Leonardo da Vinci - daVinci Games

Quem de entre os jogadores será o inventor mais engenhoso do Renascimento?
Escolhe as invenções que queres criar, reúne os componentes correctos na loja da cidade, utiliza os teus aprendizes de maior confiança do teu laboratório e… corre para terminares antes que alguém o faça!
Quanto mais complexas forem as tuas invenções, mais Florins irás receber, quando as terminares. No final do jogo, o Leonardo irá coroar como vencedor, o inventor com mais Florins!


O jogo tem 4 fases seguintes que são jogadas por ordem durante cada jogada (de 1 até 7):

A - Fase de Laboratório
Durante esta fase, declaras se vais começar a trabalhar em qualquer invenção, ou se vais alterar ou cancelar o trabalho em qualquer laboratório.

B – Fase de Atribuição de Tarefas
Começando com o jogador que tem o Leonardo, e seguindo no sentido dos ponteiros do relógio até todos os jogadores terem passado, irás incumbir os teus aprendizes e mestres de fazerem várias tarefas em volta da cidade ou fazerem pesquisas no laboratório.

C – Fase de Utilização
-Cada área da cidade é resolvida, por ordem, dando benefícios aos jogadores que tenham incumbido trabalhadores nessa área, começando com o jogador com mais trabalhadores.
-Depois disso, cada laboratório, conduz a pesquisa.

D – Fase de Pesquisa
Qualquer laboratório que tenha completado uma invenção revela o seu trabalho, e colecciona os Florins do banco no pagamento. Se um laboratório ainda está a trabalhar numa invenção já descoberta (completada), deves revelar esses recursos e anuncias que ainda está a trabalhar.

Quando a Fase de Pesquisa é completada:
- Nas jogadas de 1 a 7: Adiciona 1 Florin do banco ao Conselho. Depois vira as invenções necessárias para preencher os pedidos de invenções do tabuleiro de jogo:
o Para 4 ou 5 jogadores: 5 invenções
o Para 3 Jogadores: 4 invenções
o Para 2 jogadores: 3 invenções

- Nas jogadas 8 e 9: Essas jogadas são “pesquisas puras”. Só podes conduzir pesquisas no teu laboratório nestas duas jogadas. Não podes posicionar qualquer trabalhador nas áreas da cidade (ver parte 7: fase B) atribuição de Tarefas), e essas áreas não são resolvidas nestas jogadas.


Quando terminar a 9º jogada, o jogo termina! Recebes um bónus se tiveres uma variedade de diferentes tipos de invenções à tua frente no final do jogo:
- 5 Tipos diferentes: 20 Florins
- 4 Tipos diferentes: 13 Florins
- 3 Tipos diferentes: 8 Florins
- 2 Tipos diferentes: 0 Florins

O jogador com mais Florins é coroado vencedor pelo Leonardo da Vinci!
Se existir um empate para o maior número de Florins, o jogador de entre os empatados que tiver mais invenções à sua frente é o vencedor (se ainda prevalecer o empate, o desempate é feito através de quem tiver mais invenções de ouro, depois prata, etc.)
Um jogo diferente a fazer juros ao seu nome "Leonardo da Vinci". Pode ao início parecer muito pesado e complicado, mas depois de começar a jogar, tudo parece simples e acessível.



Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

Sem comentários: