Why First? - Runadrake



Um jogo de Simon Havard para 2 a 6 jogadores, a partir dos 8 anos, com a duração de 20 a 60 minutos.

Objetivo:
Registar no final do jogo a segunda melhor pontuação entre os participantes.

Componentes do jogo:
1 Tabuleiro
6 Peões
32 Cartas

Preparação do Jogo
Abrir a caixa do jogo. Cada jogador escolhe um peão, posicionando-o no espaço 0 do trilho do tabuleiro do jogo.
Baralha as cartas e dá 5 a cada jogador.
Tem um lápis e uma folha ao teu lado para fazer o registo da pontuação.


 Modo de Jogar
O jogo é constituído por 5 corridas (6 com seis jogadores). Cada corrida tem 5 voltas.
Cada volta tem as seguintes fases:
  • 1.       Escolher uma carta
  • 2.       Determinar a ordem de jogar
  • 3.       Jogar a carta escolhida

Escolher uma carta
Os jogadores ao mesmo tempo escolhem secretamente uma carta, colocando-a à sua frente com a face virada para baixo. Depois todos os jogadores revelam ao mesmo tempo a carta escolhida por cada um.

Determinar a ordem de jogar
Com base no número que está ao centro da carta, é determinada a ordem de jogar. Não se tem em conta o sinal positivo ou negativo desse número. Em caso de empate, este é quebrado em função do número pequeno situado no canto superior esquerdo da carta.
A ordem de jogar é sempre decrescente em função do número da carta.

Jogar a carta escolhida
No seu turno, o jogador posiciona a carta escolhida à frente de um jogador à sua escolha (ele próprio ou qualquer outro). A seguir, move o peão pertencente ao jogador. O peão avança ou recua no trilho do tabuleiro do jogo em função do número impresso na carta.

Final da Corrida
No final da quinta volta, depois de todos os jogadores terem jogado as suas cartas, os jogadores analisam as posições dos seus peões no trilho da pontuação do tabuleiro do jogo. Quem tiver em segundo lugar, regista como sua pontuação, o número do espaço onde se encontra o peão. Pode ser mais do que um jogador, desde que esteja na segunda posição com outro jogador. Todas as outras posições não dão pontos aos seus jogadores. A pontuação obtida em cada corrida deve ser adicionada, para que os jogadores tenham noção da sua posição na classificação geral.

Fim do Jogo
No final da última corrida (5 ou 6 dependendo do número dos jogadores) quem tiver a segunda melhor pontuação total, ganha o jogo. Mas, atenção! Não podes ganhar o jogo, se não tiveres ganha pelo menos uma corrida.
Quando lemos as primeiras informações sobre o jogo, ficámos intrigados sobre a opção de se o 2º classificado no jogo a vencer o jogo. É uma escolha estranha e nada normal, não deixando ao mesmo tempo de ser original.
Iniciamos o jogo com 5 cartas, no início de cada volta da corrida, escolhemos uma carta, que para além de ser utilizada para mover um peão, tem como primeira missão, determinar a ordem de jogar durante essa volta da corrida. Não podemos criticar o autor por falta de originalidade no processo criativo do jogo.
Quando rececionámos o jogo, não estávamos à espera de uma caixa tão pequena. Ao abrirmos a caixa, esta transforma-se no tabuleiro do jogo, o qual se resume ao trilho da pontuação. Um peão avança ou recua nesse trilho em função da carta que o afetar, isto é, a carta que for posicionada à frente do jogador proprietário do peão. Esta carta pode ter sido colocada pelo próprio jogador ou por um jogador oponente.
As ilustrações e os materiais estão q.b, cumprem perfeitamente com a sua função. Os peões são peões em cartão. Recomendámos que colem um pouco de fita-cola na sua base para que se segurem melhor de pé. Pois estes não passam de tiras de cartão ilustradas.
Uma vez que o interior da caixa do jogo é o próprio tabuleiro do jogo, não era possível conter divisórias. Contudo, estas não fazem qualquer falta, já que só temos praticamente cartas para acomodar. Os peões como já referimos são tiras de cartão, e são facilmente acomodados dentro da caixa.
O jogo desenrola-se ao longo de 5 corridas (6 com seis jogadores). Cada corrida tem 5 voltas, cada volta representa uma carta jogada por cada um dos jogadores.
A carta que escolhemos jogar em cada volta, depois de servir para determinar a ordem de jogar, serve para avançar ou recuar um peão no trilho da pontuação, assim a carta seja positiva ou negativa, respetivamente. O jogo permite que possamos jogar a carta sobre um qualquer jogador participante na corrida, normalmente para o prejudicar, e sempre com o intuito de conseguir que o nosso peão consiga alcançar o segundo lugar na corrida.
Atenção que a pontuação final é a soma das 5 corridas, e só regista pontos, se ficares em segundo lugar numa corrida. Para ganhares o jogo, também terás de o obter a 2º melhor pontuação total entre os participantes no jogo. Por isso há que fazer uma boa gestão das corridas e da tua pontuação total ao longo de cada corrida. Não te esqueças que para ganhares o jogo tens de ter ganho, pelo menos uma das 5 corridas. Por aqui se vê as variáveis que terás de gerir para alcançares a vitória no jogo. Não é assim tão fácil como pode parecer à primeira vista.
Os pontos que obténs numa corrida, isto se ficares em segundo lugar, é igual ao número do espaço onde o teu peão terminou a corrida. A pontuação pode ser positiva ou negativa. Por vezes é bom ter uma pontuação negativa para melhorar a tua pontuação total, com o objetivo de alcançares o segundo lugar na classificação final da prova.
O jogo está engraçado, estamos perante um jogo familiar divertido. As regras são fáceis de perceber, apesar de algumas gafes de tradução, estão também bem explicadas. Basta uma leitura para ficar a perceber a mecânica do jogo, permitindo que possas começar a jogá-lo imediatamente.
É um jogo que pode ser jogado em qualquer lugar. É muito fácil de transportar cabe em qualquer pequeno saco.
Este jogo é uma das grandes apostas da Runadrake para este Natal, tendo um preço muito atrativo, menos de 12 euros.

Tema/Objectivo









8
Mecânica/Regras









7
Componentes/Artwork









5
Jogabilidade/Interacção









7
Estratégia/Dificuldade









6
Duração/Diversão









7
Originalidade/Criatividade









7
Preparação/Começar a jogar









9
Caixa do jogo/Apresentação









6
Preço/Vale o Dinheiro









8
Apreciação Global7




dreamwithboardgames
BoardgameGeekRunadrake
Simon HavardRegras do Jogo




Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

Sem comentários: