Jogo para 2 a 4 jogadores
Regra de Ouro:
Seja
qual for o lugar onde coloques uma ficha, as cores das linhas devem
corresponder com as outras linhas da mesma cor. Por exemplo, uma linha vermelha
deve sempre enlaçar-se com outra linha vermelha, azul com azul, etc.
Adversários e cores
Os jogos convencionais de estratégia como o xadrez são baseados na pura destreza e o resultado entre jogadores com capacidades diferentes, não está em
dúvida. No Tantrix, há destreza e um elemento de sorte.
O melhor jogador normalmente ganha, mas nem sempre! Enquanto jogos com três ou quatro jogadores são frequentemente mais divertidos
socialmente, a versão para dois
jogadores é mais hábil e preferida pelos jogadores experientes e de
torneios.
Antes de começar o jogo, cada jogador deve escolher uma cor: vermelho, amarelo, verde ou azul.
Objetivo do Jogo
O objetivo do jogo é fazer a linha mais longa
(ou ainda melhor, um circuito fechado)
da cor por ti escolhida.
Jogador Inicial
Para começar, todas as 56 fichas são colocadas no saco e
cada jogador tira, aleatoriamente, uma ficha. Começa quem tiver a ficha com o
maior número. A seguir, cada jogador
tira, aleatoriamente, mais cinco fichas,
para que tenham uma 'mão' de seis fichas. As fichas
são colocadas, com a face virada para
cima, sobre a mesa, à frente de
cada jogador e devem estar
visíveis aos outros jogadores.
O movimento de abertura
O primeiro jogador coloca uma qualquer ficha da sua mão no
meio da mesa, a seguir tira uma ficha de substituição do saco. O jogo prossegue no sentido dos ponteiros do
relógio, ou seja, o próximo jogador conecta uma ficha à
primeira ficha e assim por diante.
Cada jogador deve ter sempre
seis fichas
Tem sempre seis fichas à tua frente! Pelo que,
tira uma ficha de substituição sempre
que jogas uma ficha, quer se o teu movimento é livre ou
forçado. Não há excepções. Um
espaço forçado é qualquer espaço
vazio rodeado por três fichas.
Espaços forçados têm sempre que ser preenchidos, se
possível!
O que é um espaço forçado?
Qualquer
espaço vazio que está cercado por três fichas, é denominado de um espaço
forçado. Cada jogador deve iniciar o seu turno, sempre que possível,
preenchendo os espaços forçados. Os espaços forçados tornam-se mais comuns
conforme o jogo vai avançando e permite a um jogador jogar várias fichas num único
turno. É um procedimento normal criar deliberadamente espaços forçados,
especialmente quando forças a ti mesmo, o preenchimento de um espaço acabado de
construir.
O teu turno
Com a
possibilidade de espaços forçados, o turno de cada jogador torna-se num processo
de três passos, a saber:
- Começar por preencher todos os espaços forçados que conseguires.
- Fazer um movimento livre.
- Terminar preenchendo novamente cada espaço forçado que conseguires.
Passo
1: Preencher os espaços Forçado
Inicia o teu turno, procurando por todos os espaços forçados vazios deixados por preencher pelo jogador anterior.
Em seguida, verifica se tens fichas que se encaixem em qualquer desses espaços forçados, preenchendo-os
se puderes. Não te esqueças de tirar uma ficha de
substituição cada vez que jogas uma ficha. Os espaços forçados tornam-se
mais comuns conforme o jogo avança e preencher um espaço forçado,
muitas vezes cria outro, que deves, se possível, também preencher.
Passo
2: Fazer um Movimento Livre
Depois de preencheres todos os espaços forçados que
conseguires, dispões do teu movimento livre. Só tens um movimento livre por
turno, pelo que escolhe sensatamente o que vais fazer. Podes selecionar uma das
tuas seis fichas e jogá-la em qualquer lugar desde que obedeça às três
restrições (explicadas mais à frente) e que todas as cores devem combinar.
É prática comum colocar as tuas fichas próximo do
“Tantrix” (isto é, das fichas já jogadas) quando se testa movimentos. No
entanto, quando uma ficha tocar o “Tantrix” não pode ser movida.
Não te esqueças de tirar uma ficha de substituição,
para que tenhas sempre uma mão de seis fichas.
Passo
3: Preencher os Espaços Forçados
Antes de terminares o teu turno, deves verificar, mais uma vez, se as
tuas fichas coincidem com todos os
espaços forçados existentes. Se
puderes preencher algum, deves
fazê-lo obrigatoriamente! E não te esqueças de tirar uma
ficha de substituição sempre que jogares uma ficha.
Como
encontrar a ficha que encaixa
Para verificares se tens a ficha que se encaixa num
espaço forçado “lê” as cores das conexões do espaço forçado no sentido dos
ponteiros do relógio. Depois “lê” as cores das conexões das tuas fichas da
mesma maneira. Por exemplo: se as conexões de um espaço forçado são verde-azul-vermelho,
procura entre as tuas fichas a sequência verde-azul-vermelho.
Com um pouco de prática, a tua capacidade para
reconheceres as formas e cores vai-se desenvolvendo e vais ter mais facilidade
de encontrar a ficha que precisas.
As Três Restrições
Regulamentares
Os jogadores devem obedecer às três
restrições que se seguem, desde que existam
fichas no saco. Assim
que tenha sido tirada a última ficha do saco, todas as três restrições são suspensas de imediato.
Primeira –
Não criar espaço forçados com três conexões da mesma cor
Não
podes criar espaços forçados
com três conexões da mesma cor (por exemplo, amarelo – amarelo - amarelo), uma vez que nenhuma
ficha se irá encaixar nesse espaço. Além disso, se ao preencher um espaço forçado criar
um espaço forçado adjacente com
três conexões da mesma cor, então
o espaço original forçado não deve ser preenchido!
Segunda –
Não jogar uma quarta ficha ao redor de um espaço forçado já criado
Não
cercar um espaço forçado
com uma quarta ficha. Isto
conduziria inevitavelmente a jogos
bloqueados. Quanto mais lados, um espaço tiver, mais
difícil será preencher esse
espaço. Aguarda até que o espaço
forçado seja preenchido antes de colocar
fichas em torno dele.
Terceira – Não jogar ao longo de um “lado controlado” Não coloques uma ficha ao longo de um "lado
controlado", o qual criaria um espaço forçado de quatro lados. O espaço
forçado em A deve ser preenchido antes de poderes jogar uma ficha em B.
Fim do Jogo
Quando o saco ficar vazio (sem fichas dentro dele), as três restrições
regulamentares são suspensas. Este
período do jogo é denominado de o fim do jogo. Tens ainda que obedecer às
regas do espaço forçado e à
regra de ouro, mas agora podes criar espaços com três conexões
da mesma cor e espaços forçados
de quatro lados e jogar ao longo dos lados controlados.
Vencedor
O jogo termina quando todas as fichas tenham sido jogadas. Cada jogador ganha um ponto por ficha na sua linha mais longa, ou dois pontos por ficha no seu maior circuito fechado, ou seja, os circuitos fechados pontuam a dobrar. Só a melhor pontuação de cada jogador conta (isto é só uma linha) e o vencedor é o jogador cuja pontuação é a mais alta.
O jogo termina quando todas as fichas tenham sido jogadas. Cada jogador ganha um ponto por ficha na sua linha mais longa, ou dois pontos por ficha no seu maior circuito fechado, ou seja, os circuitos fechados pontuam a dobrar. Só a melhor pontuação de cada jogador conta (isto é só uma linha) e o vencedor é o jogador cuja pontuação é a mais alta.
Como todos sabem o dreamwithboardgames tem um gosto
especial por Mind Games e jogos Abstractos. E cada vez mais iremos apostar
neste tipo de jogos.
Quando tivemos conhecimento deste jogo tudo fizemos
para obter um exemplar.
O saco do jogo, que serve para guardar as fichas, é
ao mesmo tempo o saco que utilizamos para retirar as fichas ao longo do jogo.
O saco é de qualidade e a sua ilustração explícita bem
o que vamos encontrar no seu interior, um jogo Mind Game.
A edição que tivemos a sorte de receber, é a edição
espanhola, pelo que o livro de regras que acompanha o jogo, é em espanhol.
A primeira dificuldade que encontrámos foi uma
pequena diferença nas regras em espanhol e as regras que encontrámos no site
oficial em inglês. Perante esta dúvida consultámos site Português do Tantrix,
onde podemos confirmar que as regras em Espanhol não estavam corretas, uma vez
que as regras no site Português coincidiam com o site oficial. A diferença
residia no facto de que o livro das regras em Espanhol dizia que cada jogador
deveria tirar antes de começar o jogo 6 fichas do saco e quem tivesse a ficha
maior numerado seria quem iniciaria o jogo. Mas o correto, é cada jogador tirar
uma ficha e quem tiver a ficha com a maior numeração é o jogador inicial e de seguida
cada um dos jogadores tiram mais 5 fichas do saco para ter uma mão de 6 fichas.
Tirando este pequeno percalço, que não deveria
acontecer, pois todas as edições devem conter as mesmas regras.
As regras do jogo são fáceis de perceber. Talvez a
terceira restrição pode causar inicialmente alguma confusão. Contudo, com o
praticar do jogo, essa dúvida depressa irá dissipar-se.
As fichas do jogo são de qualidade, fazendo-nos
lembrar as fichas do poker.
O Tantrix é um jogo que requer muita atenção e
destreza de observação. Quem tiver estas capacidades e um pouco de sorte, uma
vez que as fichas são tiradas do saco de forma aleatória, irá conseguir num
único turno posicionar várias fichas, o que pode significar construir a linha
na melhor direção, ao mesmo tempo que podemos estar a dificultar a vida aos
nossos adversários.
Quando posicionamos uma ficha não podemos pensar
apenas no nosso jogo (na nossa cor), devemos estar bem atentos às linhas adversárias
para evitar que estes possam criar linhas muito longas ou circuitos demasiados
longos.
Por isso é bom conseguirmos anular ou fechar as
trajectórias de uma linha oponente.
Não deixes de utilizar os “espaços forçados” a teu
favor, já que pode dar uma grande ajuda na vitória final.
O factor sorte tem neste jogo algum peso,
nomeadamente no facto de o tirar das fichas do saco ser aleatória e também
quando escolhemos a nossa cor, o fazemos antes de sabermos quais as fichas que
nos vão cair em sorte na nossa mão inicial.
Este jogo é muito rico ao nível das suas variantes.
Destacamos a variante solitário.
O Tantrix é um jogo interessante, fazendo lembrar
jogos como o Metro, San Francisco Cable Car, Indigo, entre outros.
É um óptimo jogo familiar, para quem gosta de jogos
MInd Game e abstratos.
É um jogo que puxa pela nossa capacidade de
raciocínio e observação.
Todos devem experimentar o Tantrix.
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