Pentago - Winning Moves


Um jogo de Tomas Flodén para 2 jogadores, a partir dos 8 anos, com a duração de 15 minutos.


Componentes do jogo
1 Tabuleiro do jogo
36 Berlindes (18 para cada jogador)

Modo de Jogar
O jogador que inicia o jogo posiciona um berlinde num dos espaços de um dos tabuleiros. Uma vez colocado, o berlinde não poderá ver movido. Depois de posicionar um berlinde o jogador escolhe um das 4 peças, que em conjunto formam o tabuleiro do jogo, e fá-la girar 90º, no sentido dos ponteiros do relógio, ou no sentido contrário dos ponteiros do relógio. Também pode girar uma das peças onde não tenha colocado nenhum berlinde.
A seguir o outro jogador repete o procedimento, posiciona um berlinde e faz girar uma das peças do tabuleiro.Fim do Jogo
Ganha o jogador que primeiro conseguir posicionar 5 berlindes em fila. A fila pode ser na perpendicular ou na diagonal e pode ocupar duas ou três peças que fazem parte do tabuleiro do jogo. Se um jogador conseguir posicionar 5 berlindes em fila, depois de colocar um berlinde, não precisa de girar nenhuma das peças. Se ambos os jogadores tiverem 5 berlindes em fila, a seguir a uma jogada, ambos os jogadores empataram. O mesmo acontece se todos os berlindes forem posicionados no tabuleiro e nenhum deles conseguiu 5 numa fila.
Quando tivemos conhecimento da existência deste jogo não foi possível resistir à vontade de o jogar. Fizemos então todos os esforços para obter um exemplar do Pentago. Graças à nossa parceria com a La Pcra foi possível obter o jogo.
A ilustração da caixa do jogo é apelativa, saltando à vista os vários logotipos dos prémios que este jogo ganhou. Além disso, o material da caixa é de qualidade.
Quando abrimos a caixa, ficamos surpreendidos com o cuidado geral que a Winning Moves teve com o acomodar dos berlindes e tabuleiro do jogo. Dentro da caixa temos um molde onde um tabuleiro é acomodado na perfeição e temos duas divisórias para guardar os berlindes de uma forma simples e muito cómoda. Além disso, temos folhas em papel vegetal para proteger o tabuleiro do jogo e os berlindes. Por aqui se vê o cuidado que houve na produção deste Pentago. É raro ver tanto cuidado na protecção dos componentes de um jogo.
O tabuleiro do jogo é original. É constituído por 4 partes que podem girar. O material usado no tabuleiro é de boa qualidade. Os berlindes são q.b.
As regras do jogo são muito simples e muito fáceis de compreender, permitindo que se possa iniciar o jogo, logo a seguir a ler as regras, que estão escritas em menos de metade de uma página A4.
O Pentago é um exemplo de como, com regras simples e fáceis, podem criar um jogo muito interessante, ao melhor nível de um Mind Game.
O girar do tabuleiro torna o jogo mais interessante, aumentando as variáveis que temos de ter em atenção quando delineamos a nossa jogada, para prevenir que o nosso oponente possa beneficiar da jogada que pretendemos fazer, ou tentar tirar o máximo rendimento da possível jogada que o nosso oponente possa vir a fazer.
O Pentago é um jogo que requer muita atenção, muita perspicácia e muita estratégia para que possamos sair vitoriosos.
Quem gosta de jogos abstractos e Mind Games vai adorar o Pentago.
Não é de espantar os prémios que este jogo já ganhou, porque estamos perante um jogo de qualidade que recomendamos a todos a experimentar.



Tema/Objectivo









8
Mecânica/Regras









7
Componentes/Artwork









6
Jogabilidade/Interacção









8
Estratégia/Dificuldade









7
Duração/Diversão









8
Originalidade/Criatividade









6
Preparação/Começar a jogar









10
Caixa do jogo/Apresentação









8
Preço/Vale o Dinheiro









8
Apreciação Global7,6


dreamwithboardgames
Tomas FlodénPentago online
Comprar o JogoBoardGameGeek



Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

Sem comentários: