Metro - Queen Games

Um jogo de Dirk Henn para 2 a 6 jogadores, a partir dos 8 anos, com a duração de 30 minutos.

Componentes do jogo

»60 Peças de Linhas;
Cada uma delas tem 4 trajectos diferentes.
Cada lado da peça tem 2 ligações.Uma seta vermelha, mostra a direcção de como a peça, tem sempre de ser colocada no tabuleiro de jogo.

»6 Cartas de Linhas de Metro;
Cada uma delas tem uma cor diferente, e está numerado de 1 a 6.
Dependendo do número de jogadores, cada carta irá indicar o proprietário das Estações, assim como o número atribuído a cada uma delas.

»61 Carruagens de Metro;
São feitas de madeira em 6 cores diferentes. São usadas para indicar, qual dos jogadores é o proprietário da Estação de Metro

»1 Tabuleiro do Jogo;A borda exterior do tabuleiro de jogo é utilizada como o trilho de marcação dos pontos (0 a 100).

Existem 32 Estações Subterrâneas de Metro, espalhadas por todo o tabuleiro de jogo, cada uma delas tem um número. Cada estação tem 2 trajectos. O jogador deve colocar as suas Carruagens de Metro, no lado direito da Estação de Metro (o lado sem telhado). Este trajecto é aquele que qualquer Carruagem de Metro pode usar para deixar a estação, enquanto o outro trajecto (aquele com telhado) indica o fim da Linha de Metro.

Os jogadores colocam as peças nos 60 quadrados do tabuleiro do jogo para formarem as suas Linhas de Metro,

No centro do tabuleiro de jogo estão 8 Estações de Metro. O jogador que conseguir ligar uma das suas Linhas de Metro, a uma dessas Estações, dobra os pontos de vitória obtidos com essa linha.

» 6 Peões Coloridos;
Existem 6 peões de madeira com cores diferentes. Cada jogador escolhe um peão da cor da sua preferência, de acordo com a tabela do capítulo – “Preparação do Jogo”. Esse peão é usado para controlar a marcação dos seus pontos ao longo do trilho da pontuação, posicionado no lado exterior do tabuleiro do jogo.

Preparação do Jogo
- O tabuleiro de jogo é colocado no meio da mesa;
- Cada jogador recebe um conjunto de Carruagens de Metro, e uma Carta de Linha de Metro, de acordo com a seguinte tabela:


- Depois, cada jogador pega no Peão da sua cor, escolhido em função da cores disponíveis na tabela, e coloca-o na posição “0” no trilho da pontuação;
- Cada jogador recebe a carta da Linha de Metro igual a cor do peão escolhido. Nela estão impressos os nomes e os números das Estações de Metro, que pertencem a esse jogador, as quais estão dependentes do número de jogadores em jogo.
- Agora, cada jogador coloca uma Carruagem de Metro da sua cor, no trajecto de saída de cada Estação que lhe pertence.
- As Carruagens de Metro que sobrarem, regressam à caixa do jogo, e não serão usadas durante o jogo.
- As Peças de Linhas são baralhadas e colocadas ao lado do tabuleiro de jogo, com a face do “Metro” virado para cima. Esta é a piscina das Peças de Linhas.
- Cada jogador tira uma peça e olha para ela.

Modo de Jogar
O jogador mais novo é o primeiro a jogar. Seguindo o movimento dos ponteiros do relógio, jogam os restantes jogadores.

Colocar as peças de trajectos no tabuleiro de jogo» Cada jogador na sua vez, coloca uma Peça de Linhas no tabuleiro. Contudo, o jogador não consegue ou não quer, colocar a peça que tem em seu poder, o jogador pode tirar uma nova peça (desde que existam peças disponíveis na piscina), a qual ele deve colocar no tabuleiro de jogo. Existem 4 condições que têm de ser respeitadas aquando da colocação das Peças de Linhas:

1.Cada peça tem de ser colocada num quadrado vazio. Esse quadrado tem de ser adjacente a uma peça já colocada, ou a peça pode ser colocada ao longo da borda do tabuleiro de jogo. Uma peça não pode ser colocada, junto a um quadrado de uma das Estações Centrais, a menos que complete ou continue uma Linha de Metro já existente.
2.As peças têm sempre de ser colocadas na mesma direcção que a seta vermelha;
3.Uma peça não pode ser colocada, sempre que o trajecto impresso, faça com que a Linha de Metro, comece e acabe na mesma Estação. A única excepção poderá ser, se essa peça não conseguir ser colocada noutro lugar (esta situação raramente acontece, excepto no fim do jogo);
4.Uma peça pode ser colocada, de encontro a um ponto de partida do Metro Subterrâneo de um oponente, ou de encontro a uma das suas Linhas de Metro, mas a peça tem de ser colocada de acordo com as instruções de todas as outras regras do jogo.
» Depois de colocar a peça no tabuleiro de jogo, o jogador tira uma nova peça (desde que existam peças disponíveis), a menos que ele tenha ainda em seu poder uma peça (assim, um jogador só pode ter uma peça em seu poder, no fim da sua vez de jogar).
» Jogadores cujas Estações de Metro estão todas conectadas por uma rede de Linhas, têm de colocar as suas peças em qualquer parte.

Linhas de Metro que não pertençam a ninguém, podem por vezes serem formadas no tabuleiro de jogo. Essas linhas não estão sujeitas a nenhuma restrição especial e não afectam o resultado do jogo.

Adicionar Pontos de Vitória
- Logo que uma Linha de Metro forme um caminho contínuo, desde a Estação de partida até uma qualquer Estação de chegada (quer as Estações pertençam a um dos jogadores ou quer uma delas pertença a outro jogador), os pontos de vitória alcançados por essa linha são registados. Cada peça que faz parte da Linha vale 1 ponto de vitória. Se a Linha passar sobre os mesmos quadrados várias vezes, os pontos de vitória são adicionados, por cada vez que passe por eles. Se a Linha acabar numa das Estações Centrais, o número total de pontos dessa Linha são multiplicados por dois.
- Cada jogador, usa o seu peão colorido para controlar a marcação dos seus pontos ao longo do trilho da pontuação, posicionado no lado exterior do tabuleiro do jogo;
- Depois dos pontos terem sido contados, a Carruagem de Metro de uma Linha completa, tem de ser virada em 90º, porque cada Estação só pode ser contada, uma vez em cada jogo (ou, pode ser simplesmente removida do jogo).

Fim do jogo
O jogo acaba, quando todas as Peças de Linhas tenham sido colocadas no tabuleiro de jogo.
O vencedor é o jogador que obteve o maior número de pontos.

Variantes do Jogo
-Para aumentar a suas opções de colocação das peças, os jogadores podem não cumprir a direcção que as setas vermelhas apontam;
-Os jogadores também pode escolher reter mais peças em sua posse (2 ou 3), fazendo com que o jogo dure mais tempo.



Estamos perante um “Puzzle Game" e um "Mind Game" de qualidade. Um jogo em que todos têm de estar bem atentos às jogadas dos outros jogadores, assim como, a todas as construções de linhas de Metro que se vão fazendo. Temos que observar bem todos os trajectos que estão disponíveis antes de qualquer jogada.

Gosto muito deste tipo de jogos (Mind Games), uma vez que requerem muita atenção e estratégia.
Recomendo a sua aquisição.
Apesar de já ter sido lançado em 1997, este jogo continua muito actual. A Queen Games já lançou outro jogo deste tipo, o Aqua Romana.
Prémios atribuídos ao jogo:
International Gamers Awards - Best Strategy Game Nominee 2001
MENSA - Best Mind Game 2001
Spiel Des Jahres - Nominee 2000
Outros artigos publicados sobre o autor: Alhambra Dice e Rosenkonig.


Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

Sem comentários: