altura colocado nas Torres, o lugar a seguir para colocação dos marcadores é o Pavilhão.

Nota: Uma vez que Dirk – assim com o outro jogador – só tem 5 marcadores, uma coluna permanece sem que o jogador posicione um marcador.


Resultados de uma Jogada
Quando calculamos os resultados de uma jogada. O Dirk também ganha pontos de edifícios.
Se ele tiver o melhor resultado, ele ganha sempre 2 pontos de edifícios como prémio. Se o Dirk receber a ficha de jogador inicial, ele nomeará como jogador inicial aquele que não foi o jogador inicial na última jogada. Se Dirk receber uma ficha de bónus, ele só pode guardar as fichas com pontos, todas as outras são retiradas do jogo.

PontuaçãoQuando efectuamos a pontuação, Dirk recebe os pontos pelos pontos de edifícios e fichas bónus como os outros jogadores.
Casos Especiais
· Um resultado com 9 símbolos iguais obtidos com os mesmos 8 símbolos iguais no primeiro lançamento (só é possível de alcançar, usando uma ficha bónus).

· Se um marcador for colocado para trás do último espaço da área do dado do tabuleiro do jogo (porque foi forçado a recuar ou o 1º espaço já estava ocupado, esse marcador é colocado fora do jogo para o resto da jogada. Nenhum prémio pode ser recebido por este marcador, mesmo se fosse a segunda melhor posição.

· Se um jogador alcançar mais do que 12 pontos de edifício, a sua peça de edifício permanece no último espaço da escala. Quaisquer pontos de edifícios acima ou abaixo da escala são perdidos.


Um jogo muito divertido, a fazer lembrar as jogatinas de Poker de dados no Café Palácio...
Este jogo serve para descontrair depois de um dia de trabalho ou quando em férias com um grupo de amigos passar um bom bocado ao pôr do sol a beber um bebida fresca.


Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

Sem comentários: