Um jogo de Łukasz M. Pogoda para 2 jogadores, a partir dos 12 anos, com a duração de 45 minutos.
OBJETIVO DO JOGO
Em Basilica, os jogadores assumem o papel de
arquitetos, a quem foi incumbida a tarefa de erguer uma catedral. Os jogadores
vão construir quartos (ou salas) de diversas dimensões, organizar os
construtores e, de vez em quando, destruir parte da catedral, colocar vitrais
ou simplesmente fazer a vida negra ao adversário. Em três pontos do jogo, dá-se
um evento de pontuar, aqui, cada jogador ganha pontos pelos quartos que domina
(maior número de trabalhadores). No final do jogo, o vencedor é aquele que
arrebatar mais pontos nas três fases.
COMPONENTES
- 58 blocos de Catedral, incluindo 4 conjuntos de cada cor (amarelo, azul, vermelho e verde) e 18 blocos de duas cores (joker);
- 8 blocos de teto;
- 12 fichas de Vitral;
- 8 fichas de Promoção (4 por jogador);
- 2 fichas de Moeda (1 por jogador);
- 2 fichas de Pontuação (1 por jogador);
- 12 cubos de Construtor (6 por jogador);
- 1 Tabuleiro;
- 1 Peão de Re
- Livro de Regras
Os Blocos da
Catedral
Cada bloco de catedral tem um quarto da catedral
num lado e um símbolo de ordem no outro. Dependendo das decisões do jogador, um
bloco pode ser usado para construir um novo quarto na catedral ou para executar
uma ordem (descrito à frente neste manual). Para além disso, o jogo tem dois
tipos de blocos: cor única e dupla cor (joker). Um bloco joker funciona como se
tivesse duas cores.
O Tabuleiro
A - Trilho de Pontuação
B - Espaços para Ordens (para 3 ordens)
C - Espaços para Quartos (para 3 quartos)
D - Base do tabuleiro (com cinco espaços iniciais
para blocos)
PREPARAR O JOGO
- Coloca o tabuleiro na mesa.
- Cada jogador recebe uma ficha de moeda e 6 cubos de construtor e 4 fichas de promoção na mesma cor. Estes formam o fornecimento do jogador.
- Cada jogador coloca um cubo de construtor antes do espaço ("1") do trilho de pontuação - este cubo será usado para marcar os pontos do jogador, ao longo do jogo.
- Coloca também o peão do rei antes do primeiro espaço do trilho de pontuação.
- Baralha os blocos de catedral, virando-os para que o lado das ordens sejam visível, empilha-os ao lado do tabuleiro.
- Prepara um espaço para os blocos que vão ser descarados durante o jogo.
- Coloca os outros componentes do jogo (blocos de teto, fichas de vitral, fichas de pontuação), perto do tabuleiro.
- Saca 3 blocos da pilha e coloca-os no tabuleiro, nos 3 espaços de ordem, com o lado das ordens para cima.
- Saca 3 blocos da pilha e coloca-os no tabuleiro, nos 3 espaços de quarto, com o lado de quarto para cima.
O JOGO
O jogo é jogador por turnos. Os jogadores alternam:
turno do jogador A, turno de B, e por aí em diante. Um jogador tem de realizar
três das ações possíveis, no seu turno.
AS AÇÕES
POSSÍVEIS SÃO:
- COLOCAR QUARTO
- COLOCAR CONSTRUTOR (apenas possível imediatamente após Colocar Quarto)
- EXECUTAR ORDEM
Um jogador pode fazer uma qualquer combinação das
três ações possíveis, com a restrição de que Colocar Construtor é apenas
possível imediatamente após Colocar Quarto.
Um jogador tem de executar exatamente três ações
por turno; passar ou realizar menos não é permitido.
Após a sua terceira ação, o turno do jogador
termina, e o turno do adversário começa.
Para uma descrição detalhada destas ações, consulta
o livro de regras, traduzido para português, que disponibilizamos abaixo.
Preencher
novamente o tabuleiro
Os 3 espaços de ordem e 3 espaços de quarto do
tabuleiro têm de ter sempre um bloco.
Quando um jogador tira um bloco de quarto do
tabuleiro, um novo deve ser colocado imediatamente nesse espaço. Para fazer
isto, pega no bloco de ordem que se encontra no espaço diretamente acima,
vira-o ao contrário para o lado de quarto e coloca-o no espaço de quarto vazio.
Quando um bloco de ordem é tirado de um espaço de
ordem (seja para executar esta ordem ou para ser virado e movido para um espaço
de quarto), este, deve ser preenchido imediatamente com um novo bloco de ordem,
sacado da pilha.
Espaços de bloco vazios são preenchidos, desta
forma, imediatamente após executar a ação mostrada no bloco removido.
Esgotar a
Pilha
Se a pilha esgotar, baralha todas os blocos
descartados e faz disso a nova pilha.
Se a pilha se esgotar uma segunda vez, o jogo
termina, no momento preciso em que um bloco tem de ser sacado para preencher um
espaço vazio no tabuleiro (a pilha está vazia).
Nota! Por causa disto, o jogo pode terminar antes
do terceiro (final) pontuar. Neste caso, o terceiro (final) pontuar deve ser
realizado imediatamente após o final do jogo.
Movimento do
Rei
O rei inicia o jogo atrás do primeiro espaço do
trilho de pontuação. Ele vai avançar durante o jogo, indicando a passagem do
tempo e despoletando três cálculos de pontuação.
Quando um jogador coloca um bloco na catedral, que
mostra o símbolo da coroa, avança o rei por um espaço.
Quando o rei entre num espaço de pontuação marcado
com uma coroa, o turno do jogador termina e as pontuações são calculadas.
Pontuar
Os pontos são pontuados imediatamente a seguir ao
rei ser movido, para espaço do trilho de pontuação que tem uma coroa.
Pontuar termina automaticamente o turno do jogador
(mesmo que não tenha realizado as três ações). O terceiro pontuar termina o
jogo. Durante o pontuar, os jogadores verificam as áreas formadas pelos quartos
e calculam os pontos em cada uma.
Quando se pontuam os pontos em cada área, os
jogadores devem verificar quem lá tem a maioria e quantos pontos a área vale. O
jogador com mais construtores na área recebe 1 ponto de vitória por cada bloco
na área. O jogador com menos construtores na área recebe 1 ponto por cada um
dos seus construtores na área. Se os jogadores tiverem o mesmo número de
construtores na área, então, ambos recebem zero pontos.
Nota! Quando se verificam os valores e maiorias das
áreas, os jogadores devem ter em conta as promoções e os vitrais (descritos nas
instruções para as ordens).
FINAL DO JOGO
O jogo termina imediatamente num de dois casos, o
que ocorrer primeiro: após o terceiro pontuar ou após o segundo esgotar da
pilha (vê: Esgotar a Pilha). No segundo caso, dá-se o pontuar uma última vez.
O vencedor é o jogador com mais pontos no final do
jogo. Se tiverem a mesma pontuação, então, é um empate.
Ordens e
Promoções
Podes encontrar uma descrição detalhada, em
português, das ordens e promoções, no livro de regras que disponibilizamos
abaixo.
Análise ao Jogo
GERAL
Basilica é um jogo interessante, como muitos outros
jogos de construção, este oferece aos jogadores grande espaço de manobra e
grande interação com os outros jogadores. A mecânica principal é a “Colocação
de Trabalhadores”, que neste jogo em particular são os construtores da
catedral. O jogo oferece várias formas de estragar a vida ao adversário, mas,
das várias vezes que jogamos, apercebemo-nos sempre que não é um jogo cruel,
não leva à frustração, mesmo com jogadores mais agressivos. Como também se
limita a dois jogadores, permite muito espaço para discussão das jogadas.
ABRIR A
CAIXA
A ilustração da caixa diz tudo, neste jogo vamos
construir algo. Por dentro, encontramos a típica arrumação, uma divisória central,
aberta no cartão. Não oferece grande organização e é necessário recorrer ao
típico saco de plástico, para que os componentes não “andem aos tombos”. Mas
este é um mal menor, dado que os componentes que necessitam desse de arrumação
são poucos. Mesmo assim um espaço para organizar os blocos teria sido
agradável. Um aspeto negativo é que o tabuleiro da catedral tem de ficar na
diagonal ao fechar a caixa. A caixa parece ser um formato padrão e talvez não
tenha sido bem pensada para este jogo.
FACILIDADE
DE MONTAGEM
Basilica é muito fácil de montar, basta baralhar os
blocos e preencher os espaços no tabuleiro da catedral. As peças estão
divididas por cores, pelo que é muito fácil saber a quem pertencem. Cada
jogador recebe um conjunto de blocos e fichas e coloca um bloco, atrás do
primeiro espaço do trilho de pontuação. O Rei é também colocado junto desses
blocos. Separam-se os blocos de teto dos de catedral, e dispõem-se três blocos
de ordens e três de quarto no tabuleiro. Colocam-se as fichas de vitral por
perto. E pronto, está pronto a jogar. Nada complicado e isso é sempre
agradável, muitos jogos de colocação de trabalhadores exigem uma grande
preparação e isso pode afugentar alguns jogadores.
COMPONENTES
Os componentes são resistentes e o material tem uma
textura e dimensões agradáveis. Os blocos e fichas são construídos com o comum
cartão usado em jogos deste género, os cubos e peão são de madeira, também
comuns. O tabuleiro é recortado de forma alusiva e, de forma geral, a produção
é cuidada. Um aspeto negativo é que esse mesmo tabuleiro tem tendência a
escorregar. Como há alguma interação com o mesmo (colocar e retirar blocos,
mexer peão e marcadores), pode frustrar um pouco.
ASPETO/GRAFISMO
As ilustrações no Basilica são algo que
consideramos agradáveis e que ajudam bastante o jogo. São parte do que faz com
que a temática fique presente, tanto do caráter religioso (estamos a construir
um templo no fundo) como do exercício de construção (o formato quadrado ajuda
bastante). A simbologia é também de fácil visualização e compreensão, o que faz
com que a interpretação do jogo e do que se passa, não seja uma dor de cabeça.
Gostamos particularmente do facto que é um jogo colorido, e que, essas mesmas
cores são facilmente distinguíveis, o que ajuda imenso. Achamos o jogo, literalmente,
“bonito”, de cores agradáveis e ilustrações alusivas.
JOGABILIDADE
Basilica joga-se por turnos, cada jogador em cada
turno tem de realizar 3 ações, sejam elas executar ordens, colocar quartos ou
colocar construtores (a última apenas pode ser executada após colocar um
quarto). À medida que a catedral vai crescendo, as áreas vão-se formando com
várias cores, o objetivo de cada jogador é controlar o maior número de áreas
puder e, que cada dessas áreas tenha vários quartos, porque isso é o que lhe permite
pontuar. Sempre que se coloca um bloco de quarto na catedral, pode-se colocar
um construtor no mesmo (se o tivermos no nosso fornecimento), vira-se um dos
blocos de ordem ao contrário e coloca-se o mesmo no espaço de onde o bloco de
quarto foi retirado. Os espaços de ordem são sempre preenchidos pela pilha. À
medida que o jogo avança, executamos ordens para mover os nossos construtores
dentro da catedral (o fornecimento esgota-se rapidamente), para os promover
(dobrar os pontos que valem, fazer um valer por dois, etc.) e para estragar a
vida ao adversário. Sempre que se coloca um bloco com coroas, o peão do Rei
avança um espaço no trilho de pontuação. Quando alcança um espaço do trilho com
uma coroa, o turno acaba e dá-se a contagem dos pontos. Depois, o jogo recomeça
a partir desse ponto. Vence quem, no final da terceira contagem (rei chegar a
30, ou jogo acabar por outras razões), tiver mais pontos.
As mecânicas no Basilica trazem bastante dinamismo
ao jogo, e criam uma espécie de cooperação indireta (quando um jogador jogo, o
outro preenche os espaços do que ele retira). Apercebemo-nos que, para um jogo
pequeno e de curta duração, tem bastantes variáveis, fez com que tivéssemos de
fazer imensas contas de cabeça, principalmente nas últimas peças. No entanto, a
opinião foi geral, é um jogo que não traz discussões nem dores de cabeça, não é
agressivo nem frustrante, mas sim, divertido e de fácil vício. Gostamos
particularmente da forma de pontuar, onde temos de planear o jogo consoante o
número de coroas que o outro jogador pode colocar (ou não).
COMPLEXIDADE
DAS REGRAS
Embora no primeiro jogo seja necessário voltar às
regras, uma ou outra vez, para rever o que significa a simbologia, Basilica é
um jogo bastante acessível. As regras são de fácil compreensão, os símbolos
entendem-se bem e as ilustrações ajudam a lembrar o que cada bloco faz. Não
encontramos nenhuma situação problemática e isso agradou-nos bastante. É um
jogo simples e descomplicado, feito para divertir.
REJOGABILIDADE
Com a quantidade de blocos e ações, dificilmente
será um jogo que se tornará repetitivo. Os jogadores podem adotar estratégias,
mas, como também existe o “fator sorte”, dificilmente as poderão utilizar em
todos os jogos. Numa primeira instância pensamos que o número de ações tornaria
o jogo repetitivo, mas, após alguns jogos apercebemo-nos que tal não acontece,
e que as poucas ações possíveis são fáceis de memorizar (preferimos conhecer o
jogo todo e não ter de voltar ao manual vezes sem conta).
TEMÁTICA
Como se pode constatar, Basilica tem uma temática
religiosa. No entanto, a mesma apenas é lembrada ocasionalmente, quando se joga
uma ficha de vitral, e nos lembrámos que estamos a construir a catedral.
Durante a maior parte do jogo, esquecemo-nos completamente do que estávamos a
fazer, sabíamos que estávamos a construir algo. Isto não é um aspeto negativo,
prova que o jogo é divertido e nos fez ficar agarrados. Podemos dizer que, no
que diz respeito a ser um jogo de construção, a temática está lá e envolve o
jogador, independentemente do que o jogador ache que está a construir.
CONCLUSÃO
Como experiência de dois jogadores, Basilica vence e
tornou-se um dos favoritos cá de casa. Simples, direto e sem a intenção de
destruir amizades, é um jogo que recomendamos.
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