Um jogo para 3 a 4 jogadores, a partir dos 12 anos, com a duração de 120 minutos.
O
século 19 chegou e a América está a deslocar-se para oeste.
Vagões de comboios de colonos procuram
novas vidas e oportunidades para domar a terra selvagem
do oeste. A partir das vastas
pradarias modificam as terras
férteis para o cultivo e pastagens
para as suas manadas de gado vorazes.
Á
medida que mais e
mais colonos caminham para oeste,
surgem, como cogumelos, novas cidades. Devido
às distâncias entre elas, estas novas cidades rapidamente passaram a contar com ferrovias jovens para o transporte de mercadorias
vitais. Os carris transformam-se em
caminhos-de-ferro e criam uma grande riqueza. Em breve desenvolve-se, uma complexa rede
ferroviária e o fumegar do vapor dos cavalos de ferro ligam as cidades prósperas.
Experimenta os dias pioneiros do Velho Oeste! Envie os
teus colonos para oeste para encontrar
as cidades e desenvolver a rede
ferroviária em expansão. Se fores
o primeiro a usar os teus comboios parar entregar 8 mercadorias nas cidades dos teus oponentes (ou 10 mercadorias num jogo com 3 jogadores), ganhas o jogo e cumpres o manifesto do teu destino, como
o maior pioneiro da
época.
Mapa
do Tabuleiro
O mapa mostra os Estados Unidos continental
com as suas atuais fronteiras. Grandes hexágonos (ou seja, hexágonos de
terreno) retratam os diferentes tipos de terreno: pastagem, colinas, campos,
florestas e montanhas. Cada tipo de terreno produz um recurso diferente: gado,
carvão, cereais, madeira e minério. Podes usar esses recursos para construir e
expandir as tuas explorações.
Uma aresta onde 2 hexágonos de terreno
se encontram é chamada de caminho. Constróis carris (linhas de caminhos-de-ferro)
em caminhos, e os teus comboios circulam ao longo desses carris.
Um ponto onde 3 hexágonos de terreno se
encontram é denominado de uma intersecção.
Moves os teus colonos de 1 interseção
para outra.
Hexágonos pequenos chamados de cidades-locais
ocupam algumas interseções.
As tuas cidades iniciais só podem ser
fundadas em cidades-locais a roxo (borda branca). Quando um dos teus colonos
parar num lugar-cidade vazio, ele deve estabelecer-se e deve construir uma
cidade aí.
componentes
Preparação
Seleciona uma cor e tira a carta com
os custos de construção e as peças do jogo dessa cor:
•
30 Carris (carris de caminhos-de-ferro)
•
12 Cidades num jogo de 3 jogadores, 10
num jogo de 4 jogadores
•
2 Comboios (máquinas)
•
2 Colonos (carroças cobertas)
•
10 Mercadorias num jogo de 3
jogadores, 8 num jogo de 4 jogadores
«» Coloca as 12
fichas numeradas sobre os hexágonos de terreno com um único ponto de
interrogação (como mostrado na ilustração nas páginas 3 e 16).
«» Embaralha as cartas
de desenvolvimento e coloca o baralho com a face virada para baixo no espaço
apropriado do tabuleiro.
«» Separa as cartas
de recursos e posiciona-as em e 5 montes com a face para cima ao lado do mapa tabuleiro.
Estas servem como a provisão de recursos durante o jogo.
«» Coloca as tuas
peças iniciais (3 cidades, 1 comboio, 1 trilho), como detalhado na ilustração
nas páginas 3 e 16. Num jogo de 3 jogadores, coloca também as 3 peças de cidade
para a cor que não está a ser jogada - estas cidades não produzem recursos, mas
podes entregar mercadorias.
Coloca a peça de bandido cinza em 1
dos hexágonos do deserto.
«» Tira 3 de ouro
(ou seja, 3 fichas de ouro valorizadas em 1).
«» Coloca os teus
cubos de mercadorias e restantes cidades numa das plataformas giratórias do
tabuleiro. Por razões práticas, utiliza a plataforma giratória mais próximo.
Coloca as tuas cidades nos espaços
retangulares na tua placa giratória - 9 num jogo de 3 jogadores, 7 num jogo
para 4 jogadores.
Em um jogo de 4 jogadores, os 2
espaços mais escuros permanecem vazios.
Coloca 1 peça de mercadorias no centro
da tua plataforma giratória. Posiciona o resto das tuas peças de mercadorias na
plataforma giratória nos espaços quadrados ao lado das tuas peças de cidade.
A ilustração mostra a colocação das tuas peças na tua plataforma giratória num
jogo para 4 jogadores. Num jogo de 3 jogadores, cada um dos espaços mais
escuros também receberá 1 cidade e 1 cubo de mercadorias.
Para as tuas
primeiras partidas, começas o jogo com 3 cartas de recursos, como segue:
Visão Geral
Para começar o jogo, tu e os outros
jogadores, cada um lança os dados (volta a lançar nos empates). Se o teu lançamento
for o mais alto, tu realizas o primeiro turno.
Quando tiveres terminado, o jogador à tua
esquerda realiza um turno. Os jogadores continuam a realizar turnos até que o
jogo termine.
Nota:
Se houver um empate para o maior valor, os jogadores empatados lançam novamente
para primeiro turno.
Fase de produção (ver página 4 para mais detalhes)
Lança os dados. Se obtiveres um
"7", ativa e movimenta o fora da lei. Caso contrário, utilizar o
resultado para determinar os recursos produzidos e para distribuir cartas de
recursos aos jogadores.
A seguir, avança para a fase de ação.
Fase
de ação (ver página 4 para mais detalhes)
Contanto que possas pagar os recursos
necessários, podes executar as ações que se seguem quantas vezes quiseres, por
qualquer ordem. Por exemplo, podes trocar primeiro, a seguir, construir, em
seguida, trocar de novo, e mover o comboio e seu colono.
«» Trocar: Podes trocar recursos e ouro com os teus
oponentes e / ou com a provisão das cartas de recursos.
«» Jogar uma carta de desenvolvimento.
«» Construir e Comprar: Podes usar os recursos
para comprar cartas de desenvolvimento e construir colonos, carris e comboios.
«» Mover colonos e "construir" cidades:
Moves o teu colono (s) mediante o pagamento de recursos de cereais. Quando um
colono termina o seu movimento numa lugar-cidade vazia, deves substituir o colono
por uma cidade (ou seja, removes o colono e constróis uma cidade).
«» Mover comboios e entregar mercadorias:
Moves o comboio (s) mediante o pagamento de recursos de carvão. Durante o teu
turno, qualquer um dos teus comboios que estejam adjacentes à cidade de um
oponente podes entregar mercadorias, desde que o espaço de mercadorias esteja
vazio. Apenas 1 peça de mercadorias pode ser entregue a cada cidade.
Fase
de Construção extraordinária
Depois de teres terminado a fase de
ação no teu turno, começa a fase de construção extraordinária. Começando com o
jogador à tua esquerda e prosseguindo no sentido dos ponteiros do relógio, cada
jogador pode construir ou comprar: colonos, comboios, carris, e / ou cartas de
desenvolvimento. No entanto, um jogador não pode trocar, jogar cartas de
desenvolvimento, entregar mercadorias, ou mover os comboios ou colonos durante
esta fase.
Quando tivemos conhecimento do lançamento do jogo, tudo fizemos para rapidamente obter um exemplar do jogo. Tudo foi mais fácil de concretizar, com ajuda do nosso parceiro Philibert. A caixa do jogo está muito bem ilustrada, o que a torna muito apelativa. Ao abrir a caixa, deparámo-nos com um interior que apenas acomoda individualmente as cartas e os dados. Os restantes componentes têm de partilhar duas grandes divisórias. Aconselhamos o uso de sacos plásticos para arrumar de forma mais individualizada os restantes componentes do jogo.
Os componentes em madeira têm uma boa qualidade, têm
uma espessura e tamanho ideal à sua função. A qualidade é facilmente detectável
quando pegamos nessas peças com as nossas mãos. Também os componentes em
cartão, nomeadamente a carta com os custos de construção, as fichas numeradas e
as fichas de ouro, têm uma espessura grossa, o que torna a sua utilização mais
fácil, melhorando também a sua capacidade de conservação a longo prazo. Ao
nível dos materiais dos componentes do jogo são todos de qualidade. A produção deste
jogo teve muito cuidado na escolha e na qualidade dos materiais.
Não se compreende o motivo pelo qual as cartas com
os custos de construção não tenham toda a informação que as cartas impressas no
tabuleiro do jogo. As cartas que são distribuídas aos jogadores não contêm a
informação sobre o custo da compra de uma carta de recurso (2 ouros).
Outra situação que não se compreende é o facto de
as cartas de recursos do Settlers of America serem maiores do que as cartas do
Catan original, o que impede a utilização dos suportes de cartas do jogo
original, já que o Settlers of America não fornece esses suportes. Aceitamos
que não estamos perante uma expansão do jogo Catan, mas estes suportes são de
grande utilidade. O Settlers of America poderia continuar a ser um episódio
Catan independente do jogo original se não tivesse alterado o tamanho das
cartas.
Outra diferença que marca a separação do jogo
original é o facto que neste Settlers of America, o objectivo do jogo é
distribuir mercadorias nos lugares de cidade (ou não tivéssemos perante um jogo
de comboios) e não a pontuação como acontece no Catan original.
No Settlers of Catan temos recursos diferentes do jogo
original, as novidades são o Gado e o Carvão. Estes novos recursos enquadram-se
perfeitamente no tema do jogo, ou não estivéssemos perante um jogo de expansão
do caminho-de-ferro americano durante a colonização dos vastos territórios do continente
americano, onde o carvão era essencial para alimentar as locomotivas a vapor, e
o gado que era uma das principais produções agrícolas dessa altura. O gado era
umas das principais mercadorias transportadas pelo caminho-de-ferro à época.
Por aqui se pode constatar que a adaptação do Catan
original a este Settlers of America está muito bem conseguida, onde o tema do
jogo e o seu objectivo se encaixam na perfeição.
As regras são fáceis de perceber, basta uma leitura
atenta para rapidamente entrar na mecânica do jogo. Quem já está familiarizado
com os jogos da série Catan mais facilmente entra na mecânica deste Settlers of
America.
Um aspecto muito original deste jogo está
relacionado com o seu objectivo, é o facto de termos de entregar todas as
nossas mercadorias (para ganhar jogo) em cidades dos nossos adversários. Isto
é, não podemos entregar mercadorias nas nossas cidades. Isto dá ao jogo um maior
desafio, obrigando a um planeamento estratégico muito bem cuidado, porque para
entregar as mercadorias precisamos de construir carris, os quais também podem
ser utilizados pelos nossos adversários. Por isso pensa muito bem na melhor
maneira de conjugar a construção dos carris, com as tuas cidades, as cidades
adversárias possíveis de entrega de mercadorias, e os carris adversários. Não
te esquecendo que só podes construir os teus carris ao lado de outros carris da
tua cor e das tuas cidades. Atenção às tuas reservas de ouro, vais precisar
delas para fazer face às despesas por utilização de carris alheios.
Uma das maneiras de obteres ouro, é rentabilizando
a construções dos teus carris. Sempre que construíres um trilho e daí resultar
a ligação de um lugar de cidade isolado a outro lugar de cidade, pela primeira
vez, recebes um ouro por cada trilho da tua cor nessa ligação. Atenção que este
expediente também pode dar rendimento aos teus adversários, por isso muita
atenção na determinação da rota mais curta entre esses dois lugares de cidade.
Aproveita também as linhas de comboio impressas no
tabuleiro de jogo, estas oferecem-te a possibilidade de construir imediatamente
outro trilho.
Os colonos têm um papel importante no jogo, é com
eles que podes construir as cidades, que devem ser erguidas afastadas umas
das outras para evitar que os teus adversários possam ter um fácil acesso a
elas, facilitando-lhes as entregas de mercadorias, aproveitando porventura os
teus próprios carris. Ao construíres as cidades também libertas as mercadorias (na
tua plataforma giratória) que precisas entregar para que possas ganhar o jogo.
Para moveres os colonos precisas de cereais. Para
moveres o teu comboio precisas de carvão, já para não falar nos recursos que
precisas para construíres os colonos, comboios, etc. Ou seja, tens de ter uma
produção de recursos equilibrada para que possas fazer face aos custos que tens
de satisfazer para atingir o teu objectivo, entregar mercadorias.
Não te esqueças que os melhores números de produção
de recursos, ao nível estatístico, são o “6” e “8” seguidos do “5” e “9”. Tudo
isto são probabilidades estatísticas de obtenção de resultados dos dados, como
tal, é o único factor de sorte do jogo.
Há que ter em atenção que não podemos descorar para
a nossa estratégia do jogo, o investimento nas cartas de desenvolvimento,
apesar da sua obtenção ser feita através da sorte, os benefícios são sempre
muito interessantes.
Tudo neste jogo está interligado, existe uma boa e
bem estudada interacção entre as várias acções possíveis no jogo, o que torna
este Settles of America muito interessante e desafiante.
Quem já tem o Catan e procura por novidades, vai
encontrar aqui algumas inovações interessantes. Quem gosta de jogos de
comboios, como Ticket to Ride, Railroad Tycoon e Steam, vai gostar deste jogo e
talvez venha também a ficar fã da série dos jogos Catan.
Quem nunca jogou o Catan ou um jogo de comboios
(não sei se é possível…) o Settlers of America é a combinação ideal para jogar.
Recomendamos a todos a experimentar este jogo. Não
vão dar o vosso tempo como perdido.
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