Walnut Grove - Lookout Games




Um jogo de Paul Laane e de Touko Tahkokallio para 1 a 4 jogadores, a partir dos 10 anos, com a duração de 30 a 60 minutos.


Estamos no ano de 1885. Graças ao governo Americano que ao fazer com que mais terras estejam disponíveis na região Centro Oeste, tu e a tua esposa conseguiram obter uma pequena herdade e construir uma pequena casa na pradaria. A cidade vizinha de Walnut Grove pode fornecer tudo que precisas para garantir que a tua pequena quinta na pradaria prospere. Os invernos são severos, assegura-te de que tens a comida suficiente para comer e madeira para te aquecer!
Quem será o colono mais bem sucedido?
 
Objectivo do Jogo
O Walnut Grove é jogado ao longo de 8 rondas, cada uma representando um ano. Os jogadores tentam expandir as suas quintas, tão bem quanto possível.
A pontuação final terá lugar depois da última ronda do jogo. O jogador com mais pontos de vitória é o vencedor.


Preparação do Jogo
1) Dá, aleatoriamente, a cada jogador um tabuleiro de jogador, que colocam à sua frente. Além disso, dá a cada jogador:
      1 Agricultor preto e um trabalhador azul ou um amarelo A (dependendo da cor do primeiro vagão coberto no tabuleiro do jogador), para serem colocados no tabuleiro do jogador.
      2 Moedas de cobre B, para serem colocadas sobre os primeiros dois espaços do celeiro no tabuleiro do jogador, bem como um cubo castanho C (“madeira”) para serem posicionados num dos espaços de armazenamento quadrados na zona da madeira no canto superior direito do tabuleiro do jogador.
      1 Figura colorida de jogador (com um chapéu) D, para ser colocado no tabuleiro da cidade.

2) Coloca todas as fichas de terreno dentro do saco grande, e todas as moedas que sobraram na bolsa pequena.
3) Separa os discos de ano nos montes A e B e, em seguida, baralha-os separadamente. Coloca a pilha de discos B, com a face para baixo, no meio do tabuleiro da cidade E. Coloca, com a face para baixo, o monte dos discos A em cima deles. Vira o disco que está no topo do monte, com a face para cima.
4) Distribui, aleatoriamente, os restantes trabalhadores brancos, azuis e amarelos pelo Hotel, Saloon, e Lodge da seguinte maneira:
-  2 Trabalhadores por edifício com 1-2 jogadores F
-  3 Trabalhadores por edifício com 3 jogadores
4 Trabalhadores por edifício com 4 jogadores
5) Baralha as fichas de construção e distribuí-as, aleatoriamente, pelo moinho de Johansen e Carpintaria (Carpenter) da seguinte forma:
-  2 Fichas por edifício com 1-2 jogadores G
-  3 Fichas por edifício com 3 jogadores
- 4 Fichas por edifício com 4 jogadores
 6) Baralha as fichas de progresso e distribui-as, aleatoriamente, pelo Svenson e Soebuck da seguinte maneira:
- 2 Fichas por edifício com 1-2 jogadores H
- 3 Fichas por edifício com 3 jogadores
4 Fichas por edifício com 4 jogadores

7) Coloca os cubos de mercadorias (grãos = amarelo, azul = peixe, branco = lacticínios, castanho = madeira, cinza = pedra) e as fichas de ajuda da vizinhança junto ao tabuleiro da cidade.
 8) Devolve à caixa do jogo quaisquer fichas e peças não utilizadas.

Iniciar o Jogo

·       O jogador mais jovem é quem começa.
·       No sentido dos ponteiros do relógio, cada jogador escolhe a Igreja I ou os Paços do Concelho J e depois coloca a sua figura de jogador num espaço vazio inicial em frente ao edifício escolhido. Os espaços devem ser preenchidos por ordem, começando com o espaço mais próximo da rua em redor da cidade.

Modo de Jogar
O jogo é jogado ao longo de oito rondas, cada uma representando um ano. Cada ano é composto por quatro estações, levadas a cabo, uma após a outra, pelos jogadores. Diferentes acções são realizadas a cada estação: 
Primavera
Novas adições: os Jogadores expandem as suas quintas, tirando fichas de terreno e adicionando uma ou duas delas às suas explorações.
Verão
Trabalhar e colher: Os jogadores colocam os seus agricultores e trabalhadores nas suas terras e produzem bens.
Outono
Negócios na cidade: Os jogadores movem as suas figuras de jogador em redor da cidade e usam a acção do edifício para onde se moverem.
Inverno
A estação fria: Os agricultores e os trabalhadores regressam a casa com frio e fome. Eles precisam de comida e aquecimento.

Nota: Os jogadores podem realizar a primavera, verão e inverno ao mesmo tempo. O Outono é a única estação onde a ordem de jogar, é importante.

Primavera
Os Jogadores expandem as suas quintas na primavera.
Cada jogador:
1)    Tira tantas fichas de terreno do saco, como o indicado pelo número na secção da primavera (violeta) do disco ano (2, 3 ou 4 fichas).
2)     Escolhe tantas fichas daqueles que tirou, como o indicado (1 ou 2) e coloca-as adjacentes quer ao seu tabuleiro de jogador ou a fichas de terrenos anteriormente colocadas.
3)    Devolve o resto das fichas ao saco.

Nota: As fichas de terreno têm três atributos: tipos de terreno, cercas e espaços disponíveis de produção. Não precisas de colocá-las de tal forma que todos os terrenos e cercas coincidam, mas há benefícios por fazê-lo. A primeira ficha que posicionares deve ser colocada adjacente a um dos cinco terrenos impressos no teu tabuleiro de jogador; mais tarde as fichas devem ser colocadas adjacentes oo teu tabuleiro ou a fichas posicionadas anteriormente.


Verão

 Os jogadores usam os seus agricultores e trabalhadores para trabalhar e colher no verão:
1)    Cada jogador coloca cada uma das suas figuras de agricultor numa área de terreno. As áreas de terreno são constituídas por um ou mais terrenos do mesmo tipo. Eles podem ser tão pequenos como um único campo ou muito vastos e extensos. Os jogadores também podem usar os terrenos nos seus tabuleiros de jogador.

 Nota: Só podes colocar uma figura por área de terreno. Podes ter várias figuras na mesma ficha de terreno, desde que todas elas estejam em diferentes áreas de terreno. Também podes colocar figuras em várias áreas de terreno da mesma cor. As cores das áreas de terreno e as figuras colocadas sobre elas não precisam de corresponder.

2) Os agricultores e trabalhadores produzem bens imediatamente a partir dos terrenos onde foram colocados. Cada figura produz tantos bens como o número de fichas de que é constituída a área de terreno. Os terrenos nos tabuleiros do jogador também contam. A secção de verão do disco do ano indica que bónus de bens produz este ano - cada figura numa área de terreno correspondente produz um bem adicional.

Tira os bens da provisão e coloca-os imediatamente nos espaços de armazenamento vazios das áreas de terreno correspondentes. Cada espaço de armazenamento tem espaço para um bem. Se todos os espaços de área de terreno de armazenamento estiverem preenchidos, então podes colocar o resto dos bens nos espaços vazios do celeiro do teu tabuleiro de jogador. Podes devolver moedas ou bens do teu celeiro, em qualquer momento para liberar espaço para novos bens. Qualquer bem que não tenhas espaço para ele é perdido e devolvido à provisão.

Nota: Podes mover bens de áreas de terreno para o teu celeiro, a qualquer momento. No entanto, NÃO podes mover bens do teu celeiro de regresso às áreas de terreno. Também NÃO podes mover bens entre áreas de terreno do mesmo tipo.

Dica: No Outono e no inverno, primeiro é melhor usar bens armazenados no teu celeiro e depois em segundo lugar usar os bens das áreas de terreno.
 Exemplo: o trabalhador amarelo está a trabalhar numa área de floresta de tamanho 1 e por isso só produz um único bem castanho, posicionado num dos dois espaços vazios de armazenamento. O trabalhador azul está num pasto de tamanho 3 e normalmente produziria 3 bens brancos. Uma vez que o branco é o bónus de produção de bens deste ano, ele produz por isso 4. Já que só há 3 espaços de armazenamento na área de terreno, o quarto bem é posicionado no celeiro. O agricultor preto colhe 3 bens amarelos, posicionados nos espaços de armazenamento vazios.
 
Outono
Os jogadores movem-se em redor da cidade no Outono, vendendo bens, contratando trabalhadores e comprando materiais de construção.
1 A ordem dos jogar no Outono é determinada pela posição das figuras de jogador no tabuleiro do jogo: O jogador cuja figura é a mais afastada dos paços do concelho (no sentido dos ponteiros do relógio) vai em primeiro lugar, seguido pelos outros jogadores de acordo com as posições das suas figuras. No primeiro ano, o jogador cuja figura está no primeiro espaço inicial à frente à igreja, vai primeiro.

2 No teu turno, move a tua figura ao longo da rua para o edifício desocupado à tua escolha e, em seguida, realiza a acção disponível que há aí. Caso o edifício exija um custo de activação (indicado pela placa de madeira à sua frente), então deves pagar esse custo. Se não puderes pagar o custo, então não podes mover-te para o edifício. Usa a acção do edifício rigorosamente uma vez. É então o turno do próximo jogador para se mover e usar um edifício, etc.
 
Nota: Estás autorizado a movimentar-te em redor de toda a cidade, terminando no mesmo espaço de onde começaste. Também podes optar por passar. Nesse caso, não moves a tua figura e não podes usar a acção do edifício onde te encontras à frente. Não podes usar quaisquer edifícios ocupados por outros jogadores. Svenson e Soebuck são a excepção, uma vez que têm espaço para duas figuras.

 3 Impostos e 4 Bazar da Igreja: Quando moves a tua figura e passas nos Paços do Concelho ou no Bazar na Igreja, tens de pagar uma moeda (de qualquer valor) do teu celeiro. Se não poderes pagar (ou não quiseres pagar), tira, em vez disso, uma ficha de ajuda da vizinhança da provisão, e posiciona à tua frente, "3 bens" para cima. Podes devolver a ficha, a qualquer momento, devolvendo também 3 bens quaisquer à provisão.
Se, mais tarde no jogo, tirares mais uma ficha de ajuda da vizinhança, então vira também a primeira ficha (que não tinha sido paga até o momento) – agora, ela já não pode ser devolvida. Isso significa que nunca terás mais do que uma única ficha de ajuda da vizinhança possível de devolver, em qualquer momento do jogo. Quaisquer fichas de ajuda da vizinhança viradas que tiveres no final do jogo valem -2 pontos, cada uma.

Existem cinco tipos de edifícios diferentes, cada um com acções diferentes:
A Estação de Correios & Igreja: Recebes dois bens de graça. Tira dois bens quaisquer da provisão e coloca-os no teu celeiro.

B Lodge, Hotel, Saloon: Paga o custo do edifício e escolhes um dos trabalhadores disponíveis, colocando-os JUNTO ao teu tabuleiro de jogador. O novo trabalhador só entra no jogo DEPOIS do inverno (o que significa que não precisarás de fornecer comida e lenha para ele este ano).

C Moinho Johansen & Carpintaria: Paga o custo do edifício e escolhes uma das fichas de edifícios disponíveis (cabana ou celeiro). Posiciona a ficha no espaço correspondente no teu tabuleiro de jogador. O celeiro aumenta a tua capacidade de armazenamento de mercadorias em duas unidades, enquanto a cabana reduz os requisitos de aquecimento no inverno.

D Svenson & o Soebuck: Paga o custo do edifício e escolhe uma das fichas de progresso disponíveis. Posiciona a ficha no espaço correspondente no teu tabuleiro de jogador. As fichas de progresso fornecem pontos de vitória adicionais no final do jogo.
E Lojas (armazéns gerais): Vende um bem de cada tipo indicado (um total de três bens). Tira os bens do teu celeiro ou dos espaços de armazenamento da área de terreno e devolve-os à provisão. Tira, aleatoriamente, uma moeda do saco por cada bem vendido, colocando-as no teu celeiro, viradas para baixo. Quaisquer moedas que não tenhas espaço para elas, devem ser devolvidas ao saco. Se venderes os bens indicados pela secção de Outono do disco do ano, então receberás uma moeda adicional. (No exemplo que mostramos, com a venda de um bem castanho ganharias 2 moedas).
 
Inverno
Os agricultores dos jogadores e os trabalhadores voltam para casa para suas cabanas e fogueiras no inverno.
Agora, cada jogador deve:

1) Alimentar os seus trabalhadores:
Cada trabalhador come um bem da cor correspondente. Assim, um trabalhador amarelo precisa de um bem amarelo (grão), um trabalhador azul precisa de um bem azul (peixe), e um trabalhador branco precisa de um bem branco (lacticínio).
Os agricultores têm o que comer em casa e não precisam de ser alimentados.

Normalmente, cada trabalhador requer 1 bem. No entanto, cada trabalhador da cor indicada pela secção de inverno do disco do ano exigirá, em vez disso, 2 bens. Tira os bens do teu celeiro ou dos espaços de armazenamento de área de terreno e devolve-os à provisão. Se não tiveres comida suficiente para alimentar os teus trabalhadores, então deves tirar uma ficha de ajuda de vizinhança por cada alimento em falta

2) Alimentar as fogueiras:
Os jogadores devem pagar um bem castanho (madeira) por cada símbolo de fogo no disco do ano. Se ainda tiveres trabalhadores a viver em vagões cobertos, então deves pagar uma madeira adicional por cada acampamento ocupado. Tira os bens do teu celeiro ou dos espaços de armazenamento de área de terreno e devolve-os à provisão. Se não tiveres madeira suficiente para manter os teus trabalhadores quentes, então deves tirar uma ficha de ajuda de vizinhança por cada madeira em falta.

Nota: Não precisas de pagar madeira para aquecer acampamentos desocupados.

Depois do inverno, o ano acabou. Quaisquer novos trabalhadores contratados no Outono anterior, entram agora no jogo. Retira o disco do ano anterior do tabuleiro de jogo e vira o próximo disco. A Pontuação final ocorre após o oitavo ano.
 
Fim do Jogo e Pontuação
O jogo termina depois do oitavo ano, e os jogadores recebem pontos de vitória da maneira como desenvolveram as suas quintas:
·       1 Ponto de vitória por cada área completamente rodeada por cercas (terreno dentro da vedação não precisa de ser todo do mesmo tipo)
·       2 Pontos de vitória por agricultor e trabalhador
·       1 Ponto de vitória para cada cabana e celeiro (incluindo aqueles com que os jogadores começaram o jogo)
·       2 Pontos de vitória para cada moeda de ouro e 1 ponto de vitória para cada moeda de prata. As moedas de cobre são inúteis.
·       Pontos de vitória (PV) por fichas de progresso que os jogadores tenham nas suas quintas:


 
Jogo a Solo
O Walnut Grove é bem adequado para ser jogado a solo. Para ganhares o jogo, deves ter pelo menos 25 pontos.
Os jogadores mais experientes devem tentar marcar 30 pontos, e jogadores experientes devem apontar para 35 ou mais pontos.



Depois do lançamento do Agricola, qualquer jogo que a Lookout Games lance sobre este tema, chama logo a atenção de qualquer um, pois são logo criadas algumas expetativas, mesmo antes de saber algo mais concreto sobre o jogo.
Assim que tivemos conhecimento do lançamento do jogo, tentámos obter mais informações sobre ele. Á medida que fomos tendo conhecimento dos pormenores do jogo, não conseguíamos resistir à tentação de jogá-lo. Graças à parceria com a La Pcra, conseguimos obter um exemplar do jogo. Este Walnut Grove, foi daqueles jogos, que mal chegou às nossas mãos, iniciámos a sua tradução para que conhecer todos os seus pormenores e toda a sua mecânica. Uma das primeiras surpresas que tivemos, foi quando abrimos a caixa do jogo e deparamo-nos com o manual das regras do jogo. É um manual mais reduzido do que estraríamos à espera. Quando terminámos a tradução do jogo para Português, utilizando uma letra normal, conseguimos arrumar as regras (incluindo ilustrações) em 2 folhas A4, frente e verso. Por aqui dá para perceber que estamos perante um jogo mais soft do que o Agricola, apesar de abordar o mesmo tema. Contudo, não significa que não tenha muitos componentes, porque os tem. Estranhamos a inexistência no manual das regras, de um capítulo com a descriminação dos componentes do jogo. Á medida que vamos lendo as regras e recorrendo dos diagramas explicativos, vamo-nos apercebendo da identificação de cada tipo de componente que o jogo tem. Por isso não se assustem se ao início, ficarem um pouco perdidos por não terem uma descrição detalhada dos componentes do jogo.
A caixa do jogo está bem ilustrada, consegue retratar o tema do jogo. A caixa tem uma dimensão razoável, dada a necessidade de acomodar os vários componentes do jogo. Infelizmente, e mais uma vez a Lookout Games, abdica de colocar divisórias no interior da caixa. Temos um open space para acomodar os materiais do jogo. Contudo, são fornecidos 2 sacos em pano para arrumar as peças de construção de terrenos e as moedas. Estes sacos têm uma dupla função, arrumar as peças do jogo e servem para biscar aleatoriamente essas peças durante o jogo.
Com ajuda de sacos plásticos e alguns elásticos, é possível acomodar todos os componentes do jogo de uma forma razoável dentro da caixa.
Ao nível das ilustrações, não temos uma grande produção. Contudo as ilustrações estão aceitáveis cumprindo na perfeição a sua função. Os grafismos existentes nos vários componentes do jogo, nomeadamente no tabuleiro do jogo, ajudam a perceber as funções de cada edifício e a funcionalidade daquilo que adquirimos. Os grafismos dos discos estão bem elaborados, conseguindo transmitir na perfeição os eventos especiais aí descritos para cada estação do ano. A este nível nunca vais precisar de te socorrer das regras para perceber o que cada grafismo retrata e a sua função no jogo.
O verso do tabuleiro do jogo tem uma ilustração que quase parece um quadro, nem sempre as editoras tem esse cuidado.
As regras estão bem elaboradas e bem explicadas, com bons diagramas explicativos. Basta uma leitura das regras para perceber como se joga o Walnut Grove. Contudo, aconselhamos que na primeira vez que jogarem o jogo, o façam lendo as regras à medida que vão avançando no jogo, assim vão perceber melhor as regras.
A preparação está q.b, nada de muito pesado, está dentro do tempo de demora para um jogo deste tipo.
O jogo tem a duração de 8 rondas, 8 discos que estão no meio do tabuleiro do jogo. Os discos dão a informação necessária sobre os eventos especiais de cada estação do ano. Os discos têm duas letras no verso, começando pelos quatro A e depois com os quatro B. Os discos B são mais exigentes, nomeadamente na madeira a despender por trabalhador que não esteja a viver em cabanas no final da ronda (ano). Além disso, também dá algumas benesses para quando no verão estamos a produzir bens e no outono quando vendemos na cidade os bens que produzimos ou que temos guardado. Dá também a informação sobre quantas fichas de terrenos que podemos tirar do saco no início do ano (ronda) e quantas delas podemos ficar para expandir as nossas terras de produção.
A produção é importante para que possamos fazer compras ou vendas na cidade, durante o outono, adquirindo aquilo que precisamos para as nossas necessidades e/ou para a nossa estratégia de pontuação. Devemos sempre tentar obter fichas de progresso, pois dão uma ajuda na nossa pontuação no final do jogo. Mas, atenção, as cabanas também são importantes, nomeadamente no inverno para evitar a necessidade de pagares madeira adicional pelos teus trabalhadores que ainda vivam em vagões. Os celeiros também são úteis para aumentares a tua capacidade de armazenamento de bens. Prevenindo assim de correres ricos de não teres alimentos necessários para alimentares os teus trabalhadores.
Tens de fazer uma boa gestão da tua produção para que possas fazer compras na cidade e ao mesmo tempo seres capaz de alimentar todos os teus trabalhadores, para que não tenhas de recorrer às fichas de ajuda de vizinhança, que te obrigam a gastar 3 bens para te desfazer dela, evitando assim a obtenção de 2 pontos negativos, demasiado penalizadores na tua pontuação final.
Cuidado também para a gestão das tuas moedas. Para além de valerem pontos no final do jogo, também são necessárias para fazer face ao pagamento de impostos e do bazar da Igreja, sempre que passes pelos Paços do Conselho ou pela Igreja, respetivamente. Por aqui se vê a quantidade de variáveis que este jogo tem. Apesar de mais soft do que o Agricola, não fica nada atrás dele, ao nível de estratégia. Só que no Walnut Grove não temos os famosos baralhos de cartas do Agricola.
O Walnut Grove é um jogo muito interessante, ideal para cativar jovens jogadores a experimentar jogos mais elaborados, antes de entrarem nos pesos pesados como o Agricola.
O Walnut Grove não desfradou em nada as mossa expetativas, antes pelo contrário, surpreendeu-nos pela positiva. É um jogo muito bem elaborado e estruturado, como uma mecânica interessante. É um jogo com uma boa dinâmica, sem grandes perdas de tempo, podendo todos os jogadores estarem a fazer ao mesmo tempo as tarefas de 3 das 4 estações do ano. O outono é a única estação do ano onde a ordem de jogar é importante para a dinâmica do jogo.
Aconselhamos a todos a experimentar este Walnut Grove, mesmo para os que são fanáticos pelo Agricola. Não vão dar o vosso tempo como perdido. Nós não demos e gostámos muito do Walnut Grove. Já há muito tempo que não jogávamos um jogo de tabuleiro com tanto prazer e alegria.


Tema/Objectivo









9
Mecânica/Regras









8
Componentes/Artwork









6
Jogabilidade/Interacção









8
Estratégia/Dificuldade









8
Duração/Diversão









9
Originalidade/Criatividade









7
Preparação/Começar a jogar









8
Caixa do jogo/Apresentação









7
Preço/Vale o Dinheiro









9
Apreciação Global7,9


dreamwithboardgames
Paul LaaneTouko Tahkokallio
Comprar o JogoBoardGameGeek


Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

Sem comentários: